sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A IRRESPONSABILIDADE EM EXTINGUIR O PORTO DE SALVADOR - THE IRRESPONSIBILITY IN EXTINGUISHING THE PORT OF SALVADOR

PARECE INACREDITÁVEL QUE O PREFEITO ACM NETO TENHA CONHECIMENTO E PERMITIDO QUE UM DOS SEUS AUXILIARES LANCE UMA PROPOSTA TÃO IRRESPONSÁVEL  CONTRA OS INTERESSES ECONÔMICOS DA NOSSA CAPITAL E PRINCIPALMENTE DO ESTADO DA BAHIA, COMO A EXTINÇÃO DO PORTO DE SALVADOR E SUA FINALIDADE DE GERAR RIQUEZAS PARA A POPULAÇÃO DO ESTADO.

ESSA PROPOSTA DESTRUIDORA DE EMPREGOS, RENDA, IMPOSTOS E DIVISAS, AFETARIA EM CHEIO A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DO ESTADO, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, ANDA EM FRANGALHOS, SOFRENDO NESTES ÚLTIMOS 12 ANOS, COM MEDIDAS ECONÔMICAS EQUIVOCADAS E VISÍVEL ESVAZIAMENTO DO PRESTÍGIO POLÍTICO PERANTE O GOVERNO FEDERAL


TERMINAL DE CONTÊINERES PORTO DE SALVADOR
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php


A BAHIA VEM PERDENDO COMPETITIVIDADE, DEIXANDO PASSAR AO LARGO SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS, EM RELAÇÃO, PRINCIPALMENTE, A OUTROS ESTADOS DO NORDESTE, COMO PERNAMBUCO, QUE APOSTOU SUAS FICHAS DESENVOLVIMENTISTAS NO COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE, CEARÁ COM O PORTO DE PECÉM E O MARANHÃO, COM AUXÍLIO DO GOVERNO FEDERAL VEM POTENCIALIZNDO O SUPER PORTO DE ITAQUI. ENQUANTO A BAHIA IRRESPONSÁVEMENTE PADECE NESTE SETOR, COM A INÉRCIA DA SOCIEDADE E DE ÓGÃOS REPRESENTATIVOS DE CLASSE COMO A FIEB E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL .



http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php


EXEMPLOS DESTA PERDA DE PRESTÍGIO DO ESTADO DA BAHIA NO CAMPO ECONÔMICO. POR NÃO CONTAR COM PORTOS EFICIENTES, SÃO: A MONTADORA JAC MOTORS, ANUNCIADA COM FESTA PELO GOVERNO DA BAHIA, DESISTIU DE SE INSTALAR NO ESTADO; DIVERSOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, PERTENCENTES A EMPRESAS LOCALIZADAS NO SUDESTE E SUL DO PAÍS, OPTARAM POR PERNAMBUO PARA COLOCAREM SEUS PRODUTOS NO NORDESTE; A JEEP FOI PARA PERNAMBUCO, EM DETRIMENTO DA BAHIA, SEM CITAR OUTRAS EMPRESAS QUE DEIXARAM  DE SE INSTALAREM AQUI.

PERNAMBUCO, COM O CENTRO HISTÓRICO DO RECIFE,  MELHOR CUIDADO DO QUE O DE SALVADOR, MANTÉM O SEU PÓRTO OPERACIONAL, MESMO COM SUAPE; O CEARÁ, MANTÉM O PORTO DE FORTALEZA, MESMO COM PECÉM; O RIO DE JANEIRO IDEM; CIDADES COMO BARCELONA E BUENOS AIRES, SOCIALIZARAM SEU ENTORNO PORTUÁRIO, COM ÁREAS DE LAZER E ENTRETENTIMENTOS, MAS SÓ FIZERAM ISTO, APÓS CRIAREM NOVAS ÁREAS DE MOVIMENTO DE CARGA. A BAHIA, QUE NÃO INVESTE EM PORTOS HÁ MAIS DE 2 DÉCADAS QUER FECHAR O QUE RESTA. TRISTE BAHIA!!!!!! 

NESTE MOMENTO, APÓS TANTO TEMPO PERDIDO, A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊNEIRES DO PORTO DE SALVADOR FOI ANUNCIADA, COLOCANDO A BAHIA NA ROTA DOS GRANDES NAVIOS, RESULTANTES DA AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, TOMAR CONHECIMENTO DO FUTURO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO NOSSO PORTO, É UM CONTRASENSO.

PREFEITO ACM NETO, ACREDITO NO SEU POTENCIAL DE GESTOR E ESPERO QUE A PARTIR DE 2018, VOCÊ LEVE A BAHIA A SEU PATAMAR HISTÓRICO DE IMPORTÃNCIA ECONÔMICA A NÍVEL GLOBAL E DE BRASIL. EM CONTRA PONTO, PERMITIR QUE AUXILIARES DE VOSSA EXCELÊNCIA TOME A FRENTE DE PUBLICIZAR IDÉIAS IRRESPONSÁVEIS E FÚTEIS QUANTO A ESTRUTURAS PORTUÁRIAS, DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO FUTURO DE POVO, NÃO CAI BEM, HÁ DE SE PENSAR NAS CONSEQUÊNCIA DESTE ATO.


JOSEMAR

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A RIBEIRA E SEUS ESTALEIROS, UMA OPORTUNIDADE PARA ADQUIRIR SEU PRIMEIRO BARCO - RIBEIRA AND ITS SHIPYARDS, AN OPPORTUNITY TO BUY YOUR FIRST BOAT

A ENSEDA DOS TAINHEIROS NO ENTORNO DOS BAIRROS DA RIBEIRA E LOBATO, EM SALVADOR - BAHIA, SE CONFIGURA COMO SEDE DE DIVERSOS CONSTRUTORES DE EMBARCAÇÕES, DE FORMA ARTESANAL OU SEMI INDUSTRIAL.

ESSE NICHO PRODUTIVO É UM EXEMPLO SIGNIFICANTE DE COMO A NÁUTICA GERA RIQUEZA, RENDA, EMPREGOS E IMPOSTOS PARA ECONOMIA BAIANA.

PARA OS INTERESSADOS EM ADQUIRIR SUA PRIMEIRA EMBARCAÇÃO, OS ESTALEIROS DA ENSEADA DOS TAINHEIROS PERMITEM UMA OPORTUNIDADE IMPAR, PELO LEQUE DE DIVERSOS TIPOS DE TAMANHO, UTILIDADE E MATERIAL DO CASCO, SEJA FIBRA, MADEIRA OU COMPENSADO NAVAL, SEMPRE COM ORÇAMENTOS FLEXÍVEIS, 

APROVEITE PARA DAR UM PASSEIO NA RIBEIRA, TOMAR UM SORVETE, E, QUEM SABE, COMPRAR SEU BARCO.

RESSALTAMOS O EMPENHO E A VISÃO DO PREFEITO ACM NETO EM POTENCIALIZAR A NÁUTICA DE LAZER E SEUS SEGMENTOS, O II FESTIVAL NÁUTICO DE SALVADOR É UM EXEMPLO.

A SEGUIR, POSTAMOS IMAGENS DE LANCHAS ENVIADAS POR UM DESSES CONSTRUTORES, A EMPRESA FIVE NÁUTICA DO NOSSO AMIGO TADEU FREITAS.



MARAJÓ LEVE FORTE 17' COM 5 METROS, PORÃO PARA CABOS, TANQUE DE COMBUSTÍVEL, CAIXA IMBUTIDAS PARA PEIXE E SALVATAGEM, VALOR R$ 7.500,00, SEM A MOTORIZAÇÃO.
















IMAGENS A SEGUIR, SÃO LANCHAS COM FORMA CABRASMAR, 4,50m, MOTOR DE 15HP A 40HP.









OUTROS FABRICANTES SÃO: ESTALEIRO FANTÁSTICO, DE FANTA E TICO, TEL: 98798-8755; MARINA DE PAULO, NA RUA DO CLUBE DOS SAVEIROS; E NO CABRITO ESTÃO LOCALIZADOS ESTALEIROS COM CAPACIDADE DE CONSTRUIR ESCUNAS E EMBARCAÇÕES DE PORTE.


LINKS CORRELATOS:

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2016/10/1-congresso-brasileiro-para-o.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/08/ideias-para-os-postulantes-prefeitura.html

https://www.youtube.com/watch?v=XAdIWPXJLSI

https://www.youtube.com/watch?v=hHdzHGtTYZE

https://www.youtube.com/watch?v=14jwInfNM_o

JOSEMAR

terça-feira, 1 de novembro de 2016

FOTOS ANTIGAS DE SALVADOR

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1503629&page=51


https://www.youtube.com/watch?v=1ooh5MQ_p44


https://www.youtube.com/watch?v=O8KSwtxsiIc

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

FEIRA NÁUTICA NA BAHIA MARINA

A FEIRA NÁUTICA QUE SERÁ REALIZADA NA BAHIA MARINA NOS DIAS 27 A 30 DE OUTUBRO DE 2016, SE TRADUZ EM UM IMPORTANTE EVENTO NESTE SEGMENTO DA ECONOMIA DE SALVADOR, GERANDO CAMINHOS PARA INICIANTES SE TORNAREM PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, USUFRUINDO DAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO.




JOSEMAR

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

1º CONGRESSO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NÁUTICA

SALVADOR SERÁ SEDE DO 1º CONGRESSO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NÁUTICA EM 24/11/2016, NO BOJO DO II FESTIVAL NÁUTICO DE SALVADOR QUE ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 24  DE NOVEMBRO E 04 DE DEZEMBRO DE 2016.

ESTA INICIATIVA DA PREFEITURA DE SALVADOR, EM PARCERIA COM O YACHT CLUBE DA BAHIA, LOCAL ONDE ACONTECERÁ O EVENTO, MERECE TOTAL APOIO DOS SOTEROPOLITANOS, EM VIRTUDE DA RELEVÂNCIA E DO POTENCIAL  QUE O SETOR NÁUTICO OFERECE PARA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA, TECNOLOGIAS E IMPOSTOS.




O PREFEITO DE SALVADOR, ACM NETO, TEM DEMONSTRADO SENSIBILIDADE E VISÃO EMPREENDEDORA NO QUE DIZ RESPEITO A ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E ORLA DE SALVADOR, A SEGUNDA VERSÃO DO FESTIVAL NÁUTICO É UMA PROVA CONCRETA DESTA AFIRMAÇÃO.

INSCRIÇÃO GRATUITA NO LINK A SEGUIR:

AS NOSSAS VANTAGENS COMPARATIVAS, COMPETITIVAS E HISTÓRICAS EM RELAÇÃO À NÁUTICA NÃO FORAM POTENCIALIZADAS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS DA BAHIA NESTES ÚLTIMOS 9 ANOS, QUANDO PERDEMOS TODAS AS REGATAS INTERNACIONAIS CONQUISTADAS COM MUITO ESFORÇO, ALÉM DO CENTRO NÁUTICO TER SIDO EXTINTO SEM NENHUMA SATISFAÇÃO AO CONTRIBUINTE, CRIANDO UM VÁCUO NO DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR.


JOSEMAR

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O PAÍS CORRE O RISCO DE EMPOBRECER SEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA - PRESIDENTE TEMER

SENHOR PRESIDENTE, O PAÍS EMPOBRECE COM A CORRUPÇÃO QUE RETIRA BILHÕES DO ERÁRIO PÚBLICO, ACOBERTADA PELA IMPUNIDADE E PELO FORO PRIVILEGIADO!!! O PAÍS EMPOBRECE COM A FALÁCIA DAS ALTAS TAXAS DE JUROS PARA COMBATER A INFLAÇÃO, QUE NÃO É DE DEMANDA, QUANDO NA VERDADE É UM PRESENTE AOS BANQUEIROS, QUE OFERECEM DONATIVOS NA ELEIÇÃO, COMO CONTRA PARTIDA!!! O PAÍS EMPOBRECE COM O APARELHAMENTO DAS ESTRUTURAS PÚBLICAS DA FEDERAÇÃO, COM DEZENAS DE MINISTÉRIOS, ESTADOS COM DEZENAS DE SECRETARIAS E MILHARES DE CARGOS COMISSIONADOS, COM FINS ELEITOREIROS!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO PAGAMOS IMPOSTOS NO MESMOS PATAMAR  DE UM PAÍS CIVILIZADO E PRATICAMENTE NADA TEMOS EM TROCA COM SERVIÇOS PÚBLICOS DIGNOS!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO UM PROCESSO NO JUDICIÁRIO PASSA DÉCADAS TRAMITANDO PARA SER JULGADO, E NOSSOS JUÍZES GANHAM MAIS QUE DOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA, ONDE A CONCILIAÇÃO É O PRIMEIRO INSTANTE, E A MAIORIA DAS CONTENDAS SÃO RESOLVIDAS SEM PARTIR PARA BELIGERÂNCIA JURÍDICA!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO O JUDICIÁRIO, O LEGISLATIVO E O MINISTÉRIO PÚBLICO RECEBEM A URV, E O EXECUTIVO FICA A CONTAR CARNEIRINHOS!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO PAGAMOS UM DOS COMBUSTÍVEIS MAIS CAROS DO PLANETA, IDEM PARA TARIFAS DE TELEFONIA MÓVEL, TARIFAS DE ÁGUA E ENERGIA, ETC!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO AS PRISÕES SÃO FREQUENTADAS EM SUA MAIORIA POR POBRES, LADRÕES DE GALINHA E PRETOS, OU SEJA, O CRIME COMPENSA QUANDO SE ROUBA COM A CANETA!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO GOVERNADORES TEM DIREITO A PENSÃO VITALÍCIA, QUE PASSAM PARA SUAS ESPOSAS QUANDO FALECEREM!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO OS ESTADOS SÃO GOVERNADOS DE FORMA IRRESPONSÁVEL, E NÃO REAJUSTAM OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES, COMO SE OS MESMOS TIVESSEM CULPA NA FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO!!! TEM MUITO MAIS, MAS O DITO ANTERIORMENTE JÁ SIMBOLIZA!!!

SENHOR PRESIDENTE TEMER, FUI ÁS RUAS PARA TIRAR ESSA MULHER DO PODER, PELO MOTIVO QUE SABEMOS, E ESTOU TE APOIANDO, ENQUANTO O SENHOR SINALIZAR QUE ESTÁ GOVERNANDO PARA O CIDADÃO BRASILEIRO, E NÃO SÓ PARA GRUPOS EMPRESARIAIS!!! NÃO SIGO PARTIDOS POLÍTICOS, CREDOS RELIGIOSOS OU DOUTRINAS FILOSÓFICAS, MINHA BALIZA É O ESTADO DE DIREITO, DESSE MODO, VAMOS RESOLVER O QUE CITEI ACIMA, FAZENDO UMA ASSEPSIA COMPLETA, DEPOIS COM O AMBIENTE DIGNO PARTIREMOS PARA REFORMA DA PREVIDÊNCIA!!! OK!!!

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1812141-brasil-corre-risco-de-empobrecer-sem-reforma.shtml

terça-feira, 6 de setembro de 2016

MEU ANIVERSÁRIO - 60 ANOS - MY BIRTHDAY - 60 YEARS

"NO DIA DO SEU NASCIMENTO, VOCÊ CHOROU E O MUNDO SE ALEGROU. VIVA SUA VIDA DE MODO QUE, NO DIA DE SUA MORTE, O MUNDO CHORE E VOCÊ SE ALEGRE" - PROVÉRBIO INDÍGENA, CHEROKEE.

https://br.pinterest.com/pin/787848528571301414/

HOJE FAÇO 60 ANOS DE IDADE, UMA BOA CAMINHADA!!! OLHO PARA TRÁS E VEJO, AS MILHAS NAVEGADAS, OS PORTOS DA EXISTÊNCIA VISITADOS. EM CADA UM DELES, AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS!!!!! FOI E ESTÁ SENDO UM BOM COMANDO, UM BOM COMBATE!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=DhbinU_TxU0


OBRIGADO A VOCÊS QUERIDOS PAIS, A VOCÊS QUERIDOS FILHOS, A VOCÊS QUERIDOS AMIGOS!!! OBRIGADO AOS DEUSES, OBRIGADO A NATUREZA!!! E POR ÚLTIMO OBRIGADO A VOCÊ JOSEMAR!!! QUE O FUTURO E SEUS ENIGMAS SEJAM AMIGOS DE FARRAS E ALEGRIAS!!


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON  2065 

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO PARA SALVADOR, RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE

NESTE MOMENTO EM QUE SE INICIA PROCESSO LICITATÓRIO PARA ESCOLHA DO NOVO MODELO DE CONCESSÃO PARA LIMPEZA URBANA EM SALVADOR, JUNTO A PROXIMIDADE DO NOVO PLEITO ELEITORAL PARA ESCOLHA DE NOVOS PREFEITOS, TRAZEMOS ESTE TEXTO, COMO  UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJAM OS ATERROS SANITÁRIOS E OS CRIMINOSOS LIXÕES A CÉU ABERTO.

SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, GERALMENTE ESTÃO PRÓXIMAS DOS CENTROS URBANOS, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, PARA DESCARREGAR CARGA; HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DOS GRANDES CENTROS, SE SATURANDO RAPIDAMENTE..

POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÁ ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.


http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE SE TORNA UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM “SALVADOR” E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO. TODO RESTO DE CONSUMO DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS, MELANCIAS, BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM PERFEITAMENTE SER TRANSFORMADOS EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS E PROCESSADORAS. ESTA SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS JÁ ACONTECE EM SALVADOR, EM PEQUENA ESCALA, SUA AMPLIAÇÃO É NECESSÁRIA PARA MAIOR AGREGAÇÃO DE VALOR AO PROCESSO.

UM CAPÍTULO IMPORTANTE PODE SER DEDICADO AO DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, QUE, NA PLANTA DA USINA TERIA TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM SEPARAÇÃO DE PEÇAS E COMPONENTES, DIRECIONADOS PARA PROCESSAMENTO ESPECÍFICO.


http://www.startrace.co.in/industrial-recycling-plants.html

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.

AS CIDADES, PRINCIPAIS EM TERMO POPULACIONAL, FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM, TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL. EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR ESTUDOS DE VIABILIDADE, PARA O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO.

VEJAM QUE, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR ENERGIA ATRAVÉS DE COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS, SÃO EXEMPLOS.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO DESTA NATUREZA, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO, DAS PREFEITURAS, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE.

O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS, E O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

RESSALTAMOS QUE, A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA NATUREZA PASSA PELA VONTADE E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM PRESERVAR A VIDA, A EXISTÊNCIA, O FUTURO.

 JOSEMAR
CORECON 2065

quinta-feira, 21 de julho de 2016

47ª REGATA ARATU - MARAGOJIPE, 20/08/16, UMA FESTA NO MAR DA BAHIA!!!

"FALTA POUCO MAIS DE 1 MÊS PARA A 47ª REGATA ARATU-MARAGOJIPE! O EVENTO, QUE É CONSIDERADO COMO A MAIOR REGATA - PERCURSO DO PAÍS LARGA NO DIA 20 DE AGOSTO DA BAÍA DE ARATU, PASSANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E RIO PARAGUAÇU ATÉ CHEGAR À HISTÓRICA CIDADE DE MARAGOJIPE, NO RECÔNCAVO BAIANO. ENTRE OS INSCRITOS, VELEIROS DE DIVERSAS PARTES DO BRASIL JÁ GARANTIRAM PRESENÇA. ACESSE www.aratumaragojipe.com.br E FAÇA SUA INSCRIÇÃO"



FOTOGRAFIA DA RAMPA DO MERCADO, QUANDO OS SAVEIROS DOMINAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS
VOLTAIRE FRAGA

SAVEIROS DE VELA DE IÇAR AO LARGO DO FAROL DA BARRA
VIVA SAVEIRO

SAVEIRO VELA DE IÇAR


A PARTICIPAÇÃO DOS SAVEIROS DEVE SER PRIORITÁRIA! SEM ESSAS EMBARCAÇÕES QUE DOMINARAM OS MARES DA BAHIA DURANTE MAIS DE 5 SÉCULOS, A REGATA E NOSSO PRÓPRIO LEGADO DE POVO NÃO EXISTIRIA.

LINKS PERTINENTES:




JOSEMAR


segunda-feira, 11 de julho de 2016

LIVRO "BAÍA DE TODOS OS SANTOS - GLOSSÁRIO NÁUTICO"

O LIVRO "BAÍA DE TODOS OS SANTOS - GLOSSÁRIO NÁUTICO" SE TRADUZ EM UMA INTERESSANTE E PRAGMÁTICA FONTE DE ESTUDO SOBRE ATIVIDADE MARÍTIMA DE LAZER. RELATA AINDA, MINUCIOSAMENTE, OS TERMOS TÉCNICOS DESTE UNIVERSO ESPECÍFICO, E PONTOS DE NAVEGAÇÃO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. UMA AGRADÁVEL LEITURA.




JOSEMAR

quinta-feira, 16 de junho de 2016

COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, A PENUMBRA LOGÍSTICA - BAHIA PORT COMPLEX, PENUMBRA LOGÍSTICA

RETORNAMOS MAIS UMA VEZ A TRAÇAR UM RELATO DO CONTEXTO OPERACIONAL QUE ENVOLVE AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, REVELANDO UMA CONTINUADA MORBIDEZ EM TERMOS DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, ENTRAVES CABAIS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

SE PASSARAM PRATICAMENTE 16 ANOS EM QUE PUBLICAMOS ARTIGO NA GAZETA DA BAHIA, UM ENCARTE DA GAZETA MERCANTIL, INTITULADO: "INVESTIMENTO PORTUÁRIO, UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA", DESTE PRETÉRITO AOS DIAS ATUAIS, POUCO OU PRATICAMENTE NADA FOI REALIZADO EM TERMOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS NO LITORAL BAIANO.

PARA ANÁLISE DESTE CONTEXTO NEGATIVO EM RELAÇÃO AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, RETROCEDEMOS A 2OO6, ANO DE CAMPANHA ELEITORAL PARA GOVERNO DA BAHIA. O FUTURO GOVERNADOR VENDEU AO ELEITORADO BAIANO A PREMISSA QUE, SENDO ELEITO, POR PERTENCER AO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE LULA, E SER AMIGO DO MESMO, LEVARIA A BAHIA TER OPORTUNIDADES QUANTO A VINDA DE RECURSOS FEDERAIS.

O QUE SE VIU NÃO CORRESPONDEU AO PROMETIDO, ELEITO NO MESMO PERÍODO, A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS TORNOU-SE PROTAGONISTA NA BUSCA DE INVESTIMENTOS DA UNIÃO PARA SEU ESTADO, APLICADOS, PRINCIPALMENTE, EM SUAPE, CONTANDO COM O APOIO DO PRESIDENTE LULA. CIRO GOMES, DA MESMA FORMA, CONSEGUIU UM FILÃO PARA O CEARÁ COM O PORTO DE PECEM. O GOVERNO DA BAHIA NESTE PERÍODO SE COMPORTOU COMO UM ATOR COADJUVANTE.

O COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE É O "LANDMARK" DESTA TEORIA. ESTE PORTO TEVE SUA DATA MARCO EM 07 DE NOVEMBRO DE 1978, MAS FOI A ASCENSÃO DO PT AO PODER EM 2003, QUE TORNOU CRISTALINO A PRIORIDADE DE PERNAMBUCO NA RECEPÇÃO DE VERBAS FEDERAIS, EM DETRIMENTO DA BAHIA, MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE..

OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, ADMINISTRADOS PELA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, PERMANECEM COM A MESMA CAPACIDADE ESTRUTURAL DE 30 ANOS ATRÁS, OU SEJA, OS MESMOS BERÇOS PARA RECEBEREM EMBARCAÇÕES. ALGUNS GANHOS DE PRODUTIVIDADE OCORRERAM EM FUNÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CARGA, MAS INCIPIENTES PARA MUDAR A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL.

O PORTO DE SALVADOR TEM VISTO PASSAR AO LARGO O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO SEU QUADRANTE NORTE, VETOR ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BAIANA, COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 543 METROS DE CAIS LINEAR, EM DIREÇÃO AO TERMINAL DE FERRY BOAT, QUE, JUNTO AO EXISTENTE DE 377 M, TOTALIZARÁ 920 M, O QUE PERMITIRÁ À ATRACAÇÃO SIMULTÂNEA DE 3 NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE 300 M. O ENROCAMENTO DA ÁREA RESULTARÁ EM UM ATERRO DE 91 MIL METROS QUADRADOS, AMPLIANDO ASSIM A RETROTERRA E SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM DE COFRES DE CARGA.

TECON SALVADOR
http://www.portosmercados.com.br/exportacoes-do-tecon-salvador-crescem-246-no-primeiro-trimestre-desse-ano/


A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PEÇA FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR A EXPANSÃO DO TERMINAL , COMO OUTROS PROJETOS, NÃO SAIU DO VERBO.

O PRESENTE DE GREGO, QUE SE ALARDOU PARA SOCIEDADE, COMO SE ALGO FOSSE REALIZADO EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES DO PORTO DE SALVADOR FOI A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA, UMA OBRA ESTÉTICA, ILUSÓRIA, QUE POUCO AGREGA A ECONOMIA DO ESTADO. NAVIOS DE PASSAGEIROS SÓ FREQUENTAM NOSSO PORTO DO FINAL DE OUTUBRO AO INÍCIO DE ABRIL. OS VISITANTES CONSOMEM APENAS ÁGUA MINERAL E DE COCO, USAM OS SERVIÇOS DE TAXI, COMPRAM BALANGANDANS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES GERARIA BILHÕES DE DÓLARES, MILHARES DE EMPREGOS E SEU ESPECTRO ALCANÇARIA MAIS DE 400 KM EM TERRITÓRIO BAIANO.

ENQUANTO PARAMOS NO TEMPO, O PORTO DE SUAPE CONTA COM UM TERMINAL DE CONTÊINER, COM 2 BERÇOS, EXTENSÃO DE  660 M, MAIS 275 M DE BERÇO PÚBLICO, O QUE  TOTALIZA 935 M. A PROFUNDIDADE OPERACIONAL NO BERÇOS É DE 15,5M, POR OUTRO LADO, SALVADOR, APESAR DO CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO TER SIDO DRAGADOS PARA 15 METROS, A PROFUNDIDADE NO CAIS É DE 13,90M, CONFORME NORMAS E PROCEDIMENTOS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA.

TECON SUAPE
http://www.teconsuape.com/apresentacao.php

COM ESTAS FACILIDADES PROPORCIONADAS POR SUAPE, PERNAMBUCO ATRAIU A FIAT, QUE INCLUSIVE PRETENDIA VIR PARA A BAHIA, VÁRIOS CDS - CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, A EXEMPLO DA SADIA E TOYOTA, EM SENTIDO CONTRÁRIO A BAHIA PERDE A JAC MOTORS.

O PORTO DE PECEM NO LITORAL CEARENSE, INAUGURADO EM 2002, SE TORNA EM MAIS UMA PROVA QUE A BAHIA PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA NESTE SETOR PECEM SURGIU DO NADA, OU SEJA, UM PORTO OFF SHORE, SEM CANAL DE ACESSO OU BACIA DE EVOLUÇÃO, CONSTRUÍDO FORA DE ÁGUAS ABRIGADAS, HOJE CONTA COM 6 BERÇOS.

PORTO DE PECÉM
http://debrasilia.com.br/noticias.php?id_noticia=13182

PERNAMBUCO E CEARÁ CRIARAM EMPRESAS ESTATAIS PARA GERIREM COM AUTONOMIA OS INVESTIMENTOS NOS SEUS PORTOS, SEM DEPENDER DOS HUMORES DO GOVERNO FEDERAL, POIS, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE. O MESMO ACONTECE COM O PORTO DE PARANAGUA, RIO GRANDE E ITAJAÍ.

O TECON SALVADOR, PROPAGA SER O ÚNICO TERMINAL DE CONTÊINER NA REGIÃO, COM BERÇO PREFERENCIAL PARA CABOTAGEM, EM CONTRAPONTO, SÓ TEMOS UM BERÇO PARA LONGO CURSO, O QUE LEVA A MAIOR PROBABILIDADE DE SOBRE - ESTADIAS DAS EMBARCAÇÕES, COM PAGAMENTO DE DEMURRAGE.

A PONTA NORTE É UM INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA SOBRE VIDA DO PORTO DE SALVADOR, SENDO SEU ÚLTIMO ESPAÇO PARA AMPLIAÇÃO, POIS O FUTURO DE UM NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES NO ESTADO É A REGIÃO DA BAÍA DE ARATU.

QUANTO AO PORTO DE ARATU, A REALIDADE TAMBÉM É SINISTRA, OS 3 PIERS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DESTE PORTO, SOMANDO 6 BERÇOS DE ATRACAÇÃO SEGUE O MESMO CENÁRIO DOS DEMAIS UNIDADES DA CODEBA. SITUAÇÃO ESTA, QUE SE AGRAVOU COM AUMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, COM FERTILIZANTES E CONCENTRADO DE COBRE, AMBOS LIDERANDO, SE CONSTITUI EM MAIS UM GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE ARATU
http://retironoticias.com.br/governo-federal-vai-leiloar-porto-de-aratu/

O PORTO DE MALHADO EM ILHÉUS, INAUGURADO EM 1971, EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, TEVE COMO FUNDAMENTOS INICIAIS A OPERAÇÃO COM CACAU, FERTILIZANTES E COMBUSTÍVEIS, HOJE, COM A CONJUNTURA DESFAVORÁVEL DA LAVOURA CACAUEIRA E A DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DA PETROBRAS, O PORTO MUDOU O LEQUE DE CARGAS, INCLUINDO SOJA E DERIVADOS, MINÉRIO DE NÍQUEL E A IMPORTAÇÃO DE CACAU. OBSERVA-SE QUE HOUVE UMA CRESCENTE  ESCALA DE NAVIOS DE CRUZEIROS NESTA UNIDADE PORTUÁRIA.

PORTO MALHADO
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_apresentacao

HAVIA UM MOINHO DE TRIGO, INAUGURADO NA DÉCADA DE 1980, POSTERIORMENTE FECHADO, TENDE A VOLTAR A OPERAR.

OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS ESTÃO ENGAVETADOS, UM CONTRA - SENSO, POIS ESTA ESTRUTURA TEM ÁREAS DISPONÍVEIS, NÃO APENAS PARA NOVOS BERÇOS, COMO TAMBÉM ACRÉSCIMO DE RETROTERRA. MALHADO ESTÁ INCRUSTADO NA ZONA URBANA DA CIDADE DE ILHÉUS, MAS O ACESSO DOS VEÍCULOS DE CARGA PODE SER FACILITADO COM A CONSTRUÇÃO DE VIAS EXCLUSIVAS.

O PORTO SUL, PROJETO ANUNCIADO HÁ ALGUM TEMPO, NO NOSSO ENTENDER TEM MAIS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DO QUE ECONÔMICO. QUANDO FOI IDEALIZADO, O MINÉRIO DE FERRO, QUE SERIA A PRINCIPAL CARGA A SER MOVIMENTADA ESTAVA COM SUA COTAÇÃO EM ALTA NO MERCADO EXTERNO, O QUE FAVORECIA O EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE PARA CONTRABALANÇAR O BAIXO TEOR DE MINÉRIO DAS JAZIDAS DE CAETITÉ. HOJE A REALIDADE DE MERCADO É OUTRA. JUNTE-SE A ISTO QUE A SOJA DO OESTE BAIANO TEM SIDO ESCOADA DE FORMA SATISFATÓRIA PELO PORTO COTEGIPE.

A BAHIA DEVE EMPREENDER UMA  LUTA PELA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO, QUE JUNTO AO PORTO DE JUAZEIRO E A REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO A SALVADOR, FORMARIA UM CANAL LOGÍSTICO COM O PORTO DE ARATU E O TERMINAL COTEGIPE.

ALÉM DISSO, NÃO SE JUSTIFICA CRIAR UMA NOVA FERROVIA, A OESTE LESTE E NÃO BRIGAR POR UM BRAÇO DA TRANSNORDESTINA PARA O LITORAL BAIANO?

OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES SÃO PREMENTES E ILIMITADAS, DESSA FORMA A PRIORIDADE DEVE SER OS TERMINAIS PORTUÁRIOS JÁ EXISTENTES, O EXCEDENTE, APLICA-SE EM NOVAS ESTRUTURAS. A QUESTÃO É DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

ALÉM DOS PORTOS PÚBLICOS, A BAÍA DE TODOS SANTOS É DOTADA EM SEU ENTORNO DE UM DIVERSIFICADO COMPLEXO DE TERMINAIS MARÍTIMOS DE USO PRIVADO, QUE SURGIRAM EM FUNÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS,

O TERMINAL DA USIBA, QUE ATENDE A USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, SENDO SUA PRINCIPAL CARGA DE MOVIMENTAÇÃO O MINÉRIO DE FERRO. A DOW QUÍMICA, CONSTRUIU UM TERMINAL ESPECIALIZADO EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS LÍQUIDOS. A FORD, FOI ACOMPANHADA DO SEU PORTO, PONTA DA LAJE.

A PRIMEIRA REFINARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL, LANDULPHO ALVES, TEM O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, UM DOS MAIORES EM MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO BRASIL.

TEMADRE
http://www.transpetro.com.br/pt_br/imprensa/noticias/maior-terminal-aquaviario-do-nordeste-completa-58-anos-de-operacao.html

O MODERNO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE - TPC, HOJE COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, TRIGO E MALTE IMPORTADOS, GRÃOS DE SOJA E FARELO  VOLTADOS PARA O MERCADO EXTERNO, COM CAPACIDADE PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, TEM PREVISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO BERÇO PARA OPERAR COM CONTÊINERES, MINÉRIOS E CARGA GERAL.

