sexta-feira, 2 de agosto de 2024

PENÍNSULA DE ITAPAGIPE - ÁREA INDUSTRIAL DE SALVADOR - BAHIA - NO PASSADO - ITAPAGIPE PENINSULA - INDUSTRIAL AREA OF SALVADOR - BAHIA - IN THE PAST

UM FATO PITORESCO, DE MAGNITUDE, NO PASSADO DA CIDADE DE SALVADOR - BAHIA FOI A CONCENTRAÇÃO DE INDÚSTRIAS QUE CONVIVIA JUNTO À ÁREAS RESIDENCIAIS, PRINCIPALMENTE A PENÍNSULA ITAPAGIPANA. NADA RESTOU DESSES EMPREENDIMENTOS, A NÃO SER ESTRUTURAS EM RUÍNAS, FORAM ENGOLIDOS PELA DINÂMICA URBANA DE UMA METRÓPOLE QUE NÃO PRIORIZOU O PLANEJAMENTO FUNDAMENTADO EM RACIONALIDADES LOCACIONAL.

ACREDITAMOS QUE A ESCOLHA DESSE LOCAL PELOS EMPREENDEDORES, PRINCIPALMENTE AS UNIDADES QUE TIVERAM SUA PEDRA FUNDAMENTAL LANÇADAS NO FINAL DO SÉCULO XIX DEVE-SE À PROXIMIDADE DA ZONA PORTUÁRIA, ANCORADOURO DO PORTO DE SALVADOR, ANTES DAS OBRAS QUE O TRANSFORMARAM EM PORTO ORGANIZADO, INAUGURADO SEU PRIMEIRO TRECHO DE CAIS EM 13 DE MAIO DE 1913, JUNTO A FERROVIA COM A ESTAÇÃO DA CALÇADA INAUGURADA EM 1860,  FOSSEM VÁRIAVEIS IMPORTANTES.

EMBALAGEM ORIGINAL DO GUARANÁ FRATELLI.VITA

https://lugaresdememoria.com.br/ribeira-baia-de-todos-os-santos/

INICIO A ESCRITA COM MINHAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA INFÂNCIA, ONDE EM OUTRA POSTAGEM RELATEI COM DETALHES O QUE ERA RESIDIR NO BAIRRO DA BARRA NO INICIO DA DÉCADA DE 1960 ATÉ 1976 - https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/05/a-vitoria-e-os-navios.html 

ANTIGA FÁBRICA DA FRATELLI VITA

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8066166700110385&set=gm.7847742978595772&idorvanity=3387049274665187

ESTUDEI O PRIMÁRIO EM COLÉGIO TRADICIONAL, LOCALIZADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, O OSWALDO VALENTE, PERTENCENTE A D. ODETE VALENTE. QUANDO TERMINAVAM AS AULAS, NO CAMINHO PARA CASA, AINDA MENINOTE, PASSAVA NA PADARIA, POR QUE DELICATESSE É UMA TERMINOLOGIA MODERNA, PARA COMPRAR UMA FATIA DE BOLO, QUANDO SOBRAVA ALGUM DINHEIRO DA MERENDA, OU MEUS PAIS OFERTAVAM UMA GRANA EXTRA, ACOMPANHADO DE UM GUARANÁ FRATELLI VITA, OU DE UMA SUKITA, REFRIGERANTE DE LARANJA, TAMBÉM DA FRATELLI VITA. SABOROSOS EM RELAÇÃO AOS REFRIGERANTES DE HOJE.

SUKITA EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL

https://br.pinterest.com/pin/597430706791167114/


A FRATELLI VITA, SURGIU NA DÉCADA DE 1902, NA RUA BARÃO DE COTEGIPE, BAIRRO DA CALÇADA,, TENDO COMO PROPRIETÁRIO O IMIGRANTE ITALIANO GIUSEPPE VITA, PRODUZINDO REFRIGERANTES A BASE DE FRUTAS E A PARTIR DA DÉCADA DE 1950 INICIOU A PRODUÇÃO DE CRISTAIS. INFELIZMENTE EM MEADOS DE 1970 FOI ADQUIRIDA POR UMA OUTRA EMPRESA DO RAMO, PERDENDO PRIMAZIA EM QUALIDADE.

CRISTAIS DA FRATELLI VITA

https://www.bauhausleiloes.com.br/peca.asp?ID=2630714

A FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS, FUNDADA EM 1875, POSSIVELMENTE A UNIDADE INDUSTRIAL EM SEGUNDA POSIÇÃO, PELA MAGNITUDE DO SEU PARQUE FABRIL NA BAHIA, EM SEU TEMPO, NOS QUESITOS DE INTENSIDADE DE MÃO DE OBRA, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E VALOR AGREGADO DE PRODUÇÃO. DIANTE DE VÁRIAS NUANCES CONJUNTURAIS E MUDANÇAS DE PROPRIETÁRIOS ENCERROU DEFINITIVAMENTE SUAS ATIVIDADES NA DÉCADA DE 1980, SEM MAIS REPRESENTAR O ESPLENDOR DO PASSADO.

A ESTRUTURA DA FÁBRICA ENCONTRA-SE EM RUÍNAS, TOMBADA PELO IPAC - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA. COM ARQUITETURA NEOCLÁSSICA.

FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS EM 1918
https://atarde.com.br/bahia/bahiasalvador/predio-de-fabrica-do-seculo-xix-deve-virar-parque-das-ruinas-1253674

A COMPANHIA EMPÓRIO INDUSTRIAL DO NORTE, FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1891 PELO COMERCIANTE LUIZ TARQUÍNIO, LEOPOLDO JOSÉ DA SILVA E MIGUEL FRANCISCO RODRIGUES DE MORAES (SAMPAIO - 1975). ERA DENOMINADA FÁBRICA DA BOA VIAGEM OU FÁBRICA DE LUÍZ TARQUÍNIO.

LUIZ TARQUÍNIO

A EMPRESA UTILIZOU MAQUINÁRIOS INOVADORES NO BRASIL. COM PRODUÇÃO BASEADA EM FIOS DE ALGODÃO IMPORTADOS. CHEGOU A SER A MAIOR INDÚSTRIA TÊXTIL DO NORDESTE E FICAVA ENTRE AS 10 MAIORES DO PAÍS;

VILA OPERÁRIA DA FÁBRICA LUIZ TARQUÍNIO

TINHA ANCORADOURO PRÓPRIO E VILA OPERÁRIA COM 258 CASAS RESIDENCIAIS DE 2 PAVIMENTOS, ESCOLA, GABINETE MÉDICO. CRECHE, AÇOUGUE E OUTRAS FACILIDADES. DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIOS GRUPOS EMPRESARIAIS FINALIZOU SUAS OPERAÇÕES EM 1973. HOJE SUAS RUÍNAS SÃO UTILIZADAS COMO ARMAZÉM ALFANDEGÁRIO.

Cinco anos após sua inauguração a empresa empregava 697 operários (171 homens e 526 mulheres) sendo apenas 28 estrangeiros. Os trabalhadores eram recrutados principalmente em outros estados do Nordeste e no interior da Bahia e a proporção maior de mulheres se manteve por longos anos. Em 1938, por exemplo, do total de 1.121 trabalhadores da CEIN, 402 eram homens e 719 eram mulheres. A empresa também empregava aprendizes e o seu contingente era diversificado. - https://abet-trabalho.org.br/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-66-vila-operaria-de-luiz-tarquinio-salvador-ba/

FACHADA PRINCIPAL DO EDIFÍCIO EM 2011

UMA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA QUE FAÇO, É UM FATO, MAS NÃO TENHO DADOS ESTATÍSTICOS, HISTÓRICOS PARA PROPORCIONALIZAR, SOBRE A QUANTIDADE DE GRANDES INDÚSTRIAS TÊXTEIS NA BAHIA, POR QUE ALÉM DE SALVADOR COM AS 2 JÁ CITADAS, EM VALENÇA TAMBÉM ESTAVA INSTALADA UMA OUTRA DE GRANDE PORTE, A CIA VALENÇA INDUSTRIAL, QUE INCLUSIVE FOI A PRIMEIRA INDÚTRIA TÊXTIL BRASILEIRA MOVIDA POR TURBINAS HIDRÁULICAS,  SERIA ENTÃO, UMA DAS CAUSAS PARA ATENDER A INTENSA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, EM VIRTUDE DO USO DE VELAS - NO LINGUAJAR NÁUTICO DA ÉPOCA, PANO - PARA ESTAS EMBARCAÇÕES, ERAM TECIDOS MAIS GROSSEIROS, SEMELHANTES A LONA. 

SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE
 FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

ALÉM DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, NAVIOS QUE FREQUENTAVAM O PORTO DA BAHIA, MUITAS VEZES DEPOIS DE LONGAS TRAVESSIAS NECESSITAVAM RECOMPOR SEU MATERIAL VÉLICO AVARIADO POR TEMPESTADES E PELO DESGASTE NATURAL. REPRESENTAVAM UMA DEMANDA INTENSA.TUDO É UMA HIPÓTESE RAZOÁVEL. 

POSSIVELMENTE A ÚNICA IMAGEM QUE TIVE ACESSO, REPRESENTANDO CONSTRUÇÃO DE DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR, EM ESTALEIRO LOCALIZADO NA ENSEADA DOS CABRITOS. A DATA NÃO ESTÁ PRESENTE, MAS, PELA AUSÊNCIA DE RESIDÊNCIAS NO FUNDO DA IMAGEM, ACREDITAMOS QUE SEJA ANTERIOR A 1930. NÃO PERCEBO A PONTE QUE LIGA PLATAFORMA A SÃO JOÃO DO CABRITO.  
 

A NAVEGAÇÃO A VELA INICIOU SEU DECLÍNIO COM ADVENTO DO USO DO CARVÃO, PARA PROPULSÃO A VAPOR NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, MAS ATÉ O INICIO DO SÉCULO SEGUINTE, NAVIOS À VELA AINDA SINGRAVAM OS MARES. OS SAVEIROS PERMANECERAM ATÉ 1960, DECLINANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO UNIDADE ECONÔMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS.

IMAGEM SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

OUTRO PRODUTO QUE MARCOU MINHA INFÂNCIA FOI O CHOCOLATE CHADLER FUNDADA EM 1944, TAMBÉM LOCALIZADA NA PENINSULA DE ITAPAGIPE. LEMBRO DA EMBALAGEM DO PRODUTO, QUE CONSUMÍAMOS MUITO, QUANDO CRIANÇA, A CHADLER PRODUZIA CHOCOLATES PUROS, SEM RECHEIO, PARA CONSUMO IMEDIATO, ALÉM DE TORTA E MANTEIGA DE CACAU PARA EXPORTAÇÃO.


http://antiguinho.blogspot.com/2016/01/chocolates-chadler-lista-telefonica-1975.html

NO CONTEXTO DO CONFLITO DE CONVIVÊNCIA ENTRE ÁREAS URBANAS HABITACIONAIS E INDUSTRIAIS, A CHADLER ENFRENTOU, PRINCIPALMENTE, NA DÉCADA DE 1960 PROTESTO DE MORADORES LOCAIS CONTRA POLUIÇÃO SONORA E EMISSÃO DE GASES NOCIVOS, COM ISTO ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM SALVADOR EM 1996 MUDANDO-SE PARA ILHÉUS, ONDE PRODUZIU APENAS DERIVADOS DE CACAU PARA O MERCADO EXTERNO E NÃO MAIS CHOCOLATES. OS SAUDOSISTAS ATÉ HOJE LEMBRAM DO CHEIRO DO CHOCOLATE QUE IMPREGNAVA Á ÀREA.

GALPÃO DA CHADLER EM 2011
https://patrimonioindustrial.ufba.br/chadler-industrial-da-bahia-sa

OUTRAS INDÚSTRIAS DE DERIVADOS DE CACAU TAMBÉM ESTAVAM INSTALADAS NA ÁREA DA RIBEIRA, EXEMPLO DA BARRETO DE ARAÚJO E JOANES. POSTERIORMENTE, POR MOTIVOS LOGÍSTICOS, JUNTO À ALGUMAS RESTRIÇÕES QUANTO A POLUIÇÃO, NÃO TANTO QUANTO A CHADLER, CENTRALIZARAM SUAS PRODUÇÕES NO DISTRITO INDUSTRIAL DO IGUAPE EM ILHÉUS.

ALEM DESTAS INDÚSTRIAS CITADAS ANTERIORMENTE TÍNHAMOS NESTA ÁREA DA CIDADE BAIXA,  A FÁBRICA DE CIGARROS SOUZA CRUZ, A CERVEJARIA BRAHMA E ANTÁRTICA. NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970 A CARLSBERG, DE ORIGEM DINAMARQUESA SE INSTALOU NO LOCAL, A GASES FAGIP, INDUSTRIAS DE ÓLEO DE MAMONA, A SANBRA E OUTRA LOCALIZADA EM PARIPE, TODAS COM PIER PARA EMBARQUE DO PRODUTO ATÉ OS NAVIOS ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR.
 
UM DESTAQUE A PARTE ERA A VOCAÇÃO NÁUTICA DA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NESTE PERÍMETRO, DESDE O SÉCULO XIX, COM OS PRIMÓRDIOS DA EMPRESA QUE ORIGINOU A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FORAM CRIADAS  ESTRUTURAS VOLTADAS PRINCIPALMENTE A MANUTENÇÃO DE EMBARCAÇÕES, NA PENHA, INCLUSIVE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, FOI PROPRIETÁRIA DE UM DIQUE FLUTUANTE, O ARAÚJO PINHO.

Com sólida formação intelectual, larga experiência no campo econômico e financeiro, Araújo Pinho, elaborou o seu programa do governo prevendo mais administração e menos política. Porém, logo no início, enfrentou séria crise financeira, sendo obrigado a fazer empréstimo externo com o Crédit Mobilier Français, em Paris, garantindo esse empréstimo com o imposto de exportação que incidia sobre o cacau, o café e o fumo. Conseguiu normalizar a situação do Tesouro, pagando todos os compromissos, inclusive os salários atrasados do funcionalismo.

Ao estabelecer o equilíbrio orçamentário, incrementou as fontes produtoras do comércio e da lavoura. Adquiriu novos vapores para a Companhia de Navegação Baiana, inaugurou o dique flutuante, realizou o contrato de arrendamento da Empresa de Viação do São Francisco, inaugurou o serviço de navegação do Rio Pardo, deu prosseguimento às obras do Cais do Porto de Salvador; construiu o edifício do Instituto de Bacteriologia, atual Oswaldo Cruz, um pavilhão para o Ginásio da Bahia, outro para o Asilo João de Deus. Criou o gabinete de identificação do Estado, estimulou e amparou o ensino agrícola e cuidou da conservação da via férrea. O seu governo inovador mandou construir nos Estados Unidos da América do Norte um bonde-ambulância inaugurando na Bahia o primeiro deste tipo existente no Brasil. Dentre outras obras, reformou o Palácio das Mercês, transformando-o em residência oficial do governador.

A BAHIANA TEVE DIVERSOS GALPÕES, ALGUNS CONTINUAM ERGUIDOS, PIER DE ATRACAÇÃO E OFICINAS NAVAIS COMPLETAS. ALGUNS NAVIOS ERAM DOCADOS NA PRÓPRIA AREIA, ASSENTAVAM NA MARÉ BAIXA. UM FATO, DENTRE OUTROS, QUE DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DA BAHIA EM RELAÇÃO AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICA DA ÉPOCA, SEU RECÔNCAVO, SUA CAPITAL SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, FOI O USO DO VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL PELA BAHIANA,

NÃO DEVEMOS ESQUECER A REPRESENTATIVIDADE DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, COM SUAS DIMENSÕES E GEOMETRIA NASCIDAS NA TÁBUA DO GRAMINHO,  DOMINARAM OS MARES DA BAHIA E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS. FALAVAM OS ANTIGOS QUE, ONDE HOUVESSE UMA SOMBRA DE ÁRVORE E UMA PRAIA EXISTIA UM SAVEIRO SENDO CONSTRUÍDO. ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA, CONSTRUIA NAVIOS DE BATALHA, INCLUSIVE PARA PAÍSES EUROPEUS, FOI O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL NESTE TEMPO.

A ENSEADA DOS TAINHEIROS NO PASSADO ERA OCUPADA POR DIVERSOS ESTALEIROS DE PEQUENO PORTE. A MESMA ANTES DOS ATERROS IRRESPONSÁVEIS REALIZADOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES, TINHA SEU ESPELHO D'ÁGUA ALCANÇANDO O BAIRRO DA CALÇADA. NOS DIAS ATUAIS ALGUNS AINDA RESISTEM, REFORMANDO E CONSTRUINDO EMBARCAÇÕES DE MADEIRAS, SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS DE SERVIÇOS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

EM TEMPOS NÃO TÃO DISTANTES, SE INSTALOU O ESTALEIRO COREMA, HOJE LOCALIZADO NA BAÍA DE ARATU. O ESTALEIRO BONFIM, TAMBÉM NA RIBEIRA, CONSTRUIU PEQUENAS EMBARCAÇÕES DE APOIO PARA ATENDER A PETROBRAS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

REBOCADORES EM CONSTRUÇÃO - ESTALEIRO COREMA
NA RIBEIRA UMA INOVAÇÃO FOI O HIDROAEROPORTO, CUJA OPERAÇÃO REMONTA A 1932, PARA ATENDER A DEMANDA DE HIDROAVIÕES. A EDIFICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NOS DIAS ATUAIS EM ESTADO DE ABANDONO.

