Loading...
Loading...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

JORGE AMADO - PREFÁCIO - "RETRATOS DA BAHIA"


EMOCIONANTE O PREFÁCIO QUE JORGE AMADO ESCREVEU PARA RETRATOS DA BAHIA, DE PIERRE VERGER. 




O FEITICEIRO


"SE ALGUMA RAZÃO DE VAIDADE ENCONTRO EM MEUS LIVROS, DECORRE DE UM FATO COMPROVADO E CONHECIMENTO PÚBLICO: A LEITURA DESSES ROMANCES, NO BRASIL E NO ESTRANGEIRO, TROUXE A BAHIA GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS - VINDAS PELA MÃO DO NEGRO BALDUÍNO, DA MOÇA GABRIELA, DO MULATO PEDRO ARCANJO, DE QUINCAS BERRO DAGUA, VENCEDOR DA MORTE. ENTRE ESSES MUITOS VISITANTES, VÁRIOS AQUI FICARAM PARA SEMPRE, GANHOS PELO VIVER BAIANO, POR NOSSA CIVILIZAÇÃO MESTIÇA. ALGUNS, FIGURAS INTELECTUAIS DE PRIMEIRA ORDEM, TORNARAM-SE PEÇAS IMPORTANTES DE NOSSA CULTURA, A ELA SE INCORPORARAM, DANDO-LHE INESTIMÁVEL CONTRIBUIÇÃO.

DOIS ENTRE ELES FIZERAM-SE BAIANOS FUNDAMENTAIS PELO QUE REPRESENTAM EM NOSSA VIDA E EM NOSSA CRIAÇÃO. FALO DO ARTISTA CARYBÉ E DO EX-REPÓRTER FOTOGRÁFICO E SÁBIO ETNÓLOGO PIERRE VERGER. UM E OUTRO, O ARTISTA COM LÁPIS, O PINCEL, A GOIVA, O CIENTISTA COM A MÁQUINA FOTOGRÁFICA, A PESQUISA,  O CONHECIMENTO PROFUNDO E A PROFUNDA ERUDIÇÃO, SÃO HOJE OS PRINCIPAIS PRESERVADORES DA MEMÓRIA DO POVO BAIANO - NA ARTE EXTRAORDINÁRIA DO PRIMEIRO, NA OBRA DE CIENTISTA DO SEGUNDO. EIS AI DOIS OBÁS DA BAHIA.

CARYBÉ E VERGER MANTIVERAM PRESENTE E ETERNA A MEMÓRIA DA BAHIA, APESAR DA MUTILAÇÃO, DA DEGRADAÇÃO, DA LIQUIDAÇÃO PERSISTENTE E CRIMINOSA DOS VALORES DE TODO TIPO DE NOSSA BEM-AMADA CIDADE: DA ARQUITETURA AOS COSTUMES, DO CLIMA AOS TRAJES, DA PAISAGEM ÁS FESTAS E DEVOÇÕES.

MEMÓRIA CONSERVADA INCLUSIVE ATRAVÉS O IMENSO DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO QUE, NA DÉCADA QUARENTA, PIERRE VERGER, ENAMORADO DA CIDADE E DO POVO, REALIZOU COM A CÂMARA MÁGICA DO REPÓRTER E A CONSCIÊNCIA DO CIENTISTA. UMA PRIMEIRA AMOSTRA DESSE DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO, PIERRE NOS DEU, NAQUELA ÉPOCA, COM A PUBLICAÇÃO NA EUROPA DE BAHIA DE TOUS LE POÉTES. MAS A CÂMARA DO ATOR DE DIEUX  D'AFRIQUE FOI POSTA DE LADO POIS O TEMPO SE TORNARA CURTO PARA O PESQUISADOR DAS RELAÇÕES ÁFRICA - BRASIL - ÁFRICA E DOS MISTÉRIOS DOS ORIXÁS NA TERRA NATAL E NA TERRA DE ADOÇÃO. OS ENSAIOS SOBRE TEMAS AFRO - BRASILEIROS, O GRANDE LIVRO SOBRE O TRÁFICO DE ESCRAVOS, AS PESQUISAS SOBRE FOLHAS SAGRADAS, OCUPARAM POR INTEIRO O MEMBRO ILUSTRE DA RECHERCHE SCIENTIFIQUE DE FRANCE.

MILHARES DE NEGATIVOS DE FOTOS EXCEPCIONAIS FEITAS POR PIERRE VERGER PERMANECERAM DESCONHECIDAS NOS ARQUIVOS DO PESQUISADOR. DE ONDE FINALMENTE, TANTOS ANOS APÓS, FORAM RETIRADAS PELA OBSTINAÇÃO E PELO ENTUSIASMO DE DUAS MOÇAS VALENTES E OUSADAS, ARLETE SOARES E MARIA APARECIDA DA NÓBREGA QUE CONSEGUIRAM CONVENCER MESTRE VERGER E SE ATIRARAM À TAREFA GIGANTESCA DA QUAL RESULTOU ESSE LIVRO QUE É DESDE JÁ PARTE DE NOSSA MEMÓRIA DE POVO.

RETRATOS DA BAHIA, O TÍTULO NÃO PODERIA SER MAIS FELIZ. RETRATO COMPLETO, BELO, DRAMÁTICO, VERDADEIRO DA CIDADE DA BAHIA NA DÉCADA DE 40, VISTA DE TODOS OS ÂNGULOS, EM SUA POBREZA, EM SUA FORÇA DE VIVER, EM SUA BELEZA, NA AFIRMAÇÃO DE SUA GENTE. PIERRE ANDOU RUAS, BECOS, SUBIU E DESCEU LADEIRAS, TOCOU A REALIDADE E O MISTÉRIO, E A FORÇA QUE O IMPULSIONOU FOI O AMOR: AMOR PELA CIDADE E PELO POVO.

MUITAS E MUITAS DESSAS MARAVILHOSAS FOTOS NÃO MAIS PODERIAM SER TOMADAS HOJE DE TAL MANEIRA OS RICOS EM SUA MONSTRUOSA ÂNSIA DE DINHEIRO DESTRUÍRAM ESSA CIDADE LEVANTADA POR ÍNDIOS, NEGROS E BRANCOS NO ORIENTE DO MUNDO. HÁ UMA COISA PORÉM QUE PERMANECEU, QUE NÃO SUCUMBIU AO ASSALTO DA SOCIEDADE DE CONSUMO, QUE SE MANTEVE ÍNTEGRA; REFIRO-ME À DIGNIDADE DO POVO BAIANO FIXADA COMO JAMAIS PELA CÂMERA DE VERGER. A DIGNIDADE DA CIDADE E DE SEU POVO, EIS O TEMA PRINCIPAL DESSE RETRATOS DA BAHIA.

MÃE SENHORA, DONA DE SABEDORIA, COSTUMAVA DIZER QUE PIERRE VERGER É FEITICEIRO. MINHA MULHER ZÉLIA COMPROVA A ASSERTIVA DA INESQUECÍVEL IYALORIXÁ, CONTANDO IMAGINOSAS HISTÓRIAS. MAS ONDE HÁ FUMAÇA, EXISTE FOGO, DIZ O DITADO. TANTO AMOR HABITA O CORAÇÃO DE PIERRE VERGER A PONTO DE LHE CONFERIR O DOM DA FEITIÇARIA. NÃO POR ACASO ELE É OJU OBÁ, OS OLHOS DE XANGÔ. OLHOS PARA VER E FIXAR A VERDADE, O DRAMA E A BELEZA DA CIDADE, A POESIA, A FORÇA E A DIGNIDADE DO POVO DA BAHIA."


                                                                                        JORGE AMADO






Retratos da Bahia

Preço: Reais :220.00 


Autor : Pierre Verger
Editora: Corrupio
Ano de edição :3ªedição 2002 (revisada e novo formato)
388 páginas
Tamanho:29x29x4
Versão em francês e inglês
Prefácio de Carybé e Jorge Amado
Contém  textos da 1ª edição (1980)  e  250 fotos em preto e branco, produzidas  por Pierre Verger entre os anos de 1946 e 1952. Uma declaração de amor à Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário