Loading...
Loading...

domingo, 19 de junho de 2011

A FRAQUEZA E A CORAGEM OU A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO



LEMBRO-ME  DO FILME  “ A SOMBRA E A ESCURIDÃO “ SOBRE DOIS LEÕES, DEVORADORES DE HOMENS, QUE ATORMENTAVAM  OPERÁRIOS ENVOLVIDOS  NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO NA ÍNDIA , APÓS DEVORAREM DIVERSOS TRABALHADORES, OS FELINOS FORAM MORTOS PELO CHEFE DO ACAMPAMENTO JUNTAMENTE COM UM CAÇADOR PROFISSIONAL CONTRATADO PARA AUXILIAR NA TAREFA. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE TODOS FUGIRAM DO LOCAL, DOMINADOS PELO MEDO, SÓ OS DOIS PERMANECERAM.


 ESSE FILME, BASEADO EM FATO REAL, ENALTECE A CORAGEM, A ESTRATÉGIA, A INTELIGÊNCIA, VIRTUDES QUE FORAM OS FUNDAMENTOS DOS HERÓIS QUE LUTARAM PELA “CIVILIZAÇÃO BAIANA” COM DESFECHO EM 2 DE JULHO DE 1823, OS IDEAIS NACIONALISTAS DOS  BAIANOS PREVALECERAM, E, ESSAS VIRTUDES, CONTEMPORANEAMENTE FORAM TAMBÉM NORTE PARA CONQUISTAS ECONÔMICAS DA BAHIA. 


 A LUTA PELA INSTALAÇÃO DO 2º PÓLO PETROQUÍMICO DO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 70, ONDE DISPUTÁVAMOS COM SÃO PAULO, QUE ALMEJAVA A DUPLICAÇÃO DA PETROQUÍMICA UNIÃO, MESMO A BAHIA SENDO POSSUIDORA DE VANTAGENS COMPARATIVAS COMO:  O PRIMEIRO PRODUTOR DE PETRÓLEO DO BRASIL, POIS A BACIA DE CAMPO NÃO ESTAVA OPERATIVA,TAMBÉM A NECESSIDADE ESTRATÉGICA DA DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS, LOCALIZADA NO SUDESTE, NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS NA ÉPOCA JUNTO A SOCIEDADE BAIANA ENFRENTARAM FORTE RESISTÊNCIA DOS SULISTAS, MAS VENCEMOS.


 ASSIM FOI COM A CARAÍBAS METAIS, DENTRE OUTROS. O MAIS EMBLEMÁTICO ACONTECEU COM A FORD, QUE QUEBROU O FALSO PARADIGMA QUE A BAHIA NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA PRODUZIR BENS FINAIS COM ALTO VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO, VENCEMOS MAIS UMA VEZ E AGRADEÇO AS LIDERANÇAS DA ÉPOCA, OU DIGO MELHOR A LIDERANÇA POLÍTICA QUE ENFRENTOU TODOS OS ESTADOS SULISTAS QUE ERAM CONTRA A VINDA DESSA MONTADORA PARA A BAHIA. INICIALMENTE A FORD  ESTAVA PLANEJADA PARA SE INSTALAR NO RIO GRANDE DO SUL , MAS O GOVERNO DO SENHOR OLÍVIO DUTRA, DEIXOU ESSE INVESTIMENTO ESCAPAR  E OS GAÚCHOS NÃO PERDOARAM, E AI, O GOVERNO PETISTA PERDEU A ELEIÇÃO PELO EFEITO FORD.


 ENQUANTO OS BAIANOS COMEMORARAM ESSA VITÓRIA. COMO DISSE ANTERIORMENTE, FOI SIGNIFICATIVA, LUTAMOS CONTRA TODOS OS ESTADOS SULISTAS, E PELA OMISSÃO DOS ESTADOS NORDESTINOS, ONDE ALGUNS FICARAM EM CIMA DO MURO E OUTROS A EXEMPLO DE PERNAMBUCO, TOMARAM ATITUDE CONTRA UM ESTADO DA MESMA REGIÃO, PERNAMBUCO PREFERIU FICAR AO LADO DOS SULISTAS, DIZ O DITADO QUE :  “ A PIOR CUNHA É A QUE SAI DA PRÓPRIA MADEIRA “ .


