ONTEM, 30/09/24, POR VOLTA DAS 21 HS O FULL CONTÊINERES MAERSK LAMANAI, VINDO DO PORTO DE TÂNGER, LOCALIZADO AO NORTE DO MARROCOS, SE INCORPOROU AO FUNDEADOURO V, MAS, PARA MINHA SURPRESA, EM MENOS DE MEIA HORA, MUDOU SEU STATUS NO AIS - AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM PARA SANTOS, OU SEJA, CANCELOU SUA OPERAÇÃO EM SALVADOR EM VIRTUDE DA LONGA ESPERA DE NAVIOS PARA ATRACAR NESTE TERMINAL.
O MAERSK LAMANAI ESTAVA COM PREVISÃO DE MOVIMENTAR 644 CONTÊINERES, O QUE NÃO É POUCO, 70 PARA CARGA. 388 DESCARGA E 186 REMOÇÃO. CENÁRIO PREOCUPANTE PARA A ECONOMIA BAIANA, QUE VIVE UM MOMENTO CRÍTICO COM GARGALOS LOGÍSTICOS, SENDO O MAIS RELEVANTE À AUSÊNCIA DE FERROVIAS PARA ATENDER OS FLUXOS DE NOSSOS TERMINAIS PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ESTE É O SEGUNDO CANCELAMENTO, O LOG IN POLARIS ZARPOU EM 25/09/24.
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MAERSK LAMANAI
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RESSALTAMOS OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELO TECON SALVADOR, AMPLIANDO A QUANTIDADE DE BERÇOS DE ATRACAÇÃO E MUNICIANDO SUA RETROTERRA COM EQUIPAMENTOS DOS MAIS MODERNOS DISPONIVEIS NO MERCADO. MAS O CENÁRIO RECENTE É TRANSLÚCIDO QUE NOSSO TERMINAL ESTÁ NANICO PARA ATENDER AS DEMANDAS ATUAIS E FUTURAS. A INCORPORAÇÃO DE LINHA MARÍTMA PARA O SUDESTE ASIÁTICO, PRESSIONA AINDA MAIS A CAPACIDADE OPERACIONAL DO TECON, PRINCIPALMENTE COM OS EMBARQUES DE ALGODÃO QUE DEVEM CRESCER EM ESCALA GEOMÉTRICA.
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VEJO COMO NECESSIDADE, A CURTO PRAZO A INCORPORAÇÃO DE MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, EM DIREÇÃO A FERRY BOAT, NORTE, OU AO SUL, QUE SERIA MAIS COMPLICADO EM VIRTUDE DO QUEBRA MAR NORTE DIFICULTAR UM PERÍMETRO PARA BACIA DE EVOLUÇÃO. VISÃO DE UM LEIGO, SOU ECONOMISTA E NÃO UM ENGENHEIRO ESPECIALIZADO EM OBRAS PORTUÁRIAS,
A MÉDIO PRAZO, PRECISAREMOS DE UM NOVO TERMINAL EM ARATU, NO ENSEADA OU EM ÁREA CONTÍGUA AO PORTO COTEGIPE.
COMO SE PROPÕE A CONSTRUIR UM PONTE DE BILHÕES DE REAIS, CONSIDERANDO A REALIDADE DE HOJE, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO É NEGATIVA PARA O ESTADO, ENQUANTO O MARASMO LOGÍSTICO ESTRANGULA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA. TRISTE BAHIA.