domingo, 18 de dezembro de 2011

PERIGO EM ALTO MAR - SUSPENSE E TENSÃO A CADA CENA

ASSISTI A UM BOM FILME NO CANAL FECHADO HOJE A TARDE, "PERIGO EM ALTO MAR',  "THE REEF", SUSPENSE A CADA CENA, BASEADO EM FATO REAL, PRODUZIDO E FILMADO NA AUSTRÁLIA. 

O FILME REPRESENTA O DRAMA VIVIDO POR 5 PESSOAS QUANDO O VELEIRO EM QUE ESTAVAM NAUFRAGOU. NÃO CONTAREI DETALHES DO DRAMA OU COMO FOI O EPÍLOGO.

CARTAZ DO FILME
http://www.submarino.com.br/produto/6/23810608/dvd+perigo+em+alto+mar

GOSTEI DO FILME E PRINCIPALMENTE DAS LIÇÕES QUE PODEM SER TIRADAS DO MESMO EM RELAÇÃO A TODOS AQUELES QUE PROCURAM O MAR COMO AMBIENTE DE LAZER, MAS QUE DEVEM COMPREENDER QUE A DISTÂNCIA ENTRE A FATALIDADE E A SOBREVIVÊNCIA DEPENDE EM SEGUIR ESTRITAMENTE AS NORMAS DE SEGURANÇA RELATIVAS À NAVEGAÇÃO.

AS FALHAS SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO FORAM:

O EPIRB -EMERGENCY POSITION INDICATING RADIO BEACONS- A BORDO ERA VELHO E POSSIVELMENTE COM BATERIAS FRACAS. NÃO TINHAM EPIRB PESSOAL OU INDIVIDUAL. O EPIRB SÃO APARELHOS, QUANDO ACIONADOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA TRANSMITEM  A POSIÇÃO VIA SATÉLITE DAS PESSOAS OU EMBARCAÇÕES QUE NECESSITAM DE AUXÍLIO. O EPIRB FAZ PARTE DO SISTEMA DE APOIO A SEGURANÇA MARÍTIMA GLOBAL - GLOBAL MARITIME DISTRESS SAFETY SYSTEM


 TIPOS DE EPIRBS

É BOM ACRESCENTAR, QUE OS NAVEGANTES AMADORES NO BRASIL EM SUA GRANDE MAIORIA, PRINCIPALMENTE DE VELEIROS ONDE O RISCO DE HOMEM AO MAR É MAIOR EM VIRTUDE DAS CONSTANTES FAINAS DE TROCA DE VELAME, PARA ECONOMIZAR UNS TROCADOS, NÃO TÊM A BORDO ESSE IMPORTANTE INSTRUMENTO DE SEGURANÇA.

NÃO LEVAVAM BALSAS SALVA VIDAS INFLÁVEIS PARA ABANDONO DA EMBARCAÇÃO COM RAÇÃO, SINALIZADORES E DEMAIS ITENS QUE PERMITISSEM A SOBREVIVÊNCIA DOS NÁUFRAGOS ATÉ A CHEGADA  DE ALGUM RESGATE. VEJA O LINK A SEGUIR.

NÃO HAVIA RADIO VHF PORTÁTIL E A PROVA D'ÁGUA PARA RECEPÇÕES E TRANSMISSÕES DE  CURTO ALCANCE.

RADIO VHF A PROVA D'ÁGUA


É SEMPRE ACONSELHÁVEL QUE MAIS DE UMA PESSOA A BORDO TENHA ALGUM TIPO DE EXPERIÊNCIA EM NAVEGAÇÃO E MANEJO DA EMBARCAÇÃO, A CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA AMPLIA-SE.

NO FILME NÃO PERMITE CONCLUIR SE ANTES DE ZARPAREM NOTIFICARAM A MARINA OU CLUBE NÁUTICO SOBRE O ROTEIRO DA NAVEGAÇÃO QUE SERIA REALIZADA E O TEMPO ESTIMADO DE RETORNO, ISSO AJUDA NO CASO DE IMPREVISTOS, POIS NÃO RETORNANDO  NO TEMPO ESTIMADO, O ALERTA SERÁ ACIONADO.

SEMPRE QUE POSSÍVEL VIA RADIO INFORMAR POSIÇÃO E PROGRESSO DA NAVEGAÇÃO, SE OCORRER ALGUMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA A ÁREA DE BUSCA A SER RASTREADA SERÁ MENOR, DIMINUINDO O TEMPO DE LOCALIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO OU DOS NÁUFRAGOS AMPLIANDO AS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA.


TRAILLER OFICIAL
JOSEMAR
                 

Um comentário: