Loading...
Loading...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

SUAPE SEM ESPAÇO E A BAHIA VENDO A BANDA PASSAR

CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS




 CAROS SENHORES



O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO DA BAHIA  É NOTÓRIO QUANDO LEMOS A REPORTAGEM ABAIXO, QUE RETRATA O PRESTÍGIO POLÍTICO QUE O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO DESFRUTA EM BRASÍLIA, E ATUAÇÃO DOS PARLAMENTARES PERNAMBUCANOS EM DEFESA DOS INTERESSE DO SEU ESTADO.

SUAPE ESTA LOCALIZDO EM UMA PEQUENA LAGUNA, PROTEGIDA  DA ARREBENTAÇÃO DAS ONDAS POR UM QUEBRAMAR NATURAL., NESSA ÁREA SE ENCONTRAM  A DESEMBORCADURA DE ALGUNS RIOS E GRANDES EXTENSÕES DE MANGUES. ESSE MEIO AMBIENTE SOFREU SIGNIFICATIVO IMPACTO EM RAZÃO DA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO. FALAM OS ESPECIALISTAS QUE SUAPE É O MAIOR CRIME AMBIENTAL DO PAÍS.

NA FIGURA 1 NOTA-SE O TERMINAL DE CONTAINER DE SUAPE, AINDA COM 2 PORTAINERS, HOJE SÃO 4. A FIGURA 2, É INTERESSANTE, PELA VISÃO QUASE COMPLETA DO COMPLEXO PORTUÁRIO, VENDO-SE EM PRIMEIRO PLANO O MOLHE DE PROTEÇÃO, COM DOIS PIERS PARA GRANÉIS LÍQUIDOS E UM PIER DE MÚTIPLAS FUNÇÕES. MAIS A ESQUERDA SE ENCONTRA UM NAVIO PARA TANCAGEM ESTÁTICA DE LPG. ESSAS ESTRUTURAS SÃO DESIGNADAS DE PORTO EXTERNO.

AINDA NA FIGURA 2, A ESQUERDA, PERCEBE-SE O CANAL ABERTO NOS ARRECIFES PARA ACESSO AO PORTO INTERNO ONDE SE LOCALIZA O TERMINAL DE CONTAINER E O ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL, QUE NÃO APARECE NA FOTO , ELA É MAIS ANTIGA.


                                                         figura 1
                                     http://www.farn.br/portal/noticias.php?id=524

                                                         figura 2

                                   http://pontoaporto.blogspot.com/2009_02_01_archive.html

OBSERVEM, O PERÍMETRO E A ÁREA  DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DIGA-SE, A MAIOR DO BRASIL, COM ÁGUAS PROFUNDAS E ABRIGADAS PROPÍCIAS A INSTALAÇÕES DE COMPLEXOS PORTUÁRIOS, ESTALEIROS. ETC. EM SEU ENTORNO ESTÃO INSTALADAS DIVERSAS UNIDADES PRODUTIVAS, CITO: O MAIOR PÓLO PETROQUÍMICO, INTEGRADO, DO HEMISFÉRIO SUL; UMA SIDERÚRGICA, A GERDAU; UMA METALURGICA DE COBRE, CARAÍBAS METAIS; DUAS PROCESSADORAS DE FERRO LIGA, SIBRA  E FERBASA; UM MOINHO DE TRIGO, DIAS BRANCO; FÁBRICA DE CIMENTO; UMA DE ALUMÍNIO, QUE DENTRO DESSE PROCESSO DE DESPRESTÍGIO DA BAHIA, CERROU AS PORTAS, A NOVELIS; BASE NAVAL DE ARATU COM DIQUE SECO, E SISTEMA ELEVATÓRIO DE NAVIOS; O COMPLEXO DA DOW E POR AI VAI.

COM TODO ESSE POTENCIAL NATURAL E ECONÔMICO, POR SERMOS TAMBÉM A MAIOR ECONOMIA DO NORDESTE, A BAHIA NÃO RECEBEU NENHUM NOVO ESTALEIRO, NENHUM NOVO BERÇO POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL, OS ÚNICOS NOVOS BERÇOS NESSES ÚLTIMOS TEMPOS CONSTRUÍDOS NO ESTADO FOI O DO - C.PORT – OU PORTO COTEGIPE, QUE ESTÁ LOCALIZADO NA BAÍA DE ARATU, OPERANDO COM SOJA NA EXPORTAÇÃO E TRIGO, PARA MOINHO DIAS BRANCO, NA IMPORTAÇÃO.

TEMOS INÚMERAS VANTAGENS COMPETITIVAS PARA ATRAIRMOS NOVOS INVESTIMENTOS PRODUTIVOS, MAS FALTA COMPETÊNCIA POLÍTICA E CORAGEM, PARA ENFRENTARMOS OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO NUM AMBIENTE DE GUERRA FISCAL, A QUAL SOU TOTALMENTE A FAVOR, A NÃO SER QUE A UNIÃO OFEREÇA COMPENSAÇÕES A BAHIA PARA PODERMOS DIMINUIR AS VANTAGENS DE INFRAESTRUTURA QUE O SUDESTE E O SUL POSSUEM EM RELAÇÃO A NOSSO ESTADO.

