O ATOL DAS ROCAS É A ÚNICA FORMAÇÃO DESSA ESPÉCIE NA AMÉRICA DO SUL, SENDO INCLUSIVE O ÚNICO LOCALIZADO NO ATLÂNTICO SUL.
VISTA AÉREA DO ATOL
A EXISTÊNCIA DO ATOL, ESTÁ REGISTRADA EM CARTAS NÁUTICAS DE NAVEGADORES DO SÉCULO XVI, QUE ALERTAVAM SOBRE OS PERIGOS DE SEUS RECIFES A FLOR D'ÁGUA.
UM ATOL É UMA FORMAÇÃO CORALÍNEA QUE NASCE EM VOLTA DE UM CUME VULCÂNICO, A MEDIDA QUE AFUNDA VAI DANDO ESPAÇOS AO ANEL DE CORAIS, TENDO EM SUA PARTE CENTRAL UM LAGUNA. É UM PROCESSO QUE DEMANDA MILHÕES DE ANOS.
ROCAS ESTÁ SITUADO A CERCA DE 144 MILHAS NÁUTICAS ( 267 KM) DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, E 80 MILHAS (148) DE FERNANDO DE NORONHA. TEM UM PERÍMETRO DE 7 KM, 2,5 KM DE LARGURA E 3,7 KM DE COMPRIMENTO.
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NO INTERIOR DO ATOL ESTÃO SITUADAS DUAS ILHAS FORMADAS PELA AREIA BIOLÓGICA ORIUNDAS DE CALCÁRIO MOÍDO, FRAGMENTOS DE CONCHAS, OSSOS DE AVES E PEIXE.
VEJAM AS DUAS ILHAS NO INTERIOR DO ATOL
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AS ILHAS DO FAROL E DO CEMITÉRIO, JUNTO COM O PERÍMETRO DO ATOL SÃO AS ÚNICAS ESTRUTURAS QUE PERMANECEM IMERSAS DURANTE A MARÉ CHEIA. NAS MARÉS BAIXAS SÃO FORMADAS PISCINAS, UTILIZADAS COMO BERÇÁRIO PARA DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, CARANGUEJOS E TARTARUGAS.
A ILHA DO FAROL TEM ESSE NOME EM VIRTUDE DO FAROL LÁ CONSTRUÍDO, TEM 34,6 MIL METROS QUADRADOS, 400 METROS DE LARGURA POR UM QUILÔMETRO DE COMPRIMENTO. O FAROL QUE OPERA ATUALMENTE NA ILHA FOI INSTALADO EM 1967.
NA ILHA DO CEMITÉRIO ESTÃO ENTERRADOS, FAROLEIROS, SEUS FAMILIARES E NÁUFRAGOS. COM 31,5 MIL METROS QUADRADOS, 150 METROS DE LARGURA E 600 DE COMPRIMENTO.
A DEPENDER DA APROXIMAÇÃO DAS ILHAS ELAS PODEM SER AVISTADAS A 10 MILHAS, E SITUAM-SE A 3 METROS DE ALTURA DA PREAMAR.
COQUEIROS QUE FORAM PLANTADOS NA ILHA PARA OFERECEREM MAIOR VISIBILIDADE AOS NAVEGANTES E ALOJAMENTOS DO PESSOAL DO IBAMA QUE GUARNECE O ATOL.
AS HISTÓRIAS, LENDAS E MISTÉRIOS ORIUNDAS DOS INÚMEROS NAUFRÁGIOS QUE RONDAM O ATOL DAS ROCAS, PROVOCARAM O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE UM FAROL EM 19 DE NOVEMBRO DE 1881.
DOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA ÁREA, UM DOS MAIS FAMOSOS FOI O "DUNCAN DUBAR", NAVIO BRITÂNICO QUE BATEU NOS RECIFES QUE CERCAM O ATOL NA NOITE DE 07 DE OUTUBRO DE 1865, COM DESTINO A SIDNEY, FOI DESVIADO PELAS CORRENTES EQUATORIAIS, AO FUGIR DAS CALMARIAS.
PELA MANHÃ OS QUASE 100 TRIPULANTES E PASSAGEIROS CONSEGUIRAM COM ESCALERES VENCER A BARREIRA DE CORAIS. UM ATO HERÓICO DE SEU COMANDANTE, QUE JUNTO A 6 MARINHEIROS SEGUIRAM EM UM ESCALER EM DIREÇÃO A RECIFE, ONDE APÓS 5 DIAS ENCONTRARAM OUTRO NAVIO INGLÊS, E DENTRO DE 10 DIAS REALIZARAM O RESGATE DE TODOS, RETORNANDO A INGLATERRA.
NAUFRÁGIOS NO ATOL DAS ROCAS
1805
- Quase se perdeu em Rocas toda uma esquadra inglesa que se dirigia
para a Índia. Bateram nos recifes e naufragaram o "BRITÂNIA" e o
transporte "KING GEORGE".
1855 - "COUNTESS OF ZETLAND", barca inglesa que carregava algodão em Maceió-AL e açúcar em Recife-PE.
