PROSPECTANDO NICHOS SOCIOECONÔMICOS GERADORES DE RENDA E EMPREGO EM RELAÇÃO A SALVADOR E OUTRAS REGIÕES DO ESTADO, VAMOS TECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADE PESQUEIRA NA BAHIA.
O QUE SE FALA NOS ÚLTIMOS 16 ANOS ADJETIVANDO A BAHIA COMO TERRA DO JÁ FOI, NÃO É PRECONCEITO É UMA REALIDADE PALPÁVEL, MUITO ESCREVEMOS SOBRE O ASSUNTO, PRINCIPALMENTE EM ARTIGO DESTE BLOG QUE TRADUZ DE FORMA CLARA ESSE PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO E DESCONFIGURAÇÃO ECONÔMICA QUE LEVOU À FADIGA DO TECIDO SOCIAL DO ESTADO, CRISTALIZADA PELOS RECORDES DE VIOLÊNCIA, ENTRE AS DEMAIS UNIDADES DA FEDERAÇÃO. O LINK DO ARTIGO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html.
SE TORNA ATÉ PATÉTICO E REPETITIVO INFORMAR QUE O ESTADO DA BAHIA POSSUI O LITORAL MAIS EXTENSO DO PAÍS, A MAIOR BAÍA, TODOS OS SANTOS, 2ª DO PLANETA, ALÉM DE UMA RICA HISTÓRIA NAVAL, TANTO EM NAVEGAÇÃO, COMO EM CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, HISTÓRIA ESTA, QUE SE FORMATOU EM MAIS DE V SÉCULOS, EM CONTRAPONTO IMPORTAMOS PESCADOS DE OUTROS ESTADOS PARA SUPRIR NOSSA DEMANDA DE CONSUMO.
AS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS QUE O MUNICÍPIO DE SALVADOR APRESENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA SÃO INÚMERAS, ALÉM DE, EM DÉCADAS, NO ORGANOGRAMA DO GOVERNO DA BAHIA CONSTAR A EMPRESA PÚBLICA - BAHIA PESCA - VINCULADA A SECRETARIA DA AGRICULTURA, CRIADA COM O OBJETIVO DE TRAÇAR E VIABILIZAR RUMOS PARA O SETOR. UMA ENTIDADE DESSE PORTE GERA GASTOS ORÇAMENTÁRIOS DE CUSTEIO E INVESTIMENTOS, QUE SERÃO ATENDIDOS PELO IMPOSTO PAGO PELO CIDADÃO, DESSE MODO, QUAL A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO EM SE MANTER EM ATIVIDADE A MESMA, MUITO POUCO OU QUASE NADA FOI REALIZADO, A EXEMPLO DE POVOAR TANQUES E AGUADAS DE FAZENDAS COM ALEVINOS DE TILÁPIA E OUTROS PEIXES DE ÁGUA DOCE.
DESDE O DESEMBARQUE DOS PORTUGUESES EM TERRAS BAIANAS, CARPINTEIROS NAVAIS VINDOS NO SEIO DA ESQUADRA ENCONTRARAM EM NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS LOCAL IDEAL PARA CONSTRUÇÃO NAVAL, ALIADA A EXCEPCIONAL QUANTIDADE, DIVERSIDADE E QUALIDADE DE MADEIRAS PARA USO EM AMBIENTE MARÍTIMO. NO SÉCULO XIX O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA ERA O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL, CONSTRUINDO INCLUSIVE, NAVIOS DE BATALHA PARA NAÇÕES EUROPEIAS.
