quinta-feira, 28 de março de 2024

LINHA FÉRREA LIGANDO O PORTO DE JUAZEIRO, HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO AO PORTO DE ARATU , INVESTIMENTO PRIORITÁRIO PARA BAHIA - RAILWAY LINE CONNECTING THE PORT OF JUAZEIRO, SÃO FRANCISCO WATERWAY TO THE PORT OF ARATU, PRIORITY INVESTMENT FOR BAHIA -

DURANTE O  SÉCULO XIX A BAHIA CONTAVA COM LINHA FÉRREA LIGANDO A CIDADE DE SALVADOR A JUAZEIRO NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO.

ESSE TRECHO FERROVIÁRIO ASSUMIU UM PROTAGONISMO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CAPITAL DA BAHIA E A REGIÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, CENTRALIZANDO EM JUAZEIRO E SEU PORTO.


ESSE EMPREENDIMENTO DESEMPENHOU PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. HOJE APENAS ALGUNS RESQUÍCIOS DE TRILHOS EM ZONA URBANA SÃO  TESTEMUNHAS DESSE PASSADO.

ESTE BLOG DESCORTINA UM VETOR DE DESENVOLVIMENTO PARA ECONOMIA DO ESTADO COM CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TRECHO DE FERROVIA ENTRE ESTAS 2 CIDADES, TRANSPORTANDO CARGAS DE VALOR AGREGADO, A EXEMPLO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS VINDOS DO CENTRO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI E CARGAS DESEMBARCADAS POR CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR, TRAZENDO DA REGIÃO DO SÃO FRANCISCO, ATRAVÉS DO PORTO DE JUAZEIRO, COMMODITIES, PRODUTOS AGRÍCOLAS, EM SUA PREDOMINÂNCIA. 

PORTO COTEGIPE
COMBOIOS DE CHATAS NAVEGARIAM DE PIRAPORA PARA O PORTO DE JUAZEIRO, NO SENTIDO INVERSO OUTRAS DEMANDAS SERIAM ATENDIDAS.

PORTO DE ARATU

É NOTORIO QUE O RIO SÃO FRANCISCO TERIA QUE PASSAR POR UM PROCESSO DE BATIMETRIA E DESASSOREAMENTO PARA PERMITIR PROFUNDIDADES ADEQUADAS. 

VINHOS, AÇUCAR, GIPSITA, MINÉRIO DE FERRO, FRUTAS E OUTROS PRODUTOS AGRÍCOLAS, ARMAZENADOS EM CONTÊINERES SEGUIRIAM PARA O PORTO DE SALVADOR PARA SEREM EXPORTADOS. DOS CENTROS INDUSTRIAIS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SUA HINTERLÂNDIA, RESINAS PLÁSTICAS, INSUMOS QUÍMICOS, PEÇAS PARA ENERGIA EÓLICA, ALIMENTOS PROCESSADOS.

TERMINAL ENSEADA

OS INVESTIMENTOS EM ANDAMENTO NO PORTO DE ARATU, COM ADAPTAÇÃO DE UM DOS SEUS TERMINAIS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS AGRÍCOLA, O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, E EMBARQUES PIONEIROS DE SOJA NO PORTO ENSEADA, OFERECEM CONTORNO DE VIABILIDADE A ESTA FERROVIA.



UM PROJETO DESSA NATUREZA E SUA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO, APRESENTARIAM UM ATRATIVO SIGNIFICATIVO PARA INVESTIDORES ESTRANGEIROS E GRUPOS NACIONAIS, PRINCIPALMENTE PELO VALOR AGREGADO DAS MERCADORIAS TRANSPORTADAS. SE CONSTITUINDO EM UM VETOR DESENVOLVIMENTISTA PARA BAHIA, MAIS RELEVANTES QUE PROJETOS FARAÔNICOS, COMO PONTE SALVADOR ITAPARICA, FIOL,  PORTO SUL, VLT E POR AI VAI.

RESSALTAMOS QUE, O INVESTIMENTO NÃO APROVEITARIA A ESTRUTURA REMANESCENTE,  PRATICAMENTE INEXISTENTE, E SIM SERIA UM NOVO PROJETO. ALÉM DA POSSIBILIDADE DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM COMPOSIÇÃO APENAS COM ESTA FINALIDADE. A DISTÂNCIA ENTRE SALVADOR E JUAZEIRO DE MAIS DE 500 KM SE TORNARIA COMPETITIVA EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO. TERÍAMOS CARROS LEITOS, DOTADOS DE RESTAURANTES.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065
 

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