AGORA O OUTRO LADO DA MOEDA, O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS QUE TEM FEITO UM TRABALHO EFICIENTE EM PRÓ DE SEU ESTADO DIGA-SE DE PASSAGEM, DENTRO DO SEU GABINETE, SEM PRECISAR REALIZAR VIAGENS AO EXTERIOR, A PONTO DE SUAPE NÃO TER MAIS ESPAÇO LOCACIONAL PARA INSTALAÇÃO DE EMPRENDIMENTOS QUE NECESSITEM DE ACESSO MARÍTIMO – PORTOS  E ESTALEIROS - , COMO VE NA REPORTAGEM A SEGUIR, OS PLANEJADORES PERNAMBUCANOS JÁ PENSAM EM LOCALIZAR ÁREAS PROPÍCIAS PARA INSTALAÇÃO DESSES NOVOS PROJETOS QUE PERNAMBUCO BUSCA , SUAPE NASCEU RECENTEMENTE MAS ESTÁ EM SEU LIMITE.

SÃO TANTOS OS ESTALEIROS QUE PRETENDEM SE INSTALAREM EM SUAPE, QUE JÁ SE CONFIGURA UM CONFLITO COM OS PROJETOS DE TERMINAIS PORTUÁRIOS, POIS, UM ROUBA A ÁREA DO OUTRO. ENQUANTO AQUI NA BAHIA PROMETERAM 3 , E CADÊ. O TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA FOI ANUNCIADO COM FANFARRAS HÁ UNS DOIS ANOS, HOJE SÓ TEM A PLACA, E COMPRAMOS PEIXE DE PERNAMBUCO, SANTA CATARINA, CEARÁ, ESPÍRITO SANTO. TODA GRANDE CAPITAL DO BRASIL TEM METRÔ, E MUITAS ESTÃO EXPANDINDO O SISTEMA, E AQUI, TEMOS ATÉ PROPOSTA PARA DERRUBAR O QUE NÃO FOI FEITO DO NOSSO METRÔ, É INCRÍVEL

O QUE NÃO FALTA NA BAHIA DE HOJE SÃO FACTÓIDES E CONVERSA FIADA COMO PORTO SUL. PONTE SALVADOR ITAPARICA, FERROVIA LESTE OESTE,ENQUANTO A PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR SE ARRASTA, A AMPLIAÇÃO DE ARATU ESTA NO PAPEL, MELHORIA DO SISTEMA  FERRY BOAT AFUNDA NA AUSÊNCIA DE PULSO FORTE, TRISTE BAHIA.


JOSEMAR SOUZA SANTOS


·            

Noticiário cotidiano - Portos e Logística


Seg, 06 de Junho de 2011 08:37
Está em gestação em Pernambuco um grande projeto de Parceria Público Privada (PPP) para a construção de um novo porto e um novo aeroporto no litoral norte do Estado, projeto cujo investimento pode atingir R$ 2 bilhões. O empreendimento chegará para absorver a demanda de empresas interessadas em se instalarem em Pernambuco, mas que já não encontram áreas compatíveis com suas necessidades no Complexo Portuário de Suape, que fica no litoral sul.

É o caso de um estaleiro chinês, cujo nome não foi divulgado, que pretendia montar plataformas de petróleo em Suape, mas não encontrou disponível no ancoradouro nenhuma área com acesso direto ao mar. Ciente do caso, um grupo de petróleo de São Paulo identificou a oportunidade de levar o empreendimento chinês para o litoral norte, em uma área próxima à Ilha de Itamaracá.

Foram identificadas na região características favoráveis à instalação de um porto, especialmente no que se refere à profundidade das águas, disponibilidade de terrenos e proximidade com o mercado consumidor. De acordo com uma fonte do governo estadual, desde então está sendo analisada a viabilidade ambiental do empreendimento, bem como os projetos de engenharia e os trâmite do edital de lançamento de uma PPP.

O parceiro privado seria uma empresa paulista do ramo de petróleo, cujo nome não foi divulgado. O governo de Pernambuco deve entrar no projeto com os investimentos em acessos rodoviários. Cinco grandes grupos empresariais já teriam manifestado interesse em se instalar no local, onde se pretende criar um complexo logístico integrado com porto, aeroporto e rodovia. Além de Suape, Pernambuco conta ainda com o Porto do Recife, que fica na capital e está sendo revitalizado.

O governador Eduardo Campos (PSB) deve dar maiores detalhes sobre o projeto nesta segunda-feira, em evento que contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
Fonte: Valor Econômico/Murillo Camarotto | Do Recife



Nenhum comentário:

Postar um comentário