quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COM NOVOS EQUIPAMENTOS PORTO DE SALVADOR SUPERA SUAPE

COM OS NOVOS EQUIPAMENTOS QUE ACABAM DE CHEGAR PARA O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR,  SUPERAREMOS SUAPE EM MOVIMENTAÇÃO DE TEUS. COM A CONSTRUÇÃO DA PONTA NORTE SEREMOS O PORTO CONCENTRADOR DO NORTE E NORDESTE, COM A AMPLIAÇÃO DE  ARATU SEREMOS UM DOS MAIORES TERMINAIS PARA ESSE TIPO DE CARGA NÃO SÓ DO BRASIL, MAS DO HEMISFÉRIO SUL. LEMBRANDO QUE ESTE INVESTIMENTO NÃO CONTOU COM RECURSOS DO TESOURO ESTADUAL OU FEDERAL E SIM DA EMPRESA QUE DETÉM A CONCESSÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR.

É TRANSLÚCIDO, QUE, PARA ESSA HISTÓRIA ACONTECER SE FAZ NECESSÁRIO TERMOS FORÇA POLÍTICA PARA BRIGARMOS POR RECURSOS EM BRASÍLIA, PARADOS NADA AVANÇAREMOS. LEMBRANDO QUE ESTE INVESTIMENTO

COM ESSES 3 NOVOS PORTÊINERES QUE SE JUNTARÃO AOS DOIS QUE OPERAM NO TECON SALVADOR, FICAREMOS COM 5 EQUIPAMENTOS CONTRA 4 EXISTENTES EM SUAPE. APESAR DE SUAPE TER + - 1.000 M DE CAIS LINEAR CONTRA 377M + 240M DO TECON SALVADOR, OS NOSSOS PORTÊINERES SÃO MAIS MODERNOS, COM MAIOR CADÊNCIA OPERACIONAL, SUPER POST PANAMAX. CONTANDO COM UM PORTÊINER MAIS ANTIGO PERTENCENTE A CODEBA ESSE NÚMERO PULARIA PARA SEIS, NO CASO DO TECON APROVEITAR ESSE EQUIPAMENTO NOS SEUS PLANOS OPERACIONAIS FUTUROS.


PANAMAX É O EQUIPAMENTO QUE OPERA O TAMANHO MÁXIMO DE NAVIOS QUE PODEM PASSAR PELO "CANAL DO PANAMÁ", POST PANAMAX ATENDE NAVIOS QUE ULTRAPASSAM AS LIMITAÇÕES DO CANAL, SUPER POST PANAMAX PODEM ALCANÇAR A ALTURA DOS MAIORES NAVIOS DE CONTÊINERES HOJE CONSTRUÍDOS.


JOSEMAR

NAVIO "ZHEN HUA" ESTÁ FUNDEADO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR COM NOVOS PORTÊINERES E DEMAIS EQUIPAMENTOS PARA O TECON SALVADOR

BOA NOTÍCIA, HOJE DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2011, O NAVIO  "ZHEN HUA", JÁ SE ENCONTRA FUNDEADO NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" COM OS NOVOS PORTÊINERES E DEMAIS EQUIPAMENTOS PARA O TECON DO PORTO DE SALVADOR, VINDOS DA CHINA, VIAGEM LONGA.


ZHEN HUA  FUNDEADO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS 






FOTOS AUTOR DO BLOG


O ADITIVO AO CONTRATO DO TECON FOI UM PASSO IMPORTANTE PARA A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, INDUZINDO MAIOR COMPETITIVIDADE A NOSSA ECONOMIA, APESAR DO TEMPO PERDIDO EM RELAÇÃO AOS COMPLEXOS DE "SUAPE" E "PECÉM", LOCALIZADOS EM PERNAMBUCO E CEARÁ RESPECTIVAMENTE, QUE TIVERAM MAIOR COMPETÊNCIA EM ANGARIAR E TRAZER RECURSOS FEDERAIS PARA SEUS EMPREENDIMENTOS..

ESSE ADITIVO DEVERIA TER OCORRIDO HÁ PELO MENOS  6 ANOS , PERDEMOS MUITO TEMPO, MAS COMO DIZ O DITADO POPULAR "ANTES TARDE DO QUE NUNCA", NA VERDADE HOJE DEVERÍAMOS ESTAR COM O PROJETO DA "PONTA NORTE" EM FINAL DE EXECUÇÃO, COM NOVA CONCESSÃO DEFINIDA E EQUIPAMENTOS ENCOMENDADOS, EM SUMA ESTARÍAMOS CONTANDO COM 4 BERÇOS PARA OPERAR CONTÊINERES.

JÁ DITO EM  ESCRITOS ANTERIORES, A PRIORIDADE ESTRATÉGICA PARA A BAHIA É A "PONTA NORTE" DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO PORTO "ARATU", COM CONSTRUÇÃO DE NOVOS BERÇOS PARA SÓLIDOS E LÍQUIDOS, NUM FUTURO DE MÉDIO PRAZO CONTEMPLAR ESSA UNIDADE COM A CONSTRUÇÃO DE UM CAIS LINEAR EM DIREÇÃO AO NORTE, PARA VIR A SER O NOSSO PRÓXIMO "TECON", ALÉM DE OPERAR CARGAS SOLTAS E VEÍCULOS.

ESSAS SÃO AS PRIORIDADES PARA O MOMENTO, DEVEMOS QUALIFICAR O USO DOS RECURSOS PÚBLICOS DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DE FAZER TUDO O QUE SE QUER, O PORTO SUL É IMPORTANTE, FERROVIA OESTE- LESTE E PONTE SALVADOR ITAPARICA IDEM, ACONTECERÃO NUM FUTURO, É IMPORTANTE PARA A BAHIA, MAS NESSE MOMENTO TEMOS QUE APRIMORAR O COMPLEXO PORTUÁRIO EXISTENTE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E APROVEITAR SUAS POTENCIALIDADES NATURAIS E CONJUNTURAIS.

GOSTARIA DE SABER, COMO ANDA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE E OUTRAS OBRAS NECESSÁRIAS A CONSECUÇÃO DA PONTA NORTE, OUVI SOBRE ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS, MAS NADA SOBRE ESSA OBRA.


AS FOTOS DO NAVIO, A SEGUIR, NÃO SÃO DO MESMO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, APENAS PARA DAR IDÉIA DO SISTEMA EMPREGADO. EM BREVE MOSTRAREMOS O NAVIO E O DESEMBARQUE DA CARGA NO PORTO DE SALVADOR . É INTERESSANTE NOTAR COMO TODO O CONJUNTO SE EQUILIBRA HARMONICAMENTE, MESMO DIANTE DE UMA TRAVESSIA TÃO LONGA, PASSANDO POR ÁREAS DE NAVEGAÇÃO ONDE O MAR GROSSO É COMUM, A EXEMPLO DO CABO DA BOA ESPERANÇA, APESAR DE NÃO TER CERTEZA SE O MESMO POSSA TER VINDO PELO CANAL DE SUEZ, ACREDITO QUE NAVEGOU PELO SUL DA ÁFRICA.


JOSEMAR