TERMINAL COTEGIPE
http://www.portocotegipe.com.br/

A MAIS NOVA ESTRUTURA PORTUÁRIA DE CARÁTER PRIVATIVO OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS É O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO  DA BAHIA - TRBA, RECEBENDO O GÁS NATURAL NO SEU ESTADO LIQUEFEITO, TRANSFORMANDO-O PARA O ESTADO DE GASOSO.

OUTRAS ESTRUTURAS, PELAS SUAS ESPECIFICIDADES DEVEM SER CITADOS, A EXEMPLO DA BASE NAVAL DE ARATU, CUJO OBJETIVO É O APOIO A MANUTENÇÃO DOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL E PARTICULARES,  DOTADA DE DIQUE SECO E UM ELEVADOR DE NAVIOS DE PEQUENO PORTE, EM CASOS EXCEPCIONAIS, OPERA CARGAS DE PROJETO, CUJAS DIMENSÕES NÃO PERMITIRIAM O DESEMBARQUE EM SALVADOR POR CAUSA DO TRÁFEGO URBANO.

O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, PERTENCENTE A PETROBRAS, O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU E A CARREIRA DA SAGA REBOCADORES NA PONTA DO FERROLHO, O ESTALEIRO COREMA NA RIBEIRA, QUE DEVE TRANSFERIR SUA CARREIRA PARA A BAÍA DE ARATU, FECHAM ESTE GRUPO DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

EM BELMONTE E CARAVELAS, NO LITORAL SUL DA BAHIA, OPERAM DOIS TERMINAIS PARA BARCAÇAS, ONDE SÃO EMBARCADOS TOROS DE EUCALIPO PARA INDÚSTRIAS DE CELULOSE LOCALIZADAS NO ESPIRITO SANTO.

ESTE CENÁRIO NEGATIVO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA SE AGRAVARÁ NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA GLOBAL COM A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, O QUE TRARÁ NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E AUMENTO DAS DIMENSÕES DAS EMBARCAÇÕES.

FINALIZANDO, ACREDITAMOS QUE ESTA MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL, POSSA IMPULSIONAR O RETORNO DO ESTADO DA BAHIA A LIDERANÇA ECONÔMICA NA REGIÃO NORDESTE, COM REFLEXO POSITIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, POTENCIALIZANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS,


OBS: PUBLICADO NO SITE BAÍA NOTICIAS :

http://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i.html

http://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O

JOSEMAR SOUZA SANTOS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

44ª REGATA JOÃO DAS BOTAS - DIA 28/02/2016 ÁS 13 HORAS NA PRAIA DO PORTO DA BARRA

SERÁ REALIZADA NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, NO DIA 28/02/2016, ÁS 13 HORAS, A REGATA "JOÃO DAS BOTAS", COM PARTICIPAÇÃO DE EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS DA BAHIA, O SAVEIRO E SUAS VARIANTES.

ESTE EVENTO, PROMOVIDO PELO 2º DISTRITO NAVAL E ORGANIZADO PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA, CONTA COM O PATROCÍNIO DA BRASKEM.

COM SUA 1ª EDIÇÃO EM 1969, FOI IDEALIZADA PARA CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA EM RELAÇÃO A PERPETUAÇÃO DO LEGADO E SIGNIFICADO HISTÓRICO DOS SAVEIROS NA EDIFICAÇÃO DA CULTURA E CIVILIZAÇÃO BAIANA.

A PARTIR DE SUA QUARTA EDIÇÃO FOI NOMEADO SEU PATRONO JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO JOÃO DA BOTAS, UM DOS HERÓI DA INDEPENDÊNCIA BAIANA.

RESSALTAMOS OS ESFORÇOS DA MARINHA DO BRASIL, ATRAVÉS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA NO SENTIDO DE MANTER ESTE IMPORTANTE EVENTO PARA O ESTADO DA BAHIA E SEU POVO.,

EM CONTRAPONTO, CONSIDERAMOS UM OMISSÃO GRAVE DA PREFEITURA DE SALVADOR E DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS AFINS, EM NÃO APOIAR DIRETAMENTE UM EVENTO DESTA GRANDEZA, OU CONTRIBUÍREM POUCO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À PREMIAÇÃO DOS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, ALÉM DA POSSIBILIDADE EM OFERECER UMA AJUDA DE CUSTO ROBUSTA E OUTROS INCENTIVOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

SE GASTOU TANTO COM PATROCÍNIO DE CANTORES E BLOCOS NO CARNAVAL DA BAHIA DE 2016, POR QUE NÃO APOIAR ESTE EVENTO. 

ESPERAMOS QUE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DO SALVADOR, SEJA INCLUÍDO UM CAPÍTULO EXCLUSIVO A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA NAVAL, COM REGATAS, EXPOSIÇÕES, PALESTRAS, ETC.


ABAIXO, REPRODUZIMOS RELEASE ENVIADO, GENTILMENTE, PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA. 

JOSEMAR



"A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizará em 2016 a 44ª edição da tradicional Regata de Saveiros “João das Botas”. O evento ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, no Porto da Barra, a partir das 13h. A competição náutica é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia, com o patrocínio da Braskem.

Serão doze categorias participantes, como saveiros de vela de içar, vela de pena, saveiros de pesca, catraia e canoa. Os prêmios variam de R$ 200,00 a R$ 700,00. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador - Telefone 3507-3777).

Com foco no meio ambiente, a partir das 8h acontecerá uma ação de limpeza da praia do Porto da Barra, pelo Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas. Também participarão do evento mergulhadores militares e de escolas de mergulho, que recolherão o lixo depositado no mar para posterior reciclagem. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho.

Ao longo das 43 edições anteriores, a João das Botas se tornou a mais importante competição de embarcações regionais à vela do Norte e Nordeste, contribuindo para a preservação da história da navegação dos saveiros, típica embarcação do recôncavo baiano, que hoje corre o risco de extinção. A competição também integra o calendário de eventos náuticos da cidade, como uma de suas mais antigas regatas.

História da regata - A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna. O visual da despedida dos iatistas, em 1969, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.

A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, herói da independência da Bahia e Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta de saveiros."

                  Geovanna do Nascimento Macedo
                                     1ºTen (RM2-T)
                     Encarregada de Comunicação Social
                           (71) 3507-3784 / 99967-4715
          "SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, NOSSA MISSÃO"


LINKS CORRELATOShttp://viajantesemporto.blogspot.com.br/2015/01/43-regata-joao-das-botas.html

                                   http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/08/monografia.html  
                                   
SAVEIROS DE VELA DE IÇAR




SAVEIRO VELA DE PENA




SAVEIRO DE VELA DE PENA


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE III - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART III

ESTAMOS POSTANDO FOTOS DE VÁRIOS NAVIOS DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB, IMAGEM ESTAS, RETIRADAS DO SITE https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo . LEMBRANDO QUE, ESTA COMPANHIA FOI CRIADA NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, SENDO A PRIMEIRA ARMADORA A USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL.

ESTAS EMBARCAÇÕES, OU ALGUMAS DELAS, ESTAVAM OPERACIONAIS ATÉ FINAL DA DÉCADA DE 1960, QUANDO,A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FERRY BOAT DEU O GOLPE FINAL NO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

DETALHES TÉCNICOS DESTES NAVIOS E LANCHAS, COMO: ESTALEIRO CONSTRUTOR; ANO DA CONSTRUÇÃO; COMPRIMENTO; VELOCIDADE; CAPACIDADE DE CARGA E PASSAGEIROS; DESLOCAMENTO; DESMANCHE, ETC, POUCO OU QUASE NADA TENHO CONHECIMENTO, AS ÚNICA RUPTURAS DESTA REGRA FORAM OS NAVIOS MARAGOGIPE E ITAPARICA, CUJOS DADOS OBTIVE NO SITE DO ESTALEIRO QUE CONSTRUIU OS MESMOS.

COMENTAMOS EM OUTRAS OPORTUNIDADES, SOBRE ESTA HISTÓRICA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO, UM EMBLEMA ECONÔMICO DA BAHIA. E COMO SUA EXTINÇÃO FOI REALIZADA DE FORMA IRRESPONSÁVEL, QUANTO A PRESERVAÇÃO DE SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA.

ACRESCENTO QUE, VIAJEI EM ALGUMAS DESTAS EMBARCAÇÕES NA DÉCADA DE 1960, DE SALVADOR PARA A LOCALIDADE DE AMOREIRAS, NA ILHA DE ITAPARICA. RECORDAÇÕES QUE GUARDO COM UM CARINHO IMENSO..


JOSEMAR



NAVIO "MASCOTE"


MEU PAI SEMPRE COMENTAVA QUE ESTE NAVIO TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL, SENDO CONSIDERADO  O MAIS VELOZ DA FROTA DA "NAVEGAÇÃO BAHIANA".



LANCHA "ANUNCIADA"



TINHA O NOME DESTA LANCHA NA MEMÓRIA. LEMBRO QUE, A EXEMPLO DE SUAS IRMÃS, COMENTAVAM QUE FORAM CONSTRUÍDAS NO RIO DE JANEIRO.



LANCHA "SÃO PEDRO"





LANCHA "GAIVOTA"





LANCHA "MAR GRANDE"





NAVIO "ITAPARICA"


ESTE NAVIO, JUNTAMENTE COM SEU IRMÃO MARAGOGIPE, FORAM CONSTRUÍDOS EM ESTALEIROS DA ALEMANHA OCIDENTAL, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960. MODERNOS PARA A ÉPOCA, PRESTARAM RELEVANTES SERVIÇOS A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.

O NAVIO  ITAPARICA, FOI O QUE MAIS REALIZEI VIAGENS PARA AMOERIRAS. A LINHA DEMANDAVA PARA A CIDADE DE ITAPARICA, COM ESCALAS EM "PORTO SANTO", "MANGUINHOS" E "AMOREIRAS". O NAVIO PARAVA AO LARGO DE CADA LOCALIDADE, ONDE OS PASSAGEIROS ERAM TRANSPORTADOS PARA TERRA OU VICE-VERSA, POR MEIO DE EMBARCAÇÕES MENORES, EXEMPLO DE SAVEIROS DE VELA DE PENA, 


Ship info

IMO number 5165594
Name of the ship ITAPARICA
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 494 tons
Year of build 1960
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


Ship info

IMO number 5220679
Name of the ship MARAGOGIPE
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 439 tons
Year of build 1962
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


NAVIO MARAGOGIPE NO ESTALEIRO ALEMÃO, ANTES DO LANÇAMENTO.

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414


LANCHA "BELANÍSIA"




LANCHA "MAR GRANDE"




BALSA "RIBEIRA"



ESTA BALSA, ACREDITO, DEVE TER SIDO UTILIZADA NA TRAVESSIA ENTRE A RIBEIRA E PLATAFORMA, APENAS UMA HIPÓTESE.



LANCHA "AUGUSTA"





LANCHA "AVANTE"





NAVIO "ITAPARICA"


NAVIO "ITAPARICA" ZARPANDO OU CHEGANDO NA CIDADE DE ITAPARICA.



NAVIO "2 DE JULHO"










NAVIO "NAZARÉ"





NAVIO "VISCONDE DE CAIRU"





LANCHA "BELANÍSIA"