Loading...
Loading...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENSEADA DOS TAINHEIROS, POTENCIAL NÁUTICO



RETORNAMOS A COMENTAR SOBRE ESSA PEQUENA ENSEADA, LOCALIZADO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COM INCRÍVEL POTENCIAL NÁUTICO, MAS NÃO OBSERVADO POR ÀQUELES QUE IMBUÍDOS DE CARGO PÚBLICO DEVERIAM FAZER UMA GESTÃO DE MELHOR APROVEITAMENTO NESSA ÁREA, LEVANDO A GERAÇÃO DE RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

 EM SUMA, OS QUE PAGAM IMPOSTOS E QUEREM RETORNO DO ESTADO QUE ESTÁ A SERVIÇO DO CIDADÃO E NÃO O CIDADÃO ESTÁ A SERVIÇO DO ESTADO. LITERALMENTE QUALQUER SERVIDOR PÚBLICO INDEPENDENTE DE SUA HIERARQUIA É UM “EMPREGADO” DO CONTRIBUINTE E A ELE DEVE PRESTAR SERVIÇOS DE EXCELÊNCIA.


SOBRE ESSE LOCAL, COM FORTE APELO HISTÓRICO E NATURAL PARA NÁUTICA, JÁ DISSECAMOS NO MARCADOR MONOGRAFIA DESTE SITE, MAS RETORNAREMOS EM OUTRAS OCASIÕES ONDE EXISTAM FATOS RELEVANTES QUE MEREÇAM ESSA AÇÃO. IGUALMENTE, ESTAMOS TENTANDO FORMATAR UM PROJETO QUE ELENQUE TODAS AS ESTRUTURAS NÁUTICAS DESSA ENSEADA ATÉ O BAIRRO DO BONFIM, COM VÍDEOS E FOTOS.


SOMOS NEÓFITOS NESSE TIPO DE INSTRUMENTO VIRTUAL -BLOG- HAVERÁ FALHAS E IMPERFEIÇÕES NOS NOSSOS TRABALHOS, QUE SERÃO APERFEIÇOADOS À MEDIDA QUE AVANÇAMOS, MAS ESSE AMADORISMO NÃO SE TRANSFORMARÁ EM OBSTÁCULO PARA ALCANÇARMOS NOSSOS OBJETIVOS, UMA BAHIA QUE PRESERVE SUA IDENTIDADE E QUE TRANSFORME SUAS ESPECIALIDADES HISTÓRICAS E NATURAIS EM BEM ESTAR E CIDADANIA PARA OS  VERDADEIROS BAIANOS.

CASARIO HISTÓRICO - BAIRRO DA RIBEIRA
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

ESCUNA - BARCO CLÁSSICO DA BAHIA - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
ESCUNA EM REFORMA - BARCO CLÁSSICO DA BAHIA - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
ESCUNA - BARCO CLÁSSICO DA BAHIA ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

REPETINDO, A RIBEIRA É UM LOCAL QUE APRESENTA VETORES NATURAIS E HISTÓRICOS PARA ATIVIDADE NÁUTICA, CABENDO AO ESTADO DA BAHIA E A PREFEITURA DE SALVADOR PROGRAMAREM AÇÕES VISANDO CRIAR AS ESTRUTURAS PARA QUE ESSA ÁREA SE MODERNIZE NESSE SENTIDO.


É IMPORTANTE QUE ESSES ÓRGÃOS ANTES DE TOMAREM QUALQUER ATITUDE, CRIEM GRUPO DE ESTUDO QUE INCLUAM OS REPRESENTANTES DE MARINAS E CLUBES NÁUTICOS, PESCADORES, MARISQUEIROS, MORADORES, PROPRIETÁRIOS INDEPENDENTES DE EMBARCAÇÕES, POIS ESSAS PESSOAS É QUE REALMENTE CONVIVEM COM AS NUANCES MARINHEIRAS DO LOCAL, CONHECENDO AS DEFICIÊNCIAS ESTRUTURANTES E AS CARACTERÍSTAS NATURAIS.

 ESCUNA EM REFORMA , BARCO CLÁSSICO DA BAHIA - ENSEADA DOS TAINHEIROS
 -
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


UM BUROCRATA, SENTADO EM UMA MESA, QUE MUITAS VEZES NÃO SABE DIFERENCIAR POPA DE PROA, BORESTE DE BOMBORDO, QUE NÃO CONHECE O MAR DA BAHIA, NÃO TEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE TOMAREM DECISÃO PARA ELABORAR UM PROJETO VERDADEIRO PARA A NÁUTICA NA BAHIA, TEM QUE CONSULTAR QUEM CONHECE, QUEM VIVENCIA, SÓ A PARTIR DAÍ É QUE UM PLANO CONSISTENTE, INTELIGENTE E DURADOURO PODERÁ SER PRESENTADO A SOCIEDADE E EXECUTADO COM EFICIÊNCIA E EFICACIA.


CONTA UM VELEJADOR DA RIBEIRA, QUE CERTA VEZ UM GRUPO DE “BURROCRATAS” ENVOLVIDOS COM PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE FOMENTAR A NÁUTICA, MARCOU UMA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE CLUBES NÁUTICOS E MARINAS NA RIBEIRA, PARA TRAÇAR DIRETRIZES E BUSCAR SUBSÍDIOS.


 DURANTE A REUNIÃO O PESSOAL LIGADO AO MAR E ÀS FAINAS NÁUTICAS, FICOU IMPRESSIONADO COM A AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO, MESMO O MÍNIMO, DAQUELE GRUPO DESIGNADO PARA TRAÇAR LINHAS DE AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA NÁUTICA NA BAHIA. NÃO DEIXA DE SER UM DESPROPÓSITO QUE DEMONSTRA COMO A COISA PÚBLICA É TRATADA NO NOSSO PAÍS.