1856 - O
"TRUE TRISTON", sob o comando do Capitão REYNELL experimentou um
desembarque nas Rocas para averiguar sinais que pareciam e que de fato
eram de sobreviventes de um naufrágio.
1860 - Galera francesa "ÏMPERATRICE DU BRÉSIL", que fazia a linha Havre - Rio de Janeiro.
1865 - A
galera a vapor "DUNCAN DUNBAR", viajando de Londres para Sidney,
arrebentou seu casco na parte noroeste da borda recifal. O Capitão
Swanson navegou numa lancha durante oito dias até o porto do Recife com
alguns marinheiros. 117 pessoas e a guarnição conseguiram se abrigar
milagrosamente na Ilha do Farol. O paquete "ONEIDA" que ia para Europa,
recuperou de passagem os náufragos das Rocas.
1870 - A
embarcação "MERCURIUS" bateu no anel recifal e se desconjuntou. Dos 22
homens, apenas 06 sobreviveram. Foram salvos pelo Capitão Cuthbertson,
da embarcação "SILVER CRAIG", após 51 dias de desespero.
1871 - O
Capitão de Fragata Alves Nogueira viu ainda restos de abrigo dos
náufragos do "MERCURIUS". Contou os testemunhos de dezoito naufrágios
nos baixios de Rocas. 1880 - O Comandante Antônio Coelho Ribeiro Roma,
do cruzador "MEDUSA", relatou que o número de barcos sinistrados não
parecera menos de dezenove.
1882 - O
Coronel de Engenheiros João de Sousa Melo e Alvim apresentou um
relatório ao Ministério da Marinha informando que: "só daqueles navios
de que existem as peças principais ou as mais resistentes a ação das
intempéries, contei com o Capitão-Tenente José Maria da Conceição
Júnior, dezoito naufrágios".
1890 - JOQUERINA.
1979 - O
Veleiro "MON AMI" de 42 pés bateu nos recifes, seus 04 tripulantes
passaram 21 dias em um acampanhento improvisado no Atol das Rocas.
1982 - Barco pesqueiro PRODUMAR II, com 12 tripulantes.
1982 - O
Veleiro "TAURUS" de 39 pés naufragou nos recifes, 04 franceses ficaram
uma semana na ilha do Farol. Eles montaram uma tenda com a vela mestra
do barco.
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O FAROL DIMINUIU O MEDO DOS NAVEGANTES, MAS FOI PERSONAGEM DE OUTRAS TRAGÉDIAS, EM UM TEMPO EM QUE OS FAROLEIROS ERAM FIGURAS NECESSÁRIAS PARA ACENDER E MANTER ACESAS A LUZ DO FAROL DURANTE AS NOITES SOLITÁRIAS.
CONTA RELATOS NÃO OFICIAIS, QUE O ÚLTIMO FAROLEIRO DO ATOL, JOÃO DA SILVA SARAIVA, MORREU DE SEDE JUNTO A ESPOSA E 3 FILHOS, APÓS UM DOS MENINOS TER ABERTO A TORNEIRA DA CISTERNA, FAZENDO VAZAR TODA ÁGUA. EM ROCAS NÃO TEM ÁGUA POTÁVEL.
RUÍNAS DO ANTIGO FAROL, E O NOVO, AUTOMÁTICO, AO FUNDO
CONTAM QUE O FAROLEIRO ATEOU FOGO A CASA PARA CHAMAR ATENÇÃO DE NAVIOS AO LARGO, SENDO O ÚNICO A SOBREVIVER, POIS O SOCORRO VEIO TARDE, CONTA AINDA A LENDA, QUE AS ALMAS DA MULHER E DAS CRIANÇAS ASSOMBRAM A NOITE OS VISITANTES DA ILHA, PEDINDO ÁGUA.
PRAIAS DO ATOL
COMENTA-SE AINDA NOS BASTIDORES, QUE O SETOR DA MARINHA ENCARREGADO DA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DOS FARÓIS LOCALIZADOS EM ILHAS OCEÂNICAS, TENHA FALHADO NA PROGRAMAÇÃO LOGÍSTICA, E QUANDO O ERRO FOI PERCEBIDO UM NAVIO DE APOIO FOI ENVIADO AO ATOL, TODOS JÁ ESTAVAM MORTOS. É CLARO QUE ESSA VERSÃO NUNCA FOI DADA COMO VERÍDICA OU OFICIAL.
NAS ROCAS É ENCONTRADA A MAIOR COLÔNIA DE AVES MARINHAS TROPICAIS DO BRASIL. BARATAS, RATOS E ESCORPIÕES, ORIGINÁRIOS DOS DIVERSOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA REGIÃO POVOAM O ATOL, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS QUE OS MESMOS TENHAM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NAS COLÔNIAS DE AVES, EM ATAQUE AOS OVOS, O QUE PODERÁ OCORRER NO FUTURO.
ESPÉCIE DE AVE QUE FREQUENTA O ATOL DAS ROCAS
O ATOL DAS ROCAS FOI TRANSFORMADO NA PRIMEIRA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO BRASIL EM 5 DE JUNHO DE 1979. ALÉM DESSE TÍTULO ROCAS É ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.
JOSEMAR