EM SUMA, NOS DIAS ATUAIS, NA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS, SUBÚRBIO DE SALVADOR, ILHAS E ORLA DA NOSSA BAÍA, ESTALEIROS ARTESANAIS E CARPINTEIROS INDEPENDENTES, MESMO DE FORMA PRECÁRIA, CONSTROEM EMBARCAÇÕES QUE SÃO UTILIZADAS PARA PESCA, FORNECENDO SUSTENTO PARA INÚMERAS FAMÍLIAS, ALÉM DE ALIMENTAR UMA CADEIA PRODUTIVA QUE ALCANÇA COMBUSTÍVEL, MADEIRAS, COMPENSADO NAVAL, FIBRAS PARA CONSTRUÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, MOTORES, CABOS MARÍTIMOS, MATERIAL DE SALVATAGEM E ELETRÔNICOS, TUDO REGULADO PELA MÃO INVISÍVEL DO MERCADO, SEM PRATICAMENTE NENHUM APOIO DE GOVERNOS DA ESFERA MUNICIPAL E ESTADUAL.
PORTO DA SARDINHA - ENSEADA DO CABRITO
https://www.facebook.com/belezas.suburbio/posts/2318768421519545/JUNTO A VENDA DO PESCADO, CUJA RENDA SERÁ APLICADA EM OUTROS SETORES, GERANDO ECONOMIAS EXTERNAS SIGNIFICATIVAS, OBSERVAMOS QUE OS ENTES GOVERNAMENTAIS NÃO TOMARAM INICIATIVAS QUANTO A UM LEVANTAMENTO QUALITATIVO DO SETOR, COMO CAMINHO EMBRIONÁRIO PARA DAR INÍCIO AO PLANEJAMENTO NECESSÁRIO.
OBSERVO EM MINHAS IDAS A RIBEIRA E PASSEIOS QUE REALIZEI NO TREM DO SUBÚRBIO, DESUMANAMENTE DESATIVADO SEM NENHUMA ALTERNATIVA EM TROCA, ALÉM DA CONSTATAÇÃO VIA IMAGEM DE SATÉLITE, A QUANTIDADE DE EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA PESCA ARTESANAL TEM CRESCIDO DE FORMA GEOMÉTRICA, MANTENDO UMA PROPORÇÃO AO ÍNDICE DE DESEMPREGADOS, AQUI ATIGINDO UM DOS MAIORES ÍNDICES DO PAÍS..
ESSE PEQUENO PREÂMBULO SE FAZ NECESSÁRIO PARA SE TER UMA VISÃO CONTEXTUAL DA PESCA ARTESANAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL.
BARCOS DE PESCA - RIBEIRA - SALVADOR - BAHIA
https://www.vanezacomz.com.br/passeio-na-ribeira/A SEGUIR ELENCAREMOS O QUE ESTE BLOG VISLUMBRA COMO AÇÕES EFETIVAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PARA QUALIFICAR E AMPLIAR A ESCALA PRODUTIVA DESSE SETOR.
1) ANULANDO A NECESSIDADE DE CONTRATAR CONSULTORIAS INERTES E DESPROPORCIONALMENTE CUSTOSAS, A PREFEITURA DE SALVADOR DEVE CRIAR GRUPO DE TRABALHO, COM PRAZOS CLAROS PARA FINALIZAÇÃO DE TAREFAS, A FIM DE REALIZAR LEVANTAMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DO PESSOAL, BEM COMO EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS COM A PESCA ARTESANAL NA ORLA MARÍTIMA DE SALVADOR. A PARTIR DO RELATÓRIO FINAL IDEALIZAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA O SETOR.
