Loading...
Loading...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LAGO TITICACA - LAKE TITICACA, O OCEANO DA BOLÍVIA


DESDE NOSSA PASSAGEM PELA ESCOLA FOI NOS ENSINADO QUE A BOLÍVIA NÃO É BANHADA POR OCEANOS, OU NÃO TEM ACESSO ÀS ÁGUAS MARÍTIMAS, É UMA VERDADE GEOGRÁFICA. 

MAS ESSE PAÍS, JUNTO COM O PERU, TÊM NO BOJO DE SEUS TERRITÓRIOS O LAGO COM NAVEGAÇÃO COMERCIAL MAIS ALTO DO MUNDO, O TITICACA, E O SEGUNDO  EM EXTENSÃO, ATRÁS DO LAGO MARACAÍBO NA VENEZUELA.  LOCALIZADO A 3.821 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR.

LAGO TITICACA
http://www.boliviaweb.com/tours/tourdetails.aspx?TourId=49&lang=es&step=1

A ÁREA DO LAGO EQUIVALE A 8.562 KM², 56% (4.772 KM²) PERTENCENTE AO PERU E 44% (3.790 KM²) NO TERRITÓRIO BOLIVIANO. COM 1.125 KM DE COSTA. É O 19º DO MUNDO EM SUPERFÍCIE.


O TITICACA, TEM COMPRIMENTO DE 194 KM  E UMA LARGURA MÉDIA DE 65 KM. SUA PROFUNDIDADE MÉDIA É DE 107 M E A MÁXIMA DE 281 M. A TEMPERATURA DAS SUAS ÁGUAS ENTRE OUTUBRO E MAIO OSCILA ENTRE 9º C E 11º C, NO PERÍODO DE INVERNO OSCILA DE -7º C   A -10 C, MAS SUAS ÁGUAS NÃO CONGELAM. 25 RIOS DESAGUAM NO TITICACA.

EMBARCAÇÃO PARA PASSEIOS PELO LAGO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Titicaca_tourist_boat.jpg

A FAUNA É CONSTITUÍDA DE AVES, PRINCIPALMENTE PATOS E MERGULHÕES, DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, INCLUSIVE A TRUTA QUE FOI INTRODUZIDA. NA CERCANIAS DE SUAS MARGENS  ENCONTRA-SE RAPOSAS, LHAMAS, PORQUINHOS DA ÍNDIA DENTRE OUTROS. O LAGO É O ÚNICO HABITAT DE UM RÃ GIGANTE A "TELMATOBIUS CULEUS", CONHECIDA COMO  "RÃ DO TITICACA", QUE PODE CHEGAR A 50 CM DE COMPRIMENTO E PESAR UM QUILOGRAMA, O QUE FAZ DESSA ESPÉCIE A MAIOR DO GLOBO.

TELMATOBIUS CULEUS
http://www.masterfile.com/stock-photography/image/848-02816111/Lake-Titicaca-Frog-(Telmatobius-culeus)-the-world's-largest-aquatic-frog,-held-by-researcher-at-Lake-Titicaca-at

BARCOS CONSTRUÍDOS COM TOTORA - TOTORA BOATS
http://creativeroots.org/2010/07/totora-boats-lake-titicaca/

A FLORA É CONSTITUÍDA DE 12 VARIEDADES DE PLANTAS AQUÁTICAS, COMO CURIOSIDADE DESTACAMOS A "TOTORA" - SCIRPUS CALIFORNICUS", ELAS SÃO DOTADAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE PERMITEM SEREM UTILIZADAS EM CONSTRUÇÕES DE EMBARCAÇÕES E ILHAS FLUTUANTES. SUA RAIZ SERVE COMO ALIMENTO, SUAS FOLHAS SÃO UTILIZADAS EM INFUSÕES E DAS FLORES PRODUZEM ALIMENTOS.

ILHAS FLUTUANTES
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

AS ILHAS FLUTUANTES SÃO UMA DAS ATRAÇÕES DO "TITICACA", DENOMINADAS  DE "UROS". MESMO NOME DO POVO QUE A HABITA, DESCENDENTES DOS INCAS,  DESDE A ÉPOCA "PRÉ COLOBIANA" CRIARAM ESSAS ESTRUTURAS PRINCIPALMENTE VISANDO A SEGURANÇA.

EMBARCAÇÃO URO CONSTRUÍDA DE TOTORA
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

OS UROS SÃO CONSTRUÍDOS, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, DE TOTORAS AMARRADAS EM FEIXES COM CORDA E MADEIRA EM CAMADAS SOBREPOSTAS, CONSTITUINDO A BASE DA ILHA, ONDE FICA AS ESTRUTURAS HABITÁVEIS. QUANDO A CAMADA QUE ESTÁ SOBRE A ÁGUA APODRECE, É SUBSTITUÍDA POR OUTRA, PERPETUANDO A VIDA ÚTIL DA ILHA DE FORMA INDETERMINADA, OU SEJA TUDO DEPENDE DE UMA MANUTENÇÃO PERIÓDICA, MANTENDO ASSIM A FLUTUABILIDADE DO CONJUNTO. NO CENTRO DE CADA ILHA TEM UMA ESTACA, PONTO DE AMARRAÇÃO PRINCIPAL PARA OS FEIXES FLUTUANTES.

COLHENDO TOTORA - TITICACA
http://www.panoramio.com/photo/23143552

ILHA FLUTUANTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Titicaca-isola02.jpg

OS UROS VIVEM DA PESCA E CAÇA E DA VENDA DE SEU RICO ARTESANATO AOS TURISTAS QUE VISITAM AS ILHAS, ALÉM DE PASSEIOS EM SUAS EMBARCAÇÕES TÍPICAS.

MULHERES UROS - CHOLAS
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

O LAGO TEM SEU LADO MÍSTICO. MITOLOGICAMENTE  CONSIDERADO COMO O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO INCA. EM SEU ENTORNO VÁRIOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS PODEM SER VISITADOS.

A CIDADE DE "PUNO" NO PERU E "COPACABANA" NA BOLÍVIA SÃO PORTAS DE ENTRADA PARA O LAGO "TITICACA", A PRIMEIRA É CONSIDERADA A CAPITAL FOLCLÓRICA DAS AMÉRICAS, COM DIVERSOS FESTIVAIS ACONTECENDO DURANTE O ANO.

A CIDADE DE "PUNO" FOI FUNDADA EM 1668. OS CONQUISTADORES ESPANHÓIS TENTANDO CATEQUIZAR OS INDÍGENAS PARA RELIGIÃO CATÓLICA, COMEÇARAM A CONSTRUIR IGREJAS, QUE PELA IMAGINAÇÃO DOS ARTESÃOS LOCAIS FICARAM COM UM ESTILO ARQUITETÔNICO ÚNICO, HÍBRIDO DA CULTURA ESPANHOLA E INCA.

FICA O REGISTRO QUE O "TITICACA" TEM SIDO AGREDIDO CONSTANTEMENTE POR LANÇAMENTOS DE DEJETOS NÃO TRATADOS ORIUNDOS DO CENTROS URBANOS LOCALIZADOS EM SEU ENTORNO, DEMANDANDO DAS AUTORIDADES PERUANAS E BOLIVIANAS ATITUDES FIRMES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ESPELHO D'ÁGUA E ENTORNO DO LAGO. DIVERSOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS LIGADOS A QUESTÕES DO MEIO AMBIENTE, TÊM MANISFESTADO PREOCUPAÇÃO QUANTO O DESTINO DO LAGO.


JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário