ESTE ESCRITO ME PROPORCIONA UMA VIAGEM PRAZEROSA AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, INSTANTE QUE REPRESENTOU MINHA INFÂNCIA E MEUS PRIMEIROS REGISTROS DE VIDA, SENDO ASSIM PARA OS ACESSADORES DO VIAJANTE SEM PORTO, QUE VIVERAM A ÉPOCA, E TAMBÉM PARA OS MAIS JOVENS UM SAUDOSISMO DE UMA REALIDADE DISTINTA DO PRESENTE. TUDO PASSA TÃO RÁPIDO, QUE ALGUMAS MEMÓRIAS SE PERDEM AO LONGO DO TEMPO.
MEU PAI, JOÃO ALVES, SE TORNOU OFICIAL DE MARINHA, NASCEU EM ALAGOAS, PÃO DE AÇÚCAR, MINHA MÃE MARIA DORALICE, PROFESSORA DE INGLÊS, LECIONOU NO COLÉGIO CENTRAL, INCLUSIVE, FOI A PRIMEIRA DIRETORA, MULHER, EM MAIS DE 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO MESMO, EM VIRTUDE DA INTENSA LIGAÇÃO EMOCIONAL COM SUA MÃE, MINHA AVÓ ELIZA, ELA PREFERIA MANTER RESIDÊNCIA EM SALVADOR AO INVÉS DO RIO DE JANEIRO, CIDADE PREFERIDA POR MEU PAI. A ESTA ÉPOCA, JÁ COM 3 FILHOS.
PREVALECEU O DESEJO DA MINHA MÃE. DEPOIS DE UM ANO NO RIO DE JANEIRO RETORNAMOS PARA SALVADOR EM 1962, FICAMOS UM TEMPO ESTABELECIDO NO Nº 112, AVENIDA 7 DE SETEMBRO, ONDE AVÓ ELIZA E TIA MARIETA MORAVAM E MANTINHAM UM ATELIER DE COSTURA. CASARÃO ANTIGO, COM UM AR FANTASMAGÓRICO, LÚGUBRE, PRINCIPALMENTE A NOITE. TINHA MEDO, KKK.
POSTERIORMENTE, NOS MUDAMOS PARA O BARRIS, RUA JUNQUEIRA AIRES E 2 DE JULHO, DEPOIS PARA BARRA, RUA AFONSO CELSO, ED. MARTHA ROCHA, ONDE PASSAMOS O RESTANTE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, DE 1962 A 1976. ESSE EDIFÍCIO FOI CONSTRUÍDO E PERTENCIA A ALVARO ROCHA, PAI DE MARTA ROCHA, EX MISS BRASIL, ELA PASSAVA AS FÉRIAS DE VERÃO HOSPEDADA NA CASA DOS PAIS, QUE FICAVA ANEXA AO EDIFÍCIO.
IMAGEM DO EDIFÍCIO MARTA ROCHA - FOTO CONTEMPORÂNEA
https://www.123i.com.br/condominio-1bf0557cc.htmlEM 1963 MINHA MÃE ME MATRICULOU JUNTO COM MINHA IRMÃ ELIZA NO COLÉGIO OSVALDO VALENTE, SITUADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, NA BARRA, QUE DEPOIS FOI TRANSFORMADO EM UMA DOCERIA DENOMINADA MEIGUICE DE IAIÁ. INICIEI MINHA VIDA ESTUDANTIL NO 1º ANO A, COM PROFESSORA LÍGIA, CONTINUEI ATÉ 1967 ONDE CONCLUI A 4ª SÉRIE, INDO FAZER ADMISSÃO NO COLÉGIO MARISTAS, ONDE PERMANECI ATÉ 1975. MINHA IRMÃ ELIZA TERMINOU O PRIMÁRIO FOI FAZER O GINASIAL NO INSTITUTO FEMININO DA BAHIA, CONCLUIU O 3º ANO NO MARISTAS, DEPOIS CURSOU MEDICINA.
A MORADA NO EDIFÍCIO MARTHA ROCHA ERA ESPETACULAR, APARTAMENTO AMPLO, VISTA PARA O MAR, PRÓXIMO A PRAIA DO FAROL. NA BARRA, A ESTA ÉPOCA, BAIRRO TRADICIONAL, SENTÍAMOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM UM VERANEIO, PRATICAMENTE A PRAIA SÓ ERA FREQUENTADA PELOS MORADORES, NÃO EXISTIA LINHAS DE ÔNIBUS PARA OUTROS BAIRROS, APENAS 2 ROTEIROS ERAM ATENDIDOS, BARRA - PRAÇA DA SÉ, SUBINDO A LADEIRA DA BARRA E BARRA AVENIDA - PRAÇA DA SÉ INDO PELA PRINCESA ISABEL.
MARTA ROCHA - MISS BRASIL EM 1954
ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ERAM ESCASSOS, EXISTIAM OS RESTAURANTES BARRAVENTO, O OCEANIA, LOCALIZADOS NOS MESMOS LOCAIS ONDE SE ENCONTRAM HOJE. O PRIMEIRO ARRANHA CÉU DE SALVADOR, EDIFÍCIO OCEANIA CONSTRUÍDO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1940, TINHA.INSTALADO EM SEU TÉRREO O SUPERMERCADO PAES MENDONÇA, ALGUNS ARMAZÉNS PERTENCENTES A ESPANHÓIS COMPLETAVAM O PERFIL COMERCIAL DA BARRA NESTE TEMPO..
LOJA 2 DO PAES MENDONÇA EM 23 DE DEZEMBRO DE 1989 ( IMAGEM FERNANDO AMORIM / ARQUIVO CORREIO
PIZZARIA ERA RARIDADE, MAS O HOTEL GUANABARA, SEM FALHA DE MEMÓRIA, SERVIA PIZZA TRADICIONAL. APENAS EM 1970, A ZUCA PIZARIA SE INSTALOU NO FINAL DA RUA AFONSO CELSO.
O VEÍCULO MODELO KOMBI DA SORVETERIA PRIMAVERA FICAVA ESTACIONADA NO FAROL DA BARRA, DE TEMPOS EM TEMPOS CIRCULAVA PELO BAIRRO, TOCANDO SEU SEU SINO. OUTRAS FIGURAS MARCANTES ERAM OS BALEIROS, VENDEDORES DE TABOCAS, COM SEU TRIANGULO, MARCAVA SUA PRESENÇA, ACAÇA IGUARIA DA CULINÁRIA BAIANA MAIS DE ORIGEM AFRICANA E LIGADA AO RITUAL DO CANDOMBLÉ, EMBALADO EM PALHA DE BANANEIRA, SEMELHANTE AO ABARÁ, SÓ QUE FEITO DE MILHO BRANCO, BATIDO COM LEITE, ERA MUITO SABOROSO, NÃO ESQUECENDO DA FIGURA DO AMOLADOR DE FACAS E TESOURAS, ANUNCIAVA SUA PRESENÇA COM TOQUE DA SUA GAITA.
KOMBI DA SORVETERIA PRIMAVERA
https://www.facebook.com/amoahistoriadesalvador.byloutibahia/photos/a.729839003722159/2796041687101870/MEU PAI NOS LEVAVA PARA A PRAIA DO FAROL, NA SEGUNDA ESCADA. OUTRO PASSEIO QUE GOSTÁVAMOS MUITO ERA IR AO CENTRO DA CIDADE, FICÁVAMOS NA EXPECTATIVA DO LANCHE NA 4 - 4 - 400 OU LOBRAS, NA AV. 7, ONDE TINHA UMA LANCHONETE QUE SERVIA BANANA SPLIT, O MEU PREFERIDO ERA O SANDUÍCHE DE QUEIJO. ANTES PASSÁVAMOS NA SESSÃO DE BRINQUEDOS, É CLARO. NÃO ESQUEÇO QUANDO MINHA MÃE COMPROU NOSSO PRIMEIRO REVELL (RÉPLICAS PARA MONTAR), O COURAÇADO MISSOURI, PARA MIM. E O CRUZADOR HELENA PARA MEU IRMÃO, NO NATAL DE 1971. FICAMOS UMA SEMANA OLHANDO PARA OS PRESENTE, ANSIOSOS PARA ABRIR,
ACAÇA
https://www.facebook.com/belagiloficial/posts/698392440315390/UM POUCO MAIS ADIANTE, SUBINDO A RUA CHILE, FICAVA A LOJA 2 AMÉRICAS, COM A PRIMEIRA ESCADA ROLANTE DE SALVADOR, ERA O MAGAZINE MAIS COMPLETO, COM LANCHONETE NO FUNDO DA LOJA, COM VISTA PARA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE DEGUSTÁVAMOS UM SABOROSO BOLO DE ARROZ.
BALEIROS
QUANDO ÍAMOS À RUA CHILE, LEMBRO PERFEITAMENTE DA FIGURA ENIGMÁTICA DA MULHER DE ROXO, MUITAS HISTÓRIAS TENTAVAM DECIFRAR SUA TRAJETÓRIA.
MULHER DE ROXO
COMPLETA O ELENCO DE MAGAZINES, A FLORENSILVA, A MESBLA, A SLOPPER, E O GIRASSOL.
NA DÉCADA DE 1970, TIA GLÓRIA, MOROU UM PERÍODO CONOSCO, DEPOIS ADQUIRIU UM APARTAMENTO NA BAIRRO DA VITÓRIA, ED. MONTE NEGRO JÚNIOR, COM VISTA PARA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ESSE LOCAL, DURANTE QUASE 3 DÉCADAS, ATÉ MINHA TIA VENDÊ-LO, ME PROPORCIONOU MUITAS ALEGRIAS, POIS DESDE AQUELA ÉPOCA ERA MUITO LIGADO AO MUNDO NÁUTICO, OBSERVA OS AS EMBARCAÇÕES QUE NAVEGAVAM EM DIREÇÃO A ENTRADA DA BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PARA FUNDEIO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR.
EM VIRTUDE DESTA LIGAÇÃO COM O MAR, MINHA MÃE ME PRESENTEOU COM UM BINÓCULO, QUANDO FIZ 15 ANOS, EM 06 DE SETEMBRO DE 1971, NESSA TARDE FUI PARA O APARTAMENTO DE MINHA TIA. LEMBRO-ME COMO HOJE, DO PRIMEIRO NAVIO QUE OBSERVEI , UM PETROLEIRO COM CASARIO LOCALIZADO A RÉ E MEIA NAU.
UM DETALHE, ERA PODER OBSERVAR A CHEGADA DOS NAVIOS QUE DEMANDAVAM AO PORTO DE SALVADOR, VINDO DO NORTE E DO SUL, SENDO QUE DESTE ÚLTIMO QUADRANTE, PUDE COMPROVAR A FORMA ESFÉRICA DA TERRA ENSINADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA. PRIMEIRO SE AVISTAVA A FUMAÇA NO HORIZONTE, A CHAMINÉ E DEPOIS TODA ESTRUTURA DA EMBARCAÇÃO SE TORNAVA VISÍVEL.
GOSTAVA QUANDO O VENTO SUL SOPRAVA E AS ÁGUAS DA BAÍA SE TORNAVAM TEMPESTUOSAS, OBSERVANDO DA JANELA DO MEU QUARTO OU DA VARANDA OS VAGALHÕES ARREBENTANDO NO BANCO DE SANTO ANTÔNIO. AS TEMPESTADES, DESDE CRIANÇA ALIMENTAVAM MEU ESPÍRITO COM UM PRAZER INCOMENSURÁVEL.
ESTES FORAM OS MOMENTOS MAIS AGRADÁVEIS DA MINHA EXISTÊNCIA, EU, MEU BINÓCULO, OS NAVIOS E A NOSSA BELA E ENIGMÁTICA BAÍA,. É INCRÍVEL COMO O QUE É SIMPLES, DESPROVIDO DE SUPERFICIALIDADES, PODE OFERECER PRAZERES INDESCRITÍVEIS A UM SER.
DESDE SEMPRE TENHO UMA LIGAÇÃO MISTERIOSA COM O MAR, SUAS HISTÓRIAS, SEUS NAVIOS, SEUS MISTÉRIOS, APESAR DE MEU PAI TER SERVIDO A MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, ELE NÃO FAZIA APOLOGIA PARA QUE SEUS FILHOS SEGUISSEM O MESMO DESTINO. MAS QUEM SABE, PELA REFERÊNCIA QUE O PAI REPRESENTA ISSO PODE TER PROVOCADO ALGUMA INFLUÊNCIA.
O TEMPO PASSAVA, ÍAMOS CRESCENDO, AVANÇANDO NOS ESTUDOS,NOS PREPARANDO PARA O VESTIBULAR, ATÉ QUE UM DIA NA SEGUNDA METADE DO ANO DE 1976 SAÍMOS DA BARRA, MORADA QUE MUITO MARCOU AS NOSSAS VIDAS, MUDAMOS PARA A RUA 8 DE DEZEMBRO E DEPOIS PARA GRAÇA.
EM PRÓXIMA OPORTUNIDADE FALAREI SOBRE NOSSOS VERANEIOS EM AMOREIRA, LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA, OCORRIDOS NA CRONOLOGIA DO RELATO ANTERIOR.
JOSEMAR SOUZA SANTOS
ECONOMISTA - CORECON 2065
Muito bacana ver os seus relatos sobre o seu passado e da sua família Josemar
ResponderExcluirMuito rico o texto de memórias. Não conhecia o acaçá, vou procurar! abraços do Sergio de Brasília
ResponderExcluirObrigado amigoi!!
ExcluirWonderful! Congratulation!
ResponderExcluirGostei de ler esses relatos seus Josemar, nasci aqui, me lembro bem da magia que tinha na Salvador da década de 70, os passeios no centro da cidade eram ótimos, a mulher de roxo, lembro bem dela.
ResponderExcluir👏uma feliz infância e adolescência na melhor época para se viver em Salvador!
ResponderExcluirGrande prazer nesta leitura, me vez viajar no tempo.
ResponderExcluirEncantada, Parabéns você é um excelente escritor.
Obrigado!
Excluir