sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NAVIOS DE CARGAS - SUAS ESPÉCIES - CARGO SHIPS - THEIR SPECIES

O MAR, SUA IMENSIDÃO, FASCINAVAM O IMAGINÁRIO DOS HOMENS DESDE A ANTIGUIDADE, LEVANDO-OS A CONQUISTA DE NOVOS HORIZONTES, DE RIQUEZAS, MESMO DIANTE DOS PERIGOS E DESAFIOS QUE EMOLDURAVAM O DESCONHECIDO.  EXISTEM TRÊS TIPOS DE HOMENS, OS VIVOS, OS MORTOS E OS QUE ANDAM NO MAR - PLATÃO. 

UMA FRASE EMBLEMÁTICA, NAVIGARE NECESSE, VIVERE NON EST NECESSE - POMPEU (106-48 A.C.) TAMBÉM REFORÇA O ÍMPETO DE CORAGEM AO ENFRENTAR O ALTO - MAR. NESTE CONTEXTO VAMOS COMENTAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE NAVIOS DE CARGAS A SINGRAREM OS 7 MARES, NOS DIAS DE HOJE.

1 - CARGA GERAL OU BREAKBULK - TRANSPORTAM CARGAS EM BIG BAG, PALLET, FARDOS DE CELULOSE. SACARIAS, TAMBORES. COMO SUB CLASSE PODEMOS DESIGNAR OS NAVIOS FRIGORÍFICOS QUE PRATICAMENTE PERDERAM MUITO DE SUA FUNÇÃO, SENDO SUBSTITUÍDOS PELOS CONTÊINERES REFRIGERADOS

NAVIO CARGA GERAL E DE PROJETO

https://xpoents.com.br/tipos-navios-cargueiros-militares/

NAVIO FRIGORÍFICO

https://www.nauticexpo.com/pt/fabricante-embarcacao/navio-frigorifico-20393.html


2 -GRANELEIROS - TRANSPORTE DE GRANÉIS MINERAIS OU VEGETAIS, SÃO CLASSIFICADOS EM CLASSE - 

A) HANDYSIZE - TRANSPORTAM ATÉ 40 MIL DWT, SÃO MENORES CARGUEIROS EXISTENTES. PROVIDOS DE GUINDASTE DE BORDO

HANDYSIZE


B) SEAWAYMAX -  UM SEGMENTO DO HANDYSIZE, QUE PODEM NAVEGAR PELO RIO SÃO LOURENÇO EM DIREÇÃO AOS GRANDES LAGOS, COMPRIMENTO DE 225,6 M E LARGURA DE 23, 8 M, CALADO 8,08 M OU SUPERIOR.

SEAWAYMAX

C) HANDYMAX / SUPRAMAX  - DESLOCAMENTO ENTRE 40.000 DWT E 60.000 DWT. IRMÃO MAIOR DO HANDYSIZES. PROVIDOS DE GUINDASTE DE BORDO

C) PANAMAX - COMPRIMENTO ENTRE 225 E 229 METROS E LARGURA ATÉ  32,26 METROS, 80 MIL DWT. ESSAS SÃO DIMENSÕES MÁXIMAS PARA PASSAGEM PELO ANTIGO CANAL DO PANAMÁ. HOJE O CANAL FOI AMPLIADO PARA PERMITIR TRÂNSITO DE NAVIOS MAIORES OS NEOPANAMAX COM ATÉ 366 METROS DE COMPRIMENTO, 51 METROS DE BOCA E 18 METROS DE CALADO. GEARLESS , SEM GUINDASTE DE BORDO.

D) CAPESIZE - SUAS DIMENSÕES NÃO PERMITE PASSAR PELO CANAL DO PANAMÁ E SUEZ, TENDO QUE CONTORNAR O CABO HORN OU CABO DA BOA ESPERANÇA. COM 100.000 A 200.000 DWT, PODENDO ALCANÇAR ATÉ 300 METROS DE COMPRIMENTO E 45 METROS DE BOCA, LARGURA MÁXIMA, COM 18 METROS DE CALADO. GEARLESS.