EM SUMA, NÃO QUERIAM A BAHIA COM UMA INDÚSTRIA INTENSIVA DE CAPITAL E TECNOLOGIA. MAS ESQUECERAM QUE AQUI NA BAHIA FICAVA, ATÉ O SÉCULO PASSADO  O MAIOR ARSENAL NAVAL DO HEMISFÉRIO SUL, QUE A PRIMEIRA EMBARCAÇÃO A UTILIZAR O VAPOR COMO PROPULSÃO NO BRASIL, PERTENCIA A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA ( PORMENORES SOBRE ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO LOCALIZADOS EM MONOGRAFIA DE MINHA AUTORIA INTITULADA “ ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO “ PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA ) . 


 A PRIMEIRA USINA HIDRÁULICA NO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NA ILHA DE ITAPARICA PELOS JESUÍTAS, QUE FOMOS O PRIMEIRO PRODUTOR DE CANA, CACAU, CAFÉ, TÍNHAMOS ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX O PORTO MAIS MOVIMENTADO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR. HOJE PERNAMBUCO QUE NÃO PRODUZ PETRÓLEO E GÁS, VAI TER UMA REFINARIA E UMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA DO NADA, INCLUSIVE TEMOS QUE TOMAR CUIDADO PORQUE QUEREM LEVAR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DO CAMPO DE MANATI PARA LÁ.


PERNAMBUCO QUE NÃO TEM NENHUMA TRADIÇÃO NAVAL, HOJE POSSUI O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, E JÁ ASSEGUROU A VINDA DE MAIS DOIS, ENQUANTO A BAHIA  COM UM DIQUE SECO – BASE NAVAL DE ARATU- , EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, NÃO CONSEGUIU NADA, SÓ PROTOCOLOS DE INTENÇÕES;  TEMOS DE LONGE A MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE, DO MODO QUE A BAHIA VEM SENDO ADMINISTRADA, EM BREVE ESTAREMOS ATRÁS DO PIAUÍ, MAS QUEM RECEBE VERBAS FEDERAIS , DESPROPORCIONALMENTE MAIOR,  PARA PORTOS É SUAPE E PECEM, PRINCIPALMENTE O PRIMEIRO.


 ENQUANTO A PONTA NORTE ESTÁ NA INTENÇÃO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA E ARATU TEM A MESMA QUANTIDADE DE BERÇO QUE TINHA HÁ 20 ANOS, PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, GERDAU E DOW QUÍMICA SÃO TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS CONQUISTADOS PELA BAHIA EM ÉPOCA RECENTE QUE TÍNHAMOS FORÇA POLÍTICA E PRESTÍGIO EM BRASÍLIA.


 ANTES A EMISSÃO DE VISTO PARA VIAGEM AO EXTERIOR ERA EFETUADA EM SALVADOR, QUE TEM O MAIOR FLUXO AÉREO DE PASSAGEIRO NO NORDESTE, E HOJE TEMOS QUE VIAJAR PARA RECIFE PARA REALIZAR  ESSA OPERAÇÃO,  É VERGONHOSO; TEMOS A MAIOR BALANÇA DE COMÉRCIO NA REGIÃO NORDESTE E O CÂMBIO TEM QUE SER OPERACIONALIZADO EM RECIFE, QUER MAIS, AGORA É ESPERAR QUE DIVIDAM A BAHIA EM VÁRIOS ESTADOS OU NOSSO CAPITAL SEJA TRANSFERIDA PARA RECIFE OU PORTO ALEGRE.

A ÚNICA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO QUE A BAHIA TENTOU CONSEGUIR SEM SUCESSO FOI A PRETENSÃO DE TRAZER PARA NOSSO TERRITÓRIO UMA USINA NUCLEAR, EMPREENDIMENTO QUE NINGUÉM QUER, PERNAMBUCO LEVOU.

SENHORES PARECE-ME QUE TUDO QUE VEM ACONTECENDO COM A BAHIA SEJA UMA VINGANÇA PELA FORD, FORME O QUEBRA CABEÇA E ENTENDERÁS O QUE QUERO DIZER, OU SEJA A  CONSPIRAÇÃO.

LEMBREM DO TÍTULO DESSE ESCRITO, QUAL A OPÇÃO QUE VOCÊ FAZ ? A CORAGEM REPRESENTADA PELOS DOIS HOMENS QUE VENCERAM OS FELINOS OU A FRAQUEZA VERGONHOSA. A IDENTIDADE DE TERRA, É A ARMA DOS VERDADEIROS CIDADÃOS.


ATÉ A VISTA






JOSEMAR SOUZA SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário