terça-feira, 14 de agosto de 2012

PHOTOS SALVADOR - BAHIA - VISIT MY LOVELY CITY

THESE ARE THE PICTURES OF BAHIA YACHT CLUB, PORTO DA BARRA BEACH, TODOS SANTOS BAY.

IF YOU LIKE TO SAIL, DIVE, SWIM COME  AND BE WELL RECEIVED , COME TO SALVADOR!


YACHT CLUBE DA BAHIA
AUTHOR'S PHOTO BLOG


YACHT CLUBE DA BAHIA
AUTHOR'S PHOTO BLOG


YACHT CLUBE DA BAHIA - CHURCH OF SANTO ANTONIO DA BARRA
AUTHOR'S PHOTO BLOG


TODOS OS SANTOS BAY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


OPTIMIST IN YACHT CLUBE DA BAHIA
AUTHOR'S PHOTO BLOG


SALVADOR CITY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


SALVADOR  CITY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


SALVADOR CITY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


PORTO DA BARRA BEACH THE THIRD BEST IN THE WORLD
AUTHOR'S PHOTO BLOG


SALVADOR CITY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


SALVADOR CITY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


PORTO DA BARRA BEACH AND LIGHTHOUSE BARRA
AUTHOR'S PHOTO BLOG


YELLOW HOUSE
AUTHOR'S PHOTO BLOG


SALVADOR CITY
AUTHOR'S PHOTO BLOG


YELLOW HOUSE
AUTHOR'S PHOTO BLOG



OPTIMIST IN THE BAHIA SEA
AUTHOR'S PHOTO BLOG
 

CONTAINER TERMINAL PORT OF SALVADOR
AUTHOR'S PHOTO BLOG


GOOD LUCK


JOSEMAR

ATOL DAS ROCAS, UM PARAÍSO QUASE INACESSÍVEL, ATLÂNTICO SUL - ROCAS ATOLL - SOUTH ATLANTIC

O ATOL DAS ROCAS É A ÚNICA FORMAÇÃO DESSA ESPÉCIE NA AMÉRICA DO SUL, SENDO INCLUSIVE O ÚNICO LOCALIZADO NO ATLÂNTICO SUL.

VISTA AÉREA DO ATOL

A EXISTÊNCIA DO ATOL, ESTÁ REGISTRADA EM CARTAS NÁUTICAS DE NAVEGADORES DO SÉCULO XVI, QUE ALERTAVAM  SOBRE OS PERIGOS DE SEUS RECIFES A FLOR D'ÁGUA.

UM ATOL É UMA FORMAÇÃO CORALÍNEA QUE NASCE EM VOLTA DE UM CUME VULCÂNICO, A MEDIDA QUE AFUNDA VAI DANDO ESPAÇOS AO ANEL DE CORAIS, TENDO EM SUA PARTE CENTRAL UM LAGUNA. É UM PROCESSO QUE DEMANDA MILHÕES DE ANOS.

ROCAS ESTÁ SITUADO A CERCA DE 144 MILHAS NÁUTICAS ( 267 KM) DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, E 80 MILHAS (148) DE FERNANDO DE NORONHA. TEM UM PERÍMETRO DE 7 KM, 2,5 KM DE LARGURA E 3,7 KM DE COMPRIMENTO.

http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

NO INTERIOR DO ATOL ESTÃO SITUADAS DUAS ILHAS FORMADAS PELA AREIA BIOLÓGICA ORIUNDAS DE CALCÁRIO MOÍDO, FRAGMENTOS DE CONCHAS, OSSOS DE AVES E PEIXE.

VEJAM AS DUAS ILHAS  NO INTERIOR DO ATOL
http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

AS ILHAS DO FAROL E DO CEMITÉRIO, JUNTO COM O PERÍMETRO DO ATOL SÃO AS ÚNICAS ESTRUTURAS QUE PERMANECEM IMERSAS DURANTE A MARÉ CHEIA. NAS MARÉS BAIXAS SÃO FORMADAS PISCINAS, UTILIZADAS COMO BERÇÁRIO PARA DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, CARANGUEJOS E TARTARUGAS.

A ILHA DO FAROL TEM ESSE NOME EM VIRTUDE DO FAROL LÁ CONSTRUÍDO, TEM 34,6 MIL METROS QUADRADOS, 400 METROS DE LARGURA POR UM QUILÔMETRO DE COMPRIMENTO. O FAROL QUE OPERA ATUALMENTE NA ILHA FOI INSTALADO EM 1967.

NA ILHA DO CEMITÉRIO ESTÃO ENTERRADOS, FAROLEIROS, SEUS FAMILIARES E NÁUFRAGOS. COM 31,5 MIL METROS QUADRADOS, 150 METROS DE LARGURA E 600 DE COMPRIMENTO.

A DEPENDER DA APROXIMAÇÃO DAS ILHAS ELAS PODEM SER AVISTADAS A 10 MILHAS, E SITUAM-SE A 3 METROS DE ALTURA DA PREAMAR.

COQUEIROS QUE FORAM PLANTADOS NA ILHA PARA OFERECEREM MAIOR VISIBILIDADE AOS NAVEGANTES E ALOJAMENTOS DO PESSOAL DO IBAMA QUE GUARNECE O ATOL.

AS HISTÓRIAS, LENDAS E MISTÉRIOS ORIUNDAS DOS INÚMEROS  NAUFRÁGIOS QUE RONDAM O ATOL DAS ROCAS, PROVOCARAM O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE UM FAROL EM 19 DE NOVEMBRO DE 1881.

DOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA ÁREA, UM DOS MAIS FAMOSOS FOI O "DUNCAN DUBAR", NAVIO BRITÂNICO QUE BATEU NOS RECIFES QUE CERCAM O ATOL NA NOITE DE 07 DE OUTUBRO DE 1865, COM DESTINO A SIDNEY, FOI DESVIADO PELAS CORRENTES EQUATORIAIS, AO FUGIR DAS CALMARIAS.

PELA MANHÃ OS QUASE 100 TRIPULANTES E PASSAGEIROS CONSEGUIRAM COM ESCALERES VENCER A BARREIRA DE CORAIS. UM ATO HERÓICO DE SEU COMANDANTE, QUE JUNTO A 6  MARINHEIROS SEGUIRAM EM UM ESCALER EM DIREÇÃO A RECIFE, ONDE  APÓS 5 DIAS ENCONTRARAM OUTRO NAVIO INGLÊS, E DENTRO DE 10 DIAS REALIZARAM O RESGATE DE TODOS, RETORNANDO A INGLATERRA.

     NAUFRÁGIOS NO ATOL DAS ROCAS


1805 - Quase se perdeu em Rocas toda uma esquadra inglesa que se dirigia para a Índia. Bateram nos recifes e naufragaram o "BRITÂNIA" e o transporte "KING GEORGE".
 1855 - "COUNTESS OF ZETLAND", barca inglesa que carregava algodão em Maceió-AL e açúcar em Recife-PE.


1856 - O "TRUE TRISTON", sob o comando do Capitão REYNELL experimentou um desembarque nas Rocas para averiguar sinais que pareciam e que de fato eram de sobreviventes de um naufrágio. 


1860 - Galera francesa "ÏMPERATRICE DU BRÉSIL", que fazia a linha Havre - Rio de Janeiro.


1865 - A galera a vapor "DUNCAN DUNBAR", viajando de Londres para Sidney, arrebentou seu casco na parte noroeste da borda recifal. O Capitão Swanson navegou numa lancha durante oito dias até o porto do Recife com alguns marinheiros. 117 pessoas e a guarnição conseguiram se abrigar milagrosamente na Ilha do Farol. O paquete "ONEIDA" que ia para Europa, recuperou de passagem os náufragos das Rocas. 


1870 - A embarcação "MERCURIUS" bateu no anel recifal e se desconjuntou. Dos 22 homens, apenas 06 sobreviveram. Foram salvos pelo Capitão Cuthbertson, da embarcação "SILVER CRAIG", após 51 dias de desespero.

1871 - O Capitão de Fragata Alves Nogueira viu ainda restos de abrigo dos náufragos do "MERCURIUS". Contou os testemunhos de dezoito naufrágios nos baixios de Rocas. 1880 - O Comandante Antônio Coelho Ribeiro Roma, do cruzador "MEDUSA", relatou que o número de barcos sinistrados não parecera menos de dezenove. 

1882 - O Coronel de Engenheiros João de Sousa Melo e Alvim apresentou um relatório ao Ministério da Marinha informando que: "só daqueles navios de que existem as peças principais ou as mais resistentes a ação das intempéries, contei com o Capitão-Tenente José Maria da Conceição Júnior, dezoito naufrágios".

1890 - JOQUERINA.

1979 - O Veleiro "MON AMI" de 42 pés bateu nos recifes, seus 04 tripulantes passaram 21 dias em um acampanhento improvisado no Atol das Rocas.

1982 - Barco pesqueiro PRODUMAR II, com 12 tripulantes.

1982 - O Veleiro "TAURUS" de 39 pés naufragou nos recifes, 04 franceses ficaram uma semana na ilha do Farol. Eles montaram uma tenda com a vela mestra do barco. 

http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

O FAROL DIMINUIU O MEDO DOS NAVEGANTES, MAS FOI PERSONAGEM DE OUTRAS TRAGÉDIAS, EM UM TEMPO EM QUE OS FAROLEIROS ERAM FIGURAS NECESSÁRIAS PARA ACENDER E MANTER ACESAS A LUZ DO FAROL DURANTE AS NOITES SOLITÁRIAS. 

CONTA RELATOS NÃO OFICIAIS, QUE O ÚLTIMO FAROLEIRO DO ATOL, JOÃO DA SILVA SARAIVA, MORREU DE SEDE JUNTO A ESPOSA E 3 FILHOS, APÓS UM DOS MENINOS TER ABERTO A TORNEIRA DA CISTERNA, FAZENDO VAZAR TODA ÁGUA. EM ROCAS NÃO TEM ÁGUA POTÁVEL.

RUÍNAS DO ANTIGO FAROL, E O NOVO, AUTOMÁTICO, AO FUNDO

CONTAM QUE O FAROLEIRO ATEOU FOGO A CASA PARA CHAMAR ATENÇÃO DE NAVIOS AO LARGO, SENDO O ÚNICO A SOBREVIVER, POIS O SOCORRO VEIO TARDE,  CONTA AINDA A LENDA, QUE AS ALMAS DA MULHER E DAS CRIANÇAS ASSOMBRAM A NOITE OS VISITANTES DA ILHA, PEDINDO ÁGUA.

PRAIAS DO ATOL

COMENTA-SE AINDA NOS BASTIDORES, QUE O SETOR DA MARINHA ENCARREGADO DA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DOS FARÓIS LOCALIZADOS EM ILHAS OCEÂNICAS, TENHA FALHADO NA PROGRAMAÇÃO LOGÍSTICA, E QUANDO O ERRO FOI PERCEBIDO UM NAVIO DE APOIO FOI ENVIADO AO ATOL, TODOS JÁ ESTAVAM MORTOS. É CLARO QUE ESSA VERSÃO NUNCA FOI DADA COMO VERÍDICA OU OFICIAL.

NAS ROCAS É ENCONTRADA A MAIOR COLÔNIA DE AVES MARINHAS TROPICAIS DO BRASIL. BARATAS, RATOS E ESCORPIÕES, ORIGINÁRIOS DOS DIVERSOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA REGIÃO POVOAM O ATOL, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS QUE OS MESMOS TENHAM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NAS COLÔNIAS DE AVES, EM ATAQUE AOS OVOS, O QUE PODERÁ OCORRER NO FUTURO. 

ESPÉCIE DE AVE QUE FREQUENTA O ATOL DAS ROCAS
http://www.terradagente.com.br/galerias/GFOT,0,3,1502,atol+das+rocas.aspx#2


SÓ ALGUNS PESQUISADORES PODEM PERMANECER NO ATOL, FICANDO ALOJADOS EM UMA PEQUENA CONSTRUÇÃO. A PERMANÊNCIA É INÓSPITAS, ÁGUA SÓ PARA BEBER E COZINHAR. AS VISITAS DEPENDEM  DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
 
O ATOL DAS ROCAS FOI TRANSFORMADO NA PRIMEIRA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO BRASIL EM 5 DE JUNHO DE 1979. ALÉM DESSE TÍTULO ROCAS É ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.


JOSEMAR