Antigos frequentadores relatam que as instalações eram bastante luxuosas, com saguão, espaço de bagagens, guichés reservados para as empresas aéreas, restaurante-bar, enfim toda a infraestrutura para atender com conforto os passageiros, tripulantes, funcionários e comunidade em geral. A ponte de atracação tem um inusitado formato em Y.


ara se iluminar o lugar à noite onde as aeronaves desceriam, se formava uma fileira de canoas com tochas bem acesas. Note-se que sendo um lugar, em cujo perimetro estavam veranistas, banhistas, velejadores, catraieirosetc., acionavam-se sirenes alertando da aproximação dos aviões.
Sua decadência ocorreu no período de 1943, em razão da grande ampliação do aeroporto de Salvador, sendo, portanto, desativado por falta de utilização. Seu espaço foi ocupado por um tempo pela sede da Associação dos Radioamadores (LABRE), e em seguida, pelo Clube dos Sargentos da Marinha e sucedido por outros usos, a exemplo da ocupação atual por uma loja de equipamentos naúticos.

HIDROAEROPORTO DA RIBEIRA - PROVAVELMENTE ENTRE 1940 OU 1930
ESCREVENDO SOBRE ESTES FATOS LIGADOS A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ME EMOCIONO PELO DESPREZO QUE UM POVO IGNORANTE, COM RARAS EXECEÇÕES, PRATICAMENTE NADA CONSERVOU SOBRE ESTE PASSADO RICO, EDIFICADO POR HONRADOS HOMENS, CAPITÃES, MESTRES E MARUJOS QUE, POR AQUI NAVEGARAM, AO MENOS, OS ROMANCES DO GRANDE ESCRITOR JORGE AMADO, MAR MORTO, CAPITÃES DE AREIA E OS VELHOS MARINHEIROS, PERPETUAM ESSAS JORNADAS.


O CENÁRIO LOCACIONAL EVOLUI, SE TRANSFORMA, ACRESCENTA NOVAS PRIORIDADES, ASSIM NÃO CABERIA NOS DIAS DE HOJE, INDÚSTRIAS CONVIVENDO COM HABITAÇÕES NA PENÍNSULA ITAPAGIPANA, MAS, RESSALTAMOS QUE AS VOCAÇÕES NÁUTICAS DESTE LOCAL PODEM SER POTENCIALIZADAS, COM INSTALAÇÕES DE ESTALEIROS VOLTADOS A EMBARCAÇÕES DE LAZER, MARINAS, RESTAURANTES, CLUBES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS. E ATÉ DESATERRAR ÁREAS DA MASSARANDUBA E LOBATO RECONSTITUINDO MANGUEZAIS. 

SUJEIRA TRAZIDA PELO CANAL DE BATE ESTACA
A EXCRECÊNCIA CHAMADA CANAL BATE ESTACA, DESPEJANDO ESGOTO IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DO URUGUAI, DEVE SER RESOLVIDO COM URGÊNCIA, A PRÓPRIA POPULAÇÃO TEM O DEVER DE SER ENFÁTICA QUANTO A EXIGIR DAS AUTORIDADES TOMADAS DE PROVIDÊNCIA. PARA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ATENDER ESTA ÁREA, O QUE DEVE SER PRIORIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL.

O PIONERISMO DA BAHIA QUANTO A SEU PARQUE INDUSTRIAL DESDE O SÉCULO XIX,  CITANDO AS INDÚSTRIAS SÃO BRÁS E LUIZ TARQUÍNIO, ESTA ÚLTIMA COM AVANÇOS SOCIAIS NO TRATAR DOS SEUS OPERÁRIOS TEM UM CONTRAPONTO NEGATIVO COM A BAHIA DE HOJE, QUE SE DESINDUSTRIALIZA A OLHOS VISTOS. DE UM PASSADO GLORIOSO SE TORNOU UM MARASMO ECONÔMICO COM CLARAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA SUA POPULAÇÃO,                                                            

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065