Loading...
Loading...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A GRANDE FEIRA E BAHIA DE TODOS OS SANTOS, DOIS IMPORTANTES FILMES RODADOS NA BAHIA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX

SÁBADO A NOITE VASCULHANDO A INTERNET EM BUSCA DE ALGUMA COISA INTERESSANTE EM RELAÇÃO A BAHIA ANTIGA, A CIDADE DE SÃO SALVADOR, TERMINEI POR ENCONTRAR VERDADEIROS TESOUROS, OS FILMES "A GRANDE FEIRA" E "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" , ALÉM DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A RAMPA DO MERCADO E SEUS SAVEIROS.

A GRANDE FEIRA RETRATA DRAMAS SOCIAIS VIVIDOS PELO POVO DE SALVADOR, NA DÉCADA DE 6O DO SÉCULO PASSADO, PRECISAMENTE 1961, ÉPOCA ONDE A CIDADE DA BAHIA CONSERVAVA, AINDA, SUA VIVA E RICA CULTURA, DENSAMENTE REPRESENTADA NA FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS, ONDE OS SAVEIROS, QUE REINAVAM NO MAR DA BAHIA, TRAZIAM  RIQUEZA DO RECÔNCAVO E DE TODO LITORAL PARA SER COMERCIALIZADA NA CAPITAL.

http://www.ufrb.edu.br/cinema/2011/06/lancamento-cinecachoeira-a-revista-2a-edicao/a-grande-feira-2/

A PELÍCULA FOI DIRIGIDO POR ROBERTO PIRES, COM A PARTICIPAÇÃO PRINCIPAL DE GERALDO DEL REY, GRANDE ATOR BAIANO, AS CENAS SÃO PASSADAS EM SALVADOR, PRINCIPALMENTE NA FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS, E COM IMAGENS INICIAIS DA RAMPA DO MERCADO MODELO,NESSA ÉPOCA ABRIGO PARA INÚMEROS SAVEIROS E ÍCONE DO POVO DA BAHIA, ALEM DE CUÍCA DE SANTO AMARO, IMPORTANTE CORDELISTA DE SALVADOR . DURAÇÃO DE 1:31:15

ENSEADA DE ÁGUA DE MENINOS POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER


BAHIA DE TODOS OS SANTOS, OUTRA RELÍQUIA DO PASSADO CINEMATOGRÁFICO DA BAHIA, TAMBÉM RODADO EM SALVADOR, DENUNCIANDO AS CONTRADIÇÕES SOCIAIS E RACIAIS DA BAHIA NESSA ÉPOCA, 1960. FOI DIRIGIDO POR JOSÉ HIPOLITO TRIGUEIRINHO NETO. DURAÇÃO 1:42:08. TAMBÉM COM PARTICIPAÇÃO DE GERALDO DEL REY. PODE SE PERCEBER A INPORTÂNCIA DENTRO DO MEIO ARTÍSTICO DESSE ATOR BAIANO.

http://www.bcc.org.br/fotos/filtro?page=2497

AS CENAS INICIAIS, ASSIM COMO EM A GRANDE FEIRA, MOSTRAM A RAMPA DO MERCADO, SEMPRE COM O FORTE DE SÃO MARCELO, UM DOS SÍMBOLOS DO MAR DA BAHIA, EM EVIDÊNCIA. DURAÇÃO 1:42:08

ENSEADA DE ÁGUA DE MENINOS POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER

OUTRA RELÍQUIA QUE ENCONTREI NESSE DOMINGO FOI O DOCUMENTÁRIO, UM DIA NA RAMPA, PARTE 1 E 2, COM CERCA DE 5 MINUTOS DE DURAÇÃO EM CADA EPISÓDIO. NÃO VOU COMENTAR O QUANTO DE PRAZER ESSES 10 MINUTOS ME PROPORCIONARAM, VER UM POUCO DO COTIDIANO DA RAMPA DO MERCADO, COM O POVO DA BAHIA, DESFILANDO EM SUA GENUÍNA SIMPLICIDADE CULTURAL, REGISTRADA NESSA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA.


RAMPA DO MERCADO POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER

ENSEADA DE ÁGUA DE MENINOS POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER


AS PELÍCULAS PODEM SER ACESSADAS NO YOU TUBE. VOCÊ PODE PASSAR PARA OUTRA MÍDIA E DIVULGAR ENTRE AMIGOS QUE SE IMPORTAM COM A PRESERVAÇÃO CULTURAL DA BAHIA, CONTRIBUINDO PARA O RESGATE DE UMA ÉPOCA DA CIVILIZAÇÃO BAIANA.




UM DIA NA RAMPA (PARTE 1)  http://www.youtube.com/watch?v=u36Guju89aI

UM DIA NA RAMPA (PARTE 2)  http://www.youtube.com/watch?v=57BMlCk35AM


GRANDE ABRAÇO


JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário