quarta-feira, 17 de agosto de 2022

AUSÊNCIA DE SAVEIROS NA LISTA DE INCRITOS DA REGATA ARATU MARAGOGIPE

ENTENDO QUE A LISTA DE SAVEIROS E ESCUNAS INSCRITOS PARA REGATA ARATU MARAGOGIPE DEVERIA TER DESTAQUE NO SITE, AFINAL DE CONTAS ESSAS EMBARCAÇÕES DOMINARAM O MAR DA BAHIA E DE SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE SÉCULOS.

IMAGEM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX, DENOTANDO QUE A PRAIA DO PORTO DA BARRA FAZ JUS AO NOME! VÁRIAS EMBARCAÇÕES ANCORADAS OU EM REFORMA NO SECO!!!! DESTACANDO. 3 SAVEIROS COM UM TIPO DE ESTRUTURA DE MASTREAMENTO, DESCONHECIDA POR MIM, SITUADA A MEIA NAU!!!!

DEVEMOS ENALTECER OS  SAVEIRISTAS QUE ENFRENTAVAM O RIGOR DO MAR, TANTO NO INTERIOR DA BAÍA COMO BARRA A FORA. HOMENS DE CORAGEM SEM IGUAL, NAVEGAVAM APENAS COM BÚSSOLA, OU ÀS VEZES, APENAS USANDO OS ASTROS PARA DEFINIREM SUA POSIÇÃO E SEU CURSO, SEM FONIA, SEM GPS, SEM PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO, SEM MOTOR, SEM PILOTO AUTOMÁTICO.

FOTOGRAFIA DO PORTO DA BARRA, COM ALGUNS SAVEIROS EM DESTAQUE! COMO, O MARCO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR ESTÁ PRESENTE NA IMAGEM, E O MESMO FOI INAUGURADO EM 29 DE MARÇO DE 1952, DESSA FORMA, A FOTOGRAFIA FOI TIRADA APÓS ESTA DATA.
http://www.salvador-antiga.com/barra/antigas.htm

LONGE DE SUAS FAMÍLIAS DURANTE SEMANAS, ENFRENTANDO O DURO SOPRAR DO VENTO SUL, MUITOS NAVEGANDO ATÉ SERGIPE E SUL DA BAHIA. QUANTAS ESPOSAS, AMANTES , FILHOS, NETOS, AMIGOS ESPERARAM NA BEIRA DO CAIS DO PORTO, A SILHUETA DAS VELAS BRANCAS NO HORIZONTE, MUITOS NÃO RETORNARIAM AO SEU PORTO.

NESTA IMAGEM, MAIS CONTEMPORÂNEA, POR VOLTA DO FINAL DE 1960, A PRAIA DO PORTO DA BARRA APRESENTA SEU FORMATO ATUAL, COM BALAUSTRADA, BANHISTAS, ETC! É VISÍVEL A MOVIMENTAÇÃO DE SAVEIROS DE CARGA. A ESTA ÉPOCA, A NAVEGAÇÃO AINDA PREDOMINAVA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO MEIO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS!!! AS ESTRADAS ERAM INCIPIENTES E O SISTEMA FERRY BOAT NÃO HAVIA SIDO IMPLANTADO!! OBSERVAMOS NA FOTOGRAFIA, 2 SAVEIROS DE VELA DE PENA NO PRIMEIRO PLANO E MAIS ALGUNS DE VELA DE IÇAR EM SEGUNDO PLANO!! ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960, FUNCIONAVA UMA FEIRA E UMA PEIXARIA NO PORTO DA BARRA!!! LEMBRO-ME, QUANDO CRIANÇA, INDO ÀS SEXTA FEIRAS COM MINHA MÃE A ESTE LOCAL, ENQUANTO ELA PROVIDENCIAVA AS COMPRAS, EU CONTEMPLAVA A MOVIMENTAÇÃO MARÍTIMA NAS CERCANIAS DA ENSEADA, POIS DESDE CRIANÇA O MAR E SUAS EMBARCAÇÕES OFERECIAM SEU FASCÍNIO SOBRE MIM!!!

ESSES MARUJOS MERECEM SER REVERENCIADOS EM RELAÇÃO AOS COMANDANTES E TRIPULANTES DOS MAIS DE 100 VELEIROS QUE PARTICIPARÃO DA REGATA. EM PAÍSES CIVILIZADOS, QUE PERPETUAM SUA HISTÓRIA NAVAL, AS EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS SÃO AS VERDADEIRAS ATRAÇÕES EM EVENTOS NÁUTICOS. MUITO TRISTE, POR QUE A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA SE DESENHOU POR MAIS DE V SÉCULOS COM SAVEIROS E SUAS VARIANTES LIGANDO O RECÔNCAVO A SUA METRÓPOLE, A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

ESTA FOTOGRAFIA CUJA FONTE FOI O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS" DO NOSSO AMIGO HERALDO LAGO RIBEIRO, QUE TANTO CONTRIBUI PARA O RESGATE E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA VELHA E QUERIDA CIDADE DE SÃO SALVADOR, OU SIMPLESMENTE A CIDADE DA BAHIA, COMO NOSSOS ANTEPASSADOS ASSIM À DENOMINAVA, REPRESENTA A REGATA DE SAVEIROS "JOÃO DAS BOTAS", INSTITUÍDA NA DÉCADA DE 1960 PELA MARINHA DO BRASIL, COM O INTUITO DE AUXILIAR NA PRESERVAÇÃO DOS SAVEIROS E DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA!! A REGATA QUE PERMANECE VIVA ATÉ HOJE, GRAÇAS A MARINHA DO BRASIL, SOFRE UM PROCESSO DE DECADÊNCIA PELA FALTA DE INCENTIVOS AOS SAVEIRISTAS QUE AINDA MANTÉM ESTA ATIVIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS!!!! PERCEBE-SE A GRANDE QUANTIDADE DE SAVEIROS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO A ÉPOCA DA IMAGEM EM COMPARAÇÃO AOS DIAS ATUAIS, ALÉM DA PRESENÇA DE ESCUNAS QUE HOJE NÃO MAIS COMPETEM!!! A AUSÊNCIA  DO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR É LATENTE EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO, CUJA RAIZ É O MAR E SEUS HOMENS QUE DURANTE SECULOS LEVARAM O PROGRESSO, AS HISTÓRIAS E AS LUTAS DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO!!!!

SITE DA REGATA ARATU MARAGOGIPE -    http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/?nav=inscritos

A BAHIA E SEUS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS. A IDENTIDADE, A FORÇA, A CORAGEM, O NACIONALISMO DO POVO BAIANO FORAM FORJADOS PELOS CAMINHOS DO MAR.SAVEIRO DE VELA DE IÇAR PARTICIPANDO DA PROCISSÃO MARÍTIMA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES, EM 1950.VERIFIQUEM QUE À ARMAÇÃO VÉLICA É COMPOSTA DE UM MASTRO DE TRAQUETE POSICIONADO NA PROA.HOJE NÃO EXISTEM SAVEIROS COM ESTA CARACTERÍSTICA DE VELA, NAVEGANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, O QUE ERA COMUM ATÉ A DÉCADA DE 1960.
                          FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.



JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065