quinta-feira, 16 de junho de 2016

COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, A PENUMBRA LOGÍSTICA - BAHIA PORT COMPLEX, PENUMBRA LOGÍSTICA

RETORNAMOS MAIS UMA VEZ A TRAÇAR UM RELATO DO CONTEXTO OPERACIONAL QUE ENVOLVE AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, REVELANDO UMA CONTINUADA MORBIDEZ EM TERMOS DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, ENTRAVES CABAIS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

SE PASSARAM PRATICAMENTE 16 ANOS EM QUE PUBLICAMOS ARTIGO NA GAZETA DA BAHIA, UM ENCARTE DA GAZETA MERCANTIL, INTITULADO: "INVESTIMENTO PORTUÁRIO, UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA", DESTE PRETÉRITO AOS DIAS ATUAIS, POUCO OU PRATICAMENTE NADA FOI REALIZADO EM TERMOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS NO LITORAL BAIANO.

PARA ANÁLISE DESTE CONTEXTO NEGATIVO EM RELAÇÃO AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, RETROCEDEMOS A 2OO6, ANO DE CAMPANHA ELEITORAL PARA GOVERNO DA BAHIA. O FUTURO GOVERNADOR VENDEU AO ELEITORADO BAIANO A PREMISSA QUE, SENDO ELEITO, POR PERTENCER AO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE LULA, E SER AMIGO DO MESMO, LEVARIA A BAHIA TER OPORTUNIDADES QUANTO A VINDA DE RECURSOS FEDERAIS.

O QUE SE VIU NÃO CORRESPONDEU AO PROMETIDO, ELEITO NO MESMO PERÍODO, A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS TORNOU-SE PROTAGONISTA NA BUSCA DE INVESTIMENTOS DA UNIÃO PARA SEU ESTADO, APLICADOS, PRINCIPALMENTE, EM SUAPE, CONTANDO COM O APOIO DO PRESIDENTE LULA. CIRO GOMES, DA MESMA FORMA, CONSEGUIU UM FILÃO PARA O CEARÁ COM O PORTO DE PECEM. O GOVERNO DA BAHIA NESTE PERÍODO SE COMPORTOU COMO UM ATOR COADJUVANTE.

O COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE É O "LANDMARK" DESTA TEORIA. ESTE PORTO TEVE SUA DATA MARCO EM 07 DE NOVEMBRO DE 1978, MAS FOI A ASCENSÃO DO PT AO PODER EM 2003, QUE TORNOU CRISTALINO A PRIORIDADE DE PERNAMBUCO NA RECEPÇÃO DE VERBAS FEDERAIS, EM DETRIMENTO DA BAHIA, MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE..

OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, ADMINISTRADOS PELA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, PERMANECEM COM A MESMA CAPACIDADE ESTRUTURAL DE 30 ANOS ATRÁS, OU SEJA, OS MESMOS BERÇOS PARA RECEBEREM EMBARCAÇÕES. ALGUNS GANHOS DE PRODUTIVIDADE OCORRERAM EM FUNÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CARGA, MAS INCIPIENTES PARA MUDAR A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL.

O PORTO DE SALVADOR TEM VISTO PASSAR AO LARGO O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO SEU QUADRANTE NORTE, VETOR ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BAIANA, COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 543 METROS DE CAIS LINEAR, EM DIREÇÃO AO TERMINAL DE FERRY BOAT, QUE, JUNTO AO EXISTENTE DE 377 M, TOTALIZARÁ 920 M, O QUE PERMITIRÁ À ATRACAÇÃO SIMULTÂNEA DE 3 NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE 300 M. O ENROCAMENTO DA ÁREA RESULTARÁ EM UM ATERRO DE 91 MIL METROS QUADRADOS, AMPLIANDO ASSIM A RETROTERRA E SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM DE COFRES DE CARGA.

TECON SALVADOR
http://www.portosmercados.com.br/exportacoes-do-tecon-salvador-crescem-246-no-primeiro-trimestre-desse-ano/


A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PEÇA FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR A EXPANSÃO DO TERMINAL , COMO OUTROS PROJETOS, NÃO SAIU DO VERBO.

O PRESENTE DE GREGO, QUE SE ALARDOU PARA SOCIEDADE, COMO SE ALGO FOSSE REALIZADO EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES DO PORTO DE SALVADOR FOI A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA, UMA OBRA ESTÉTICA, ILUSÓRIA, QUE POUCO AGREGA A ECONOMIA DO ESTADO. NAVIOS DE PASSAGEIROS SÓ FREQUENTAM NOSSO PORTO DO FINAL DE OUTUBRO AO INÍCIO DE ABRIL. OS VISITANTES CONSOMEM APENAS ÁGUA MINERAL E DE COCO, USAM OS SERVIÇOS DE TAXI, COMPRAM BALANGANDANS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES GERARIA BILHÕES DE DÓLARES, MILHARES DE EMPREGOS E SEU ESPECTRO ALCANÇARIA MAIS DE 400 KM EM TERRITÓRIO BAIANO.

ENQUANTO PARAMOS NO TEMPO, O PORTO DE SUAPE CONTA COM UM TERMINAL DE CONTÊINER, COM 2 BERÇOS, EXTENSÃO DE  660 M, MAIS 275 M DE BERÇO PÚBLICO, O QUE  TOTALIZA 935 M. A PROFUNDIDADE OPERACIONAL NO BERÇOS É DE 15,5M, POR OUTRO LADO, SALVADOR, APESAR DO CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO TER SIDO DRAGADOS PARA 15 METROS, A PROFUNDIDADE NO CAIS É DE 13,90M, CONFORME NORMAS E PROCEDIMENTOS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA.

TECON SUAPE
http://www.teconsuape.com/apresentacao.php

COM ESTAS FACILIDADES PROPORCIONADAS POR SUAPE, PERNAMBUCO ATRAIU A FIAT, QUE INCLUSIVE PRETENDIA VIR PARA A BAHIA, VÁRIOS CDS - CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, A EXEMPLO DA SADIA E TOYOTA, EM SENTIDO CONTRÁRIO A BAHIA PERDE A JAC MOTORS.

O PORTO DE PECEM NO LITORAL CEARENSE, INAUGURADO EM 2002, SE TORNA EM MAIS UMA PROVA QUE A BAHIA PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA NESTE SETOR PECEM SURGIU DO NADA, OU SEJA, UM PORTO OFF SHORE, SEM CANAL DE ACESSO OU BACIA DE EVOLUÇÃO, CONSTRUÍDO FORA DE ÁGUAS ABRIGADAS, HOJE CONTA COM 6 BERÇOS.

PORTO DE PECÉM
http://debrasilia.com.br/noticias.php?id_noticia=13182

PERNAMBUCO E CEARÁ CRIARAM EMPRESAS ESTATAIS PARA GERIREM COM AUTONOMIA OS INVESTIMENTOS NOS SEUS PORTOS, SEM DEPENDER DOS HUMORES DO GOVERNO FEDERAL, POIS, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE. O MESMO ACONTECE COM O PORTO DE PARANAGUA, RIO GRANDE E ITAJAÍ.

O TECON SALVADOR, PROPAGA SER O ÚNICO TERMINAL DE CONTÊINER NA REGIÃO, COM BERÇO PREFERENCIAL PARA CABOTAGEM, EM CONTRAPONTO, SÓ TEMOS UM BERÇO PARA LONGO CURSO, O QUE LEVA A MAIOR PROBABILIDADE DE SOBRE - ESTADIAS DAS EMBARCAÇÕES, COM PAGAMENTO DE DEMURRAGE.

A PONTA NORTE É UM INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA SOBRE VIDA DO PORTO DE SALVADOR, SENDO SEU ÚLTIMO ESPAÇO PARA AMPLIAÇÃO, POIS O FUTURO DE UM NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES NO ESTADO É A REGIÃO DA BAÍA DE ARATU.

QUANTO AO PORTO DE ARATU, A REALIDADE TAMBÉM É SINISTRA, OS 3 PIERS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DESTE PORTO, SOMANDO 6 BERÇOS DE ATRACAÇÃO SEGUE O MESMO CENÁRIO DOS DEMAIS UNIDADES DA CODEBA. SITUAÇÃO ESTA, QUE SE AGRAVOU COM AUMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, COM FERTILIZANTES E CONCENTRADO DE COBRE, AMBOS LIDERANDO, SE CONSTITUI EM MAIS UM GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE ARATU
http://retironoticias.com.br/governo-federal-vai-leiloar-porto-de-aratu/

O PORTO DE MALHADO EM ILHÉUS, INAUGURADO EM 1971, EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, TEVE COMO FUNDAMENTOS INICIAIS A OPERAÇÃO COM CACAU, FERTILIZANTES E COMBUSTÍVEIS, HOJE, COM A CONJUNTURA DESFAVORÁVEL DA LAVOURA CACAUEIRA E A DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DA PETROBRAS, O PORTO MUDOU O LEQUE DE CARGAS, INCLUINDO SOJA E DERIVADOS, MINÉRIO DE NÍQUEL E A IMPORTAÇÃO DE CACAU. OBSERVA-SE QUE HOUVE UMA CRESCENTE  ESCALA DE NAVIOS DE CRUZEIROS NESTA UNIDADE PORTUÁRIA.

PORTO MALHADO
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_apresentacao

HAVIA UM MOINHO DE TRIGO, INAUGURADO NA DÉCADA DE 1980, POSTERIORMENTE FECHADO, TENDE A VOLTAR A OPERAR.

OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS ESTÃO ENGAVETADOS, UM CONTRA - SENSO, POIS ESTA ESTRUTURA TEM ÁREAS DISPONÍVEIS, NÃO APENAS PARA NOVOS BERÇOS, COMO TAMBÉM ACRÉSCIMO DE RETROTERRA. MALHADO ESTÁ INCRUSTADO NA ZONA URBANA DA CIDADE DE ILHÉUS, MAS O ACESSO DOS VEÍCULOS DE CARGA PODE SER FACILITADO COM A CONSTRUÇÃO DE VIAS EXCLUSIVAS.

O PORTO SUL, PROJETO ANUNCIADO HÁ ALGUM TEMPO, NO NOSSO ENTENDER TEM MAIS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DO QUE ECONÔMICO. QUANDO FOI IDEALIZADO, O MINÉRIO DE FERRO, QUE SERIA A PRINCIPAL CARGA A SER MOVIMENTADA ESTAVA COM SUA COTAÇÃO EM ALTA NO MERCADO EXTERNO, O QUE FAVORECIA O EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE PARA CONTRABALANÇAR O BAIXO TEOR DE MINÉRIO DAS JAZIDAS DE CAETITÉ. HOJE A REALIDADE DE MERCADO É OUTRA. JUNTE-SE A ISTO QUE A SOJA DO OESTE BAIANO TEM SIDO ESCOADA DE FORMA SATISFATÓRIA PELO PORTO COTEGIPE.

A BAHIA DEVE EMPREENDER UMA  LUTA PELA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO, QUE JUNTO AO PORTO DE JUAZEIRO E A REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO A SALVADOR, FORMARIA UM CANAL LOGÍSTICO COM O PORTO DE ARATU E O TERMINAL COTEGIPE.

ALÉM DISSO, NÃO SE JUSTIFICA CRIAR UMA NOVA FERROVIA, A OESTE LESTE E NÃO BRIGAR POR UM BRAÇO DA TRANSNORDESTINA PARA O LITORAL BAIANO?

OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES SÃO PREMENTES E ILIMITADAS, DESSA FORMA A PRIORIDADE DEVE SER OS TERMINAIS PORTUÁRIOS JÁ EXISTENTES, O EXCEDENTE, APLICA-SE EM NOVAS ESTRUTURAS. A QUESTÃO É DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

ALÉM DOS PORTOS PÚBLICOS, A BAÍA DE TODOS SANTOS É DOTADA EM SEU ENTORNO DE UM DIVERSIFICADO COMPLEXO DE TERMINAIS MARÍTIMOS DE USO PRIVADO, QUE SURGIRAM EM FUNÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS,

O TERMINAL DA USIBA, QUE ATENDE A USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, SENDO SUA PRINCIPAL CARGA DE MOVIMENTAÇÃO O MINÉRIO DE FERRO. A DOW QUÍMICA, CONSTRUIU UM TERMINAL ESPECIALIZADO EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS LÍQUIDOS. A FORD, FOI ACOMPANHADA DO SEU PORTO, PONTA DA LAJE.

A PRIMEIRA REFINARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL, LANDULPHO ALVES, TEM O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, UM DOS MAIORES EM MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO BRASIL.

TEMADRE
http://www.transpetro.com.br/pt_br/imprensa/noticias/maior-terminal-aquaviario-do-nordeste-completa-58-anos-de-operacao.html

O MODERNO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE - TPC, HOJE COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, TRIGO E MALTE IMPORTADOS, GRÃOS DE SOJA E FARELO  VOLTADOS PARA O MERCADO EXTERNO, COM CAPACIDADE PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, TEM PREVISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO BERÇO PARA OPERAR COM CONTÊINERES, MINÉRIOS E CARGA GERAL.

TERMINAL COTEGIPE
http://www.portocotegipe.com.br/

A MAIS NOVA ESTRUTURA PORTUÁRIA DE CARÁTER PRIVATIVO OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS É O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO  DA BAHIA - TRBA, RECEBENDO O GÁS NATURAL NO SEU ESTADO LIQUEFEITO, TRANSFORMANDO-O PARA O ESTADO DE GASOSO.

OUTRAS ESTRUTURAS, PELAS SUAS ESPECIFICIDADES DEVEM SER CITADOS, A EXEMPLO DA BASE NAVAL DE ARATU, CUJO OBJETIVO É O APOIO A MANUTENÇÃO DOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL E PARTICULARES,  DOTADA DE DIQUE SECO E UM ELEVADOR DE NAVIOS DE PEQUENO PORTE, EM CASOS EXCEPCIONAIS, OPERA CARGAS DE PROJETO, CUJAS DIMENSÕES NÃO PERMITIRIAM O DESEMBARQUE EM SALVADOR POR CAUSA DO TRÁFEGO URBANO.

O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, PERTENCENTE A PETROBRAS, O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU E A CARREIRA DA SAGA REBOCADORES NA PONTA DO FERROLHO, O ESTALEIRO COREMA NA RIBEIRA, QUE DEVE TRANSFERIR SUA CARREIRA PARA A BAÍA DE ARATU, FECHAM ESTE GRUPO DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

EM BELMONTE E CARAVELAS, NO LITORAL SUL DA BAHIA, OPERAM DOIS TERMINAIS PARA BARCAÇAS, ONDE SÃO EMBARCADOS TOROS DE EUCALIPO PARA INDÚSTRIAS DE CELULOSE LOCALIZADAS NO ESPIRITO SANTO.

ESTE CENÁRIO NEGATIVO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA SE AGRAVARÁ NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA GLOBAL COM A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, O QUE TRARÁ NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E AUMENTO DAS DIMENSÕES DAS EMBARCAÇÕES.

FINALIZANDO, ACREDITAMOS QUE ESTA MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL, POSSA IMPULSIONAR O RETORNO DO ESTADO DA BAHIA A LIDERANÇA ECONÔMICA NA REGIÃO NORDESTE, COM REFLEXO POSITIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, POTENCIALIZANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS,


OBS: PUBLICADO NO SITE BAÍA NOTICIAS :

http://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i.html

http://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O

JOSEMAR SOUZA SANTOS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

44ª REGATA JOÃO DAS BOTAS - DIA 28/02/2016 ÁS 13 HORAS NA PRAIA DO PORTO DA BARRA

SERÁ REALIZADA NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, NO DIA 28/02/2016, ÁS 13 HORAS, A REGATA "JOÃO DAS BOTAS", COM PARTICIPAÇÃO DE EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS DA BAHIA, O SAVEIRO E SUAS VARIANTES.

ESTE EVENTO, PROMOVIDO PELO 2º DISTRITO NAVAL E ORGANIZADO PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA, CONTA COM O PATROCÍNIO DA BRASKEM.

COM SUA 1ª EDIÇÃO EM 1969, FOI IDEALIZADA PARA CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA EM RELAÇÃO A PERPETUAÇÃO DO LEGADO E SIGNIFICADO HISTÓRICO DOS SAVEIROS NA EDIFICAÇÃO DA CULTURA E CIVILIZAÇÃO BAIANA.

A PARTIR DE SUA QUARTA EDIÇÃO FOI NOMEADO SEU PATRONO JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO JOÃO DA BOTAS, UM DOS HERÓI DA INDEPENDÊNCIA BAIANA.

