quarta-feira, 3 de abril de 2024

OS NAVIOS, MINHA INFÂNCIA -1963 - 1970, BARRA - CIDADE DO SALVADOR - ESTADO DA BAHIA - THE SHIPS, MY CHILDHOOD -1963 - 1970, BARRA - SALVADOR CITY - BAHIA STATE

NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60, PRECISAMENTE 1962, APÓS PASSARMOS UM ANO MORANDO NO RIO DE JANEIRO MEUS PAIS DECIDIRAM REGRESSAR A SALVADOR E  FIXAR RESIDÊNCIA. ALUGAMOS APARTAMENTO NO BAIRRO DA BARRA, EDIFÍCIO MARTA ROCHA.

MEU PAI, OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA, NÃO INDUZIA  AOS FILHOS AS ROTINAS DAS FAINAS NÁUTICAS, MAS, COMO  O PROGENITOR TEM UMA TENDÊNCIA A SE TORNAR UM ESPELHO DE EXEMPLOS PARA OS FILHOS, DESDE CRIANÇA ME ENVOLVI COM O MUNDO NAVAL.

NAS NOSSAS IDAS A LOBRAS - LOJAS BRASILEIRAS, QUE TAMBÉM ERA CONHECIDA PELO NOME 4400, COM MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS, QUANDO PASSEAVAMOS NA AV. 7, TIVE O MEU PRIMEIRO CONTATO COM OS MODELOS DE MINIATURA DE MONTAR DA REVELL, FIQUEI MARAVILHADO, FOI O PRESENTE DE NATAL MEU E DE MEU IRMÃO, ESTAVAMOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1971, FIQUEI COM O COURAÇADO U.S.S.  MISSOURI E MEU IRMÃO COM O CRUZADOR HELENA. A SEMANA QUE PASSOU ATÉ A NOITE DE NATAL FOI DE EXPECTATIVA, ATÉ ABRIRMOS NOSSOS PRESENTES. A INFÂNCIA TEM SUAS FACETAS DE UMA ALEGRIA INGÊNUA E VERDADEIRA.

U.S.S MISSOURI 

VERANEAVAMOS EM AMOREIRAS, NA ILHA DE ITAPARICA, NA ÉPOCA NÃO EXISTIA O FERRY BOAT, A VIAGEM ERA PELO SISTEMA ANTIGO, EMBARCAVAMOS NOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NO COMÉRCIO, O NAVIO ESCALAVA EM PORTO DOS SANTOS, POPULARMENTE CHAMADA DE PORTO SANTOS, QUANDO TINHA PASSAGEIROS, APÓS, MANGUINHOS, AMOREIRAS, E A CIDADE DE ITAPARICA.

NAVIO MASCOTE DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

AO LARGO DE CADA LOCALIDADE O NAVIO REDUZIA A MARCHA, SAVEIROS DE VELA DE PENA VINHAM PEGAR OS PASSAGEIROS. ERA UMA OPERAÇÃO PITORESCA, COM O TRANSBORDO DE CRIANÇAS, IDOSOS E MUITA  BAGAGEM, PRINCIPALMENTE COM ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS, QUE NÃO ERAM ENCONTRADOS FACILMENTE NOS ARMAZÉNS DESSES LOCAIS.

NAVIO JOÃO DAS BOTAS DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA
AS IDAS À AMOREIRAS ME APROXIMOU MAIS  AINDA DO CONVÍVIO COM O MUNDO NÁUTICO, PRINCIPALMENTE DOS SAVEIROS, SEUS MESTRES E MARINHEIROS.

SAVEIRO VELA DE PENA, DEMANDANDO DE SALVADOR PARA ALGUMA LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA OU RECÔNCAVO.

NO EDIFÍCIO MARTA ROCHA TINHAMOS UMA VISTA PRIVILEGIADA DO OCEANO ATLÃNTICO.  COMECEI A OBSERVAR AS EMBARCAÇÕES QUE DEMANDAVAM OU ZARPAVAM DA BAÍA DE TODOS SANTOS, TANTO RUMO AO SUL, COMO AO NORTE. CURIOSO PERGUNTAVA A MEU PAI QUE TIPO DE NAVIO ERA AQUELE, SUAS DIMENSÕES, SEU RUMO, MESMO SENDO CRIANÇA, ME TORNEI UM ESPECIALISTA, SABIA DISTINGUIR UM CARGUEIRO DE UM PETROLEIRO, UM NAVIO DE  PASSAGEIRO, REBOCADOR, NAVIOS DE GUERRA.

EM 1970, JÁ COM 14 ANOS, MEU HORIZONTE SE AMPLIOU, POR QUE MINHA TIA GLÓRIA QUE MORAVA COM A GENTE, JUNTO COM MINHA PRIMA MARILEIDE, ADQUIRIU UM APARTAMENTO NO  BAIRRO DA VITÓRIA, EDIFICIO MONTE NEGRO JUNIOR, DO LADO MAR, ONDE COMECEI A FREQUENTAR, ESTUDAVA NO COLÉGIO MARISTAS PELA MANHÃ, NO FINAL DA TARDE RETORNAVA PARA CASA COM MINHA MÃE QUE LECIONAVA INGLÊS NO COLÉGIO CENTRAL.

DO APARTAMENTO TINHA UMA VISÃO DOS NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS  E UMA PARTE DO PORTO DE SALVADOR, DENOMINADO CAIS DE 10 METROS. 

QUANDO COMPLETEI 15 ANOS DE IDADE, EM 06 DE SETEMBRO DE DE 1971, GANHEI UM PRESENTE DOS DEUSES, DIGNO DE UM CAPITÃO, UM BINÓCULO, MINHA MÃE QUANDO CHEGOU MEIO DIA COM AQUELA CAIXA EMBALADA, AO ABRIR, A ALEGRIA FOI INCOMENSURÁVEL, UM BELO E POTENTE BINÓCULO, PARA OBSERVAR TODO TRAFÉGO MARÍTIMO NO PASSADIÇO DA BARRA E DA VITÓRIA. QUE DIA MARAVILHOSO,  NAQUELA MESMA TARDE FUI INAUGURAR MEU BINÓCULO NA CASA DE MINHA TIA.

LEMBRO DO PRIMEIRO NAVIO QUE OBSERVEI, UM PETROLEIRO COM SUPER ESTRUTURA A  RÉ E MEIA NAU, ESTAVA FUNDEADO, MAS APARENTEMENTE EM TESTE DE MAR, POIS LEVANTOU FERRO, DEMANDOU EM DIREÇÃO A MADRE DE DEUS, RETORNOU E FUNDEOU.

A PARTIR DESSE TEMPO ME TORNEI UM ESPECIALISTA EM IDENTIFICAR A QUE ARMADOR O NAVIO PERTENCIA, SUAS DIMENSÕES, CAPACIDADE DOS EQUIPAMENTOS DE MANUSEIO DE CARGA, SUA BANDEIRA.

TINHA MEUS CARGUEIROS PREFERIDOS, OS LINERES DO LLOYD, ALIANÇA, NETUMAR E FROTA OCEÂNICA BEASILEIRA. ZEUS, NETUNO E MINERVA, DA NETUMAR, OLINDA, FLAMENGO E MARINGÁ DA ALIANÇA, ITANAGÉ, ITAITÉ, ITAPÉ DO LLOYD.

NETUNO
OS NAVIOS DE PASSAGEIROS ROSA DA FONSECA E ANA NERY DO LLOYD BRASILEIRO, REALIZAVAM CRUZEIROS DOS PORTOS DE SANTOS E RIO DE JANEIRO PARA MANAUS, ESCALANDO EM SALVADOR E OUTROS PORTOS DO NORDESTE.

OUTRA CLASSE DE NAVIOS COM VÁRIAS UNIDADES LANÇADAS E DIVERSAS VARIANTES FORAM OS SD-14, UM PROJETO INGLÊS DE CONSTRUÇÃO SIMPLES COM EXCELENTE OPERACIONALIDADE, ERAM CHAMADOS DE  VOLKS DO MAR.


NAVIO SERRA VERDE SD-14 MARK III DA ALIANÇA

A COMPANHIA AMERICANA MOORE MCCORMACK FREQUENTAVA O PORTO DE SALVADOR COM BELÍSSIMO LINERS, COM ROTA PARA A COSTA LESTE DOS EUA.

DURANTE A DÉCADA DE 1970, UM NOVO SISTEMA DE NAVIOS INICIOU ESCALA EM NOSSO PORTO, ERAM OS NAVIOS LASH, TRANSPORTAVAM BARCAÇA, QUANDO FUNDEAVAM AS BARCAÇAS ERAM DESCIDAS PELA POPA, ATRAVÉS DE UM GUINDASTE QUE SE DESLOCAVA SOBRE TRILHO NO CONVÉS, SEU MANUSEIO ERA REALIZADO POR REBOCADORES, OUTRAS BARCAÇAS QUE ESTAVAM ALOCADAS NO PORTO SEGUIAM O CAMINHO INVERSO. A PRINCÍPIO ESSE SISTEMA TEVE UM PERÍODO OPERACIONAL CURTO.

DELTA MAR


NA ÉPOCA, OS NAVIOS DA FRONAPE, BRAÇO LOGÍSTICO DA PETROBRAS, FREQUENTAVAM O TERMINAL DE MADRE DE DEUS. LEMBRO DA CLASSE PRESIDENTE, QUANDO CONSTRUÍDOS ERAM OS MAIORES NAVIOS DA AMÉRICA DO SUL. CONHECIDOS COMO SUPER TANQUES.

PRESIDENTE JOÃO GOULART
LLOYD CUIABÁ DA CLASSE DE PEQUENOS LINERS, COM OS IRMÃOS HUMAITÁ E ALTAMIRA


OUTROS ARMADORES QUE ESCALAVAM EM SALVADOR, CITO A YBARRA, ESPANHOLA COM SEUS NAVIOS DE CARGA GERAL, CASCOS BRANCOS, ALÉM DE 2 DE PASSAGEIROS, EM TRAFEGO DA EUROPA ATÉ O RIO DA PRATA, BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU, O CABO SAN VICENTE E CABO DE SAN ROQUE.



A ARMADORA ELMA ERA UMA ESTATAL ARGENTINA, HAMBURG SUD ALEMÃ, OUTROS NAVIOS ESTRANGEIROS HABITUALMENTE TOCAVAM NOSSO PORTO, POLONESES QUE CARREGAVAM MAGNESITA, DA ANTIGA IUGOSLÁVIA, HOLANDESES, JAPONESES EMBARCANDO FERRO LIGA, BELGAS, SUECOS, PORTUGUESES QUE TAMBÉM LEVAVAM SISAL EM FARDOS, NORUEGUESES DA IVARAN LINES, ENTRE OUTROS.

UMA CLASSE DE NAVIOS ENCOMENDADA PELA ARMADORA NETUMAR, ERAM LINERS DA CLASSE PRINASA PRI 121, AMÁLIA, CAIÇARA E JOANA. TINHA ENTRE SEUS APARELHOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA UMA CÁBREA DE 60T. NO MEU MUNDO IMAGINÁRIO DE CRIANÇA, GOSTAVA DE OBSERVAR NAVIOS CARGUEIROS COM CÁBREAS E COM  DUAS ESTRUTURA HABITÁVEIS, A MEIA NAU E A RÉ, ERAM OS MEUS PREFERIDOS.

LINER AMÁLIA DA NETUMAR

TENTO REPRESENTAR NESTE ESCRITO, AS PRINCIPAIS CARGAS MOVIMENTADAS PELO PORTO DE SALVADOR A ESTE TEMPO, NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, FUMO, CACAU E DERIVADOS, SUCO CONCENTRADO DE LARANJA, MAGNESITA E FERRO LIGAS EM GRANEL,  BALER TWINE, CORDÉIS DERIVADOS DE SISAL E O PROPRIO SISAL EM FARDO, COUROS CURTIDOS, FIBRAS DE PIAÇAVA EM BRUTO.

A EXPORTAÇÃO DE ÓLEO DE MAMONA ERA OPERACIONALIZADA ATRAVÉS DE BARCAÇA AUTOPROPULSADA, A MESMA RECOLHIA O ÓLEO NA EMPRESA SANBRA, QUE TINHA SUA UNIDADE FABRIL NA ENSEADA DOS TAINHEIROS LOCALIZADA NO BAIRRO DA RIBEIRA, COM PIER PRÓPRIO. HAVIA OUTRA INDÚSTRIA EM PARIPE.

NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, TRIGO EM VOLUME ASSUMIA A LIDERANÇA, MANGANÊS, MAÇÃS, PAPEL IMPRENSA, ENXOFRE, BACALHAU, UVAS, FERTILIZANTES.

O PORTO DE SALVADOR PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS COM MAIOR DIMENSÃO E PESO TINHA UMA CÁBREA NUITO ANTIGA, CUJO NOME DESCONHEÇO, MAS EM IMAGENS DA DÉCADA DE 1940, OBSERVAVA A MESMA ATRACADA NO 1º ARMAZEM, ACREDITO QUE NO SEU INICIO ERA MOVIDA A VAPOR. NO DECORRER DE 1970 O PORTO FOI DOTADO DE UMA CÁBREA DE ORIGEM HÚNGARA, A RONDÔNIA, CAPACIDADE 100 TON, COM PROPULSÃO PRÓPRIA, ELÉTRICA. ESTE QUIPAMENTO FOI UTILIZADO PARA MOVIMENTAR CONTÊINERES, LOGO QUANDO SE INICIOU ESSA OPERAÇÃO NO NOSSO PORTO.

CÁBREA NO PORTO DE SALVADOR, A DIREITA DA FOTO, NO CAIS DA BAHIANA. IMAGEM PROVAVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1940.
HOJE ONDE SE LOCALIZA O TECON SALVADOR, CHAMAVA-SE CAIS DE 10 METROS, EM RAZÃO DO CALADO SER NESTE PATAMAR, NESTA ÁREA MOVIMENTAVA-SE  PRATICAMENTE TODA CARGA A GRANEL, A EXCEÇÃO DO TRIGO, CONTANDO COM UMA ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM DA MAGNESITA.

O CAIS DE LIGAÇÃO, LIGANDO O CAIS DE 10 METROS AO DE CARVÃO, OPERAVA FERTILIZANTES. O CAIS DE CARVÃO, TEM ESSA DENOMINAÇÃO POIS DURANTE O PÉRÍODO DA NAVEGAÇÃO A VAPOR, NESTE LOCAL FICAVA ARMAZENDO A CÉU ABERTO TODO CARVÃO QUE ABASTECIA OS VAPORES QUE POR AQUI TOCAVAM.


NAVIO ANA NERY, IRMÃO DO ROSA DA FONSECA
https://www.novomilenio.inf.br/rossini/loydbras.htm

ALMIRANTE GRAÇA ARANHA, CLASSE PERSONALIDADE DO LLOYD, ELEGANTES CARGUEIROS, ESCALANDO COM FREQUÊNCIA NO PORTO DE SALVADOR

NO INICIO DA DÉCADA DE 1970, ALÉM DO PORTO DA CAPITAL MUITOS DESSES NAVIOS APORTAVAM EM ILHÉUS, PORTO DE MALHADO, PARA EMBARQUE DE CACAU EM AMÊNDOAS E POSTERIORMENTE DERIVADOS, APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PARQUE MANUFATUREIRO NESSA CIDADE.


GUANABARA DO LLOYD COM SEUS IRMÃOS TURIAÇU, E TODOS OS SANTOS, UM QUARTO O PARANAGUÁ FOI A PIQUE
https://www.facebook.com/lloydbras/?locale=pt_BR

O QUE RETRATO NESTE TEXTO VEM A MINHA MENTE COM NOSTALGIA, EM RELAÇÃO AOS DIAS DE HOJE DA NAVEGAÇÃO COMERCIAL, ONDE OS NAVIOS CRESCERAM EM DESLOCAMENTO, EM DIMENSÕES GEOMÉTRICAS, EM PRODUTIVIDADE NA CADÊNCIA DAS OPERAÇÕES, MAS NÃO RETIVERAM O CHARME DOS  CARGUEIROS CLÁSSICOS DE CARGA GERAL DE 1950, 1960 E 1970, COM  SUPERESTRUTURAS A MEIA - NAU, CHAMADAS DE ILHAS, ALGUNS TINHAM ESPAÇO HABITÁVEL A RÉ, ONDE TAMBÉM FICAVAM LOCALIZADAS AS MÁQUINAS.

CARGUEIRO CLÁSSICO COM SUPERESTRUTURA A RÉ E MEIA - NAU, ERAM OS MEUS PREFERIDOS
ERAM APARELHADOS COM PAUS DE CARGAS, OS MAIS MODERNOS TINHAM COMPOSIÇÃO MISTA COM GUINDASTES, OUTROS POSSUIAM UMA CÁBREA A MEIA NAU PARA MOVIMENTAÇÃO COM PESO EXCESSIVO.

A ESTRUTURA A RÉ EM CARGUEIROS CLÁSSICOS MAIS ANTGOS ERA HABITÁVEL POR TRIPULANTES DE MENOR HIERARQUIA.
A PARTIR DO INICIO DE 1970 O PORTO DE SALVADOR INICIOU A OPERAÇÃO COM CONTÊINERES DE FORMA PONTUAL, PRINCIPALMENTE COM DERIVADOS DE CACAU, DIRECIONADOS PARA COSTA LESTE DOS EUA, EM NAVIOS MOORE MCCORMACK E NETUMAR.

AS UNIDADES PORTUÁRIAS EXISTENTES NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ALÉM DO PORTO DE SALVADOR, TÍNHAMOS O TERMINAL DA USIBA OPERANDO MINÉRIO DE FERRO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, O TERMINAL DA DOW QUÍMICA, PRODUTOS QUÍMICOS, O TEMADRE - TERMINAL DE MADRE DE DEUS, PETRÓLEO E DERIVADOS, CIMENTO ARATU, CALCÁRIO. EXISTIA OUTRO TERMINAL DE UMA CIMENTEIRA, PERTO DA USIBA.


CANTUÁRIA PERTENCIA A UMA SEGUNDA CLASSE DE LINERS
https://www.facebook.com/lloydbras/?locale=pt_BR

TENHO UMA DÚVIDA A RESPEITO DE NAVIOS DE PASSAGEIROS QUE APORTAVAM EM SALVADOR, MAS NÃO ATRACAVAM, FICANDO AO LARGO, COM OS PASSAGEIROS SE DIRIGINDO A TERRA EM LANCHAS E ESCALER DO PRÓPRIO NAVIO, COMO SE HOUVESSE RESTRIÇÃO DE CALADO E COMPRIMENTO PARA MANOBRAS NA BACIA DE EVOLUÇÃO. POSSO CITAR: QUEEN ELIZABETH, S.S. CANBERRA, SS ROTTERDAM,  SS MICHELANGELO. MUITOS DESSES NAVIOS FORAM CONSTRUÍDOS PARA A TRAVESSIA DO ATLÂNTICO ENTRE A  EUROPA E OS EUA, COM A CONCORRÊNCIA DOS AVIÕES O TRECHO NÃO SE TORNOU MAIS ATRATIVO, DIRECIONANDO MUITOS DELES AO NICHO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS DE VOLTA AO MUNDO.

O SS FRANCE NESSE TEMPO ERA O MAIOR NAVIO DE PASSAGEIRO, TAMBÉM ESCALOU ALGUMAS VEZES EM SALVADOR, PERMANECENDO  AO LARGO.

SS FRANCE

EUGÊNIO C E FUNCHAL ERAM OUTRAS PRESENÇAS CONSTANTES EM NOSSO PORTO. 

EUGÊNIO C

PAQUETE FUNCHAL
https://marietaborges.blogspot.com/2011/06/que-saudade-do-navio-funchal.html

HOJE NAVIOS DO PORTE DO MSC GRANDIOSA, COM 331 M ATRACAM SEM RESTRIÇÃO NO PORTO DE SALVADOR E ATÉ EM MALHADO ILHÉUS, EM COMPARAÇÃO AOS 250 M DO CANBERRA. CONVERSANDO COM UM AMIGO, INCLUSIVE FOI GERENTE DO PORTO E DIRETOR DE OPERAÇÕES DA CODEBA, ME RESPONDEU QUE POSSIVELMENTE ERA POR RECEIO, MAS NEM ELE SOUBE REALMENTE A VERDADEIRA RAZÃO.

SS ROTTERDAM

A PRATICAGEM OPERAVA COM EMBARCAÇÕES DE CASCO DE MADEIRA. POUCOS ERAM OS BARCOS DE APOIO PARA LEVAREM RANCHO E PEÇAS AOS NAVIOS FUNDEADOS, LEMBRO-ME DA EL REIS QUE ATENDIA NAVIOS DA FRONAPE. EM RELAÇÃO AOS REBOCADORES É TRIVIAL COMENTAR SUAS DIMENSÕES E FORÇA DE TRAÇÃO EM RELAÇÃO AOS TUGS DE HOJE, MAS É EVIDENTE QUE OS NAVIOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970, TINHAM MENOR DESLOCAMENTO DO QUE OS NAVIOS ATUAIS.

SS MICHELANGELO
EM 1973 COM A CONSTRUÇÃO DO EMISSÁRIO SUBMARINO DO RIO VERMELHO, UM REBOCADOR CHAMADO LAURA MARIA ROUBAVA-ME A ATENÇÃO, POR SEU PORTE TRADICIONAL, SE NÃO ME ENGANO SEU PAVILHÃO ERA VENEZUELANO. EM OUTUBRO DE 1973 UMA FRENTE FRIA TROUXE MAR GROSSO E UMA DAS BALSAS FOI A PIQUE COM A PERDA DE 2 VIDAS. 

O PORTO DE SALVADOR RECEBEU PARA SUAS OPERAÇÕES EM 1976 OU INICIO DE 1977 O REBOCADOR MAR DE ESPANHA, POSSIVELMENTE TINHA A MAIOR FORÇA DE TRAÇÃO ENTRE AQUELES QUE OPERAVAM NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.TIVE O PRAZER DE VISITAR ESTE REBOCADOR JUNTO COM MEU PAI QUE ERA COLEGA E AMIGO DO COMANDANTE LARANJEIRA, EM 1977. NESTA MESMA OCASIÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE IR A BORDO DO NAVIO GUANABARA DO LLOYD BRASILEIRO.

MSC GRANDIOSA
É O QUE TENHO PARA CONTAR DESSE TEMPO RICO EM MINHAS LEMBRANÇAS DAS FAINAS  DO MAR, PODERIA TRAZER NOVOS DETALHES, MAS QUE ME FOGEM A MEMÓRIA NESTE MOMENTO


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


9 comentários:

  1. Excelente memória e relato, lembro do veraneio em amoreiras de ter descido do navio em canoas. Era um navio a vapor de cachoeira ou estou enganado?

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  2. Foi uma descoberta e tanto parabéns

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  3. Grande Josemar, sempre nos enriquecendo com suas histórias muito bem escritas e nos ensinando sobre navegação.

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  4. Belo trabalho 👏👏

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  5. Josemar, essa sua matéria torna-se um acervo maravilhoso! Além das fotografias belíssimas da época, seu relato passo a passo da evolução marítima e o seu próprio crescimento, desde a sua infância é emocionante. É uma lição de vida e história. Você tinha que ser armador!!!! E obrigado pelo privilégio de compartilhar e entender um pouco sobre esse fascínio!!

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  6. Obrigado Dr .Ival! Com este comentário sinto mais entusiasmado em registrar minhas memórias virtualmente, permitindo que as mesmas possam ser fonte de informação em um futuro distante, onde não mas estarei nesta dimensão!

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  7. Muito interessante e inteligente a leitura! Muito bem escrito! Belíssimas fotos, ilustrações e muito rico em detalhes! Leitura agradável, bela, rica e produtiva! Muito interessante mesmo! Parabéns!

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  8. Parabéns amigo, saudades maravilhosas senti.

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