HÁ MAIS DE 30 ANOS TEMOS ESCRITO ARTIGOS SOBRE O FUTURO DA ECONOMIA BAIANA, PARTICULARMENTE EM RELAÇÃO A SUA COMPETITIVIDADE E SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS, EM UM NICHO DE ECONOMIAS EXTERNAS. ALGUNS CENÁRIOS FORAM POSITIVOS NESSE PASSAR DE TEMPO, OUTROS ESTACIONARAM E NOS DIAS DE HOJE OBSERVAMOS UM RETROCESSO VISÍVEL. VAMOS TENTAR CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM PALPÁVEL, POIS O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA DA ECONOMIA FAZ PARTE DO NOSSO PRESENTE E DE NOSSAS PERSPECTIVAS DE BEM ESTAR.
PROMESSAS MIRABOLANTES FORAM OFERTADAS EM DETRIMENTO DAS VERDADEIRAS E REAIS NECESSIDADES ESTRUTURANTES PARA O AMBIENTE ECONÔMICO DA BAHIA, ASSIM FOI E ESTÁ SENDO COM ESTA TAL PONTE SALVADOR - ITAPARICA, ONDE MILHÕES DE REAIS FORAM GASTOS APENAS COM CONSULTORIAS E ESTUDOS DIVERSOS, SEM NENHUM PILAR TER SIDO FINCADO EM NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, INCLUSIVE QUE DEUS A PROTEJA, TUDO ISTO EM 18 ANOS, QUANDO A IDÉIA DA PONTE FOI LANÇADA COMO UM NARCÓTICO PARA ANESTESIAR AS VERDADEIRAS NECESSIDADES DESENVOLVIMENTISTA DO ESTADO, ATUANDO COMO UMA CORTINA DE FUMAÇA E BUSCA DE VOTOS DOS INCAUTOS QUE ACREDITAM EM PAPAI NOEL.
REPITIMOS QUE O AUTOR DESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA ESTA OBRA DE BILHÕES DE REAIS, SEM CONTAR COM OS TAIS ADITIVOS QUE VIRÃO AO CONTRATO INICIAL, OBRA ESTA, COMO DITO ANTES, QUE NEM SE INICIOU, MAS EM UM FUTURO ADEQUADO SE TORNARÁ MERITÓRIA, QUANDO OUTRAS NECESSIDADES ESTRUTUTANTES FOREM ATENDIDAS, POTENCIALIZANDO NOSSA COMPETITIVIDADE NA BUSCA POR INVESTIMENTO PRODUTIVOS. UMA MÁXIMA ECONÔMICA - NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS PÚBLICOS ESCASSOS. EM UM ESTADO POBRE COMO A BAHIA, PRETENDER ENTRAR TEMERARIAMENTE NESSA AVENTURA É PREOCUPANTE, É DELETÉRIO.
SE A OBRA FOR AVANTE, QUE TENHA VÃO LIVRE COM LARGURA E ALTURA SUFICIENTES PARA PASSAGEM DE PLATAFORMAS DE EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA OFFSHORE E NAVIOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, NÃO BLOQUEANDO, EM PARTE, O TRAFÉGO MARÍTIMO EM DIREÇÃO AO INTERIOR DA BTS.
IMPORTANTE CITAR A FERROVIA LESTE / OESTE E O PORTO SUL, OUTRAS DUAS PROMESSAS PARA O IMAGINÁRIO COLETIVO. A QUALIFICAÇÃO DO TREM DO SUBÚRBIO, COM AQUISIÇÃO DE NOVAS E MODERNAS COMPOSIÇÕES, ALÉM DE TROCA DE SEUS TRILHOS E DORMENTES SERIA UMA OPÇÃO MENOS CUSTOSA E MAIS RÁPIDA DE PROPORCIONAR TRANSPORTE DE QUALIDADE DO QUE O MONTANTE GASTO E O TEMPO PARA OPERAR O VLT, AGORA O LEITE É DERRAMADO. A POPULAÇÃO DESTA ÁREA SOFREIRA MENOS COM A AUSÊNCIA DELONGADO DESTE TRANSPORTE TÃO RELEVANTE PARA SUA SOBREVIVÊNCIA;
NO BLOG TEMOS DIVERSOS ARTIGOS SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA DESTA PONTE, TRANSCREVEMOS OS LINKS A SEGUIR -
O ATRASO VERGONHOSO DO SISTEMA FERROVIÁRIO HOJE IMPLANTADO NA BAHIA, SE É QUE EXISTE DE FORMA PLAUSÍVEL. IMPACTA NEGATIVAMENTE AS NOSSAS UNIDADES PORTUÁRIAS SEJAM TERMINAIS PRIVATIVOS, PORTOS PÚBLICOS E SUAS CONCESSÕES, NÃO SERVIDOS POR RAMAIS FERROVIÁRIOS. AS CARGAS SEJAM ELAS ACONDICONADAS EM CONTÊINER, CARGA GERAL, GRANEIS SÓLIDOS E LIQUIDOS CHEGAM AOS NOSSO PORTOS POR VIA RODOVIÁRIA. AS FERROVIAS SE TORNAM MAIS VANTAJOSAS EM RELAÇÃO AS RODOVIAS EM DISTÂNCIAS QUE VÃO ALÉM DE 300 KM, ALÉM DE POLUIREM MENOS O MEIO AMBIENTE, SENDO A IMPLANTAÇÃO DE SUA INFRAESTRUTURA MENOS AGRESSIVA EM IMPACTOS AMBIENTAIS DO QUE AS RODOVIAS.
UM CASO QUE REFLETE ESTE PERIGO POTENCIAL DE APAGÃO LOGÍSTICO EM UM FUTURO PRÓXIMO É O TERMINAL COTEGIPE, INSTALADO NO PERÍMETRO DO MOINHO DIAS BRANCO. ESTE TERMINAL EQUIPADO COM SHIP LOADER - CARREGADORES DE NAVIOS QUE NÃO DEVEM NADA EM CADÊNCIA OPERACIONAL A OUTROS TERMINAIS GRANELEIROS LOCALIZADOS AO REDOR DO PLANETA, CONVIVE COM UMA SOMBRA QUE PODE DECRETAR SUA INVIABILIDADE LOGISTICA, QUANDO COMPARADO A OUTROS TERMINAIS, OU SEJA, NÃO É DOTADO DE ACESSO FERROVIÁRIO. EM TEMPO, ESTE ANO O COTEGIPE COLOCOU EM OPERAÇÃO SEU TERCEIRO BERÇO DE ATRACAÇÃO, O SEGUNDO PARA OPERAR SOJA E MILHO PONTUALMENTE, O QUE INDUZIRÁ EM MENOR TEMPO DE ESPERA PARA OS NAVIOS QUE DEMANDAM SUAS INSTALAÇÕES, EVITANDO GASTOS COM SOBRE - ESTADIA, DEMURRAGE.
PORTO COTEGIPE, COM 3 NAVIOS ATRACADOS
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.8/centery:-11.0/zoom:7
HOJE TODA SOJA QUE QUE É EXPORTADA POR ESTA UNIDADE PORTUÁRIA É TRANSPORTADA DO OESTE DA BAHIA ATRAVÉS DE RODOVIAS. ESTA DEFICIÊNCIA LOGÍSTICA É COMPENSADA PELA NÃO EXISTÊNCIA DE OUTROS PORTOS COM LOCALIZAÇÃO MAIS PRÓXIMA DAS REGIÕES PRODUTORAS DO QUE O PORTO COTEGIPE.
COMO CITAMOS ANTERIORMENTE O PORTO TEM GANHOS DE PRODUTIVIDADE, AMPLIANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS COM MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, MAS ATÉ QUANDO. ESTADOS A EXEMPLO DO CEARÁ E PERNAMBUCO TEM ATUADO DE FORMA MAIS COMPETENTE EM ATRAIR RAMAIS FERROVIÁRIOS DE PROJETOS DE FERROVIAS ESTRATÉGICOS, DE LONGAS EXTENSÕES, ONDE CITAMOS A NORTE / SUL -https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_Norte-Sul, COM PREVISÃO DE RAMAIS PARA OS PORTOS DE SUAPE - PERNAMBUCO, PECÉM - CEARÁ E ITAQUI - MARANHÃO, PARA OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BTS - BAÍA DE TODOS OS SANTOS NENHUMA CONEXÃO PREVISTA, É LAMENTÁVEL ESTA AUSÊNCIA DE VISÃO ESTRATÉGICA DOS ATORES A FRENTE DO DESTINO DA ECONOMIA BAIANA, SEJAM GOVERNAMENTAIS OU DA INICIATIVA PRIVADA. TRISTE BAHIA.