RESSALTAMOS OS ESFORÇOS DA MARINHA DO BRASIL, ATRAVÉS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA NO SENTIDO DE MANTER ESTE IMPORTANTE EVENTO PARA O ESTADO DA BAHIA E SEU POVO.,

EM CONTRAPONTO, CONSIDERAMOS UM OMISSÃO GRAVE DA PREFEITURA DE SALVADOR E DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS AFINS, EM NÃO APOIAR DIRETAMENTE UM EVENTO DESTA GRANDEZA, OU CONTRIBUÍREM POUCO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À PREMIAÇÃO DOS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, ALÉM DA POSSIBILIDADE EM OFERECER UMA AJUDA DE CUSTO ROBUSTA E OUTROS INCENTIVOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

SE GASTOU TANTO COM PATROCÍNIO DE CANTORES E BLOCOS NO CARNAVAL DA BAHIA DE 2016, POR QUE NÃO APOIAR ESTE EVENTO. 

ESPERAMOS QUE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DO SALVADOR, SEJA INCLUÍDO UM CAPÍTULO EXCLUSIVO A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA NAVAL, COM REGATAS, EXPOSIÇÕES, PALESTRAS, ETC.


ABAIXO, REPRODUZIMOS RELEASE ENVIADO, GENTILMENTE, PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA. 

JOSEMAR



"A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizará em 2016 a 44ª edição da tradicional Regata de Saveiros “João das Botas”. O evento ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, no Porto da Barra, a partir das 13h. A competição náutica é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia, com o patrocínio da Braskem.

Serão doze categorias participantes, como saveiros de vela de içar, vela de pena, saveiros de pesca, catraia e canoa. Os prêmios variam de R$ 200,00 a R$ 700,00. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador - Telefone 3507-3777).

Com foco no meio ambiente, a partir das 8h acontecerá uma ação de limpeza da praia do Porto da Barra, pelo Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas. Também participarão do evento mergulhadores militares e de escolas de mergulho, que recolherão o lixo depositado no mar para posterior reciclagem. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho.

Ao longo das 43 edições anteriores, a João das Botas se tornou a mais importante competição de embarcações regionais à vela do Norte e Nordeste, contribuindo para a preservação da história da navegação dos saveiros, típica embarcação do recôncavo baiano, que hoje corre o risco de extinção. A competição também integra o calendário de eventos náuticos da cidade, como uma de suas mais antigas regatas.

História da regata - A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna. O visual da despedida dos iatistas, em 1969, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.

A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, herói da independência da Bahia e Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta de saveiros."

                  Geovanna do Nascimento Macedo
                                     1ºTen (RM2-T)
                     Encarregada de Comunicação Social
                           (71) 3507-3784 / 99967-4715
          "SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, NOSSA MISSÃO"


LINKS CORRELATOShttp://viajantesemporto.blogspot.com.br/2015/01/43-regata-joao-das-botas.html

                                   http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/08/monografia.html  
                                   
SAVEIROS DE VELA DE IÇAR




SAVEIRO VELA DE PENA




SAVEIRO DE VELA DE PENA


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE III - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART III

ESTAMOS POSTANDO FOTOS DE VÁRIOS NAVIOS DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB, IMAGEM ESTAS, RETIRADAS DO SITE https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo . LEMBRANDO QUE, ESTA COMPANHIA FOI CRIADA NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, SENDO A PRIMEIRA ARMADORA A USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL.

ESTAS EMBARCAÇÕES, OU ALGUMAS DELAS, ESTAVAM OPERACIONAIS ATÉ FINAL DA DÉCADA DE 1960, QUANDO,A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FERRY BOAT DEU O GOLPE FINAL NO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

DETALHES TÉCNICOS DESTES NAVIOS E LANCHAS, COMO: ESTALEIRO CONSTRUTOR; ANO DA CONSTRUÇÃO; COMPRIMENTO; VELOCIDADE; CAPACIDADE DE CARGA E PASSAGEIROS; DESLOCAMENTO; DESMANCHE, ETC, POUCO OU QUASE NADA TENHO CONHECIMENTO, AS ÚNICA RUPTURAS DESTA REGRA FORAM OS NAVIOS MARAGOGIPE E ITAPARICA, CUJOS DADOS OBTIVE NO SITE DO ESTALEIRO QUE CONSTRUIU OS MESMOS.

COMENTAMOS EM OUTRAS OPORTUNIDADES, SOBRE ESTA HISTÓRICA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO, UM EMBLEMA ECONÔMICO DA BAHIA. E COMO SUA EXTINÇÃO FOI REALIZADA DE FORMA IRRESPONSÁVEL, QUANTO A PRESERVAÇÃO DE SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA.

ACRESCENTO QUE, VIAJEI EM ALGUMAS DESTAS EMBARCAÇÕES NA DÉCADA DE 1960, DE SALVADOR PARA A LOCALIDADE DE AMOREIRAS, NA ILHA DE ITAPARICA. RECORDAÇÕES QUE GUARDO COM UM CARINHO IMENSO..


JOSEMAR



NAVIO "MASCOTE"


MEU PAI SEMPRE COMENTAVA QUE ESTE NAVIO TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL, SENDO CONSIDERADO  O MAIS VELOZ DA FROTA DA "NAVEGAÇÃO BAHIANA".



LANCHA "ANUNCIADA"



TINHA O NOME DESTA LANCHA NA MEMÓRIA. LEMBRO QUE, A EXEMPLO DE SUAS IRMÃS, COMENTAVAM QUE FORAM CONSTRUÍDAS NO RIO DE JANEIRO.



LANCHA "SÃO PEDRO"





LANCHA "GAIVOTA"





LANCHA "MAR GRANDE"





NAVIO "ITAPARICA"


ESTE NAVIO, JUNTAMENTE COM SEU IRMÃO MARAGOGIPE, FORAM CONSTRUÍDOS EM ESTALEIROS DA ALEMANHA OCIDENTAL, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960. MODERNOS PARA A ÉPOCA, PRESTARAM RELEVANTES SERVIÇOS A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.

O NAVIO  ITAPARICA, FOI O QUE MAIS REALIZEI VIAGENS PARA AMOERIRAS. A LINHA DEMANDAVA PARA A CIDADE DE ITAPARICA, COM ESCALAS EM "PORTO SANTO", "MANGUINHOS" E "AMOREIRAS". O NAVIO PARAVA AO LARGO DE CADA LOCALIDADE, ONDE OS PASSAGEIROS ERAM TRANSPORTADOS PARA TERRA OU VICE-VERSA, POR MEIO DE EMBARCAÇÕES MENORES, EXEMPLO DE SAVEIROS DE VELA DE PENA, 


Ship info

IMO number 5165594
Name of the ship ITAPARICA
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 494 tons
Year of build 1960
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


Ship info

IMO number 5220679
Name of the ship MARAGOGIPE
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 439 tons
Year of build 1962
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


NAVIO MARAGOGIPE NO ESTALEIRO ALEMÃO, ANTES DO LANÇAMENTO.

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414


LANCHA "BELANÍSIA"




LANCHA "MAR GRANDE"




BALSA "RIBEIRA"



ESTA BALSA, ACREDITO, DEVE TER SIDO UTILIZADA NA TRAVESSIA ENTRE A RIBEIRA E PLATAFORMA, APENAS UMA HIPÓTESE.



LANCHA "AUGUSTA"





LANCHA "AVANTE"





NAVIO "ITAPARICA"


NAVIO "ITAPARICA" ZARPANDO OU CHEGANDO NA CIDADE DE ITAPARICA.



NAVIO "2 DE JULHO"










NAVIO "NAZARÉ"





NAVIO "VISCONDE DE CAIRU"





LANCHA "BELANÍSIA"






quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FELICITAÇÕES AO PREFEITO ACM NETO, PELA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO SALVADOR


TRANSCREVEMOS FELICITAÇÕES, ENVIADAS AO PREFEITO ACM NETO, PELO 1º FESTIVAL NÁUTICO SALVADOR.

ESTE EVENTO TRADUZ A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA QUE A PREFEITURA DE SALVADOR TEM DADO A ESTE IMPORTANTE NICHO DA ECONOMIA BAIANA COMO GERADOR DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE.

Salvador, 18 de novembro de 2015

Ao Digníssimo Prefeito da Cidade do Salvador
Sr. Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto
Assunto: Desenvolvimento da Atividade Náutica de Laser na Baía de Todos os Santos – Uma contribuição.

Caro Senhor,

Em primeiro ponto, declaro meu entusiasmo em relação à Vossa Excelência e sua equipe de Assessores, pela iniciativa, pela ação que se traduz no “1º Festival Náutico Salvador”.

Este evento, que potencializará as vantagens comparativas da Bahia no Setor Náutico de Laser, em relação a outras Regiões do País e do Resto do Planeta, induzirá caminhos de renda, empregos e melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno da Baía de Todos os Santos, e futuramente em todo Litoral Baiano. É um auspicioso começo!

O desenvolvimento da atividade de laser no Estado da Bahia, não teve por parte de sucessivos governos, uma atenção digna de um setor que contribui de forma decisiva no crescimento econômico e cultural do nosso povo durante séculos, sem citar, sobre as excepcionais condições geográficas e climáticas do nosso Litoral, particularmente as Baías de Todos os Santos e Camamu.

Somos o 4º mercado náutico do País e não temos um estaleiro, organizado, em território baiano, transferindo-se assim, renda e riqueza da Bahia para outros estados da Federação!!!
Conseguimos captar diversas regatas internacionais, a muito custo, competindo com outras cidades portuárias Brasil, hoje perdemos todas!!!

A enseada dos Tainheiros, localizada no Bairro da Ribeira, local com imenso potencial para marinas, estaleiros, rampas náuticas, há muito tempo, tem suas águas utilizadas como recipiente de esgoto e lixo urbano, além de diversos aterros do seu espelho d’água, com a destruição do restante de manguezais localizados nesta área, situação que requer tomada de decisões urgentes!!!

A regata João das Botas, evento idealizado no final da década de 1960, como esforço para preservar os saveiros da Bahia e suas variantes, não conta com ajuda substancial por parte do Governo da Bahia e da Própria Prefeitura de Salvador, em outros momentos, para sua realização, e, se não contasse com o apoio da Briosa Marinha do Brasil, já não mais aconteceria!!!

Celebrações náuticas, a exemplo de diversos cortejos, seculares, que permeiam a Baía de Todos os Santos, particularmente a procissão do " Bom jesus dos Navegantes ", que ocorre no dia 1º de cada ano, não são apresentadas como produto turístico cultural, o que levaria a uma maior permanência do visitante em nosso estado. Este fato, traduz ausência de percepção mercadológica e profissionalismo de setores governamentais e privado!!!

Em suma, poderíamos continuar a narrar diversas irresponsabilidades governamentais e da própria omissão da sociedade baiana em relação ao seu litoral e sua cultural náutica, mas paramos por aqui.

