quarta-feira, 16 de outubro de 2024

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - OS TRILHOS ENFERRUJADOS DA ECONOMIA DA BAHIA - THE RUSTY RAILS OF BAHIA’S ECONOMY

PUBLICAMOS LINK DE ARTIGO DE MATHEUS OLIVA -  OS TRILHOS ENFERRUJADOS DA ECONOMIA DA BAHIA.  https://www.correio24horas.com.br/colunistas/artigo/os-trilhos-enferrujados-da-economia-da-bahia-1024.

FERROVIAS NA BAHIA É ESPECTRO DO OSTRACIMO LOGISTICO QUE ENTRANHA NOSSA COMPETITIVIDADE NOS ÚLTIMOS 19 ANOS, ONDE O FOCO É AGRICULTURA FAMILIAR E UMA PONTE ILUSÓRIA PARA O MOMENTO - SALVADOR - ITAPARICA.

O ARTIGO EM QUESTÃO É RELEVANTE, ALERTANDO PARA O APAGÃO DE COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA. AS EMPRESAS PORTUÁRIAS LOCALIZADAS NO ESTADO, INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM INVESTIDO AMPLAMENTE EM NOVOS PONTOS DE ATRACAÇÃO E EUIPAMENTOS MODERNOS, MAS PELA LEI ECONOMICA DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES, SEM MALHA FERROVIÁRIA ADEQUADA, COM O TEMPO, O ESTRANGULAMENTO LOGÍSTICO LEVARÁ TODO ESFORÇO PARA O RALO DO ATRASO.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

NOVA DRAGA OPERA NA BAHIA EM SUBSTITUIÇÃO A POSIDONIA BRAVO E SEU REBOCADOR DE APOIO - NEW DREDGER OPERATES IN BAHIA REPLACING THE POSIDONIA BRAVO AND ITS SUPPORT TUG

A EMPRESA PRIMASEA, PROPRIETÁRIA DE RESERVA MARINHA DE LITHOTHAMNIUM LOCALIZADA NO SUL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, AO LARGO DE MORRO DE SÃO PAULO, PASSOU A OPERAR COM NOVA DRAGA E REBOCADOR DE APOIO, EM JOINT VENTURE COM A BELOV ENGENHARIA. INICIALMENTE POR UM PERÍODO DE 5 ANOS.

https://www.belov.com.br/index.html

BELOV PITUBA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:5929417/shipname:BELOV%20PITUBA?order=date_uploaded

LITHOTHAMNIUM  É DESIGNAÇÃO DE UM GUPO DE ALGAS MARINHAS, COM EXCELENTE CAPACIDADE DE IMPREGNAÇÃO DE NUTRIENTES E MINERAIS, PRINCIPALMENTE CÁLCIO E MAGNÉSIO. APÓS SEU CICLO DE VIDA SE TORNA UM GRANULADO BIOCLÁSTICO MARINHO - CASCALHO DE ALGAS.


BELOV PIATÃ

 TEM DIVERSAS APLICAÇÕES DE USO -  agricultura, nutrição animal, filtragem e potabilização de água para consumo, indústria de cosméticos, dietética, implantes em cirurgia óssea, tratamento da água em lagos.- https://sbgf.org.br/livros/Recursos_Minerais_Marinhos/6.pdf

PRIMASEA, UTILIZAVA A DRAGA POSIDONIA BRAVO, COM REBOCADOR DE APOIO, POSIDONIA ORION, ESTE NO MOMENTO SE ENCONTRA EM SUAPE. HOJE, COM A BELOV NEGENHARIA, COMO PARCEIRA, OS EQUIPAMENTOS ATUAIS SÃO A DRAGA BELOV PIATÃ JUNTO AO REBOCADOR BELOV PITUBA.

POSIDONIA BRAVO

A DRAGA BELOV PIATÃ TEM COMPRIMENTO MENOR QUE A POSIDONIA BRAVO, NO ENTANTO MAIS MODERNA EM SUA EQUIPAGEM DE DRAGAGEM, COM CADÊNCIA OPERACIONAL MAIOR, CAPACIDADE DE 3120 M3/H, O QUE REPRESENTA 74.880 M3 POR DIA, ENQUANTO A POSIDONIA BRAVA TEM MARCA DE 55.000 M3. ÁREA HABITÁVEL MAIS CONFORTÁVEL, EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS MAIS MODERNOS, SÃO OUTRAS VANTAGENS COMPARATIVAS.

POSIDONIA ORION
DIANTE DE ÍNDICES POUCOS COMEMORATIVOS PARA ECONOMIA BAIANA, ESTE NICHO PRODUTIVO BASEADO NA EXPLORAÇÃO DESSA JAZIDA DE ALGAS, É UM FATO POSITIVO, INCLUSIVE QUE, O BENEFICIAMENTO OCORRA NA BAHIA, AGREGANDO MAIOR VALOR AO PRODUTO FINAL. A BELOV ENGENHARIA, EMPRESA GENUINAMENTE BAIANA, ATUANDO EM UM AMPLO ESPECTRO DA ÁREA NAVAL E PORTUÁRIA, COM PROJETOS PRÓPRIOS, TAMBÉM É MOTIVO DE COMEMORAÇÃO. ISTO SIM, PODEMOS DENOMINAR DE ECONOMIA DO MAR.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065