quinta-feira, 24 de outubro de 2013

JINGLE DO EEP, UMA ALUSÃO A CULTURA DO RECÔNCAVO BAIANO

INTERESSANTE O JINGLE DO ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU, COM LETRA FOCADA NOS VALORES CULTURAIS DOS HABITANTES DO RECÔNCAVO BAIANO.

JOSEMAR

POR FAVOR, ACESSEM O LINK A SEGUIR:

https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=ca22197e64&view=audio&msgs=141e2be888193326&attid=0.1&zw


Jingle com ginga


É impossível ouvir o novo jingle do EEP sem querer dançar. Trata-se de um samba de roda envolvente, com uma letra alto astral, que valoriza esse ritmo tão genuíno do Recôncavo baiano. Nas vozes das cantoras, toda a tradição humanística e cultural da região. É como se elas repercutissem os saberes de pescadores e marisqueiras, os costumes das comunidades quilombolas, os hábitos da gente daqui.

Criado como mais um produto do programa de Comunicação “Navegando Juntos”, o jingle tem como público-alvo os integrantes do canteiro, assim como moradores da região. 

A música nos deixa impregnados de humanismo, porque a emoção se sobrepõe à técnica. Para obter esse efeito, a equipe deu preferência gravar o jingle à moda antiga (analógica), mantendo o clima intimista do encontro musical. Foram usados elementos peculiares ao samba de roda: pratos e facas, palmas, além de todo um aparato de percussão e violas.

O resultado é uma peça lúdica que cumpre a função de associar as marcas do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e do Consórcio Estaleiro Paraguaçu à cultura do Recôncavo. A letra fala da retomada da indústria naval na Bahia, faz menção à Barquinha – festa típica da Enseada – e ao Tenengo, personagem de contos quilombolas. 

A mensagem que fica na mente é a de que Navegando Juntos, Estaleiro e toda a gente do Recôncavo, iremos todos alcançar o porto seguro do desenvolvimento. Segundo Marcelo Gentil, coordenador de Comunicação do Estaleiro, “a ideia é que o material seja permanentemente usado nos eventos internos e externos, assumindo um caráter viral, ou seja, de rápida propagação”. Dentro de mais alguns dias a Comunicação vai disponibilizar também o ringtone (toque para celular) com o motivo do jingle.
A letra do jingle:
Marisqueiras da Enseada
Descobriram o melhor sururu
Retomada da indústria naval na Bahia
Enseada do Paraguaçu


Marisqueiras da Enseada
Descobriram o melhor sururu
Retomada da indústria naval na Bahia
Enseada do Paraguaçu


Vamos em frente
Navegando juntos
A comunidade
Navegando juntos


Vamos em frente
Navegando juntos
A comunidade
Navegando


Fim do ano sai a Barquinha
Meu presente já vai pro mar
Vamos todos juntos com o Estaleiro
Navegando pra prosperar


Fim do ano sai a Barquinha
Meu presente já vai pro mar
Vamos todos juntos com o Estaleiro
Navegando pra prosperar


Vamos em frente
Navegando juntos
A comunidade
Navegando juntos


Vamos em frente
Navegando juntos
A comunidade
Navegando


Eu vou lhe pedir um favor
Tenengo mandou avisar
Pra cuidar do meu povo
Da roça, do rio, do mangue e do mar


Eu vou lhe pedir um favor
Tenengo mandou avisar
Pra cuidar do meu povo
Da roça, do rio, do mangue e do mar


Ai de mim
Ai de mim
Se não fosse a chegada do Estaleiro trazendo o progresso assim


Ai de mim
Ai de mim

Se não fosse a chegada do Estaleiro trazendo o progresso assim

SITE DO ESTALEIRO:       http://www.eepsa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário