quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

44ª REGATA JOÃO DAS BOTAS - DIA 28/02/2016 ÁS 13 HORAS NA PRAIA DO PORTO DA BARRA

SERÁ REALIZADA NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, NO DIA 28/02/2016, ÁS 13 HORAS, A REGATA "JOÃO DAS BOTAS", COM PARTICIPAÇÃO DE EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS DA BAHIA, O SAVEIRO E SUAS VARIANTES.

ESTE EVENTO, PROMOVIDO PELO 2º DISTRITO NAVAL E ORGANIZADO PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA, CONTA COM O PATROCÍNIO DA BRASKEM.

COM SUA 1ª EDIÇÃO EM 1969, FOI IDEALIZADA PARA CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA EM RELAÇÃO A PERPETUAÇÃO DO LEGADO E SIGNIFICADO HISTÓRICO DOS SAVEIROS NA EDIFICAÇÃO DA CULTURA E CIVILIZAÇÃO BAIANA.

A PARTIR DE SUA QUARTA EDIÇÃO FOI NOMEADO SEU PATRONO JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO JOÃO DA BOTAS, UM DOS HERÓI DA INDEPENDÊNCIA BAIANA.

RESSALTAMOS OS ESFORÇOS DA MARINHA DO BRASIL, ATRAVÉS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA NO SENTIDO DE MANTER ESTE IMPORTANTE EVENTO PARA O ESTADO DA BAHIA E SEU POVO.,

EM CONTRAPONTO, CONSIDERAMOS UM OMISSÃO GRAVE DA PREFEITURA DE SALVADOR E DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS AFINS, EM NÃO APOIAR DIRETAMENTE UM EVENTO DESTA GRANDEZA, OU CONTRIBUÍREM POUCO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À PREMIAÇÃO DOS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, ALÉM DA POSSIBILIDADE EM OFERECER UMA AJUDA DE CUSTO ROBUSTA E OUTROS INCENTIVOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

SE GASTOU TANTO COM PATROCÍNIO DE CANTORES E BLOCOS NO CARNAVAL DA BAHIA DE 2016, POR QUE NÃO APOIAR ESTE EVENTO. 

ESPERAMOS QUE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DO SALVADOR, SEJA INCLUÍDO UM CAPÍTULO EXCLUSIVO A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA NAVAL, COM REGATAS, EXPOSIÇÕES, PALESTRAS, ETC.


ABAIXO, REPRODUZIMOS RELEASE ENVIADO, GENTILMENTE, PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA. 

JOSEMAR



"A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizará em 2016 a 44ª edição da tradicional Regata de Saveiros “João das Botas”. O evento ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, no Porto da Barra, a partir das 13h. A competição náutica é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia, com o patrocínio da Braskem.

Serão doze categorias participantes, como saveiros de vela de içar, vela de pena, saveiros de pesca, catraia e canoa. Os prêmios variam de R$ 200,00 a R$ 700,00. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador - Telefone 3507-3777).

Com foco no meio ambiente, a partir das 8h acontecerá uma ação de limpeza da praia do Porto da Barra, pelo Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas. Também participarão do evento mergulhadores militares e de escolas de mergulho, que recolherão o lixo depositado no mar para posterior reciclagem. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho.

Ao longo das 43 edições anteriores, a João das Botas se tornou a mais importante competição de embarcações regionais à vela do Norte e Nordeste, contribuindo para a preservação da história da navegação dos saveiros, típica embarcação do recôncavo baiano, que hoje corre o risco de extinção. A competição também integra o calendário de eventos náuticos da cidade, como uma de suas mais antigas regatas.

História da regata - A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna. O visual da despedida dos iatistas, em 1969, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.

A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, herói da independência da Bahia e Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta de saveiros."

                  Geovanna do Nascimento Macedo
                                     1ºTen (RM2-T)
                     Encarregada de Comunicação Social
                           (71) 3507-3784 / 99967-4715
          "SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, NOSSA MISSÃO"


LINKS CORRELATOShttp://viajantesemporto.blogspot.com.br/2015/01/43-regata-joao-das-botas.html

                                   http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/08/monografia.html  
                                   
SAVEIROS DE VELA DE IÇAR




SAVEIRO VELA DE PENA




SAVEIRO DE VELA DE PENA


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE III - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART III

ESTAMOS POSTANDO FOTOS DE VÁRIOS NAVIOS DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB, IMAGEM ESTAS, RETIRADAS DO SITE https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo . LEMBRANDO QUE, ESTA COMPANHIA FOI CRIADA NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, SENDO A PRIMEIRA ARMADORA A USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL.

ESTAS EMBARCAÇÕES, OU ALGUMAS DELAS, ESTAVAM OPERACIONAIS ATÉ FINAL DA DÉCADA DE 1960, QUANDO,A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FERRY BOAT DEU O GOLPE FINAL NO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

DETALHES TÉCNICOS DESTES NAVIOS E LANCHAS, COMO: ESTALEIRO CONSTRUTOR; ANO DA CONSTRUÇÃO; COMPRIMENTO; VELOCIDADE; CAPACIDADE DE CARGA E PASSAGEIROS; DESLOCAMENTO; DESMANCHE, ETC, POUCO OU QUASE NADA TENHO CONHECIMENTO, AS ÚNICA RUPTURAS DESTA REGRA FORAM OS NAVIOS MARAGOGIPE E ITAPARICA, CUJOS DADOS OBTIVE NO SITE DO ESTALEIRO QUE CONSTRUIU OS MESMOS.

COMENTAMOS EM OUTRAS OPORTUNIDADES, SOBRE ESTA HISTÓRICA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO, UM EMBLEMA ECONÔMICO DA BAHIA. E COMO SUA EXTINÇÃO FOI REALIZADA DE FORMA IRRESPONSÁVEL, QUANTO A PRESERVAÇÃO DE SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA.

ACRESCENTO QUE, VIAJEI EM ALGUMAS DESTAS EMBARCAÇÕES NA DÉCADA DE 1960, DE SALVADOR PARA A LOCALIDADE DE AMOREIRAS, NA ILHA DE ITAPARICA. RECORDAÇÕES QUE GUARDO COM UM CARINHO IMENSO..


JOSEMAR



NAVIO "MASCOTE"


MEU PAI SEMPRE COMENTAVA QUE ESTE NAVIO TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL, SENDO CONSIDERADO  O MAIS VELOZ DA FROTA DA "NAVEGAÇÃO BAHIANA".



LANCHA "ANUNCIADA"



TINHA O NOME DESTA LANCHA NA MEMÓRIA. LEMBRO QUE, A EXEMPLO DE SUAS IRMÃS, COMENTAVAM QUE FORAM CONSTRUÍDAS NO RIO DE JANEIRO.



LANCHA "SÃO PEDRO"





LANCHA "GAIVOTA"





LANCHA "MAR GRANDE"





NAVIO "ITAPARICA"


ESTE NAVIO, JUNTAMENTE COM SEU IRMÃO MARAGOGIPE, FORAM CONSTRUÍDOS EM ESTALEIROS DA ALEMANHA OCIDENTAL, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960. MODERNOS PARA A ÉPOCA, PRESTARAM RELEVANTES SERVIÇOS A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.

O NAVIO  ITAPARICA, FOI O QUE MAIS REALIZEI VIAGENS PARA AMOERIRAS. A LINHA DEMANDAVA PARA A CIDADE DE ITAPARICA, COM ESCALAS EM "PORTO SANTO", "MANGUINHOS" E "AMOREIRAS". O NAVIO PARAVA AO LARGO DE CADA LOCALIDADE, ONDE OS PASSAGEIROS ERAM TRANSPORTADOS PARA TERRA OU VICE-VERSA, POR MEIO DE EMBARCAÇÕES MENORES, EXEMPLO DE SAVEIROS DE VELA DE PENA, 


Ship info

IMO number 5165594
Name of the ship ITAPARICA
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 494 tons
Year of build 1960
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


Ship info

IMO number 5220679
Name of the ship MARAGOGIPE
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 439 tons
Year of build 1962
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


NAVIO MARAGOGIPE NO ESTALEIRO ALEMÃO, ANTES DO LANÇAMENTO.

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414


LANCHA "BELANÍSIA"




LANCHA "MAR GRANDE"




BALSA "RIBEIRA"



ESTA BALSA, ACREDITO, DEVE TER SIDO UTILIZADA NA TRAVESSIA ENTRE A RIBEIRA E PLATAFORMA, APENAS UMA HIPÓTESE.



LANCHA "AUGUSTA"





LANCHA "AVANTE"





NAVIO "ITAPARICA"


NAVIO "ITAPARICA" ZARPANDO OU CHEGANDO NA CIDADE DE ITAPARICA.



NAVIO "2 DE JULHO"










NAVIO "NAZARÉ"





NAVIO "VISCONDE DE CAIRU"





LANCHA "BELANÍSIA"