Loading...
Loading...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CUÍCA DE SANTO AMARO, SER SEU COMPATRIOTA É UMA HONRA!

A BAHIA PRIMA POR OFERECER AO MUNDO FIGURAS EXTRAORDINÁRIAS, NÃO É POR ACASO, QUE NÃO SOMOS UMA TERRA, UM ESTADO, UM PAÍS, SOMOS SIM, UMA CIVILIZAÇÃO, CUJA A FIGURA PRINCIPAL É O POVO BAIANO E O SEU IRREVERENTE  ESTILO DE VIDA, LEVADO AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, ATRAVÉS DE LIVROS, GRAVURAS, CORDÉIS E RELATOS DE VIAJANTES QUE POR AQUI PASSARAM.  

UNS SE TORNARAM PERSONAGENS PRINCIPAIS  DA RICA CULTURA DA BAHIA, OS SAVEIRISTAS, A VELHA ESTIVA DO PORTO DE SALVADOR, OS CAPITÃES DA AREIA, BESOURO DE SANTO AMARO, MARIA FELIPA, OS HERÓIS DA REVOLUÇÃO DOS ALFAIATES, O SINCRETISMO RELIGIOSO E SUAS FIGURAS MARCANTES, OS CORDELISTAS QUE ENCANTAVAM  AS PRAÇAS DA CIDADE BAIXA COM SEUS VERSOS INTRIGANTES.

OUTROS SE ENCARREGARAM, NOS DIVERSOS CAMPOS DA ARTE, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, DE PERPETUAREM A CIVILIZAÇÃO BAIANA PELOS CAMINHOS DO TEMPO, NOSSO JORGE AMADO, É O EXEMPLO MARCANTE, MUITOS OUTROS SEGUIRAM ESSE CAMINHO, ATÉ OS QUE NÃO ERAM BAIANOS DE NASCIMENTO MAS SE TORNARAM BAIANOS DE ALMA, AO SE APAIXONAREM PELA MISTERIOSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, CARIBÉ, HANSEN BAHIA, PIERRE VERGER, SÃO MUITOS, A MEMÓRIA NÃO SABERIA CITAR TODOS NESSE MOMENTO.

MAS UM ADENDO DEVO FAZER, A SANHA AVASSALADORA DO PROGRESSO E SEUS TENTÁCULOS REPRESENTADOS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES E OUTRA FORÇAS, SOMBREARAM O CHARME E A EXCENTRICIDADE DA CULTURA BAIANA. HOJE POUCOS  SÃO OS QUE HERDAM, ORGULHAM-SE E TENTAM PRESERVAR SUA IDENTIDADE DE POVO. A VELHA CIDADE DA BAHIA, NÃO É MAIS A MESMA!

MAS ESSE PREÂMBULO É PARA FALAR DE "CUÍCA DE SANTO AMARO", O CORDELISTA DO POVO DA BAHIA, QUE EM SEUS VERSOS CANTAVA, VAMOS DIZER ASSIM, OS "CAUSOS" DAS "ELITES" BAIANAS, OS SUBTERRÂNEOS DAS TRAIÇÕES AMOROSAS DENTRE OUTROS. ELE SERÁ HOMENAGEADO NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA DIA 09, ÀS 18:30 COM O LIVRO "A VERVE DE CUÍCA", E O LANÇAMENTO DO FILME "CUÍCA DE SANTO AMARO" DE JOEL DE ALMEIDA E JOSIAS PIRES, NO ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA, ENTRADA FRANCA.

MARAVILHOSO CUÍCA, A BAHIA TE HONRA, PELO FILHO BRILHANTE QUE TU ÉS.


 JOSEMAR






Nenhum comentário:

Postar um comentário