Loading...
Loading...

sexta-feira, 9 de março de 2012

INTERESSANTE PASSEIO À "ILHA DOS FRADES" - "BAÍA DE TODOS OS SANTO"


REALIZAMOS  PASSEIO DE BARCO NO DOMINGO DIA 04/03/2012, NUM DIA ENSOLARADO À "ILHA DOS FRADES" COM ESCALAS NAS PRAIAS DE "VIRAÇÃO" E "PONTA DE NOSSA SENHORA". ZARPAMOS ÁS 9H E RETORNAMOS A "SALVADOR" ÀS 18H.

UM GRUPO ECLÉTICO E INTERESSANTE, JUNTO AO CENÁRIO ESPLENDOROSO FORMADO PELO MISTERIOSO MAR E ILHAS DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" FOI A RECEITA PARA AFIRMARMOS QUE A "VIDA É BELA". QUANDO SERÁ O PRÓXIMO? ERA O QUE SE INDAGAVA A BORDO.

NÃO TIVEMOS MUITO TEMPO PARA ORGANIZAR O EVENTO, MAS O SENSO  DE ORGANIZAÇÃO DE MINHA AMIGA "FEDERICA", A DIPLOMACIA DE "RAFAEL VIANA"   E A VONTADE DE QUE O MESMO ACONTECESSE, FEZ TUDO DAR CERTO NO FINAL. 

ALUGAMOS A ESCUNA "CANES" PARA 90 PASSAGEIROS, COMO O GRUPO FOI MENOS DE 30, FICAMOS BEM À VONTADE A BORDO, ALÉM DO BARCO SEM BEM ESTÁVEL  E CONSEQUENTEMENTE MAIS SEGURO. A "CANES" INCLUSIVE FAZ EXCURSÕES A "PRAIA DO FORTE" E "MORRO DE SÃO PAULO".


A ESCUNA
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


ZARPANDO DE SALVADOR
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SANTOS


ESCOLHEMOS A PRAIA DE "VIRAÇÃO", PELA SEU ASPECTO NATURAL E EXCELENTE PARA UM BOM BANHO DE MAR, BASTA DIZER QUE LÁ NÃO EXISTE NENHUMA ESTRUTURA DE CONSUMO, A IMPRESSÃO QUE SE TEM É A MESMA QUE OS PRIMEIROS NAVEGADORES TIVERAM AO EXPLORAR A "BAÍA DE TODOS OS SANTOS".


NAVEGANDO PARA "ILHA DOS FRADES"
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SANTOS


O NOME "VIRAÇÃO" É EM VIRTUDE DA MUDANÇA DO REGIME DE VENTOS QUE OCORRE NO VERÃO, DEPOIS DO MEIO DIA ALGUMAS ONDULAÇÕES DIFICULTAM O FUNDEIO, QUE NORMALMENTE DURANTE O PERÍODO DA MANHÃ É MAIS TRANQUILO.


ZARPANDO DE "VIRAÇÃO"
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SANTOS

VEJA OS VÍDEOS -JOSEMAR SOUZA SANTOS:
http://www.youtube.com/watch?v=SDKjVlzZwJM
http://www.youtube.com/watch?v=yFN9mqLoP3M

ZARPAMOS 12H PARA A PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA", PRATICAMENTE ADJACENTE A "VIRAÇÃO", PARA FAZERMOS REFEIÇÃO, POIS LÁ SE ENCONTRA UMA ESTRUTURA DE SERVIÇO DE RESTAURANTE, ALÉM DE ALGUMAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS. TAMBÉM É UMA BELÍSSIMA PRAIA. ALIÁS, COMO TODO O CONTORNO DA ILHA DOS FRADES.

NAVEGANDO PARA "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


 SALVADOR A PARTIR DA "ILHA DOS FRADES"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


A IGREJA DE "NOSSA SENHORA DE GUADALUPE" E SEU PEQUENO CEMITÉRIO ANEXO SÃO ESTRUTURAS SECULARES LOCALIZADAS NO ALTO DE UM PEQUENA COLINA, ONDE TAMBÉM ESTÁ INSTALADO UM FAROLETE PARA AUXÍLIO AOS NAVEGANTES. 

NÃO SOU ESPECIALISTA EM RECUPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES COM VALOR HISTÓRICO E CULTURAL, POUCAS DÚVIDAS RESTAM SOBRE OS CRITÉRIOS QUE NORTEARAM AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NESSE SÍTIO HISTÓRICO, A EXEMPLO DA RECUPERAÇÃO DA IGREJA, DO CEMITÉRIO E ESCADARIAS QUE LEVAM A COLINA, TOTALMENTE DESCARACTERIZADORA DOS ASPECTOS HISTÓRICOS ORIGINAIS, QUE CONHECI EM OUTRAS VISITAS AO LOCAL.

ME LEMBRO DE UMA CONSTRUÇÃO A BEIRA MAR, EM FORMA DE GALPÃO, DE PEDRAS UNTADAS POR ÓLEO DE BALEIA, QUE FALAVAM OS NATIVOS, ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES DE SEUS ANCESTRAIS, QUE ERA UM LOCAL DE QUARENTENA PARA ESCRAVOS RECENTEMENTE CHEGADOS DO CONTINENTE AFRICANO, ATÉ SEREM VENDIDOS AOS SENHORES DE ENGENHO DO RECÔNCAVO BAIANO, ESTAVA EM RUÍNAS, SÓ AS ESTRUTURAS EXTERNAS ESTAVAM DE PÉ, NESSA VISITA NÃO VI MAIS NADA.

É TRISTE PERCEBER COMO A RIQUEZA HISTÓRICA, CULTURAL E LENDÁRIA DA NOSSA ENIGMÁTICA E BELA BAÍA VAI SENDO DESTRUÍDA E ESTILIZADA PARA OFERECER CONFORTO FÚTIL A EMPREENDEDORES TURÍSTICOS, A VISTA DE POLÍTICOS QUE ESTÃO A FRENTE DE SECRETARIAS DE ESTADO QUE DEVERIAM POR DEVER FUNCIONAL DEFENDER OS SÍMBOLOS SECULARES DA NOSSA IDENTIDADE DE POVO, SÓ OFERECEM DISCURSOS VAZIOS E ENFADONHOS.

NÃO DISCORREREI SOBRE A HISTÓRIA DA ILHA DOS FRADES, NÃO TENHO CABEDAL PARA ISSO, LOCAIS APROPRIADOS EXISTEM PARA AQUELES QUE QUEREM MAIS INFORMAÇÕES. CONTA A LENDA OU A HISTÓRIA PASSADA DE BOCA EM BOCA, QUE ILHA TEM ESSE NOME, POIS EM TEMPOS LONGÍNQUOS DOIS FRADES SOBREVIVENTES DE UM NAUFRÁGIO DERAM A PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA" E FORAM COMIDOS PELOS ÍNDIOS TUPINAMBÁS, QUE PRATICAVAM O CANIBALISMO.


TRILHA PARA  IGREJA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


 RECIFES - PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


OUTRA PRAIA DA "ILHA DOS FRADES", VISTA A PARTIR DO PIER DE ACESSO A "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


A ESCUNA "CANES", A ESQUERDA, ATRACADA NO PIER DE "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA", VISTA DA COLINA ONDE SE ENCONTRA A IGREJA DE "NOSSA SENHORA DO GUADALUPE"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"
 

"PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


RETORNANDO A "SALVADOR" - FERRY BOAT NAVEGANDO PARA ILHA DE "ITAPARICA"
 CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


 RETORNANDO A "SALVADOR", FINAL DA TARDE
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


RETORNANDO A "SALVADOR" - FORTE "SÃO MARCELO"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


"FORTE DE SÃO MARCELO"
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS


QUADRO QUEBRA MAR - PORTO DE SALVADOR
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS


CONTATOS:


ESCUNA "CANES" PARA 90 PASSAGEIROS , CONVERSAR COM "BRAULIO ANDRADE"  71 9154-3659 
SITE: http://www.canesturismo.com.br/  

ESCUNA PARA 33 PASSAGEIROS, CONTATO - LUIZ - 71 9999-9933


JOSEMAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário