Loading...
Loading...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A RAZÃO DE SER DA EXISTÊNCIA UNIVERSAL. A FELICIDADE, SEUS PILARES E O COMANDO SOBRE SI MESMO



UM DIA NASCEMOS PARA O MUNDO CONHECIDO, CRESCEMOS, DEPOIS MORREMOS NESSE MESMO MUNDO, POIS É O ÚNICO QUE REALMENTE APALPAMOS PERANTE NOSSOS SENSORES FÍSICOS.

OS ASTROS QUE PONTEIAM O ESPAÇO SIDERAL SEGUEM OS MESMOS CAMINHOS TRILHADOS PELOS HUMANÓIDES TERRÁQUEOS, NASCEM, CRESCEM E MORREM EM EXPLOSÃO DE ENERGIA CÓSMICA.

A EVIDÊNCIA É ESTA:  O UNIVERSO ESTÁ EM ETERNA MUTAÇÃO, ONDE O ALFA E O OMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM, SE RENOVAM EM UM PROCESSO APARENTEMENTE ETERNO.

PORQUE ISSO ACONTECE? QUAL LEI REGE ESSE PROCESSO? QUEM ESTÁ A FRENTE DESSES ACONTECIMENTOS?

ONDE ESTÁ E QUAL RESPOSTA PARA A EXISTÊNCIA?
http://o-universo.tumblr.com/

A CIÊNCIA BUSCA PASSO A PASSO, ENCONTRAR A RAZÃO DA EXISTÊNCIA NO CAMPO DA RACIONALIDADE CIENTÍFICA, SÓ PERCEBE O MOMENTO, TANTO É QUE SUAS VERDADES NO PRESENTE SERÃO SEUS ENGANOS NO FUTURO.

http://www.insoonia.com


AS RELIGIÕES PROCURAM ENTENDER O MUNDO REAL ATRAVÉS DE SEUS DOGMAS  EM UM SER SUPREMO  CRIADOR E CONTROLADOR DOS DESTINOS DO UNIVERSO.

http://www.crah.org.br

OS FILÓSOFOS TENTAM ENTENDER E FUNDAMENTAR A EXISTÊNCIA E A FRAGILIDADE DA ALMA HUMANA EM SUAS TEORIAS SEM SOLUCIONAR SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES.

"O ESFORÇO DOS FILÓSOFOS TENDE A COMPREENDER O QUE OS CONTEMPORÂNEOS SE CONTENTAM EM VIVER"  NIETZSCHE
http://blogfilosofiaevida.com/

OS IDEÓLOGOS VÃO BRAMINDO SUA RETÓRICA, ENEBRIANDO E NARCOTIZANDO PELO PODER DA ORATÓRIA, PLATEIAS CEGAS E SUBMISSAS, NECESSITADAS DE UMA BÓIA DE SALVAÇÃO. É MAIS FÁCIL ENGANAR UMA MULTIDÃO DO QUE A UM HOMEM.

http://publicogt.com

OS PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA BUSCAM SOLUCIONAR AS DEMANDAS DO SEUS PACIENTES VASCULHANDO OS SUBTERRÂNEOS DA ALMA HUMANA, SEM, EM ALGUNS CASOS, ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA SEUS PRÓPRIOS CONTRADITÓRIOS EXISTENCIAIS. OU SEJA QUEM ESTARIA PERDIDO NA FLORESTA, NÃO TERIA OS REQUISITOS PARA INFORMAR CAMINHOS PARA OUTROS NA MESMA SITUAÇÃO.

A PSICOLOGIA
http://www.portalmedicos.com.br

OS CITADOS GRUPOS TENTAM AVANÇAR, MAS SERÁ QUE ESTÃO CAMINHANDO EM DIREÇÃO A RESPOSTA ÚNICA, QUE REGE A ORQUESTRA DA EXISTÊNCIA UNIVERSAL? OU ENCANDEADOS PELO SEU RESTRITO CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO PERANTE O QUE TEMOS A APRENDER, ESTÃO A NAVEGAR EM CÍRCULO OU SE AFASTANDO DO ALVO? " A CRIANÇA QUE CONHECE APENAS O SEU PEQUENO JARDIM, PENSA QUE ELE É O MAIOR DO MUNDO" - LIVRO "O GRANDE ARCANO" - "ELIPHAS LEVI"

NO COTIDIANO VAMOS OPERACIONALIZANDO NOSSA CAMINHADA, EMBEVECIDOS PELO CONFORTO TECNOLÓGICO PROPORCIONADO PELA RUDIMENTAR CIÊNCIA TERRENA, QUE SOMBREIA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES.

GANHAMOS TECNOLOGIA MAS PERDEMOS A CAPACIDADE DE TRANSCENDER, DE CONTEMPLAR OS EVENTOS NATURAIS. TALVEZ A DESILUSÃO EXISTENCIAL DA  MAIORIA DOS SERES,  ESTEJA FUNDAMENTADA NO ARTIFICIALISMO DOS VALORES QUE IMPERAM NA SOCIEDADE MODERNA ONDE O SIMBOLISMO MATERIAL SUPERA OS VALORES NATURAIS.

OBSERVEM A EXISTÊNCIA DOS ARTISTAS FAMOSOS OU  DE  PESSOAS QUE EM ALGUMA ÁREA DE ATUAÇÃO HUMANA CONSEGUIRAM UM PAPEL DE DESTAQUE,  ONDE MILHÕES OU TALVEZ BILHÕES DE SERES, DITOS COMUNS, INVEJAM E  QUEREM TER A VIDA DESSES ELEMENTOS QUE ESTÃO NO MAR DA EVIDÊNCIA.

OS VENERADORES DA FAMA EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO FAZEM UMA PERGUNTA A SI MESMO: SERÁ QUE MEU ÍDOLO É FELIZ, OU MAIS PROFUNDAMENTE, SERÁ QUE A EXISTÊNCIA DELE É MAIS EQUILIBRADA DO QUE A MODESTA VIDA QUE LEVO? SERÁ QUE ELE NÃO GOSTARIA DE ESTAR EM MEU LUGAR?

VALE RESSALTAR QUE A FELICIDADE, O PONTO EQUILIBRANTE SE ENCONTRAM NA SIMPLICIDADE, NÃO NA OSTENTAÇÃO. ANALISE A GRANDE PARTE DAS PESSOAS QUE CONSEGUIRAM A FAMA, A RIQUEZA, VERIFIQUE COMO É A EXISTÊNCIA DESSES SERES QUE PARA MUITOS INCAUTOS É O IDEAL DE VIDA.

QUANTAS ATRIZES,  SE APRESENTAM NO PALCO COMO UMA DEUSA, OVACIONADA POR MULTIDÕES DE ADEPTOS, SIMBOLIZANDO ALGUÉM QUE CHEGOU A TUDO, MAS NA VERDADE ESTÁ CERCADA DE ILUSÃO, E AO RETORNAR AO SEU CASTELO, ENVOLVIDO POR POMPAS, CHORA DE SOLIDÃO, SE PERGUNTANDO; TUDO QUE ALCANCEI TROUXE O QUE DE FELICIDADE A MINHA EXISTÊNCIA!

O GRANDE PARADOXO, É QUE A PLATÉIA VENERA O ASTRO, POR ACREDITAR QUE ELE ATINGIU A FELICIDADE PLENA, E QUE SUA VIDA SIMPLES E COMUM É ENFADONHA E CARENTE. JÁ O ARTISTA EM SUAS REFLEXÕES, PENSA: "GOSTARIA DE SER UM DOS QUE COMPÕEM AQUELE PÚBLICO QUE ME APLAUDE, PARA PODER SAIR A RUA NO ANONIMATO, TER ALGUÉM QUE ESTEJA AO MEU LADO PELO QUE SOU DE VERDADE E NÃO PELO MEU ESTRELATO; IR AO PARQUE COM MEUS FILHOS, COMO FAZEM OS DEMAIS PAIS E MÃES COMUNS SEM SER ASSEDIADOS", E ASSIM POR DIANTE".

O CONCEITO DE FELICIDADE, COMO CONHECEMOS É UTÓPICO, SÓ EXISTE EM LIVROS DE FINAIS FELIZES, O QUE DEVEMOS BUSCAR É UM PONTO EQUILIBRANTE EM NOSSA EXISTÊNCIA, NÃO CULPAR A NINGUÉM PELOS NOSSOS DESENCONTROS E SIM A NÓS MESMO.

O FILME, DEVE SER INTERESSANTE, SEGUNDO O COMENTÁRIO DE "TAMARA RAMOS" QUE OFERECE SEU CAMINHO PARA FELICIDADE, VÁ AO ENDEREÇO ABAIXO DA IMAGEM.
http://tamara-ramos.blogspot.com.br/2012/02/onde-esta-felicidade.html

QUESTIONAR É O CAMINHO DA SABEDORIA. SE A FAMA TRAZ UMA VIDA DE CONTO DE FADAS QUE É INVEJADA POR MUITOS, POR QUE OS VÍCIOS? PORQUE A DEPRESSÃO? POR QUE A INSEGURANÇA DESSE PESSOAL, PORQUE, MUITAS VEZES, TERMINAM A VIDA EM TOTAL SOLIDÃO, APESAR DE ESTAREM CERCADOS DE MULTIDÕES?

ACREDITO NA INDEPENDÊNCIA IDEOLÓGICA DO SER, NO CARÁTER, NA HONRA, NO QUESTIONAR OS AXIOMAS DITOS IMUTÁVEIS, NA APLICAÇÃO DA ANALOGIA PARA ENTENDER OS FATOS, OU SEJA, NÃO PERMITA QUE NENHUMA VERDADE SEJA IMPOSTA BRUSCAMENTE AO SEU ENTENDIMENTO DA VIDA, NENHUMA DOGMATIZAÇÃO PODE SUPERAR A SOBERANIA DA SUA RAZÃO, DO SEU SENTIMENTO.

A ÚNICA SATISFAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO DEVE SER DADA A SI MESMO E NÃO AO MUNDO, MARCHE ALINHADO COM SUA CONSCIÊNCIA, INDEPENDENTE DE QUE OS CAMINHOS DOS RESTANTES NÃO SE CRUZEM COM O SEU OU VÁ EM SENTIDO CONTRÁRIO. QUANDO VOCÊ ACREDITA EM SUA VERDADE VOCÊ SE TORNA UM COMANDANTE INVENCÍVEL, MAS PARA TRAÇAR O RUMO É NECESSÁRIO, PENSAR, REFLETIR, ASSUMIR RISCOS, ENCONTRAR A ROTA MAIS SENSATA, E PRINCIPALMENTE SABER PARA ONDE SE QUER IR.

LEMBRE-SE QUE OS LOUROS DO DEVER CUMPRIDO SERÃO DO SEU COMANDO, ASSIM COMO A SOLIDÃO DA DERROTA SERÁ IMPOSTA A VOCÊ. MAS FILOSOFE, DERROTA NÃO, EXPERIÊNCIA PARA NOVAS EXPEDIÇÕES.

QUANDO OS QUE O CERCAM  TE CRITICAREM OU ELOGIAREM SEM FUNDAMENTOS, POR RECALQUE, OU OUTRO TIPO DE SENTIMENTO MALÉFICO, SIMPLESMENTE POR VOCÊ NÃO TER VALORES SEMELHANTES AOS DELES, OU POR ELES SE SENTIREM PERPLEXOS POR VOCÊ NÃO SEGUIR O MODELO DA MAIORIA, COMO ELES OS FAZEM, ACREDITANDO SEREM MAIS ESPERTO POR ISSO, E NÃO MAIS INTELIGENTE QUE VOCÊ, VEJA QUE VOCÊ TEM ESTILO PRÓPRIO, QUE VOCÊ É O SEU PRÓPRIO MUNDO, E OS DEMAIS SEGUEM QUALQUER ROTEIRO PRÉ ESTABELECIDO ONDE POSSAM SE AGARRAR, POR AUSÊNCIA DE OPÇÃO, SEMELHANTES A UM REBANHO DE CARNEIROS, O IMPORTANTE É SEGUIR E NÃO SABER PARA ONDE  VAI.

"NÃO SE JOGA PEDRA EM ÁRVORE QUE NÃO DA FRUTO", OU PENSE NESSA FÁBULA: UM BELO DIA UM RAPOSA ESTAVA A PASSEAR NA FLORESTA, QUANDO AO PASSAR POR BAIXO DE UMA ÁRVORE UM MORCEGO, DISSE: DONA RAPOSA: VEJA COMO O DIA ESTÁ BONITO, A RAPOSA DISSE: SIM. O MORCEGO CONTINUOU SEU FALATÓRIO, DONA RAPOSA A SENHORA PERCEBEU QUE O MUNDO ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO, A RAPOSA RETRUCOU, NÃO SEU MORCEGO, QUEM ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO É O SENHOR. DEIXEM O MUNDO CATAR PEDRINHAS E SIGA SEU SENTIMENTO, SEU RUMO. QUANDO DISSERES QUE VOCÊ É LOUCO, SORRIA, A DIFERENÇA ENTRE A LOUCURA E A SANIDADE É APENAS UM PONTO DE VISTA.

QUANDO LEIO UM LIVRO OU VEJO UM FILME, POR MAIS LONGO QUE SEJA, SE APENAS UMA FRASE ME DESPERTOU, EU INTERNALIZEI A MENSAGEM DA MESMA, LEVANDO A MUDANÇAS NO MEU PROCEDIMENTO, O RESULTADO FOI GRANDIOSO.

HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS VENDO UM FILME DE COMÉDIA QUE NÃO ME LEMBRO O TÍTULO, UM RAPAZ ERA PERSEGUIDO POR UM VAMPIRO, NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER, ENTÃO PROCUROU UM CAÇADOR DE VAMPIROS, QUE NA VERDADE ERA UM CHARLATÃO, ESSE INSTRUIU O RAPAZ PARA DORMIR COM UM CRUCIFIXO AO SEU LADO, QUANDO O VAMPIRO ENTRASSE EM SEU QUARTO LÁ PELA MEIA NOITE, ELE PEGASSE O CRUCIFIXO, COLOCASSE ENTRE ELE E O VAMPIRO, POIS O MESMO SE CONTORCERIA EM DORES E FUGIRIA.

CONFIANTE, NA NOITE SEGUINTE FOI DORMIR. DEPOIS DE MEIA NOITE, COM A LUA EM SEU ESPLENDOR, A JANELA SE ABRE, UM VENTO FRIO ADENTRA O QUARTO, E OLHA QUEM CHEGA! O VAMPIRO. PRONTAMENTE O RAPAZ PEGA O CRUCIFIXO COLOCA ENTRE ELE E O VAMPIRO. PARA SUA SURPRESA O VAMPIRO AO INVÉS DE SENTIR ALGUM TIPO DE REPULSA, COMEÇA A RIR, O RAPAZ INCRÉDULO OUVE DO VAMPIRO: PARA QUE ISSO FUNCIONE, É PRECISO TER FÉ.

SENHORES, NÃO É FÁCIL DECIDIR, MAS PELO MENOS FAÇA DE MODO INDEPENDENTE, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É SENHOR DE SI MESMO, A DECISÃO CABE A VOCÊ, O COMANDO EM RELAÇÃO A SUA EXISTÊNCIA É SEU. NÃO FAÇO APOLOGIA AO ISOLAMENTO, NÃO SERIA SENSATO,  OUÇA AS OPINIÕES DE PESSOAS QUE VOCÊ ACREDITA SEREM AMIGAS E COERENTES, ORE E REZE SE VOCÊ TEM FÉ, OU CALCULE MATEMATICAMENTE OS RESULTADOS SE É O QUE VOCÊ ACREDITA, MAS APÓS TODAS AS CONSULTAS TRACE O RUMO LASTREADO PELA SUA CONSCIÊNCIA, PELA SUA RAZÃO, PELO SEU SENTIMENTO, NINGUÉM PODE E DEVE DECIDIR POR TU, PARA ISSO LHE FOI CONCEDIDO O LIVRE ARBÍTRIO. SIGA EM FRENTE.



JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário