Loading...
Loading...

domingo, 26 de agosto de 2012

MOTOR DE USO MARÍTIMO: DIESEL OU GASOLINA - PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS

NESSA POSTAGEM, É DEMONSTRADO UM COMPARATIVO DE PONTOS FAVORÁVEIS OU NEGATIVOS ENTRE MOTORIZAÇÃO A DIESEL E A GASOLINA. TEXTO TRANSCRITO DA EDIÇÃO DE ABRIL DE 2006, REVISTA NÁUTICA, PUBLICAÇÃO MENSAL DA G.R. UM EDITORA LTDA.
AS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA OS FUTUROS COMPRADORES DO PRIMEIRO BARCO, SUBSIDIANDO A ESCOLHA DA MOTORIZAÇÃO ADEQUADA EM HARMONIA COM O RESPECTIVO ESTILO DE VIDA.

MOTOR A GASOLINA

http://www.nauticexpo.es/fabricante-barco/motor-gasolina-16598.html


JOSEMAR

VEJAM:

MOTOR DIESEL - PONTOS POSITIVOS:

MANUTENÇÃO - OS MOTORES DIESEL MECÂNICOS SÃO MAIS FÁCEIS DE SEREM CONSERTADOS, ATÉ MESMO SE O BARCO ESTIVER NA ÁGUA.

SEGURANÇA - O DIESEL NÃO É TÃO INFLAMÁVEL QUANTO A GASOLINA. SE HOUVER UM VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL A BORDO, COM O DIESEL, É MENOS ARRISCADO A UM INCÊNDIO.

DESEMPENHO -  OS MOTORES A DIESEL TÊM MAIS TORQUE, OU SEJA, MAIS FORÇA PARA IMPULSIONAR OS BARCOS. DAÍ, ALÉM DE MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, O FATO DE SER A ÚNICA OPÇÃO PARA EMBARCAÇÕES MAIORES E MAIS PESADAS.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL - UM MOTOR DIESEL É CERCA DE 35% MAIS ECONÔMICO QUE UM SIMILAR A GASOLINA, JÁ QUE MOTORES A DIESEL APROVEITAM MELHOR O COMBUSTÍVEL.

PREÇO DO COMBUSTÍVEL - A DIFERENÇA PARA A GASOLINA JÁ FOI BEM MAIOR. MAS, AINDA HOJE, O DIESEL CUSTA 40% MENOS POR LITRO E RENDE MAIS. (DADOS DE 2006)

DURAÇÃO DO COMBUSTÍVEL - O ÓLEO DIESEL DURA CERCA DE QUATRO MESES PARADO NO TANQUE, SEM DETERIORAR, DUAS VEZES MAIS QUE A GASOLINA.

AUTONOMIA - POR CAUSA DO MENOR CONSUMO, OS MOTORES A DIESEL OFERECEM AUTONOMIA DE CERCA DE 50% MAIOR QUE OS MOTORES A GASOLINA.

VALOR DE MERCADO - COMO DURAM MAIS E SÃO MAIS POTENTES, OS MOTORES A DIESEL TÊM MAIOR VALOR DE REVENDA.

DURABILIDADE - SÃO MAIS RESISTENTES AO TEMPO, POIS O CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO É FECHADO E A ÁGUA SALGADA NÃO PASSA POR DENTRO DO MOTOR. E SEUS COMPONENTES SÃO MAIS DURADOUROS, PORQUE FORAM CONSTRUÍDOS PARA SUPORTAR UMA ALTA TAXA DE COMPRESSÃO E ALGUNS DELES TRABALHAM EM ROTAÇÕES MAIS BAIXAS QUE OS MOTORES A GASOLINA.

MOTOR A GASOLINA - PONTOS POSITIVOS:

REVISÕES - AS REVISÕES -DOS MOTORES A GASOLINA NÃO SÃO TÃO CARAS. NAS PRIMEIRAS 50 HORAS DE USO, POR EXEMPLO, A MANUTENÇÃO DE UM MERCRUISER 220HP 4.3 MPI, COM RABETA BRAVO III, CUSTA CERCA DE R$ 1.000 (EM 2006). JÁ UM DIESEL CUMMINS MERCRUISER 220 HP 4.2 MS 230, TAMBÉM COM RABETA BRAVO III, CUSTA EM MÉDIA R$ 1.500 ( EM 2006).

PESO - GERALMENTE, SÃO CERCA DE 40% MAIS LEVES. E ISSO AJUDA NO DESEMPENHO, ESPECIALMENTE NAS ARRANCADAS.

POUCA FUMAÇA - MOTORES A GASOLINA TAMBÉM POLUEM, MAS NÃO TANTO QUANTO OS DIESEL MECÂNICOS.

DESEMPENHO - MOTORES A GASOLINA SÃO BONS NA ARRANCADA E IDEIAS, POR EXEMPLO, PARA QUEM GOSTA DE ESQUIAR. JÁ AS VELOCIDADES DE CRUZEIRO E MÁXIMA EQUIVALEM AO DESEMPENHO DO DIESEL.

INSTALAÇÃO - É BEM MAIS SIMPLES, POIS NÃO TEM, POR EXEMPLO, MANGUEIRA DE RETORNO DE COMBUSTÍVEL, APENAS MANGUEIRA DE ALIMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, O MOTOR É MENOR, FACILITANDO O ACESSO E A MONTAGEM.

PREÇO - CUSTA, EM MÉDIA, A METADE DO PREÇO DE UM MOTOR SIMILAR A DIESEL.

MENOS BARULHO - NÃO VIBRAM COMO OS MOTORES A DIESEL NEM SÃO TÃO BARULHENTOS.

MOTOR A DIESEL - PONTOS NEGATIVOS:

POLUIÇÃO - OS MOTORES MECÂNICOS A DIESEL NÃO APROVEITAM BEM TODO O COMBUSTÍVEL, COMO FAZEM OS ELETRÔNICOS. POR ISSO SOLTAM MAIS FUMAÇA.

INSTALAÇÃO - É MAIS COMPLEXA, POIS A BATERIA E O FILTRO DO MOTOR SÃO MAIORES E NECESSITAM DE MANGUEIRA DE RETORNO DE COMBUSTÍVEL PARA O TANQUE.

LIMPEZA DO TANQUE - O DIESEL CRIA UMA ESPÉCIE DE "LAMA" NO FUNDO DO TANQUE E, POR ISSO, É PRECISO LIMPÁ-LO, PELO MENOS, UMA VEZ POR ANO.

ACELERAÇÃO - SÃO MAIS LENTOS NA ARRANCADA. E, NAS VELOCIDADES DE CRUZEIRO E MÁXIMA, SE EQUIVALEM AOS A GASOLINA.

PESO - GERALMENTE, OS DIESEL SÃO CERCA DE 40% MAIS PESADOS QUE OS MOTORES A GASOLINA, O QUE ACABA PREJUDICANDO A ARRANCADA E A ESTABILIDADE DO BARCO. AINDA, POR SEREM MAIORES, OCUPAM MAIS ESPAÇO A BORDO.

REVISÕES - AS REVISÕES DOS MOTORES DIESEL SÃO CARAS. EM RELAÇÃO AOS A GASOLINA, CUSTAM UNS 50% A MAIS. ELAS SÃO FEITAS NOS MESMOS PERÍODOS QUE O MOTOR A GASOLINA.

RUÍDO - SÃO MAIS BARULHENTOS, POIS TRABALHAM COM TAXA DE COMPRESSÃO MAIS ALTA QUE OS MOTORES A GASOLINA.

PREÇO -  GERALMENTE, UM MOTOR A DIESEL CUSTA QUASE O DOBRO DE UM MOTOR SIMILAR A GASOLINA.

MOTOR  A GASOLINA - PONTOS NEGATIVOS:

POUCA FORÇA - NÃO SÃO MOTORES COM MUITA FORÇA E, POR ISSO, IMPRÓPRIOS PARA BARCOS MAIS PESADOS.

SEGURANÇA - A GASOLINA É MUITO MAIS INFLAMÁVEL QUE O DIESEL, PODENDO PROVOCAR UM INCÊNDIO A BORDO SE A INSTALAÇÃO DO MOTOR NÃO FOR BEM FEITA.

VIDA ÚTIL - SÃO MENOS RESISTENTES AO TEMPO, POIS A PARTE MECÂNICA É MAIS FRÁGIL QUE A DOS SIMILARES A DIESEL.

PREÇO DO COMBUSTÍVEL - JÁ FOI BEM MAIS CARO. MAS INDA HOJE CUSTA CERCA DE 40% A MAIS QUE O DIESEL POR LITRO (EM 2006).

LIMPEZA - OS MOTORES ELETRÔNICOS A GASOLINA SÃO MAIS DIFÍCEIS DE LAVA, POIS ALGUNS CONECTORES E CHI´PS SÃO MAIS SENSÍVEIS À ÁGUA, COMPARADOS AOS MOTORES DIESEL MECÂNICOS.

AUTONOMIA - COMO O CONSUMO É MAIOR, A AUTONOMIA É CERCA DE 50% MENOS EM RELAÇÃO AOS MOTORES DIESEL.

DURABILIDADE DO COMBUSTÍVEL - A GASOLINA COMUM DURA APENAS CERCA DE DOIS MESES DENTRO DO TANQUE DE UM BARCO, ANTES DE PERDER PARTE DE SUAS PROPRIEDADES - DUAS VEZES MENOS QUE O DIESEL.

BOA ESCOLHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário