TRABALHO NO COMÉRCIO, BAIRRO PORTUÁRIO DA CIDADE DO SALVADOR, ESTADO DA BAHIA, EM MINHAS ANDANÇAS PELO BAIRRO OBSERVEI UMA INSCRIÇÃO GRAFITADA NAS PAREDES DAS RUÍNAS DO CASARÃO ONDE FUNCIONAVA O TRADICIONAL RESTAURANTE COLON, FUNDADO HÁ 107 ANOS POR IMIGRANTES ESPANHÓIS, A FRASE "AQ MORRE + UM PEDAÇÕ DA HISTÓRIA" , DIANTE DESTE AXIOMA FIQUEI DECLINADO A ESCREVER UM POUCO SOBRE OS CASARÕES DO COMÉRCIO.
RUÍNAS DO COLON
RESSALTO QUE TODA VEZ QUE TERMINA MEU EXPEDIENTE NO TRABALHO, NO RETORNO PARA MINHA RESIDÊNCIA, SEMPRE FICO A ADMIRAR ESTAS BELAS EDIFICAÇÕES SECULARES QUE REPRESENTAM A HISTÓRIA DA CIDADE ONDE SEU PORTO E SEU COMÉRCIO FERVILHAVAM DE VIDA E DINAMISMO ECONOMICO, INFELIZMENTE, NOS DIAS ATUAIS APENAS A POBREZA E DESCASO COM NOSSA CIDADE RETRATAM UMA MANCHA TENEBROSA CUJA ORIGEM SE DEU EM GOVERNOS ORIUNDOS DE UM POVO QUE NÃO PENSA EM IDENTIDADE, CIDADANIA, NO LEGADO DOS ANCESTRAIS, COM RARAS EXCEÇÕES.
RUÍNAS DO COLON
O BAIRRO DO COMÉRCIO E O PORTO DA CIDADE, A PARTIR DO SÉCULO XIX, FORAM FUNDAMENTAIS PARA TRANSFORMAREM A CIDADE DE SALVADOR EM UMA ZONA PORTUÁRIA MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL. ARMAZÉNS, TRAPICHES, ALFÂNDEGA RECEBIAM MERCADORIAS DE DIVERSAS PARTES DO GLOBO, DAQUI SAIAM ESPECIARIAS, ACÚCAR, O INCIPENTE CACAU E PIAÇAVA.
MUITOS DESTES COMERCIANTES, EXPORTADORES E IMPORTADORES, REPRESENTANTES DE AGÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO, CASAS DE CÂMBIO, BANCOS FORAM AOS POUCOS DE ESTABELECENDO NA CIDADE BAIXA, COMO O COMÉRCIO ERA TAMBÉM CONHECIDO, NÃO SÓ OS CENTROS DOS NEGÓCIOS ESTAVAM INSTALADOS, MAS MUITOS DESTES PERSONAGENS TAMBÉM RESIDIAM NO LOCAL.
O PRÉDIO DA ANTIGA ALFÂNDEGA ONDE HOJE FUNCIONA O MERCADO MODELO
ALFÂNDEGA EM 1860, RECÉM CONSTRUÍDA
http://www.salvador-antiga.com/comercio/alfandega-vedani.htmEDIFICAÇÕES BELÍSSIMAS FORAM CONSTRUÍDAS COM ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS DECORATIVOS, COMO LEÕES, ÁGUIAS, FIGURAS HUMANÓIDES ALADAS, BRASÕES E FIGURAS MITOLÓGICAS, QUE REPRESENTAVAM A CRENÇA DOS SEUS PROPRIETÁRIOS.
EM PRIMEIRO PLANO, A BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, INAUGURADA EM 1765, AO FUNDO O ELEVADOR LACERDA, INAUGURADO EM 08 DE DEZEMBRO DE 1873, SUA FORMA ATUAL VEIO DA REFORMA DE 1930. PODE-SE VER INÚMEROS CASARIOS, INCLUSIVE ALGUNS DO SÉCULO XIX.- https://mobilidade.salvador.ba.gov.br/ascensores/
A MAIORIA DOS CASARIOS ESTÃO EM ESTADO DE RUÍNA, OUTROS ONDE FUNCIONAM RESTAURANTES E LOJAS NO SEU TÉRREO, MANTÉM ALGUM NÍVEL DE CONSERVAÇÃO, PELO MENOS EM SUAS FACHADAS.
ELEVADOR LACERDA
ELEVADOR LACERDA
AS FOTOS DAS EDIFICAÇÕES APRESENTADAS NESTA POSTAGEM, QUE FORAM CONSTRUIDAS EM SUA MAIORIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX, AS MAIS ANTIGAS SE LOCALIZAM AO REDOR DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, NESSE LOCAL OCORRERAM EVENTOS IMPORTANTES, A EXEMPLO DO FUNDEIO DA FROTA INVASORA HOLANDESA EM 1624.
,
PRAÇA VISCONDE DE CAIRU ONDE FUNCIONAVA O ANTIGO MERCADO MODELO DE SALVADOR, DESTRUÍDO POR UM INCÊNDIO 1º DE AGOSTO DE 1969
SEDE DO II DISTRITO NAVAL - MARINHA DO BRASIL - 1940 - ANTES FUNCIONAVA A ESCOLA DE APRENDIZES DE MARINHEIRO
RAMPA DO MERCADO POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX - REPLETA DE SAVEIROS, EMBARCAÇÕES TÍPICAS DO MAR DA BAHIA PIERRE VERGER
O PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DA BAHA - PRESERVADO, FOI INAUGURADO EM 1817 - ONDE O MAR CHEGAVA ATÉ A ESCADARIA E SERVIA DE ATRACADOURO PARA EMBARCAÇÕES, ESTA CONDIÇÃO PERMANECEU ATÉ AS OBRAS DO ATERRO PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE SALVADOR, INICIADAS EM 1911 E INAUGURADA EM 1913.
PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DA BAHIA
PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DA BAHIA
ÁREAS PORTUÁRIAS EM DIVERSOS PAISES QUE SE ENCONTRAVAM EM ESTADO DE DEGRADAÇÃO FORAM REQUALIFICADAS, RESTAURADAS E TRANSFORMADAS EM IMPORTANTES CENTROS TURÍSTICOS, CITAMOS PUERTO MADERO, NA ARGENTINA.
PUERTO MADERO - PORTO DE BUENOS AIRES
A PREFEITURA DE SALVADOR VEM REALIZANDO ALGUMAS INTERVENÇÕES, CITAMOS O CASARÃO ONDE FUNCIONA A CIDADE DA MÚSICA DA BAHIA.
ALFÂNDEGA EM 1913, COM A ATUAL CASA DA CIDADE DA MÚSICA DA BAHIA A DIREITA
http://www.salvador-antiga.com/comercio/porto.htm
PERÍMETRO DA ALFÂNDEGA EM 1913, COM OBRAS DO ATERRO PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE SALVADOR
QUEREMOS ALERTAR PARA OS IMINENTES RISCOS PARA A SEGURANÇA DOS TRANSEUNTES, COM RELAÇÃO A FALTA DE MANUTENÇÃO ADEQUADAS DAS ESTRUTURAS NO BAIRRO DO COMÉRCIO E SEU ENTORNO.
ESSA EDIFICAÇÃO, UMAGEM ABAIXO, ONDE FUNCIONOU A JUCEB - JUNTA COMERCIAL DA BAHIA, É UMA EXCEÇÃO NO CONTEXTO DESSA REGIÃO, ESTÁ EM FASE DE RESTAURAÇÃO PARA SER OCUPADO.
PRÉDIO EM RESTAURAÇÃO PELO GOVERNO DA BAHIA
O ICB - INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA CUJO PRÉDIO FOI INAUGURADO NO ANO DE 1936, SEU PROJETO FOI IDEALIZADO PELO ARQUITETO ALEMÃO ALEXANDER BUDDEUS, COM LINHAS ARQUITETÔNICAS DA PRIMEIRA ESCOLA DE DESIGN DO MUNDO, A BAUHAUS, OBRA TOMBADA PELO ÓRGÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO.
PRÉDIO DO ICB NOS DIAS DE HOJE, IMAGEM REGISTRADA EM 09 - 09 - 2024
TIVE A HONRA DE INICIAR MINHA CARREIRA PÚBLICA NA EXTINTA AUTARQUIA, O INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA EM 1981, CUJA ESTRUTURA ERA COMPOSTA DE ÁREA ADMINISTRATIVA E ARMAZÉNS DOTADOS DE ELEVADORES E DE CORREIA TRANSPORTADORA, QUE ATRAVÉS DE TÚNEL SUBTERRÂNEO ERAM LIGADOS AO PORTO DE SALVADOR.
IMAGEM POSSIVELMENTE LOGO APÓS A INAUGURAÇÃO DE´CADA DE 1930
O PRÉDIO DO ICB FOI EQUIPADO COM OS SISTEMAS ELÉTRICOS, HIDRÁULICOS E DE VENTILAÇÃO, OS MAIS MODERNOS DA ÉPOCA. EM SEU SALÃO DE ENTRADA ESTAVA INSTALADO UM MUSEU COM TUDO QUE REPRESENTAVA O CACAU, A FALTA DE CONSERVAÇÃO O FEZ FENECER, AQUI TAMBÉM JAZ MAIS UMA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA.
Edifício avançado para seu tempo, seja do ponto de vista estrutural/funcional. Concebido como edifício misto, com: hall de exposições, auditório-biblioteca, diretoria, assessoria técnica e expediente (ocupando 1/3 do pavimento térreo).
O resto da construção é um grande depósito para 350.000 sacos de cacau. O produto ao chegar era desinfetado em autoclaves e depois levado por elevadores, deslizadores e esteiras até o local de estocagem. Uma esteira subterrânea levava a sacaria até o cais, por debaixo da Av. da França (que passa na lateral do prédio). Todo o ambiente interno era desumidificado por um sistema de ventilação forçada e filtros de sílica-gel instalado no terraço (sistema antiumidade). Estas características o tornavam um protótipo dos atuais edifícios inteligentes.
INTERIOR DO SALÃO DE EXPOSIÇÕES - MUSEU - EM ESTILO MARAJOARA
PLANO INCLINADO GONÇALVES, LIGA A CIDADE ALTA A CIDADE BAIXA, INAUGURADO EM 25 DE DEZEMBRO DE 1889 - https://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/plano-inclinado-goncalves/
ELEVADOR DO TABOÃO LIGA A CIDADE ALTA A CIDADE BAIXA, INAUGURADO EM 19 SE JANEIRO DR 1896 -
https://mobilidade.salvador.ba.gov.br/ascensores/
ESTILO EXÓTICO
VEJAM O DETALHE DA ÁGUIA NO TOPO DO PRÉDIO
,
JANELAS EM ESTRUTURAS QUE LEMBRAM O PERIODO DE COLÔNIA
]
IRMANDADE DE SÃO JOSÈ DO CORPO SANTO - CITADA COMO A IGREJA DOS MARINHEIROS - 1711
ESTE MAGNÍFICO PRÉDIO DO INÍCIO DO SÉCULO XX JÁ ERA DOTADO DE ELAVADOR, DEVIA SER UMA NOVIDADE NA ÉPOCA. NO TÉRREO FUNCIONAVA UMA ANTIGA E TRADICIONAL LOJA DE ARTIGOS ELÉTRICOS.
TÉRREO DO EDIFÍCIO ACIMA
PRÉDIO PROPRIEDADE DA ALIANÇA DA BAHIA
EM RUÍNAS
ANTIGA SEDE DA FERROVIA LESTE BRASILEIRA
AS IMAGENS NÃO LEGENDADAS SÃO DO AUTOR DO BLOG.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Poxa que descaso com o centro histórico de salvador viu
ResponderExcluirIsso passou acontecer depois desses governo do PT antes não era assim, antes era tudo bem cuidado e visitado também pelos turistas !!!!
O PT nunca teve a prefeitura. São uns merdas, mas nesse caso não sei se a culpa é deles.
ExcluirAmei a abordagem, é muito triste ver predios que contam nossa história em um verdadeiro abandono!
ResponderExcluirTriste realidade
ResponderExcluirAdorei o artigo, retrata a origem das construções do bairro do comércio, com as suas finalidades e estados atuais, muito boa postagem 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirAssinado: Gleice