segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

JORNAL CORREIO DA BAHIA - SAVEIROS DA BAHIA: UMA TRADIÇÃO QUE RESISTE - REALIDADE DESTOANTE - CORREIO DA BAHIA NEWSPAPER - SAVEIROS DA BAHIA: A TRADITION THAT RESISTS - DISCOUNTING REALITY

O JORNAL CORREIO DA BAHIA PUBLICOU NA EDIÇÃO DE 21 DE JANEIRO DE 2024, ARTIGO SOBRE OS SAVEIROS, INTITULADO SAVEIROS DA BAHIA: UMA TRADIÇÃO QUE RESISTE, - https://atarde.com.br/muito/saveiros-da-bahia-uma-tradicao-que-resiste-1256066 - TEMA QUE ESTE BLOG TEM UMA PERCEPÇÃO ANTAGÔNICA,OU SEJA, A CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA CAMINHA PARA O RALO DE FORMA DESPREZÍVEL, INDIGNA, TENDO COMO CAUSAS PRINCIPAIS O TRATO QUE É DISPENSADO PELA SOCIEDADE E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, COM RARAS EXCEÇÕES, A ESTE TEMA, QUE APENAS TEM NA TELA DO RADAR, DISTRAÇÕES, FUTEBOL, NOVELAS, BIG BROTHER, RELIGIÕES, CARNAVAL, EM SUMA, PÃO E CIRCO. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

ANTIGA RAMPA DO MERCADO MODELO REPLETA DE SAVEIROS

NO BLOG TEMOS DIVERSAS POSTAGENS, ONDE TRATAMOS SOBRE A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, RESGATANDO IMAGENS E INFORMAÇÕES, NÃO APENAS COBRE SAVEIROS E SUAS VARIANTES, COMO TAMBÉM, SOBRE A ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, EMPRESA QUE DESEMPENHOU PAPEL RELEVANTE NA LOGÍSTICA MARÍTIMA DO ESTADO, LIGANDO À ANTIGA CIDADE DA BAHIA, COMO ERA CHAMADO SALVADOR, AO RECÔNCAVO E DEMAIS CIDADES DO NOSSO LITORAL, CHEGANDO ATÉ  BUENOS AIRES.

COQUEIROS - SAVEIRO DE VELA DE IÇAR FUNDEADO  
IMAGEM DO BLOG

AUSÊNCIA DE SENSIBILIDADE E ATÉ INTELIGÊNCIA NO TRATAR DO NOSSO PASSADO NÁUTICO, ONDE DURANTE MAIS DE V SÉCULOS OS HOMENS DO MAR DA BAHIA E SUAS EMBARCAÇÕES EDIFICARAM A NOSSA HONRADA CIVILIZAÇÃO, ONDE TRANSPORTARAM PESSOAS, CARGAS E SONHOS, QUE POR VEZES SE ENVOLVIAM EM BATALHAS NAVAIS PELA NOSSA SOBERANIA, COM ATOS DE CORAGEM E PATRIOTISMO, PARA GARANTIA DA  LIBERDADE DE NOSSO POVO, QUE JORGE AMADO RETRATOU EM LIVROS COMO MAR MORTO, VELHOS MARINHEIROS E CAPITÃES DE AREIA, VERDADEIROS TRATADOS SOCIOLÓGICOS.


NAVIO MASCOTE DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

IMAGEM DE DOMÍNIO PÚBLICO

NOS DIAS 14 E 15 DE JANEIRO DE 2024, REALIZAMOS UMA MAGNÍFICA EXPEDIÇÃO PELO RIO PARAGUAÇU, REVIVENDO UMA DAS PRINCIPAIS ROTAS DOS SAVEIROS E VAPORES DA BAHIANA. PASSAMOS POR NAJÉ E COQUEIROS, COM DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR FUNDEADOS, 


ESCUNA DA BAHIA - UMA VARIANTE DO GRAMINHO
O DESLEIXO DE CERTA FORMA CRIMINOSO COM NOSSA HISTÓRIA NAVAL, CHEGA AO PONTO DO CINISMO DE POR FIM A REGATA JOÃO DAS BOTAS, CRIADA PARA HOMENAGEAR OS NOSSOS SAVEIROS.

OS SAVEIROS NÃO MAIS REPRESENTAM UMA UNIDADE ECONÔMICA, MAS ALGUMAS  VARIANTES DEVERIAM SER PRESERVADOS PELA SUA HISTÓRIA, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS BARCOS, PRINCIPALMENTE OS NÃO MAIS ENCONTRADOS, COMO PERUAS, ARMAÇÃO EM TRAQUETE E OUTROS. COM ISTO SE MANTERIA VIVO PARA A POSTERIDADE, REALIZANDO REGATAS, PARTICIPANDO DE EVENTOS COMEMORATIVOS, BORDEJOS COM TURISTAS, PARA AQUELES QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE PRESENCIAR O NAVEGAR DESSES BELOS BARCOS.

SAVEIRO ARMAÇÃO EM TRAQUETE
FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.


INICIATIVA DESSE ESPECTRO MANTERIA VIVA TODO GAMA DE PROFISSIONAIS, QUE POR SÉCULOS SUSTENTARAM ESTE SISTEMA OPERACIONAL, A EXEMPLO DE CARPINTEIROS NAVAIS, CALAFATES, OS CORTADORES DE PANOS - A VELA DOS SAVEIROS ERA DENOMINADA DE PANO - MESTRES, MARINHEIROS, FABRICANTES DE CABOS, INCLUSIVE DE PIAÇAVA. TODO ESSE PROCESSO PODERIA SER VIABILIZADO POR CAPITAL PRIVADO DE EMPRESAS SENSÍVEIS A PERPETUAR A IDENTIDADE DE UM POVO..


SAVEIROS DE VELA DE PENA - UMA VARIANTE DO GRAMINHO
O LINK A SEGUIR, TRAZ UM TEXTO ACADÊMICO, EMBLEMÁTICO SOBRE A HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO NA BAHIA, LEITURA IMPORTANTE. 

ESTALEIRO DE CONSTRUÇÃO DE ESCUNAS E SAVEIROS EM CAJAÍBA, BAÍA DE CAMAMU - BAHIA

GASTAM TANTO RECURSO PÚBLICO COM CARNAVAL, SHOWS DE ARTISTAS, FUTEBOL, LEI ROUANET, FIGURAS QUE NADA REPRESENTAM PARA CONSERVAR UMA TRADIÇÃO DO NOSSO ESTADO. TRISTE BAHIA.

SAVEIRO DE VELA DE IÇAR - UMA VARIANTE DO GRAMINHO 

A SEGUIR LINKS DO PRÓPRIO BLOG, ONDE TRATAMOS DESTE MESMO TEMA:





JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065