O NAUFRÁGIO DO PEQUENO NAVIO DE CABOTAGEM, O ITACARÉ, EM 23 DE AGOSTO DE 1939, EM VIAGEM DE SALVADOR PARA ILHÉUS, NA ENTRADA DA BARRA DO PORTO SITUADO NA FOZ DO RIO CACHOEIRA, BAÍA DO PONTAL, ANTIGO PORTO DE ILHÉUS, SIMBOLIZOU UMA TRAGÉDIA QUE DURANTE MUITO TEMPO DEIXOU MARCAS NA CIDADE, REPERCUTINDO, TAMBÉM NACIONALMENTE.
NESTA ÉPOCA, COM A INEXISTÊNCIA DE RODOVIAS LIGANDO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA, A DEMAIS CIDADES DO LITORAL E INTERIOR, O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ERA REALIZADO POR PEQUENOS NAVIOS DE CABOTAGEM, PRINCIPALMENTE DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA, ALÉM DE EMBARCAÇÕES A VELA, DERIVADAS DO GRAMINHO, A EXEMPLO DE SAVEIROS DE VELA DE IÇAR, COM ARMAÇÃO VÉLICA UTILIZANDO DO TRAQUETE, PEQUENA VELA TRIANGULAR A PROA DA EMBARCAÇÃO, ESCUNAS DE 2 E 3 MASTROS, PERUAS E OUTROS PEQUENOS BARCOS, DENOMINADOS DE IATE, COM PROPULSÃO A MOTOR.
O CACAU ERA O PRINCIPAL PRODUTO AGRÍCOLA DA REGIÃO, UMA COMMODITIES, EXPORTADA PARA DIVERSOS PAÍSES. A PIAÇAVA, FIBRA UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE DIVERSOS PRODUTOS, A EXEMPLO DE VASSOURAS, TAPETES, CABOS NAVAIS, ESTE ÚLTIMO TINHA PREFERÊNCIA SOBRE OS CABOS FEITOS COM SISAL OU OUTRAS FIBRAS POR QUE NÃO APODRECIA COMO OS DEMAIS, OU SE DETERIORAVA PELO CONTATO COM ÁGUA SALGADA.
ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA - ILHÉUS - DÉCADA DE 1950 - A ESQUERDA UM SAVEIRO DE VELA DE IÇAR, EM TRAQUETE
https://i.pinimg.com/1200x/92/cb/11/92cb118716258aa68d35e672a3acd9c1.jpgOUTRA PALMEIRA, O DENDEZEIRO, QUE CHEGOU A BAHIA ATRAVÉS DOS ESCRAVOS AFRICANOS FORNECENDO O ÓLEO DE PALMA, UTILIZADO NA CULINÁRIA BAIANA E OUTRAS UTILIDADES, COMPLETAVA O MIX DE CARGAS DA REGIÃO DE ILHÉUS PARA SALVADOR. NO SENTIDO INVERSO, ILHÉUS E REGIÃO ERAM ABASTECIDOS COM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS.
PORTO DE ILHÉUS - ANTIGO - NO INTERIOR DA BAHIA DO PONTAL. FICA VISÍVEL AS PONTES DE ATRACAÇÃO, INICIALMENTE DE MADEIRAS. - NÃO IDENTIFICAMOS A DATA
NO CONTEXTO DESTE CENÁRIO LOGÍSTICO, A ESTA ÉPOCA, É IMPORTANTE REGISTRAR QUE ILHÉUS ERA O PORTO MAIS IMPORTANTE, ATRÁS DE SALVADOR, MAS O LITORAL BAIANO ERA COALHADO DE PEQUENOS ATRACADOUROS, QUE ÀS VEZES SE RESUMIA A UMA PEQUENA PONTE DE MADEIRA, UM TRAPICHE, RECEBENDO BARCOS A VELA E PEQUENOS NAVIOS A MOTOR, EM TEMPOS MAIS REMOTOS, MOVIDOS A VAPOR.
DIVERSOS NAVIOS CARGUEIROS FUNDEADOS AO LARGO DA PEDRA DE ILHÉUS ESPERANDO ALVARENGAS COM CACAU PARA CARREGAR A CONTRABORDO - A IMAGEM DEVE TER SIDO REGISTRADA NA DÉCADA DE 1950, POR QUE O PORTO DE MALHADO AINDA NÃO EXISTIA
OS MAIS IMPORTANTES DO LITORAL SUL DA BAHIA PARA O NORTE, TÍNHAMOS MUCURI, CARAVELAS, PRADO, BELMONTE, CANAVIEIRAS, UNA, ILHÉUS, ITACARÉ, CAMAMU E SUA BAÍA, NILO PEÇANHA, ITUBERÁ, TAPEROÁ, VALENÇA E ESTÂNCIA AO NORTE.
O PORTO DE ILHÉUS ESTAVA LOCALIZADO NA BAÍA DO PONTAL, ONDE O RIO CACHOEIRA DESAGUAVA, TRANSPORTANDO UMA ABUNDANTE QUANTIDADE DE SEDIMENTOS, O QUE LEVAVA A NECESSIDADE DE DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO CONSTANTE PARA MANTER A PROFUNDIDADE ADEQUADA NAS PONTES DE ATRACAÇÃO, BACIA DE EVOLUÇÃO E PRINCIPALMENTE NA ENTRADA DA BARRA.
EM PRIMEIRO PLANO A ENTRADA DA BARRA DO PORTO, A AVENIDA SOARES LOPES, ONDE EM SEU FINAL SERIA CONSTRUÍDO O PORTO DO MALHADO NO INÍCIO DE 1960, PERCEBE-SE A PISTA DO AEROPORTO, A PONTE LOMANTO JÚNIOR QUE FOI INAUGURADA 1966 AINDA NÃO EXISTIA. ACREDITO QUE ESTA FOTOGRAFIA FOI TIRADA NA DÉCADA DE 1940.
OS PÍERES, TINHAM EM SUA RETROTERRA ARMAZÉNS SEMPRE CHEIOS DE CACAU PARA EXPORTAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DE SAFRA. ALÉM DISTO, DIANTE DA PUJANÇA FINANCEIRA QUE ESTA LAVOURA FAZIA CIRCULAR NA REGIÃO, MUITOS NAVIOS DE PASSAGEIROS, ORIUNDOS PRINCIPALMENTE DA EUROPA ATRACAVA EM ILHÉUS, TRAZENDO NOVIDADES QUE IAM DE ROUPAS E PERFUMES CAROS QUE ATENDIAM AO CONSUMO DOS RICOS FAZENDEIROS, MUITOS COM TÍTULO DE CORONEL, ADQUIRIDO NA GUARDA NACIONAL.
EM MOMENTOS DE MAR GROSSO, A ENTRADA E A SAÍDA DA BARRA DE ILHÉUS, EXIGIA MUITA PERÍCIA DO PRÁTICO E COMANDANTE DAS EMBARCAÇÕES, PRINCIPALMENTE COM VENTOS DE QUADRANTES SUL, CRIANDO VAGALHÕES AMEAÇADORES, FUSTIGANDO OS NAVIOS POR TRAVÉS, O QUE PODERIA DESESTABILIZAR O CASCO, LEVANDO AO NAUFRÁGIO, COM RISCOS POTENCIALIZADOS PARA PEQUENAS EMBARCAÇÕES, O QUE ACONTECEU COM O ITACARÉ.
COM OS NAVIOS DE LONGO CURSO TENDO SUAS DIMENSÕES AMPLIADAS JUNTO AO AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE CACAU SE TORNOU ANTIECONÔMICO REALIZAR DRAGAGEM NA ENTRADA DA BARRA. OS CARGUEIROS FICAVAM FUNDEADOS AO LARGO DA PEDRA DE ILHÉUS, CARREGADOS POR MEIOS DE ALVARENGAS, PEQUENAS BARCAÇAS, REBOCADAS. POSTERIORMENTE FOI TOMADA A DECISÃO DE CONSTRUIR UM PORTO EM MAR ABERTO. OFFSHORE, O PORTO DE MALHADO.
AVENIDA SOARES LOPES, EM ILHÉUS, ANTES DA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MALHADO, CUJA CONSTRUÇÃO INICIOU-SE EM 1960.
NÃO ENTRAREMOS EM DETALHES DE CULPABILIDADE APONTADA PELO INQUÉRITO NAVAL REALIZADO PELA MARINHA, SE O ARMADOR, O PRÁTICO, O COMANDANTE OU A PRÓPRIA INTEMPÉRIE. COMENTAVA-SE NESTA ÉPOCA QUE O ITACARÉ TINHA SOFRIDO MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS QUE ELEVOU O CENTRO DE GRAVIDADE DO CASCO, TORNANDO-O MAIS INSTÁVEL.
PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS
COMO EXISTEM DIVERSOS ARTIGOS SOBRE O NAUFRÁGIO DO ITACARÉ, TRANSCREVO UM, QUE ENTENDI COMO MAIS INFORMATIVO.
HÁ 83 ANOS, NAVIO ITACARÉ NAUFRAGAVA EM ILHÉUS
Por: Stefhany Alencar
Dia 23/08/2022 09h59
A embarcação 'Itacaré', da empresa Policultora, foi açoitado por enormes vagalhões e emborcou completamente ficando com o casco virado para cima.
