Loading...
Loading...

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE I

ESTE GRUPO FOI CRIADO PARA DEBATER A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA NO SENTIDO DE ARREGIMENTAR DADOS A RESPEITO DESSE SEGMENTO, ENTRE OS INTERESSADOS, CONTRIBUINDO PARA O RESGATE DE UMA PARTE DE NOSSA HISTÓRIA.
IMAGEM ANTIGA DO PORTO DE SALVADOR, PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX, COM 2 SAVEIROS DE VELA DE PENA, PARTINDO DA RAMPA DO MERCADO, COM ALGUNS CARGUEIROS ATRACADOS.
 
O MAR DESEMPENHOU UM PAPEL SUPREMO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO DA BAHIA, ALÉM DE CRIAR OS FUNDAMENTOS DE NOSSA ECONOMIA. OS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, JUNTO A GLORIOSA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FORMARAM OS PILARES DA NOSSA IDENTIDADE DE POVO. 
FOTOGRAFIA DA AVENIDA OCEÂNICA, SALVADOR, PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX, COM UM NAVIO ADENTRANDO A BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

A BAHIANA, COM H, POIS ESSE ERA O LOGOTIPO, FUNDADA NO SÉCULO XIX, FOI A MARCA MAIS CONHECIDA DOS BAIANOS ATÉ O INÍCIO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
NAVIO JOÃO DAS BOTAS, DA FROTA DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA
 
FOI EXTINTA DE FORMA IRRESPONSÁVEL, SEM OS DEVIDOS CUIDADOS, POR PARTE DE GOVERNOS PASSADOS E ATUAIS, EM PRESERVAREM SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA. 
 SAVEIROS NA RAMPA DO MERCADO. AO FUNDO DA IMAGEM, O ANTIGO MERCADO MODELO, QUE SOFREU INCÊNDIO EM 1969.

OUTRO PONTO, ERA A IMPORTÂNCIA QUE O PORTO DE SALVADOR ASSUMIA NO HEMISFÉRIO SUL EM ÉPOCAS REMOTAS, E O ARSENAL DE MARINHA DA CAPITAL DA COLÔNIA, QUE CONSTRUIU GRANDES EMBARCAÇÕES A VELA, INCLUSIVE PARA PAÍSES EUROPEUS DONOS DE ARMADAS IMPONENTES.

 JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário