terça-feira, 13 de agosto de 2024

A BAHIA - A PONTE - AS FERROVIAS - OS PORTOS - A RACIONALIDADE ECONÔMICA - BAHIA - THE BRIDGE - THE RAILWAYS - THE PORTS - ECONOMIC RATIONALITY

EM MAIS UM MOMENTO RETORNAMOS AO TEMA PONTE SALVADOR - ITAPARICA EM RELAÇÃO AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS QUE ESTA OBRA INDUZIRÁ EM UM FUTURO DE LONGO PRAZO PARA A ECONOMIA BAIANA.

PORTO COTEGIPE

https://www.marbahia.com.br/post/marinha-realiza-exercicio-militar-no-porto-de-cotegipe

SEM ENTRAR EM COMPÊNDIOS, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTE BLOG EMITIU SEU SENTIMENTO EM OUTROS ARTIGOS SOBRE ESTA PRETENSA PONTE, NO QUE SE REFERE AOS BENEFÍCIOS QUE SERÃO ANGARIADOS APÓS SE GASTAR  R$ 13 BILHÕES, QUANDO AS ESTATÍSTICAS OFICIAIS DESSE PAÍS DAS DISTRAÇÕES, COM RARAS EXCEÇÕES. RETRATAM O GRANDE QUANTITATIVO DE ADITIVOS QUE OBRAS DESSE PORTE ATRAEM FEITO ÍMÂ DIANTE DE METAIS, EM SUMA ESSA PREVISÃO INICIAL SERÁ SEM DÚVIDAS ATUALIZADA, O CRONOGRAMA INICIAL VIAJARÁ AD AETERNUM.

ENSEADA

https://www.enseada.com/2024/02/27/no-dia-24-de-fevereiro-o-navio-supramax-mv-thor-caliber-deixou-o-enseada-com-calado-de-1109-metros-com-destino-a-europa-carregando-47-300-t-de-minerio-de-ferro-do-cliente-tombador-iron/

PRIMEIRO PONTO SE TRADUZ PELA DENSIDADE DE TRÁFEGO QUE DEMANDA EM ATRAVESSAR A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, VERANISTAS, MORADORES DA ILHA DE ITAPARICA, TURISTAS EM DIREÇÃO AO BAIXO SUL, MORRO DE SÃO PAULO, BAÍA DE CAMAMÚ, ITACARÉ, SERÃO ESTES GRUPOS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS RELEVANTES NESTA ÁREA, A NÃO SER O PÓLO CHOCOLATEIRO DE ILHÉUS, NÃO CONSTAM TAMBÉM GRANDE CENTROS POPULACIONAIS.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/08/artigo-matheus-oliva-ponte-salvador.html

AGREGADO A UM FLUXO DE VEÍCULOS TRAZIDO PELA PONTE DE SALVADOR PARA O OUTRO LADO DA BAÍA SE FAZ NECESSÁRIO UMA GAMA, SEM PRECEDENTES, DE OBRAS DE INTERVENÇÕES URBANAS, SANEAMENTO, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/ponte-salvador-itaparica-uma-insensatez.html

A MELHORIA DO SISTEMA FERRY BOAT OFERECE UMA SOBREVIDA A ESTA TRAVESSIA, COM REDUZIDOS INVESTIMENTOS,

PORTO DE ARATU

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

A PONTE RIO NITÉROI QUANDO DO SEU PROJETO E CONCLUSÃO, FOI DIMENSIONADA PARA ATENDER DOIS CENTROS POPULACIONAIS DE RELEVÂNCIA E RESPECTIVAS ZONAS METROPOLITANAS, ATRAVESSANDO A BAÍA DE GUANABARA. FRISEMOS QUE, O PROJETO DESTA PONTE É MUITO MENOS COMPLEXO EM INOVAÇÕES DE ENGENHARIA DO QUE A CONSTRUÇÃO DA SALVADOR - ITAPARICA.  

TEMADRE

https://www.brasildefato.com.br/2022/02/10/refinaria-privatizada-decide-exportar-e-deixa-navios-sem-combustivel-na-bahia

A PONTE CARIOCA ESTA LOCALIZADA NO INTERIOR DA BAÍA DA GUANABARA, ONDE AS CONDIÇÕES DE TEMPO SEVERO, VENTO, AUSÊNCIA DE VISIBILIDADE E MAR GROSSO PRATICAMENTE NÃO ATUAM NA ÁREA , DIFERENTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE MAR FORÇA 7 NA ESCALA DE BEAUFORT PODE OCORRER COM ONDAS CHEGANDO ATÉ 4,5 M E VENTOS DE 50 A 60 KM/H.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/o-vislumbre-da-ponte-salvador-itaparica.html

APÓS ESTES PEQUENOS PREÂMBULOS VAMOS AOS FATORES DE COMPETITIVIDADE ECONÔMICA, TÍTULOS DESTE ESCRITO. TEMOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DE PRIMEIRA LINHA NO QUE DIZ RESPEITO À AUTOMAÇÃO, EQUIPAMENTOS DE CARGAS,  GUINDASTES, SHIPLOADER, EMPILHADEIRAS, NÃO DEVENDO NADA E ATÉ SUPERANDO ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE ALCANÇADO PELOS PRINCIPAIS PORTOS AO REDOR DO GLOBO. 

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/04/a-ponte-salvador-itaparica-e-o-casuismo.html

TECON OPERANDO COMO NAVIOS CONTAINER SHIPS - NEW PANAMAX, OS MAIORES A FREQUENTAREM OS PORTOS NACIONAIS, O PORTO COTEGIPE, AMPLIADO PARA TRÊS BERÇOS, MOVIMENTANDO SOJA, TRIGO E MALTE, O TEMADRE SOB COMANDO DA ACELEN, INVESTE EM DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE 12,5 M, O ENSEADA BUSCA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS EM SEU CAIS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS MINERAIS, VEGETAIS E CARGAS DE PROJETO, O PORTO DE ARATU, ATUA EM REGIME DE CONCESSÃO, TAMBÉM QUALIFICA SEUS CARREGADORES E DESCARREGADORES DE VAVIOS, COM OBRAS EM ANDAMENTO ADAPTANDO UM DOS SEUS PIERES PARA OPERAR GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA.

NAVIO DE CONTÊINERES NEW PANAMAX

https://www.turbosquid.com/pt_br/3d-models/real-time-new-panamax-vtel-3d-model-1204105

SÃO BONS VENTOS QUE SOPRAM EM RELAÇÃO AOS RECURSOS APLICADOS EM TERMINAIS PORTUÁRIOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, MAS NEM TUDO SÃO FLORES OU PÁGINAS DE UM BELO ROMANCE, UM GARGALO ESTÁ PRESENTE E SE APROFUNDA, LEI DE MURPHY - O QUE PODE DAR ERRADO, DARÁ DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL.  ONDE ESTÃO AS FERROVIAS PARA ATENDER ESSES TERMINAIS. ESSAS UNIDADES POR SI SÓ NÃO GARANTIRÃO NOSSA COMPETITIVIDADE NESTE NICHO POR MUITO TEMPO SE NÃO FECHAREM TODO CICLO LOGÍSTICO.

UMA LEI ECONÔMICA, A DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES, TEM SEU AXIOMA BASEADO, QUE AO AUMENTAR OS DIVERSOS FATORES PRODUTIVOS DE UMA UNIDADE PRODUTIVA, MANTENDO UMA CONSTANTE, TEREMOS RENDIMENTOS CRESCENTES, QUE SE ESTABILZARÃO E APÓS SERÃO DECRESCENTE ATÉ SE TORNAREM NEGATIVOS

.LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES

https://ricardo-vargas.com/pt/podcasts/remember-that-the-law-of-diminishing-returns-also-applies-to-your-project-management-efforts/

É TRANSLÚCIDO QUE ALÉM DE UM BOA MALHA RODOVIÁRIA, BONS AEROPORTOS E PORTOS EFICIENTES, TEMOS QUE TER MODERNAS E EFICIENTES FERROVIAS. ENTÃO PERGUNTAMOS, O QUE TRARIA BENEFÍCIOS MAIS IMEDIATOS E PRODUTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA E CONSEQUENTEMENTE PARA SEU POVO DESPEJAR R$ 13 BILHÕES EM UMA PONTE DEVANEADORA OU APLICAR EM SISTEMAS MODAIS EFICIENTES,. POR FAVOR, SE ´POSSÍVEL OS ACESSADORES DO BLOG PODEM COMENTAR COM SEU DICERNIMENTO NA POSTAGEM.

FERROVIAS NÃO APENAS SÃO COMPETITIVAS NOS TRANSPORTE DE GRANÉIS EM RELAÇÃO AO MODAL RODOVIÁRIO, CONTÊINERES E ATÉ VEICULOS NOVOS PODEM SER TRANSPORTADOS TAMBÉM. APROVEITANDO O CONTEXTO REAFIRMAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A REGIÃO OESTE DA BAHIA, COM PARTIDA DE JUAZEIRO ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. É VIÁVEL SIM.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/linha-ferrea-ligando-o-porto-de.html

TRANSPORTE DE CONTÊINERES POR TREM - PORTO DE PARANAGUÁ

PARA FINALIZAR, ESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA A CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR -  ITAPARICA, APENAS ACREDITAMOS QUE ESTE NÃO SEJA O TIME, EM FUTURO LÓGICO ELA SE MATERIALIZARÁ. SE HOUVESSE RECURSOS PARA ATENDER TODOS OS DESEJOS DOS GOVERNANTES, TUDO BEM, MAS UMA LEI ECONÔMICA DETERMINA - OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS.

ESCASSEZ DE RECURSOS

https://profigestaoblog.wordpress.com/2018/04/30/a-escassez-de-recursos-e-as-ilimitadas-necessidades-da-humanidade/



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

Nenhum comentário:

Postar um comentário