quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALERTA - FERRY BOAT

CAROS SENHORES


A IMPRENSA A TODO MOMENTO VEICULA NOTICIÁRIO SOBRE A SITUAÇÃO PRECÁRIA  QUE SE ENCONTRA O SISTEMA FERRY BOAT NA TRAVESSIA SÃO JOAQUIM /  BOM DESPACHO.  ONDE A FISCALIZAÇÃO NÃO RESPONSABILIZA, O FISCALIZADO CORRE SOLTO.

MAS, NÃO É POR ISSO, QUE ESCREVO NESTE MOMENTO E NEM POR PROCESSOS ONDE OS QUALIFICADOS FORAM A TWB E AGERBA E  SEGUNDO NOTICIÁRIOS ,SIMPLESMENTE SUMIRAM, MAS ESTE FATO O MINISTÉRIO PÚBLICO BAIANO JÁ ENTROU COM REPRESENTAÇÃO PERANTE O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA PARA  APURAR AS DEVIDAS RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS. O QUE ME PREOCUPA NESTE MOMENTO É A SEGURANÇA DOS QUE PRECISAM  UTILIZAR ESSE SISTEMA.

 COTIDIANAMENTE,  TOMAMOS CONHECIMENTO NA MÍDIA,  SOBRE  EMBARCAÇÕES -  AS POUCAS QUE SE ENCONTRAM OPERATIVAS -,  A DERIVA E  BARBEIRAGEM NAS OPERAÇÕES DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO. 

SENHORES, TODOS ESSES FATOS  ESTÃO OCORRENDO COM MAIOR FREQUÊNCIA DA PRIMAVERA PASSADA PARA CÁ. PERÍODO ONDE AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SÃO  AMENAS, MAS MESMO ASSIM ,AQUELES QUE JÁ PASSARAM POR UMA SITUAÇÃO DESSA, CONHECEM OS MOMENTOS DE PÂNICO A BORDO, AGORA IMAGINEM : ESTAMOS AS PORTAS DO INVERNO ONDE A FREQUÊNCIA DE FRENTES FRIAS QUE ATINGEM O LITORAL BAIANO SÃO MAIS PROVÁVEIS, E OS QUE NAVEGAM NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SABEM QUE, COM AS FRENTES VEM OS VENTOS DE QUADRANTES SUL E SUDESTE, PROVOCANDO ACENTUADA AGITAÇÃO MARÍTIMA NO INTERIOR DA BTS. É NECESSÁRIO  FALAR MAIS ALGUMA COISA?

CALCULE  AS CENAS DE TERROR A BORDO DO FERRY BOAT, ENFRENTANDO ONDAS DE TRAVÉS, À DERIVA, COM RISCO REAL DE NAUFRÁGIO OU ABALROAMENTO COM OUTRAS EMBARCAÇÕES NOS DIVERSOS FUNDEADOUROS DA BTS, DEUS SABE O QUE PODERÁ OCORRER ATÉ O PEDIDO DE SOCORRO SER ATENDIDO, SE O CENÁRIO FOR A NOITE E COM CERRAÇÃO, PROVOCADA POR CHUVAS INTENSAS, O DRAMA SE POTENCIALIZA. 

TODOS OS NAVEGANTES SABEM O QUANTO É IMPORTANTE A MANUTENÇÃO DA  EMBARCAÇÃO, DO JEITO QUE OS FERRY ESTÃO , É PROVÁVEL QUE ATÉ SUAS CHAPAS DE AÇO OU SOLDAS DE ALUMÍNIO ESTEJAM  COMPROMETIDAS, E O CHOQUE DE VAGAS MAIORES CONTRA O CASCO  PODERÁ PROVOCAR DANOS QUE PERMITAM O NAVIO FAZER ÁGUA.  O CENÁRIO DELINEIA UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, E SE OCORRER, OS MAIORES CULPADOS SERÃO O ÓRGÃO QUE DEVERIA FISCALIZAR AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE DE QUALQUER EMBARCAÇÃO E O QUE DEVERIA FISCALIZAR O TRNSPORTE HIDROVIÁRIO NA BTS.

A TWB, TERÁ DE SER RESPONSABILIZADA, NÃO SOU JUIZ, POIS SE FOSSE IMPUTARIA A CULPABILIDADE MAIOR AOS DOIS PRIMEIROS, POIS A TWB  PRESTA UM SERVIÇO DE MÁ QUALIDADE,  POR ENCONTRAR CAMPO PARA ISSO. O ENGRAÇADO, É QUE VÃO CONTRATAR AQUELAS FAMOSAS "AUDITORIAS E CONSULTORIAS" INDEPENDENTES PARA VERIFICAR O ÓBVIO,OLHEM O PRAZO, 7 MESES, NESSE  ÍNTERIM O INVERNO JÁ SE FOI E DEUS SABE O QUE PODERÁ TER ACONTECIDO.

SE VOCES VERIFICAREM NO  GOOGLE EARTH ,  A ENTRADA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SUA BARRA VOLTADA PARA SUL, COM ISSO OS VENTOS DESSE QUADRANTE  TRAZEM VAGALHÕES DIRETAMENTE PARA O INTERIOR DA BTS, POTECIALIZANDO A ALTURA DAS ONDAS, POIS VINDO DO OCEANO ABERTO AO ENTRAR NA BTS A BARRA SE APRESENTA COMO UM GARGALHO .  AS ONDAS  PROVOCADAS POR VENTO DE SUDESTE  DERIVA PARA A COSTA DE SALVADOR, AS DO SUL NÃO VEM CONTUDO, O CAMINHO É ABERTO. FICA O ALERTA.

ATÉ MAIS 


JOSEMAR SOUZA SANTOS

PORTOS BAIANO, O INÍCIO DE NOVA ERA

CAROS SENHORES

NO RASTRO DAS BOAS NOTÍCIAS PARA O SISTEMA PORTUÁRIO DA BAHIA, AS QUAIS, CITO, O ADITIVO DO CONTRATO DO TECON,QUE LEVARÁ A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO TERMINAL; A LINHA MARÍTIMA DE NAVIOS FULL CONTÊINER LIGANDO O PORTO DE SALVADOR AO PACÍFICO; A DRAGAGEM DA BACIA DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR E ARATU E A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL COTEGIPE. PORÉM, OUTROS FATOS, QUE CONSIDERO RELEVANTES, PODERIAM SER DIVULGADOS PELOS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, FALO DA OPERAÇÃO DE ALGUMAS CARGAS QUE ALGUM TEMPO ESTAVAM AUSENTES NO PORTO DA CAPITAL BAIANA, REFIRO-ME  A FIO MÁQUINA E O MALTE.

FIO MÁQUINA, OS EMBARQUES RETORNARAM DESDE O ANO PASSADO, DEPOIS DE UNS DOIS ANOS SEM APARECEREM NAS ESTATÍSTICAS DA CODEBA, TIVE RECEIO QUE ESSA AUSÊNCIA FOSSE UM SINAL QUE A GERDAU ESTARIA EM DIFICULDADES OU PRETENDIA SE MUDAR DA BAHIA, QUEM SABE PARA PERNAMBUCO. O QUE JÁ ACONTECEU COM PLANTAS DA DOW QUÍMICA E DA ANTIGA ALCAN ( NOVELIS ) QUE CERRARAM SUAS PORTAS. ESSE PRESSENTIMENTO SE ACENTUOU PORQUE OS DESEMBARQUES DE MINÉRIO DE FERRO PARA EMPRESA NÃO ESTÃO OCORRENDO  EM ARATU OU EM SEU TERMINAL  PRÓPRIO, OU SEJA  NÃO RECEBENDO MATÉRIA PRIMA E NEM EXPORTANDO PRODUTO ACABADO, PODERIA SER SINAIS DE DIFICULDADES, A NÃO SER QUE O MINÉRIO ESTIVESSE VINDO POR TERRA  E A PRODUÇÃO ESTIVESSE DIRECIONADA PARA O MERCADO INTERNO.

 NÃO SEI O QUE VEM OCORRENDO, O IMPORTANTE É QUE ALGUMAS PEQUENAS PARTIDAS DE FIO MÁQUINA  FORAM OPERADAS EM SALVADOR PELO NAVIO “ SENECA MAIDEM “ 4.100 TONS ENTRE OS DIAS 13 E 16 DE MAIO E O “ SIBONEY BELLE “ COM 4.100 TONS E PREVISÃO DE CHEGADA PARA O DIA 14/06.

EM RELAÇÃO ÀS OPERAÇÕES DE MALTE SE NÃO ME ENGANO HOUVE UM DESEMBARQUE NO INÍCIO DO ANO, E UM OUTRO PELO NAVIO “ VOGE EVA “ ENTRE OS DIAS 23 E  29/05 DE 7.000 TONS, MAIS UM PREVISTO PELO NAVIO “ TRUDY “, QUE INCLUSIVE JÁ SE ENCONTRA AO LARGO, DE 6.500 TONS. A BAHIA É O PRINCIPAL MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJAS DO NORTE E NORDESTE,  NÃO JUSTIFICANDO QUE ESTAS CERVEJARIAS SE ABASTEÇAM DE MALTE DESEMBARCADO EM RECIFE OU VITÓRIA, GERANDO RENDA, IMPOSTOS E SERVIÇOS PARA ESSES ESTADOS, QUE OS DESEMBARQUES CONTINUEM DE FORMA  CONSTANTE E CRESCENTE.

SENHORES, PERNAMBUCO HOJE É UM CONCORRENTE DA BAHIA EM TERMOS DE BUSCAS POR RECURSOS FEDERAIS E CONCESSÕES DE INCENTIVOS FISCAIS OU DE OUTRA ESPÉCIE PARA AMPLIAR SUAS BASES PRODUTIVAS, GERANDO DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO PARA SEU POVO, ADMIRO SEU GOVERNADOR QUE DE SEU GABINETE, SEM PRECISAR SE DESLOCAR PARA VIAGENS DE NEGÓCIO AO EXTERIOR, ADMINISTRA, COM COMANDO, OS DESTINOS DE SEU ESTADO.

NO QUE DIZ RESPEITO AO MALTE A BAHIA DEVERIA AGIR DE FORMA AGRESSIVA, TAXANDO COM SOBRECARGA TRIBUTÁRIA QUANDO O MESMO FOSSE DESCARREGADO EM OUTROS PORTOS, QUE NÃO OS PORTOS BAIANOS, COM DESTINO ÀS CERVEJARIAS  LOCAIS, E BONIFICANDO AS IMPORTAÇÕES POR AQUI REALIZADAS, O MESMO  TERIA QUE SER FEITO COM CAFÉ, PRODUZIDO NA BAHIA, E EXPORTADO POR VITÓRIA, SANTOS, E ATÉ PARANAGUÁ. IDEM PARA GRANITO QUE EM GRANDE PARTE SAI PELO PORTO DE VITÓRIA.

A CODEBA FAZ SUA PARTE, MAS O GOVERNO DA BAHIA, TEM QUE ATUAR HARMONICAMENTE COM A AUTORIDADE PORTUÁRIA PLEITEIANDO A BUSCA DE NOVAS OPERAÇÕES PARA NOSSO PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS PRIVATIVOS, VEJO COMO UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO ALTAMENTE FAVORÁVEL A ESTADUALIZAÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR, ARATU E MALHADO, MAS ISSO SERÁ ASSUNTO PARA OUTRO ESCRITO.

SENHORES, A BAHIA CONQUISTOU SUA  BASE INDUSTRIAL, COM COMPETÊNCIA E SAGACIDADE POLÍTICA, UTILIZANDO DOS MECANISMOS FISCAIS DE FORMA EFICIENTE, FOI ASSIM, COM O COPEC, FORD, CARAÍBAS, PÓLO PNEUMÁTICO, DENTRE OUTROS, NÃO GOSTARIA QUE TODAS ESSAS VITÓRIAS FOSSEM PARA O RALO DA TORPEZA, OMISSÃO E INEFICIÊNCIA.


ATÉ A PRÓXIMA


JOSEMAR SOUZA SANTOS