NESTE CENÁRIO A SOJA, MILHO E ALGODÃO PRODUZIDO NO OESTE DA BAHIA SERIAM DIRECIONADOS A ESTES TERMINAIS CITADOS ANTERIORMENTE, MESMO DISTANTE DAS REGIÕES PRODUTORAS, EM DETRIMENTO DO TERMINAL COTEGIPE, MAIS PRÓXIMO, TERIAM SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS POTENCIALIZADAS PELO TRANSPORTE FERROVIÁRIO, CUJO CUSTOS EM RELAÇÃO AS RODOVIAS DIMINUEM DE FORMA GEOMÉTRICA NA PROPORÇÃO QUE SE AMPLIA AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS.
VISUALIZAMOS A CONTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A CIDADE JUAZEIRO A BAÍA DE ARATU. SOJA PRODUZIDA NO OESTE BAIANO, ENTRE OUTRAS CARGAS, SERIAM EMBARCADAS EM COMBOIO DE CHATAS, RUMO AO PORTO DE JUAZEIRO, ONDE TAMBÉM SERIA EMBARCADO NAS COMPOSÍÇÕES FRUTAS PARA EXPORTAÇÃO, VINHOS, AÇUCAR, SENTIDO INVERSO, IRIAM PRODUTOS MANUFATURADOS, PRINCIPALMENTE QUIMICOS E FERTILIZANTES, ESTE ÚTILMO, PARA AS REGIÕES PRODUTORAS, NAS VIAGENS DE RETORNO DOS COMBOIOS. O TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO SERIA BALIZADO E DRAGADO, PERMITINDO A NAVEGAÇÃO ININTERRUPTA, INCLUSIVE A NOITE.
SALIENTAMOS QUE, NO COMPLEXO PORTUÁRIO LOCALIZADO BTS, NÃO APENAS O PORTO COTEGIPE OPERA COM SOJA NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, A CS PORTOS https://www.csportoaratu.com.br/ QUE ASSUMIU A CONCESSÃO DO PORTO DE ARATU, PARA GRANÉIS SÓLIDOS, TEM INVESTIDO EM MODERNIZAÇÃO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO, INCLUSIVE O TGS II SERÁ EXCLUSIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS.
O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA TEM REALIZADO EMBARQUES PONTUAIS DE SOJA EM NAVIOS ULTRAMAX, EM VIRTUDE DE NÃO OPERAR PANAMAX, GEARLESS, SEM EQUIPAMENTOS DE BORDO, POR QUE NÃO É DOTADO DE SHIP LOADER EM SEU CAIS.
TUP ENSEADA
EM SUMA TODAS ESTAS UNIDADES OPERACIONAIS, CITADAS ANTERIORMENTE, PODEM SE TORNAR ANTIECONÔMICA DIANTE DA CONCORRÊNCIA A SER OFERECIDA POR PORTOS DE OUTROS ESTADOS, QUANDO OS MESMOS FOREM CONECTADOS AO MODAL FEROVIÁRIO.
DIVERSAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO, COM POTENCIAL PRODUTIVO, TEM SIDO DESCOBERTA EM TERITÓRIO BAIANO, EM CONTRAPARTIDA A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DAS MESMAS ESBARRAM NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO, AUSÊNCIA DE FERROVIAS.
NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BTS, O PORTO DE ARATU SE QUALIFICA PARA OPERAR MINÉRIO DE FERRO, COM AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E AMPLIAÇÃO DO CALADO DOS BERÇOS DO TGS, O QUE DEMANDARÁ NOVOS ACESSOS PARA ESTA DEMANDA. ARATU RECEBIA MAGNESITA A GRANEL ORIUNDA DE JAZIDAS LOCALIZADAS NA REGIÃO DE BRUMADO POR MEIO DE FERROVIAS QUE NECESSITAVAM DE MODERNIZAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DA ECONOMIA DE ESCALA, NÃO SEI INFORMAR SE O SISTEMA AINDA ATENDE AO PORTO.
PORTO DE ARATU
O TUP ENSEADA VEM REALIZANDO OPERAÇÕES COM EMBARQUES DE SOJA E MINÉRIO DE FERRO, UTILIZANDO NAVIOS COM GUINDASTES DE BORDO EM UM DOS SEUS PIERS, PELO MENOS ENQUANTO A EMPRESA NÃO RETORNAR A SUA FUNÇÃO PRECÍPUA DE CONSTRUÇÃO NAVAL. O ACESSO AO TERMINAL É UNICAMENTE POR RODOVIA. O QUE LIMITA FUTURA AMPLIAÇÕES DE SUA OPERAÇÃO.
EM RELAÇÃO AO ANTIGO TERMINAL DA USIBA - USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA ADQUIRIDO PELA INTERMARÍTIMA, HOJE OPERANDO PRINCIPALMENTE COM FERTILIZANTES, MODERNIZOU SEU SHIP LOADER, COM POUCA FOLGA PARA FUTURAS AMPLIAÇÕES PRINCIPALMENTE PELAS LIMITAÇÕES DA SUA RETROTERRA E POR ESTAR INCRUSTADO EM ZONA URBANA. CONSEGUINDO AMPLIAR O PÁTIO DE ESTOCAGEM, POSSIVELMENTE UM NOVO PIER PODERIA SER CONSTRUÍDO, COM MAIS UM BERÇO, SERIA O LIMITE.
ANTIGO TERMINAL DA USIBA
PARA CARGAS TRANSPORTADAS POR CONTAINER O CENÁRIO NÃO É ALENTADOR, O TECON SALVADOR, DEPOIS DE UM LONGO PERÍODO DESDE A INTENÇÃO, AO PROJETO EXECUTIVO E SUA IMPLANTAÇÃO. ACRESCEU NOVO COMPRIMENTO DE CAIS, COM UM SEGUNDO BERÇO DE ATRACAÇÃO, HOJE COM UM TOTAL DE 800 M, O QUE É MUITO AQUÉM DA DEMANDA EXIGIDA PELA ECONOMIA BAIANA E SEU FUTURO CRESCIMENTO, HOJE SERIA NECESSÁRIO NO MÍNIMO MAIS 2 BERÇOS, COM CAPACIDADE PARA FULL CONTAINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO.
ONDE CONSTRUIR MAIS UM TERMINAL, A BTS TERIA AINDA ÁREA DISPONÍVEL, ACREDITMAOS QUE SIM. O AUTOR DO BLOG NÃO É UM ENGENHEIRO DE PORTOS E SIM ECONOMISTA, MAS PERCEBEMOS SETORES NO PERÍMETRO DA BTS ONDE NOVOS TERMINAIS PODERIAM SER ERGUIDOS, COM DRAGAGEM ADEQUADA E POUCA NECESSIDADE DE ATERRO HIDRÁULICO.
NA BAÍA DE ARATU, O PIER DO PORTO COTEGIPE PODE SEGUIR EM DIREÇÃO SUDESTE, COM PELO MENOS MAIS 2 BERÇOS, O PORTO PONTA DA LAJE TEM POTENCIAL PARA, APOS QUALIFICAÇÃO, OPERAR COM NOVOS PONTOS DE ATRACAÇÃO. O PORTO DE ARATU EM DIREÇÃO AO SUL PODE SER ACRESCIDO DE CAIS LINEAR, O TUP ENSEADA TEM ESPAÇO PARA NOVOS BERÇOS, COM AMPLA RETROTERRA, ATÉ O TECON SALVADOR COM NOVOS INVESTIMENTOS QUE ENVOLVA O CAIS DE LIGAÇÃO E UM CAIS FORMANDO UM L EM RELAÇÃO AO BERÇO IRMÃ DULCE PODE TER ACRÉSCIMO DE PELO MENOS MAIS UM PONTO DE ATRACAÇÃO.
TAMBÉM NA BAÍA DE ARATU O PORTO PONTA DA LAJE, HOJE SE ENCONTRA DESATIVADO, COM O FECHAMENTO DA MONTADORA FORD. HOJE COM A PROCURA DE ÁREAS DISPONÍVEIS PARA INSTALAÇÃO DE PORTOS E TERMINAIS, ESSA UNIDADE ESTAR PARALISADA É UM CONTRASSENSO ECONÔMICO.
PORTO PONTA DA LAJE
RESSALTAMOS UM CENÁRIO QUE OCORREU EM OUTUBRO DE 2024, QUANDO DO INICIO DA NOVA LINHA DE FULL CONTAINER DE MAIS DE 360 M DE COMPRIMENTO, PARA ÁSIA, QUANDO O TECON SALVADOR MOSTROU INDÍCIO DE SATURAÇÃO, COM O CANCELAMENTO DE VÁRIAS ESCALAS, FATO QUE ESTE BLOG REPORTOU EM DIVERSAS POSTAGENS. A LEI DE MURPHY EMITINDO SINAIS DE ALERTA.
PORTO DE SALVADOR
O PORTO DE SALVADOR, EM RELAÇÃO A CARGA GERAL, DE PROJETO, TRIGO E PONTUALMENTE FERTILIZANTE TEM ATENDIDO COM FOLGA AS OPERAÇÕES. NAVIOS DE CRUZEIROS, EMBARCAÇÕES DE MARINHAS DE GUERRA E APOIO A OPERAÇÃOES OFFSHORE, UTILIZAM DOS SERVIÇOS DESTA UNIDADE PORTUÁRIA.
O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, QUE ATENDE A REFINARIA ACELEN, MOVIMENTANDO PETRÓLEO BRUTO - CRUDE OIL, DERIVADOS, PRODUTOS QUÍMICOS E LPG -LIQUEFIED PETROLEUM GAS, RECENTEMENTE REALIZOU DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE RECEBENDO PETROLEIROS COM ATÉ 15 M DE CALADO, O QUE AMPLIA SUA PRODUTIVIDADE COM GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA, EVITANDO AS OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP.
TERMINAL DE MADRE DE DEUS
GRANÉIS LÍQUIDOS TAMBÉM SÃO OPERADOS PELOS 2 PIERS E SEUS 3 BERÇOS DO PORTO DE ARATU, ALÉM DO TERMINAL DA DOW QUÍMICA. O PRIMEIRO ATENDENDO O POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, E O SEGUNDO, O PRÓPRIO COMPLEXO QUÍMICO DA DOW. ACREDITAMOS QUE, OS MESMOS ESTEJAM COM FOLGA EM SUAS ATIVIDADES, PELO MENOS A MÉDIO PRAZO.
TERMINAL DOW QUÍMICA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.8/centery:-11.0/zoom:7
O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, DE PROPRIEDADE DA PETROBRAS, ANTES CONSTRUINDO PLATAFORMAS FIXAS E AUTO ELVATÓRIA, HOJE PARALISADO, SE APRESENTA COM OPÇÃO PARA TERMINAL PORTUÁRIO E RETORNO AS ATIVIDADES ANTERIORES, OU EM CONJUNTO.
CANTEIRO SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU
PARA COMPLETAR O ELENCO DE TERMINAIS PRIVADOS E PORTOS PÚBLICOS NA BTS, TEMOS O TRBA - TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO DA BAHIA, ONDE A CARGA É TRANSPORTADA EM ESTADO LÍQUIDO, REPASSADA PARA UM NAVIO PROCESSADOR, PASSANDO PARA O ESTADO GASOSO E POR DUTOS PARA REFINARIA ACELEN.
TRBA
https://www.petrobras.com.br/quem-somos/logistica
COM ESTE RELATO DESPRETENSIOSO SOBRE A ATIVIDADE MARÍTIMA E PORTUÁRIA, COMO VETOR INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO, VAMOS TRAZER PARA ESTE TEXTO OUTRA ATIVIDADE QUE POTENCIALIZADA PODE TORNAR-SE UM GRANDE GERADOR DE EMPREGO E RENDAS PARA A BAHIA, OU SEJA, ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER.
SE TORNA CANSATIVO REAFIRMAR QUE TEMOS EM NOSSO LITORAL A MAIOR E A TERCEIRA BAÍA DO BRASIL A DE TODOS OS SANTOS E CAMAMU RESPECTIVAMENTE, SENDO QUE, A BTS TAMBÉM É A SEGUNDA DO MUNDO ATRÁS DA BAÍA DE HUDSON NO NORTE DO CANADÁ.
ALÉM DESSES ESPELHOS D'ÁGUA, O CLIMA QUE PRAVALECE NO LITORAL BAIANO, TROPICAL, FAVORECE AS ATIVIDADES E ESPORTES NÁUTICOS, PRATICAMENTO EM TODO ANO. O NOSSO LITORAL É RICO EM ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS, HERANÇA DO NOSSO PASSADO COLONIAL, CONSTRUÇÃO NAVAL ARTESANAL, CULINÁRIA, TRADIÇÕES RELIGIOSAS, MISTICISMOS. OU SEJA SOMOS DOTADOS DE INÚMERAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS, QUE BEM MANEJADAS PODEM GERAR EMPREGOS, RENDAS E SUSTENTABILIDADE PARA NOSSO ESTADO.
INFELIZMENTE POUCO AGIMOS PARA POTENCIALIZAR ESTE CENÁRIO, TANTO A NÍVEL PRIVADO COMO POR ENTIDADES GOVERNAMENTAIS. DURANTE O PASSAR DO TEMPO SE ANUNCIARAM DIVERSAS AÇÕES PARA ESTE SETOR, CONTRATARAM CONSULTORIAS MILIONÁRIAS, ASSINARAM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM OUTROS PAISES E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS, MAS O QUE SE VIU FOI AUSÊNCIA DE RESULTADO, DE EFICÁCIA. PERDENDO O BONDE DO FUTURO. A SOCIEDADE BAIANA, EM SUA MAIORIA, APÁTICA EM SEUS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS, POUCO COBRA DAQUELES QUE IMBUÍDOS DE CARGOS PÚBLICOS GEREM OS TRIBUTOS QUE ALIMENTAM O ERÁRIO.
O MERCADO NÁUTICO DA BAHIA É O TERCEIRO DO PAÍS, POSSÍVELMENTE EM NÚMERO DE EMBARCAÇÕES O LAGO PARANOÁ EM BRASÍLIA RIVALIZA, MAS EM VALOR AGREGADO, POR UNIDADE A BAHIA É SUPERIOR, TEMOS LANCHAS DE MAIOR PORTE, EM CONTRAPARTIDA NÃO TEMOS NENHUM ESTALEIRO LOCALIZADO EM NOSSO TERRITÓRIO. IMAGINA-SE A SANGRIA DE RENDA E EMPREGO QUANDO UM BAIANO COMPRA UMA EMBARCAÇÃO EM OUTRO ESTADO.
SERÁ QUE, OS GESTORES PÚBLICOS NÃO POSSUEM VISÃO ESTRATÉGICA PARA MITIGAR ESTA SITUAÇÃO. SIMPLESMENTE COM MECANISMO DE POLITÍCA FISCAL PODERÍAMOS ATRAIR ESTALEIROS, COLOCANDO NA MESA DE NEGOCIAÇÃO QUE O MERCADO NÁUTICO DA BAHIA, PRINCIPALMENTE DA SUA BTS É SIGNIFICATIVO PARA ELES, PASSEM A PRODUZIR AQUI, E DAREMOS INCENTIVOS EM INFRAESTRUTURA E TRIBUTOS. DE OUTRA FORMA AMPLIAREMOS OS GRAVAMES SOBRE BARCOS COMPRADOS EM OUTRAS REGIÕES COM DESTINO A BAHIA.
IATE CLUBE ARATU
PRODUZIMOS MONOGRAFIA COM O TÍTULO - ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO, ONDE DIAGNOSTICAMOS E APRESENTAMOS CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DESSE NICHO ECONÔMICO MUITO REPRESENTATIVO.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Muito bom e Esso mesmo
ResponderExcluirObrigado!!
ExcluirPerfeito o seu artigo, meus parabéns!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirExcelente artigo.
ResponderExcluirObrigado!!
ExcluirExcelente artigo. Uma fonte de informação e nossas prioridades. Que esse artigo chegue na esferas dos governos.
ResponderExcluirParabéns Josemar, como sempre uma boa redação do seu espírito marítimo, abraços
ResponderExcluirExcelente conteúdo! Parabéns!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirBelo trabalho meu amigo Josemar
ResponderExcluirObrigado!
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