3 - CONTAINER SHIP - TRANSPORTE DE COFRES DE CARGAS, DE 40 OU 20 PÉS, OS MAIORES PODEM ATINGIR ATÉ 400 METROS.

CONTAINER SHIP

https://www.ajot.com/news/one-ocean-network-express-largest-container-ship-one-innovation-arrives-in-hamburg-on-the-15th-of-july

OS NAVIOS DE CONTÊINERES TEM EVOLUÍDO RAPIDAMENTE EM SUA GEOMETRIA AO LONGO DO TEMPO, CONFORME IMAGEM ABAIXO

https://transportgeography.org/contents/chapter5/maritime-transportation/evolution-containerships-classes/

4 - NAVIO TANQUE - TRANSPORTE DE GRANÉIS LÍQUIDOS, QUANDO EXCLUSIVAMENTE PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU - CRUDE OIL TANKER - SÃO DESIGNADOS PETROLEIROS. 

NAVIO PETROLEIRO

https://www.portosenavios.com.br/noticias/ind-naval-e-offshore/navios-tanque-antigos-guardam-petroleo-nao-vendido-em-novo-sinal-de-excesso-de-oferta

NOS DIAS ATUAIS O TRANSPORTE DE SUCO DE LARANJA É REALIZADO POR NAVIOS COM TANQUES REFRIGERADOS. 

NAVIO ESPECIALIZADO EM TRANSPORTE DE SUCO DE LARANJA REFRIGERADO

http://fateclog.blogspot.com/2011/11/transporte-e-armazenamento-de-suco.html

5 - LNG - LIQUEFIED NATURAL GAS - TRANSPORTE DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO - O que é GNL?

O GNL é um líquido transparente, incolor e não tóxico que se forma quando o gás natural é resfriado a -162 ºC (-260 ºF). O processo de resfriamento reduz o volume do gás em 600 vezes e evita que ele entre em ignição, possibilitando seu armazenamento e transporte com segurança. Quando o GNL chega ao seu destino, ele é transformado novamente em gás e canalizado para residências, empresas e indústrias, onde é queimado para aquecimento ou para gerar eletricidade. O GNL surgiu como um combustível de transporte mais limpo e competitivo em termos de custo, especialmente para transporte marítimo e rodoviário pesado.https://www.shell.com/business-customers/trading-and-supply/shell-shipping-and-maritime/our-shipping-fleet/lng-vessels.html

LNG SHIP


https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/projeto-para-navios-bomba-gera-peticao-online-na-baixada-santista/142781/

6 - ROLL - ON / ROLL - OFF - TRANSPORTE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES 

ROLL - ON / ROLL - OFF


https://www.ship-technology.com/projects/mv-tonsberg-roro-vessel/

7 - NAVIOS PARA TRANSPORTE DE CARGAS VIVAS - COM CAPACIDADE PARA ATÉ 22 MIL CABEÇAS DE GADO VIVO

NAVIO BOIADEIRO

https://www.comprerural.com/maior-navio-boiadeiro-do-mundo-passou-no-brasil-veja/


VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER - MEDINDO EM TORNO DE 330 METROS DE COMPRIMENTO, COM CAPACIDADE PARA ATÉ 320.000 TONELADAS MÉTRICAS.

VLCC

https://www.acelen.com.br/comunicacao/acelen-importa-da-africa-2-milhoes-de-barris-de-petroleo-em-supernavio-com-pegada-zero-de-carbono-no-transporte-maritimo/

ULCC - ULTRA LARGE  CRUDE CARRIER - PODE TRANSPORTAR MAIS 320.000 TPB - TONELAGEM DE PORTE BRUTO, PODENDO ALCANÇAR O COMPRIMENTO DE 400 METROS.


https://www.wartsila.com/encyclopedia/term/ultra-large-crude-carrier-hellespont-alhambra

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


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