Caro Prefeito, Antônio Carlos, aproveito desta narrativa, para encaminhar cópia de monografia de minha autoria, intitulada – ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO – como contribuição para esta ação, que a prefeitura vislumbrou,  ao tempo em que, me coloco a disposição, como cidadão Soteropolitano, para colaborar com a equipe que estará à frente desse projeto.
Atenciosamente


Josemar Souza Santos

EMAIL: lobodomar1973@gmail.com

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

OS LUCROS DOS BANCOS NO BRASIL E A PENUMBRA PARA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA - UM DOS DELATORES DA LAVA JATO, DECLAROU QUE: " NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS" - THE PROFITS OF BANKS IN BRAZIL AND THE PENUMBRA FOR A MAJOR PART OF THE BRAZILIAN POPULATION - ONE OF THE LAVA JATO REPORTERS DECLARED THAT: "THERE IS NO FREE LUNCH"

OBSERVEM A FALÁCIA DESTA POLÍTICA MONETÁRIA, -VIDE LINK ABAIXO - APLICADA NO BRASIL, DE ELEVAR AS TAXAS DE JUROS BÁSICAS DA ECONOMIA, COM ALEGAÇÃO DO COMBATE A INFLAÇÃO!!!!! A PRÓPRIA RECESSÃO, QUE ESTE POBRE PAÍS DO FUTEBOL E DO CARNAVAL, VIVE, DESNUDA AS CAUSAS DO AUMENTO DE PREÇO, QUE NÃO RESIDE NA PRESSÃO DA DEMANDA, E SIM PELOS REAJUSTES DOS PREÇOS PÚBLICOS E OS ADMINISTRADOS PELO GOVERNO, A EXEMPLO DE: COMBUSTÍVEIS, ENERGIA ELÉTRICA, PEDÁGIOS, ETC,


https://www.brasildefatopr.com.br/2018/08/23/editorial-a-concentracao-de-renda-no-brasil-e-no-mundo

TUDO ISTO, PARA COBRIR O ROMBO DA CORRUPÇÃO DE  GOVERNOS FRACOS, CENÁRIO QUE TECNICAMENTE A IMPRENSA OMISSA DESIGNA DE AJUSTE FISCAL, LUDIBRIANDO ASSIM, A SOCIEDADE.


HIPOTETICAMENTE, UM GOVERNO OFERECE UMA SALUTAR AJUDA AOS BANQUEIROS, QUE EM TROCA AUXILIARÃO ESTE MESMO GOVERNO, NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, ALÉM DE BLINDAREM MANDATÁRIOS ENVOLVIDOS EM ILÍCITOS, OU SEJA, OS BANCOS ENGORDAM SEUS LUCROS, ENQUANTO A POPULAÇÃO VIVE A MÍNGUA COM O ÔNUS DESTE PROCESSO INJUSTO E PERVERSO.


UM DOS DELATORES DA LAVA JATO, DECLAROU QUE: " NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS"

O GOVERNO PROVOCA A DOENÇA, A INFLAÇÃO, DEPOIS OFERECE, DE FORMA COMPULSÓRIA, UM REMÉDIO MAIS MORTAL DO QUE A PRÓPRIA ENFERMIDADE, OS JUROS DE AGIOTAGEM.

JOSEMAR

ECONOMISTA  - CORECON 2065

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PARABÉNS A TODOS ECONOMISTAS NO SEU DIA, 13 DE AGOSTO!

PARABÉNS A TODOS OS ECONOMISTAS, TÍTULO QUE ME HONRA, NESTE 13 DE AGOSTO, QUE UTILIZAM SUAS FERRAMENTAS ACADÊMICAS NA BUSCA DE UM BRASIL MAIS DIGNO PARA SEUS CIDADÃOS!!! LUTANDO SEMPRE PELO CRESCIMENTO DA PÁTRIA, EDIFICADO EM BASES RACIONAIS, ESTRUTURANTES E JUSTAS, SEM A PRESENÇA DO ASSISTENCIALISMO ELEITOREIRO E O GIGANTISMO DO APARELHO ESTATAL.

JOSEMAR

segunda-feira, 4 de maio de 2015

ENTREVISTA COM LEILANE LOUREIRO - DIRETORA DA BAHIA MARINA - INTERVIEW WITH LEILANE LOUREIRO - DIRECTOR OF BAHIA MARINA


NORTEADO PELO POTENCIAL DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL BAIANO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS (BTS), COMO FATOR GERADOR DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE, REALIZAMOS ESTA ENTREVISTA  COM LEILANE LOUREIRO, DIRETORA DA BAHIA MARINA, UMA DAS ESTRUTURAS NÁUTICAS MAIS CONCEITUADA DO BRASIL.


Breve relato da trajetória profissional de Leilane Vasconcellos Loureiro
  
Graduada em administração de empresas, mestre em administração pela UFBA, com defesa da tese sobre o desenvolvimento da atividade náutica na Bahia em 2005.

Aos 17 anos iniciou a atividade profissional como estagiária no Grupo Cidade, percorrendo todos os setores das empresas até 1995, quando passou  a exercer atividades de liderança.

Atualmente é diretora do grupo das empresas que atua nos segmentos náuticos (Bahia Marina), postos de gasolina e lojas de conveniência, além de incorporação e locação de imóveis.

Representou as empresas em eventos internacionais em Londres, Nova Iorque e Madri, La Rochelle (França).

A Bahia Marina é reconhecida como uma das melhores marinas do Brasil. Gera 1.200 empregos, possui 400 vagas em água e 200 em seco, além de pátio com 5.000 m2, dotado de modernos equipamentos, posto de abastecimento flutuante, estacionamento de veículos e o Marina Gourmet, centro gastronômico  composto por 07 restaurantes diferenciados. Possui uma gestão moderna e diferenciada.


FOTO DO BLOG: A MARINA, COM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS AO FUNDO DA IMAGEM

1 - VIAJANTE SEM PORTO - COMO A SENHORA DEFINE O ATUAL CENÁRIO DO MERCADO NÁUTICO DE LAZER NA BAHIA?


LEILANE LOUREIRO Com um litoral tão extenso e maior baía do Brasil, o nosso estado tem um grande, mas ainda pouco explorado potencial náutico. Sua participação no mercado nacional ainda é pequena. A falta de infraestrutura é um dos principais fatores que dificultam o crescimento do mercado náutico na Bahia.



FOTO DO BLOG: A MARINA 

2- V.S.P - QUAIS OS PLANOS DE MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO PREVISTOS PARA A BAHIA MARINA A CURTO E MÉDIO PRAZO?


L.LTemos dois empreendimentos em fase de aprovação: um edifício comercial e um hotel com 74 quartos, áreas de apoio a atividades hoteleiras, auditório e um pequeno conjunto de lojas e salas.
Com a conclusão das obras de ampliação do quebra-mar teremos o acréscimo de mais 200 vagas em píeres flutuantes; novo posto de abastecimento e, também, um heliponto.




FOTO DO BLOG: ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

3V.S.P - EXISTE PLANOS PARA  INSTALAÇAÕ DE FILIAIS DA BAHIA MARINA  EM OUTRAS ÁREAS DO LITORAL BAIANO?

L.L - Não


FOTO DO BLOG: ÁREA DE LOJAS E RESTAURANTES

4- V.S.P -  QUAL O ATUAL PERFIL OPERACIONAL DA BAHIA MARINA EM RELAÇÃO À QUANTIDADE DE VAGAS SECAS E MOLHADAS, PIERS E EQUIPAMENTOS DE MANUSEIO DE EMBARCAÇÕES, ETC.

L.L - A Bahia Marina tem 200 vagas secas e 400 molhadas em píeres flutuantes de alumínio, com controle de acesso, dotados de postes de iluminação, com tomadas de eletricidade. Pátio para docagem com 5.000 m², travel lift com capacidade para 40 ton, estação de rádio SSB e VHF, posto flutuante de abastecimento, edifício garagem com mais de 500 vagas para veículos, lojas de serviços náuticos, manutenção e venda de embarcações, vigilância 24 horas.



FOTO DO BLOG: LOJAS NÁUTICAS


5V.S.P -EM QUE PERCENTUAL AS ATIVIDADES NÃO LIGADAS DIRETAMENTE A NÁUTICA, À EXEMPLO DE RESTAURANTES E LOJAS, PARTICIPAM DA RECEITA TOTAL DA MARINA?


L.LEm torno de 30 a 40%.



FOTO DO BLOG: PÓRTICO SECUNDÁRIO PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

6 V.S.P - APESAR DO SURGIMENTO DE NOVAS MARINAS  E ESTRUTURAS NÁUTICAS NA BTS, CITANDO A SALVADOR MARINA NO LOBATO, A MARINA DA PENHA, QUE ESTAVA INATIVA, LOCALIZADA NO BAIRRO DA RIBEIRA E A MARINA CAIXA PREGO, NA ILHA DE ITAPARICA, OBSERVAMOS QUE ESTAS E AS DEMAIS SITUAM-SE NO LIMITE DA CAPACIDADE OPERACIONAL, PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO À VAGAS SECAS. O QUE  SENHORA DIZ SOBRE ESTE CENÁRIO?

L.L - A carência de vagas para guarda de embarcações reflete diretamente no mercado, uma vez dificulta a venda de embarcações. Quem compra um barco, precisa ter local seguro para guardá-lo. O mercado náutico da Bahia é carente de infraestrutura.



FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

7-V.S.P - ESTE AUMENTO SENSÍVEL, NA QUANTIDADE DE EMBARCAÇÕES DE LAZER NAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS SANTOS,. PODE SER CREDITADO A QUE FATO?

L.L - Na verdade, houve aumento, mas ainda pequeno em relação ao potencial da Baía de Todos os Santos. As pessoas estão começando a redescobrir o lazer náutico e já há uma desmistificação da ideia de que barco é lazer só para ricos. Hoje é possível adquirir uma embarcação com financiamento bancário em até 48 parcelas.



FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

8V.S.PO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA TEM DISPONIBILIZADO FINANCIAMENTOS A CUSTO ATRATIVO, ISENÇÕES FISCAIS OU PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO, COM O INTUITO DE DIFUNDIR A ATIVIDADE DE LAZER NAÚTICO NO ESTADO? 


L.L -  Houve um incremento das linhas de financiamento, sim, porém, com a atual crise, sempre há restrições. Com relação às questões fiscais, os estados do Sul saíram na frente.


FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES


9V.S.P EM RELAÇÃO A PREFEITURA DE SALVADOR, EXISTE INICIATIVAS NESTE SENTIDO?

L.L - Não conheço.


FOTO DO BLOG: PÁTIO DE OPERAÇÕES

10V.S.P - NESTA MESMA LINHA, A BAHIA  É DETENTORA DE UMA SIGNIFICATIVA FROTA DE EMBARCAÇÕES DE LAZER NO BRASIL, EM CONTRAPONTO, NÃO TEM ESTALEIROS LOCALIZADOS EM SEU TERRITÓRIO; SIGNIFICANDO MILHÕES DE REAIS QUE SANGRAM DE NOSSA ECONOMIA, ALÉM DE PERDAS DE EMPREGOS E IMPOSTOS,  O QUE SENHORA PODE PROPOR EM TERMOS DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, PARA SANAR ESTA REALIDADE?


L.L -  A Frota da Bahia representa cerca de 6% do mercado nacional, apesar de ter a maior costa do Brasil. Isso mostra o nosso potencial de crescimento. A implementação de políticas duradouras que revertam esse quadro e favoreça investimentos é fator importante.


FOTO DO BLOG: SOLAR DO UNHÃO, EDIFICAÇÃO HISTÓRICA E O BAIRRO DA VITÓRIA


11V.S.P - OBSERVAMOS QUE, DURANTE À ATUAÇÃO DO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA (CENAB), O ESTADO CAPTOU INÚMEROS EVENTOS NÁUTICOS, A EXEMPLO DE REGATAS E RALLYS. PARALELO A ISTO, O CENAB EXECUTAVA PROGRAMAS DE INCLUSÃO DE JOVENS CARENTES, NO MUNDO NÁUTICO, EM ESCOLA DE VELA, ALÉM DE APRENDIZADO DE FAINAS NÁUTICAS. MAS TUDO ACABOU COM A EXTINÇÃO DESTE CENTRO, SEM NENHUM OUTRO PROGRAMA PARA SUBSTITUÍ-LO. QUAL O SUA OPINIÃO SOBRE ISTO?

L.L -  Acho esses programas de inclusão e capacitação muito importantes. A Bahia Marina, inclusive, realiza desde 2012 um Programa de Educação Ambiental com a comunidade do Solar do Unhão e várias iniciativas de sustentabilidade com o nosso público interno.


FOTO DO BLOG: SETOR DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS


12V.S.P - A BAHIA MARINA TEM ATUADO COMO PARCEIRA OU PATROCINADORA DE EVENTOS NÁUTICOS NO ESTADO?

L.L -  Nós apoiamos eventos como a regata Aratu/Maragogipe e somos idealizadores e parceiros do Yacht Clube da Bahia na realização do Rally Náutico da Bahia, já na sua sexta edição.


FOTO DO BLOG: MOLHE DE PROTEÇÃO PARA FUTURA AMPLIAÇÃO DA BACIA DOS ANCORADOUROS

13V.S.P - A BAHIA, EM SUA EXISTÊNCIA CIVILIZATÓRIA, FOI PROTAGONISTA DE UMA RICA CULTURA E HISTÓRIA  NAVAL, ONDE AS TROCAS COMERCIAIS E MOVIMENTAÇÕES DE PESSOAS, PRINCIPALMENTE, NO RECÔNCAVO BAIANO ERAM REALIZADAS POR MEIO DE SAVEIROS E SUAS VARIANTES. TIVEMOS TAMBÉM, A MAIS IMPORTANTE COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO DO BRASIL FUNDADA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA, EXTINTA SEM O MENOR ZELO, EM RELAÇÃO A SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA, MAS, DIANTE DE TUDO ISTO, AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS E A PRÓPRIA SOCIEDADE NADA FEZ OU FAZ PARA PRESERVAR ESTE LEGADO. O QUE A SENHORA PODERIA COMENTAR SOBRE ESTE FATO?

L.L - Existem algumas iniciativas isoladas neste sentido. É o exemplo do livro Baía de Todos os Saveiros de Nilton Souza que faz um registro fotográfico desta embarcação secular e teve o apoio da Bahia Marina. A própria regata João das Botas, iniciativa do II Distrito Naval, se insere nesse contexto. O objetivo do evento é fortalecer a memória das embarcações a vela e a sua importância para a Bahia.



FOTO DO BLOG: ARBORIZAÇÃO DO MOLHE DE PROTEÇÃO DO ANCORADOURO


14- V.S.P COMO A SENHORA PERCEBE O ESTÁGIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E CULTURAL  DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS AO LONGO DO TEMPO? E QUAIS POLÍTICAS REFORÇADORAS PODEM SER REALIZADAS NESTE SENTIDO?

L.L -  O ideal é que se dê continuidade ao projeto do anel de contorno na Baía de Todos Santos, de forma que seja possível promover uma maior integração e desenvolvimento dos seus municípios. Quanto à questão ambiental, avançamos muito. Hoje há uma maior consciência de preservação e ações isoladas de empresas e ONGs nesse sentido. Na Bahia Marina, fazemos a nossa parte através de um programa permanente de educação ambiental voltado ao público interno e a comunidade do Solar do Unhão, além de diversas outras ações, inclusive de comunicação, com realização de campanhas pontuais na mídia, com a edição de jornais específicos voltados para a questão ambiental. Entre 2013 e 2014 circularam seis dessas publicações.



FOTO DO BLOG:  MARINA, COM BAIRRO DA VITÓRIA AO FUNDO, FOTOGRAFIA TIRADA NA EXPANSÃO DO MOLHE DE PROTEÇÃO


15- V.S.P - QUAL A IMPORTÂNCIA DAS EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS DE PASSAGEM PELO NOSSO LITORAL, PRINCIPALMENTE, NO VERÃO, QUE APORTAM NA BAHIA MARINA,  EM RELAÇÃO AO DEMAIS USUÁRIOS?


L.L -  O turismo náutico é importante na divulgação do destino Bahia. Recebemos vários barcos estrangeiros e somos referência de marina no Brasil.



FOTO DO BLOG: VISTA DO BAIRRO DA VITÓRIA, FOTOGRAFIA TIRADA DO MOLHE DE PROTEÇÃO DA MARINA

16V.S.P - A SENHORA GOSTARIA DE ACRESCENTAR ALGO MAIS, EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAHIA?


L.L -  Precisamos de um plano de desenvolvimento costeiro para incentivo de criação de infraestrutura náutica, além de política fiscal e maiores investimentos em segurança.


FOTO DO BLOG: LOJAS



FOTO DO BLOG: LOJAS


LINK DA BAHIA MARINA: http://www.bahiamarina.com.br/

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