segunda-feira, 23 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE NAVIOS - PORTO DE SALVADOR - ARATU - TERMINAIS PRIVADOS- BAÍA DE TODOS OS SANTOS - MASSIVE MOVEMENT OF SHIPS - PORT OF SALVADOR - ARATU - PRIVATE TERMINALS - BAÍA DE ALL SANTOS

DURANTE A SEMANA QUE PASSOU E HOJE 23/09/24. O MOVIMENTO DE NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO INTENSO, PORTO DE SALVADOR E ARATU, PORTO COTEGIPE, TERMINAL ENSEADA, GERDAU - ANTIGA USIBA, MADRE DE DEUS, DOW QUPIMICA, 

A ÁREA 5, PRINCIPAL PERÍMETRO DE FUNDEIO, HOJE, ÀS 11;08 HS ESTAVA COM 20 NAVIOS EM ESPERA, FERRO ARRIADO, AGUARDANDO VAGA PARA OPERAÇÃO.  MAIS 2 FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA, O SONANGOL KALANDULA E CASTILLO DE MACEDA,

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-77.5/centery:46.6/zoom:3

OS PONTOS VERDES NO MAPA REPRESENTAM NAVIOS DE CARGAS SECAS, GRANELEIROS, FUL CONTAINER, CARGA GERAL, OS PONTOS VERMELHOS NAVIOS TANQUES - OIL / CHEMICAL TANKER E LNG TANKER. 

SONANGOL KALANDULA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:373352/mmsi:311035500/imo:9575553/vessel:SONANGOL_KALANDULA

UMA VISÃO LÚDICA É CONTEMPLAR NAVIOS AO LARGO, POR OUTRO LADO É UMA DEMONSTRAÇÃO DE NECESSIDADE PARA MELHORIA DA ECONOMIA BAIANA, UM GARGALO LOGÍSTICO QUE PODE IMPEDIR A AMPLIAÇÃO DE NOSSA COMPETITIVIDADE EM RELAÇÃO A OUTROS ESTADOS. 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PODEM SER FEITAS. INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS TEM ACONTECIDO, COMO O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, PARA OPERAR GRANÉIS, O GRUPO QUE ESTÁ À FRENTE DO PORTO DE ARATU, TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS, REQUALIFICOU OS SEUS SHIPLOADER, ALÉM DE REALIZAR OBRAS NO TGS II, ADAPTANDO-O PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA E MILHO.

O TECON TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR HOJE CONTA COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, COM CALADO E TRANSTÊINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO, PODENDO RECEBER OS MAIORES NAVIOS PARA ESTE TIPO DE CARGA, ALÉM DE UM CAIS AUXILIAR ONDE OPERA GRANÉIS E PEÇAS DE PROJETO.

NESTE MÊS DE SETEMBRO O LINE UP DO TECON SALVADOR INDICA GRANDES PARTIDAS DE DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES, ENTRE 50.000 E 66,000 TON, SÃO  MOVIMENTAÇÕES CONSIDERÁVEIS, MESMO PARA UM PORTO GRANELEIRO COMO ARATU. A PARADA DO TGS II PARA ADAPTAÇÕES PODE TER DESVIADO ESSAS DEMANDAS PARA O TECON. OS PORTÊINERES SÃO VERSÁTEIS OPERAM COM GRABS, ALÉM DE CONTÊINERES. NO CAIS DE LIGAÇÃO TEMOS 2 EQUIPAMENTOS PANAMX, QUE O TECON TEM UTILIZADO PARA MOVIMENTAÇÕES DE GRANÉIS. RESSALTAMOS AS OPERAÇÕES COM PEÇAS, QUE TAMBÉM NESTE MÊS TEM SIDO FREQUENTES NO CAIS PÚBLICO.

Os grabs são garras mecânicas que podem ser usadas em operações portuárias para manusear materiais a granel, como grãos, fertilizantes, carvão, areia, entre outros. Eles são geralmente acoplados a guindastes móveis ou descarregadores de navios e podem ser operados por toque, controle remoto ou manualmente. - Visão geral criada por IA

GRABS ACOPLADOS A GUINDASTE DE BORDO

https://amarracaodecargas.com.br/produtos/cabo-de-aco/grab-para-guindastes-de-cabo-unico/#:~:text=Os%20GRABS%20para%20guindastes%20de,Abertura%20manual

O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, ENSEADA, ENQUANTO NÃO ATUA EM SUA FUNÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, TEM UTILIZADO SEUS BERÇOS PARA OPERAREM COM MINÉRIO DE FERRO, SOJA, SENTIDO EXPORTAÇÃO, COQUE E PEÇAS DE PROJETO NA IMPORTAÇÃO. NESTE MOMENTO DESATRACOU DO ENSEADA O NAVIO DIAMOND SEA COM 6,4 M DE CALADO, EM LASTRO, NÃO TENHO INFORMAÇÃO SOBRE O QUE FOI DESCARREGADO, MAS DEVE TER SIDO COQUE.

DIAMOND SEA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:302257/shipname:DIAMOND%20SEA?order=date_uploaded


À ACELEN DRAGOU RECENTEMENTE O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, SE FOI DRAGAEM DE MANUTENÇÃO OU AMPLIAÇÃO DE SEU CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, DESCINHEÇO. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE A PRIVATIZAÇÃ DA REFINARIA DE MATARIPE FOI O FATO ECONÔMICO MAIS SIGNIFICATICO E POSITIVO PARA A ECONOMIA BAIANA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESPERO QUE NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, QUE TEM SUA ATUAÇÃO CONTAMINADA POR INGERÊNCIAS POLÍTICAS, ATENDENDO A INTERESSE PARTIDÁRIOS E NÃO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA.

O GUPO MUBADALA QUE COMANDA À ACELEN TAMBÉM REALIZA OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TANTO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO COMO EXPORTAÇÃO.

O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEPOIS GERDAU E HOJE COMPRADO E OPERADO PELA INTERMARÍTIMA, SE REQUALIFICOU. SEU PIER TEM OCUPAÇÃO DE 100%. APENAS PARA DESCARREGAR. NESTE MOMENTO ESTÁ ATRACADO O QING FENG LING.

QING FENG LING

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:650222/shipname:QING%20FENG%20LING?order=date_uploaded

ENTRE OS 20 NAVIOS FUNDEADOS O LIGHT VENTURE LEVANTOU FERRO, PARA OPERAR  NO PORTO COTEGIPE, EMBARCAR SOJA, NO LUGAR DO BLUE IONIAN QUE DESATRACOU COM DESTINO A SINGAPURA, CALADO 13,1 M, TAMBÉM COM SOJA OU FARELO.


BLUE IONIAN
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3347/shipname:BLUE%20IONIAN?order=date_uploaded

LIGHT VENTURE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6241172/shipname:LIGHT%20VENTURE?order=date_uploaded

NESTE CENÁRIO RESSALTAMOS O INTENSO MOVIMENTO DE CONTÊINERES, ONTEM DIA 22/04/24 DOIS NAVIOS ESTAVAM ATRACADOS, O VICENTE PINZON, QUE CONTINUA, OCUPOU O LUGAR DO CMA CGM BERLIOZ, QUE ZARPOU PARA CARTAGENA, O ,MSC ADONIS, ZARPOU HOJE PELA MANHÃ PARA O PORTO DO RIO DE JANEIRO.

MSC ADONIS

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3603412/shipname:MSC%20ADONIS?order=date_uploaded

VICENTE PINZON

NO FUNDEIO, APESAR DE UM BERÇO DESOCUPADO NO TECON, TEMOS O MSC ALMA E MONTE VERDE, JUNTE-SE A ISTO, 4 OUTROS FULL CONTAINER QUE NAVEGAM VINDO DO NORTE PARA O PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH - DA SÉRIE DE MAIORES NAVIOS A ATRACAR EM SALVADOR, LINHA PARA SUDESTE ASIÁTICO - CMA CGM COLUMBIA, LOG IN POLARIS, LOG IN EXPERIENCE.

MSC FAITH
VINDOS DO SUL NAVEGAM CAPE AKRITAS E CAUQUENES. ATÉ HOJE NÃO TINHA OBSERVADO UM MOVIMENTO TÃO INTENSO COMO O DESTE MOMENTO, PARABÉNS AO TECON SALVADOR, PELA CAPTAÇÃO DE NOVAS LINHAS MARÍTIMAS, O QUE AMPLIA AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS DA ECOMOMIA BAIANA;

CAUQUENES
PARA COMPLETAR OUTROS NAVIOS ESTÃO NAVEGANDO PRÓXIMOS A SALVADOR, O QUE AMPLIARÁ O NÚMERO DE 20 NAVIOS AO LARGO, NA ÁREA V, O HORIZON  ELECTRA  E EASTERLY BEECH GALAXY.

AOS FORMADORES DE OPINIÃO NESTE ESTADO CHAMADO BAHIA, PERGUNTO - QUAL O MAIS RACIONAL, É APLICAR BILHÕES DE REAIS EM UMA PONTE SALVADOR - IRAPARICA, DA ILUSÃO, QUE HOJE NÃO TEM FUNDAMENTOS EM TERMOS DE DEMANDA DE TRÁFEGO, OU SEJA, OS FUNDAMENTOS SÃO IDEOLÓGICOS E POLÍTICOS, OU APLICAR EM FERROVIAS QUE ATENDAM AS OPERAÇÕES DE NOSSOS PORTOS PÚBLICOS E TERMIMAIS PRIVADOS - TRISTE BAHIA - ACESSEM O LINK DO BLOG, A SEGUIR ONDE ESTE ASSUNTO É TRATADO COM MAIS MINÚCIAS-

LINKS CORRELATOS:









JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065