Há 83 anos, Navio Itacaré naufragava em Ilhéus. O fato aconteceu no dia 23 de Agosto de 1939. Na manhã desta terça-feira, no programa Otabuleiro da Ilhéus FM o comunicador Vila Nova deu a notícia dos 83 anos da tragédia que movimentou a sociedade Ilheense da época
A embarcação 'Itacaré', da empresa Policultora, foi açoitada por enormes vagalhões e emborcou completamente ficando com o casco virado para cima.
A catástrofe foi presenciada por pessoas que se encontravam na Avenida Soares Lopes e a notícia correu rapidamente pela cidade.
Em meio às ondas eram vistos os destroços do iate e náufragos tentando salvar-se. Canoas, lanchas, barcos e saveiros saíram do Pontal para salvar as vítimas, o comércio fechou as portas e verdadeiras multidões se formaram na Avenida e nos morros da cidade para acompanhar as cenas da catástrofe.
Às dez horas as turmas de salvamento trouxeram os primeiros mortos e sobreviventes. Todos os médicos da cidade mobilizaram-se para atender as vítimas no Ilhéus Hotel, Farmácia Central, Hospital São José e Casa de Saúde São Jorge. A lista de passageiros não era conhecida e os boatos mais desencontrados intranqüilizavam a população.
A pedido do Prefeito Mário Pessoa a Secretaria de Segurança Pública transmitiu a lista dos passageiros pelo rádio: viajavam no Itacaré 47 passageiros e 22 tripulantes. Os mortos eram transportados para o edifício do antigo Hotel Coelho, na Praça Luis Viana, hoje Praça Dom Eduardo, em frente ao Cine Teatro Ilhéus, muitas pessoas que na hora do naufrágio se encontravam nos camarotes, não conseguiram sair e ficaram trancadas sem poder se retirar. As equipes de salvamento tentavam desesperadamente cortar o casco do navio com marretas e maçaricos sem conseguir, no final da tarde quatro pessoas conseguiram sair pelas vigias, entre elas o Tenente Efigênio Matos e a professora Maria Joana de Souza.
A família Badaró socorreu seis náufragos em sua residência no morro de Pernambuco. O comandante do Itacaré, Carlos José Oliveira e o comissário de bordo, Gregório, foram conduzidos para a residência de Arquimedes Amazonas, no Pontal. À noite se ouvia do morro de Pernambuco os pedidos de socorro das pessoas que se encontravam, presas no casco do iate submerso. Às 10 horas da manhã do dia 24 foram sepultados, no Cemitério da Vitória, os corpos de doze vítimas da catástrofe, entre elas cinco filhos do casal José e Alexandrina Pinheiro, que perderam no naufrágio onze filhos, seis morreram presos dentro do navio.
O total de vítimas do naufrágio chegou a trinta pessoas, entre passageiros e tripulantes. Entre as vítimas estavam o Tenente Otto do Nascimento Rhem e o Cônego Joaquim Diamantino, vigário da Paróquia de Catú.
O naufrágio do Itacaré, por causa da grande tragédia que foi, repercutiu em todo o país e causou revolta na população de Ilhéus contra a firma que agenciava o iate, acusada de negligência e irresponsabilidade. A opinião geral apontava a falta de lastro como causa principal da catástrofe, dizia-se que na viagem anterior para Salvador o iate viajara sem lastro a fim de levar um volume maior de carga e que, na volta, mais leve, sem estabilidade suficiente, virou ao impacto das ondas na entrada da barra.
Foram apontados como responsáveis pela catástrofe o Comandante do iate, o armador e o prático da barra de Ilhéus. Dois anos depois os acusados foram inocentados pelo Tribunal Marítimo do Rio de Janeiro.
No dia 26 deveria se realizar a “Passeata do Silêncio”, da Praça Firmino Amaral até o Cemitério da Vitória, a manifestação foi proibida pela Secretaria de Segurança Pública, com medo de retaliações, tanto que soldados guardavam o edifício onde funcionava a firma Correia Ribeiro & Cia., agente do Itacaré.
Um dos grandes heróis do naufrágio foi o ilheense Waldemar (Vavá) Virolli, ex-marinheiro, que ganhou uma medalha de Honra ao Mérito, medalha de ouro, num programa da Radio Nacional do Rio de janeiro, que homenageava os autores de grandes façanhas, por causa dos salvamentos que fez, Waldemar era uma grande figura, morava na Fonte da Cruz, baixinho, bebia demais, um dos seus divertimentos era nadar até a pedra do rapa.
A Cruzada do Bem pelo Bem organizou uma campanha de ajuda aos sobreviventes do naufrágio e a família Badaró mandou construir um cruzeiro no morro de Pernambuco, na entrada da barra, em frente ao local do naufrágio.
Texto de Alfredo Amorim
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065