Loading...
Loading...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PARADOXO - PORTO DE SALVADOR X SUAPE


DUAS INFORMAÇÕES CONFLITANTES QUE ENVOLVEM TANTO O PORTO DE SALVADOR COMO O PORTO DE SUAPE. REALMENTE NÃO SEI ONDE ESTÁ A VERDADE, OU ENTÃO, OS DADOS NÃO SÃO CONFLITANTES. 

SÓ POSSO DIZER O SEGUINTE, FARIA TUDO AO MEU ALCANCE  SE ESTIVESSE A FRENTE DOS DESTINOS DA MINHA TERRA, PARA QUE O ALGODÃO OU QUALQUER OUTRO  PRODUTO GERADO EM TERRITÓRIO BAIANO FOSSEM EMBARCADOS EM PORTOS DA BAHIA, NADA DE SUAPE, PECÉM OU OUTRO QUALQUER.

VAMOS AOS FATOS:

NO SITE DA CODEBA,  FOI POSTADA UMA MATÉRIA INTITULADA " PORTOS VÃO DAR SUSTENTAÇÃO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA" , CUJO TRECHO TRANSCREVEMOS ABAIXO, FALA SOBRE  FUTURA EXPORTAÇÃO DE ALGODÃO  PRODUZIDO NA BAHIA PELO PORTO DE SALVADOR. 

" OUTRA NOVIDADE É A SAFRA DE ALGODÃO QUE COMEÇARA A SER EXPORTADA PELO PORTO DE SALVADOR, QUE DESENVOLVEU UMA GRANDE ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AOS PRODUTORES, TRAZENDO MAIOR CONVENIÊNCIA PARA QUEM OPTA POR ESCOAR O ALGODÃO PELA CAPITAL BAIANA. ESTA ESTRUTURA INCLUI A MELHORIA  DAS CONDIÇÕES DAS AGÊNCIAS DE CARGA, TRANSPORTADORAS, EMPRESAS DE DESPACHO ADUANEIRO E ARMAZÉNS COM CAPACIDADE DE ESTUFAGEM. ALÉM DISSO, AS OPERAÇÕES EM SALVADOR ESTÃO EM CONFORMIDADE COM PADRÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA INTERNACIONAIS QUE GARANTEM  TRANQUILIDADE AOS IMPORTADORES E EXPORTADORES"

MATÉRIA COMPLETA NO ENDEREÇO A SEGUIR:

POR OUTRO LADO, NO SITE DA REVISTA " PORTOS E NAVIOS" OUTRA MATÉRIA INFORMA QUE SUAPE ESTÁ SE ESTRUTURANDO PARA ESCOAR O ALGODÃO PRODUZIDO NO OESTE DO ESTADO, INCLUSIVE USANDO A HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO E O PORTO FLUVIAL DE PETROLINA, ENQUANTO O DE JUAZEIRO É UM VERDADEIRO SÍMBOLO A INEFICIÊNCIA, SÓ EXISTE A ESTRUTURA E UM GUINDASTE MÓRBIDO.

OS PERNAMBUCANOS TÊM PORTO FLUVIAL E AEROPORTO INTERNACIONAL EM PETROLINA, AGORA QUEREM USAR A HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO QUE CORTA O TERRITÓRIO BAIANO, PARA ESCOAR POR SUAPE AS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO OESTE DA BAHIA. OS DETALHES ESTRATÉGICOS QUE PODEM PROPORCIONAR UM CAMINHO DESENVOLVIMENTISTA PARA OS BAIANOS SÃO ESQUECIDOS E RELEGADOS, ENQUANTO DELIRAMOS EM PROJETOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO , PORTO SUL, PONTE SALVADOR ITAPARICA E FERROVIA LESTE OESTE, QUE DEVEM ACONTECER, MAS NÃO HÁS RECURSOS PARA TODO O SONHO, CADA FATO TEM SEU MOMENTO.

PORQUE NÃO ANUNCIAMOS QUE VAMOS TRAZER O AÇÚCAR  DE PERNAMBUCO PARA SER EXPORTADO POR PORTOS BAIANOS?  AO INVÉS DE GASTARMOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS ESCASSOS EM UMA FERROVIA COMO A LESTE OESTE QUE SÓ EXISTE NO PAPEL, VAMOS RECUPERARMOS A FERROVIA JUAZEIRO / SALVADOR E INTERLIGARMOS A MESMA COM A FERROVIA TRANSNORDESTINA, PARA ESCOAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO OESTE DO ESTADO E DO PIAUÍ PELO PORTO DE ARATU OU PELO TERMINAL COTEGIPE.

VEJA O TRECHO DA MATÉRIA  E NA ÍNTEGRA NO ENDEREÇO A SEGUIR;

" O FORTE DA NOVA LINHA DE NAVEGAÇÃO SERÁ A IMPORTAÇÃO DE LUGARES COMO CHINA, HONG KONG E ÁFRICA. " ESTA LINHA PODE SE TORNAR UM GRANDE CANAL DE EXPORTAÇÃO E SUAPE VAI GANHAR GRANDES CLIENTES QUE EXPORTAM", DEFENDEU BERGMANN. A EMPRESA ESTÁ ACERTANDO OS DETALHES PARA USAR OS CONTÊINERES DA NOVA LINHA PARA EXPORTAR PARA O JAPÃO CERCA DE 4 MIL TONELADAS DE PLUMA E LINTER (A FIBRA) DE ALGODÃO, ANUALMENTE, QUE SÃO PRODUZIDOS NO OESTE DA BAHIA.

O PRODUTO VAI SAIR DE IBOTIRAMA (NA BAHIA) PELAS BARCAÇAS DO SÃO FRANCISCO, DEPOIS SERÁ ALFANDEGADO NO PORTO DE PETROLINA, ONDE DEVE EMBARCAR EM CAMINHÕES COM DESTINO A SUAPE. "COM O TEMPO, VAI VIR MAIS ALGODÃO PRODUZIDO NO SUL DO PIAUÍ E DO MARANHÃO", COMENTOU".

GOSTARIA IMENSAMENTE, QUE O DIRETOR DO TECON E O PRESIDENTE DA CODEBA COMENTASSE SOBRE ESTE PARADOXO, QUE INDICA QUE MAIS UMA VEZ OS INTERESSES DO ESTADO PODEM FICAR PARA DEPOIS. A HISTÓRIA ENSINA QUE A FRAQUEZA É PERIGOSA.


JOSEMAR















Nenhum comentário:

Postar um comentário