Loading...
Loading...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

XXIII REGATA RECIFE / FERNANDO DE NORONHA - REFENO

                                    
RESSALTAR A EXUBERÂNCIA DE ATRATIVOS DE FERNANDO DE NORONHA SERIA ESTÉRIL, A ILHA FALA POR SI, A BELEZA DE SUA PAISAGEM CORRE O PLANETA ATRAVÉS DE RELATOS DE VISITANTES E NAVEGADORES QUE POR LÁ APORTARAM. MESMO ASSIM, NESTA POSTAGEM, RELATAREMOS ALGUNS DE SEUS “LANDMARKS”.
SE FERNANDO DE NORONHA É UMA ATRAÇÃO, IMAGINE SE VOCÊ CHEGAR POR LÁ DE BARCO, POIS É, A REGATA RECIFE - FERNANDO DE NORONHA É UM DESSES CAMINHOS, A EXEMPLO DA ARATU – MARAGOGIPE, É MAIS UMA FESTA, PARA MUITOS, DO QUE UMA COMPETIÇÃO.
                                                         
                                            IMAGEM ILUSTRATIVA



A DISTÂNCIA A SER PERCORRIDA ENTRE RECIFE E NORONHA É DE CERCA DE 300 MILHAS, OU 545 KM, EM MAR ABERTO, O QUE DIFERENCIA DA REGATA ARATU-MARAGOGIPE REALIZADA EM ÁGUAS ABRIGADAS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. O EVENTO É ORGANIZADO PELO "CABANGA IATE CLUBE" LOCALIZADO EM "RECIFE".

                                          LOCALIZAÇÃO DO "CABANGA"
                                     http://www.cabanga.com.br/home/clube.php?id=3
O TEMPO DE NAVEGAÇÃO É CONDIZENTE COM AS CARACTERÍSTICAS, PORTE DA EMBARCAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS VENTOS QUE ATUARÃO NO TRAJETO. MULTICASCO E MONOCASCO TERÃO PERFORMANCE DIFERENTES.

O RECORDE DA PROVA PERTENCE AO CATAMARÃ BAIANO “ADRENALINA PURA”, COM O TEMPO DE 14 HORAS, 34 MINUTOS E 54 SEGUNDOS EM 2007, O QUE DÁ UMA VELOCIDADE MÉDIA DE MAIS DE 20 MILHAS POR HORAS, EQUIVALENTE A 37KM – 1 MILHA MARÍTIMA EQUIVALE 1.852M-, PERFORMANCE MAGNÍFICA PARA UM VELEIRO.


                             CATAMARÃ BAIANO "ADRENALINA PURA" RECORDISTA DA PROVA
                                                 http://www.webventure.com.br


                                  ADRENALINA PURA - REFENO 2007
                           http://www.youtube.com/watch?v=pgJdVYQqNVw

A PROVA SE TRANSFORMOU EM UM EVENTO INTERNACIONAL, COM A PARTICIPAÇÃO DE VELEIROS DE INÚMEROS PAÍSES. A PRESENÇA DE BARCOS DA BAHIA É A MAIS SIGNIFICATIVA DE TODOS OS ESTADOS, SUPERANDO PERNAMBUCO. OS SKIPERS BAIANOS E SUAS TRIPULAÇÕES VÊM OBTENDO BOAS COLOCAÇÕES NAS DIVERSAS CLASSES DA REGATA.

MUITOS DOS VELEIROS VINDO DA ARGENTINA E DO SUL DO PAÍS PARA PARTICIPAREM DA REFENO, SE FAZEM PRESENTE NA REGATA ARATU-MARAGOGIPE, EM VIRTUDE DA PROXIMIDADE DOS DOIS CALENDÁRIOS. A NOSSA REGATA ACONTECERÁ EM 20/08/2001 A REFENO TERÁ SUA PARTIDA EM 24/09/20011.
HOJE, A QUANTIDADE DE PARTICIPANTES É LIMITADA, EM RAZÃO DA CAPACIDADE ESTRUTURAL DA ILHA, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE. A ORGANIZAÇÃO DA REGATA CRIOU UMA BOLSA DE TRIPULANTES OFERECENDO OPORTUNIDADES ÀQUELES QUE MESMO SEM EXPERIÊNCIA EM NAVEGAÇÃO POSSAM SE INCLUIR NO EVENTO.

DADOS SOBRE FERNANDO DE NORONHA:
Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito industrial de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
pós uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes  de Conservação da Bio diversidade  ICMCbio

                                     VELEIROS DA REFENO EM NORONHA
                                           http://veleiroplanetaagua.blogspot.com

                                                 PRAIA DO SANCHO
                           http://www.mundi.com.br/Turismo-Fernando-de-Noronha-2710573.html   

                       MORRO DO PICO, PONTO MAIS ALTO DE NORONHA 321 METROS

                                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_de_Noronha 


 SITE REFENO:
 SITE CABANGA IATE CLUBE:

http://www.cabanga.com.br/home/

Nenhum comentário:

Postar um comentário