PEQUENAS AÇÕES PODERIAM SER EXECUTADAS NA RIBEIRA EM CURTO PRAZO COMO CONSTRUÇÃO DE UMA MARINA PÚBLICA, COM PREÇOS DE SERVIÇOS ACESSÍVEIS  AQUELES QUE NÃO PODERIAM PAGAR UMA MARINA PARTICULAR OU NÃO SEJAM ASSOCIADOS A CLUBE NÁUTICO. ESSA MARINA PODERIA SER PASSADA POR CONCESSÃO, ATRAVÉS DE PROCESSO LICITATÓRIO, A QUEM INTERESSAR SUA EXPLORAÇÃO.

MARINA PIER SALVADOR - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


RESSALTAMOS QUE A EXTINTA CNB- COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA – POSSUÍA UMA ÁREA, NA RIBEIRA, QUE JÁ FOI UMA MARINA, DIGO POSSUÍA, MAS HOJE ESSA ÁREA PERTENCE AO PATRIMÔNIO DO ESTADO, A CNB FOI EXTINTA, MAS O ENTE ESTATAL – ESTADO DA BAHIA-VIVE. TENHO CERTEZA QUE A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA DEVE TER EM SEUS CONTROLES DO PATRIMÔNIO DO ESTADO ESSE REGISTRO, COMO TAMBÉM DE TODOS OS TERMINAIS E EDIFICAÇÕES DA CNB, POIS EM CADA CIDADE DO LITORAL BAIANO ESSA COMPANHIA TINHA ESTRUTURA DE ATRACAÇÃO PARA SEUS NAVIOS E IMÓVEIS PARA VENDA DE BILHETES E OUTROS APOIOS.

 VISÃO DO PÁTIO, PRIVILEGIADO, DA INATIVA "MARINA DA PENHA" - PATRIMÔNIO PÚBLICO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
VISÃO DO PÁTIO, PRIVILEGIADO, DA INATIVA "MARINA DA PENHA" - PATRIMÔNIO PÚBLICO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
VISÃO DO PIER DA INATIVA "MARINA DA PENHA", ÚNICA ÁREA QUE ESTÁ OPERACIONAL - PATRIMÔNIO PÚBLICO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

ESSA ESTRUTURA, HOJE DESATIVADA, DE EXCELENTE LOCALIZAÇÃO  PODERIA COM O MÍNIMO DE BENFEITORIA RETORNAR A SER OPERACIONAL, TRANFORMANDO-SE EM UMA MODERNA MARINA TANTO PARA GUARDA A SECO COMO EM PIERS ALÉM DE RESTAURANTES, BARES E LOJAS DE ARTIGOS NÁUTICOS. OUTRO DETALHE QUE FORTALECE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO É QUE EXISTE ÁREA PARA FUTURAS AMPLIAÇÕES.

CLUBE ANGRA DOS VELEIROS - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


FALA-SE QUE QUEREM AO INVÉS DE O LOCAL VOLTAR A SER UMA MARINA VIR  A SER UM ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO DE GRUPOS MUSICAIS. NÃO TENHO NADA CONTRA ESSES GRUPOS, INCLUSIVE VEJO A MÚSICA BAIANA COMO UMA IMPORTANTE FONTE GERADORA DE RENDA PARA O ESTADO, E DEVE SER INCENTIVADA, MAS A ESSA ÁREA GERARIA MAIS BENEFÍCIOS SE FOSSE VOLTADA A ATIVIDADE NÁUTICA, SEM FALAR, NOS INCÔMODOS AOS MORADORES LOCAIS RESULTANTE DE POLUIÇÃO SONORA


 OS EMPREGOS E RENDAS GERADAS COM ATIVIDADE NÁUTICA SERÃO MAIORES E PERENES DO QUE ESPETÁCULOS, QUE SÓ GERA RECURSO COM A VENDA DE  INGRESSO, UMA MARINA GERA EMPREGO NA SUA OPERAÇÃO, NA MANUTENÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, LEVA MAIS PESSOAS A ADQUIRIREM BARCOS EM VIRTUDE DO EFEITO MULTIPLICADOR E COM ISSO INCENTIVA A CONSTRUÇÃO DE ESTALEIROS NO ESTADO.


CONSTRUÇAÕ DE RAMPAS ADEQUADAS AO ACESSO DE EMBARCAÇÕES AO MAR DA ENSEADA DOS TAINHEIROS E PONTES DE ATRACAÇÃO EM ÁREAS QUE VÃO DO CLUBE DOS SAVEIROS ATÉ A BAIXA DO BONFIM.

MARINA PIER NORTE - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


INCENTIVAR  ESTRUTURAS NÁUTICAS QUE FORAM CRIADAS  A PARTIR DE INICIATIVAS DE MORADORES LOCAIS PELA TRANSCEDÊNCIA DE BENEFÍCIOS SOCIAIS QUE PODEM SER GERADOS, INCLUSIVE COM LINHAS DE FINANCIAMENTOS DESBUROCRATIZADAS NO DESENBAHIA VOLTADAS PARA ESSE SETOR .

BARCOS NO ANCORADOURO DA ASSOCIAÇÃO DOS VELEJADORES E AMIGOS DA RIBEIRA - ENSEADA DOS TAINHEIROS


FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

FOTOS E VÍDEOS DO AUTOR DO BLOG.
DIREITOS RESERVADOS - PUBLICAR FOTOS E VÍDEOS SÓ COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR

JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário