Loading...
Loading...

sexta-feira, 3 de maio de 2013

V DE VINGANÇA - V FOR VENDETTA - O FILME NOS INDUZ A REFLETIR QUE TODA MOEDA TEM DOIS LADOS

A VERDADE E A FALÁCIA, A DEPENDER DE ONDE VENHAM, EM ALGUNS MOMENTOS SE CONFUNDEM, OU TROCAM SUTILMENTE DE PAPÉIS. V DE VINGANÇA É UM DESSES ENREDOS, CUJO ENTENDIMENTO MERECE REFLEXÃO. FOI PRODUZIDO EM 2006.

O FILME OU COMO QUEIRAM A FICÇÃO É AMBIENTADO EM MOMENTOS DE CONVULSÕES SOCIAIS AO REDOR DO PLANETA. OS ESTADOS UNIDOS SÃO ATINGIDOS EM CHEIO POR UMA GUERRA CIVIL DEVASTADORA, O QUE LEVOU O GOVERNO DA INGLATERRA, POR PRECAUÇÃO, A TOMAR MEDIDAS DE RESTRIÇÃO A LIBERDADE INDIVIDUAL EM NOME DO COMBATE AO TERRORISMO, PARA EVITAR QUE O MESMO ACONTECESSE NO PAÍS.

NESSE CONTEXTO SURGE "V" INTERPRETADO POR HUGO WEAVING, UM JUSTICEIRO  ANARQUISTA DOS TEMPOS MODERNOS, DEFENSOR  DA LIBERDADE, VÍTIMA DE EXPERIÊNCIAS COM COBAIAS HUMANAS, EM UM PROJETO SECRETO DO GOVERNO DA INGLATERRA, PARA PRODUZIR ARMAS BIOLÓGICAS.


APÓS, CASUALMENTE, ENCONTRAR EVEY HAMMOND ENCENADA POR NATALIE PORTMAN, NA NOITE ONDE SE INICIA SEU PROJETO DE VINGANÇA, GAROTA POR QUEM V SE APAIXONARA, O FILME A PARTIR DAI PERCORRERÁ UM CAMINHO DE  SUSPENSE QUE LEVARÁ A REFLEXÃO QUE NEM TUDO QUE É OFICIAL É VERDADEIRO, PODE SER ATOS CONSPIRATÓRIOS.


A  MASCARA USADA POR "V" DURANTE TODO O FILME, FOI INSPIRADA EM UM MOMENTO POLÍTICO DA INGLATERRA, OCORRIDO EM 05 DE NOVEMBRO DE 1605, CONHECIDO COMO "A NOITE DE GUY FAWKES", ONDE UM SOLDADO CATÓLICO INGLÊS, "GUY FAWKES" TENTA EXPLODIR O PARLAMENTO BRITÂNICO, COM O OBJETIVO DE MATAR O REI PROTESTANTE "JAIME I".


CONTUDO, SEM OBTER SUCESSO, O PROTAGONISTA, JUNTO A SEUS SEGUIDORES FORAM PRESOS, TORTURADOS NA TORRE DE LONDRES, ENFORCADOS, TIVERAM SEUS CADÁVERES ARRASTADOS PELA CIDADE E DEPOIS ESQUARTEJADOS.


O FILME FOI CRITICADO POR ALGUNS GOVERNOS, ALEGANDO QUE O MESMO ERA UMA APOLOGIA AO TERRORISMO, OUTROS VIAM COMO UM IDEAL LIBERTÁRIO, E PARA OS ANARQUISTAS UMA DEMONSTRAÇÃO QUE SEUS IDEAIS ERAM POSSÍVEIS. 

FRASES DE V DE VINGANÇA:

"VOCÊ USA TANTO UMA MÁSCARA QUE, ACABA ESQUECENDO DE QUEM VOCÊ É"

"O MEDO SE TORNOU A ARMA PRINCIPAL DESSE GOVERNO"

"A ANARQUIA OSTENTA DUAS FACES. A DE DESTRUIDORES E A DE CRIADORES. OS DESTRUIDORES DERRUBAM IMPÉRIOS, E COM OS DESTROÇOS, OS CRIADORES ERGUEM MUNDOS MELHORES"

"ME JULGA POR USAR UMA MÁSCARA, MAS SAIBA QUE VOCÊ CONFIA EM PESSOAS PIORES QUE EU QUE NÃO USAM MÁSCARAS"

"UM SÍMBOLO SOZINHO PODE NÃO REPRESENTAR NADA, MAS SE TODOS SE JUNTAM, UM SÍMBOLO PODE SIGNIFICAR MUITO, PODE SIGNIFICAR A MUDANÇA DE UM PAÍS"



JOSEMAR

3 comentários:

  1. Josemar,
    Apesar de não acreditar em vigança e sim no perdão, gostaria de saber onde posso assistir a este filme. Pois vc mencionou que o protagonista se apaixona, e nada como o amor para derrubar os muros do ódio.
    bju
    Telma Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA AMIGA, REALMENTE A VINGANÇA E O ÓDIO NÃO LEVA A NADA, A NÃO SER ALIMENTAR O PRÓPRIO PROCESSO, QUANTO A PAIXÃO DE V. APENAS DEMONSTRA O QUANTO UMA MULHER PODE SOBREPUJAR A RACIONALIDADE DO CORAÇÃO MASCULINO. EM RELAÇÃO A EVEY, APESAR DE APENAS VER UMA MÁSCARA DIANTE DE SI, ENTENDEU OS IDEAIS QUE MOVIAM AQUELE SER. VOU PROVIDENCIAR UMA CÓPIA DO FILME.

      Excluir