2) EM PONTOS ONDE SE LOCALIZAM MAIOR ESCALA DE EMBARCAÇÕES, CONSTRUIR, PRIORITARIAMENTE ESTRUTURAS NECESSÁRIAS PARA ATRACAÇÃO E FAINAS DE EMBARQUE DE GELO, RANCHO, ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL E DESEMBARQUE DE PESCADOS. ESSAS ESTRUTURAS, APÓS CONCLUSÃO PODEM SER GERENCIADAS ATRAVÉS DE COOPERATIVAS DE PESCADORES:
EMBARCAÇÃO PARA PESCA EM ALTO MAR - SANTA CATARINA
https://www.4oito.com.br/noticia/santa-catarina-busca-solucoes-para-viabilizar-a-pesca-de-camarao-175893) PROPORCIONAR AMBIENTE FISCAL FAVORÁVEL A IMPLANTAÇÃO DE ESTALEIROS NA REGIÃO DE SALVADOR, PRINCIPALMENTE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COM PRODUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PESCA A PREÇOS ATRATIVOS, EM VIRTUDE DE ISENÇÃO DE GRAVAMES FISCAIS:
4) SONDAR ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM NAÇÕES DE EXCELÊNCIA NA ÁREA PESQUEIRA, ALÉM DE ESTADOS COM PESCA INDUSTRIAL AVANÇADA, A EXEMPLO DE SANTA CATARINA;
5) VERIFICAR VIABILIDADE ECONÔMICA VISANDO AMPLIAR A PRODUÇÃO DE PESCADO EM SALVADOR E TERRITÓRIO BAIANO, AGREGANDO VALOR A CADEIA PRODUTIVA, ATRAVÉS DE INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS PROCESSADORAS.
6) ÁREAS JÁ ESTABELECIDAS PELAS SUAS PRÓPRIAS VANTAGENS LOCACIONAIS E COMERCIAIS A EXEMPLO DO PORTO DAS SARDINHAS NO LOBATO, ENSEADA DOS TAINHEIROS TERIAM PRIORIDADES, SE TORNANDO UM PILOTO PARA AS PRÓXIMAS INTERVENÇÕES;
7) CONTEMPLAR NO ELENCO DO CURRÍCULO ESCOLAR, DISCIPLINA VOLTADA PARA ATIVIDADE PESQUEIRA, COM MATÉRIAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA PESCA EM ÁGUAS MARÍTIMAS, MANEJO DO AMBIENTE MARINHO NO CONTEXTO DA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES. TUDO ISTO, VALORIZANDO O SABER POPULAR, O LEGADO DE CONHECIMENTO EMPÍRICO DAS GERAÇÕES ENVOLVIDAS NAS FAINAS PESQUEIRAS.
8) AQUIRIR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DE PESCADOS DE COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES, DIRECIONANDO A RESTAURANTES POPULARES E OUTRAS INSTITUIÇÕES DE SALVADOR.
9) ECONOMIA CIRCULAR - APROVEITAMENTO DE RESTOS DE PESCADOS DIRECIONADOS A FABRICAÇÃO DE FARINHA DE PEIXE, PARA DIETA ANIMAL ATRAVÉS DE RAÇÃO BALANCEADA DE ALTO VALOR PROTEICO E NUTRICIONAL.
10) CRIAÇÃO DO GRUPAMENTO NAVAL NO ÂMBITO DA POLICIA MILITAR, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES FISCALIZAR A PESCA PREDATÓRIA (BOMBA). https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-grupamento-naval-pm-ba.html
11) UM EXEMPLO DE AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO NAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE NÃO DEVE SER SEGUIDO, FOI A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PESQUEIRO NA RIBEIRA, QUE HOJE OPERA DE FORMA PRECÁRIA OU SEJA SUBUTILIZADA, QUANDO DA INICIATIVA PARA CONSTRUÇÃO NÃO SE PENSOU EM TODO CONTEXTO QUE ENVOLVE A ATIVIDADE PESQUEIRA, COM A AQUISIÇÃO DE EMBARCAÇÕES COM MAIOR AUTONOMIA E TECNOLOGIA, TREINAMENTO ADEQUADO DOS ENVOLVIDOS NA FAINA DE PESCA E UMA BASE DE PROCESSAMENTO PROPORCIONAL A ESCALA DO PROJETO.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON - 2065
Ótimo e útil relato para a Bahia.
ResponderExcluirGostei do relato.
ResponderExcluirNão tenho dúvida de que o segmento pesqueiro tem uma grande interface com outros segmentos da economia.
O tema abordado pelo economista Josemar, deve ser ampliado para o Estado da Bahia, devendo sim, ser uma política de governo.
Temos uma longa e rica costa.
Parabéns Josemar pela matéria
Muito bom seu blog Josemar
ResponderExcluirMuito legal👏👏
ResponderExcluir