segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DIA DO ECONOMISTA - 13/08 - PARABÉNS

AOS COLEGAS ECONOMISTAS, PARABÉNS PELO DIA DESSA CARREIRA QUE TANTO FAZ VISLUMBRAR AS CAUSAS QUE LEVAM À COMPREENSÃO DOS FLUXOS DAS RIQUEZAS E EMPROBECIMENTOS DAS NAÇÕES.



JOSEMAR SOUZA SANTOS

MONOGRAFIA - EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO LAZER NÁUTICO NO ENTORNO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" PARTE II

A Marina Aratu, localizada na baía de mesmo nome (vide anexo II), depois da Bahia Marina, que é localizada abaixo da Avenida Contorno, é a estrutura náutica com maior gama de serviços na BTS. Oferece aos navegadores uma rampa para embarcações de até 300 toneladas, e uma área útil que permite futuras ampliações. É uma das estruturas com maior potencial de crescimento no universo náutico da Baía de todos os Santos.

Mesmo voltada à manutenção de embarcações da Marinha de Guerra e eventualmente da Marinha Mercante, a Base Naval de Aratu oferece certas facilidades a embarcações de pequeno porte, como as oficinas e sistema de elevador de navios, que são um diferencial importante no desenvolvimento da náutica de lazer no Estado e particularmente na BTS. 


                    NAVIO TANQUE "MARAJÓ" MB - NO DIQUE SECO BNA
                                 http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/05112010/03.html

Diante do crescimento dessa atividade no Estado da Bahia proporcionado por fatores macroeconômicos, como a manutenção da estabilidade dos preços e a queda na taxa de juros básica da economia, que induziram o incremento da renda das classes b e c, formando um novo nicho de consumidores, é evidente que esta demanda crescente exigirá novos estruturas e ampliação das existentes, dando suporte aos novos navegantes. Conforme a (anexo VIII) verifica-se que as entidades náuticas organizadas no Estado estão no limite de ocupação de suas vagas disponíveis.

Uma dessas áreas que podem ser utilizadas nesse sentido é o quadro formado pelo Quebrar Sul do Porto de Salvador e o antigo Cais da CNB.  Com a construção de berços de atracação no entorno interno do Quebrar Mar, desde a sede da Capitania dos Portos até a proximidade do forte de São Marcelo, essa estrutura atenderia basicamente aos veleiros que aportam em Salvador, dando suporte a marina do Terminal Turístico náutico, adjacente ao antigo Prédio da Companhia de Navegação Baiana. 

                              QUEBRA MAR SUL PORTO DE SALVADOR

Visualiza-se também a construção de um quebra-mar na área entre a Praia do Porto da Barra e o Iate Clube da Bahia (ICB). O molhe atenderia a necessidade de proteção da sede social do ICB das vagas de quadrante sul e sudoeste, com a possibilidade de criar berços de atracação para embarcações de associados ou de visitantes, observando-se a relação custo benefício quanto ao impacto do meio ambiente. Normalmente estruturas desse tipo se tornam em sua parte submersa berçário para inúmeras espécies de peixe, o que favoreceria a diversificação e aumento da fauna marinha nessa região. Os piers dos imóveis e as embarcações de pescadores localizados entre o Bairro da Vitória e a Avenida Contorno também se beneficiariam com a proteção contra as ressacas. 
                        IATE CLUBE DA BAHIA / PRAIA DO PORTO DA BARRA
                                    http://diariodoavoante.wordpress.com/tag/salvador/

A vocação náutica da Ribeira, precisamente a enseada dos Tainheiros, deve ser incentivada pelos Governos Municipal e Estadual, criando estruturas públicas para atender aos que pretendem ingressar no mundo náutico, mas não possuem recursos financeiros suficientes para manter suas embarcações em uma entidade particular, socializando assim essa atividade. 

                            EMBARCAÇÕES - ENSEADA DOS TAINHEIROS

Os aterros da Enseada dos Tainheiros poderiam ser evitados a fim de recuperar, no que for possível, o manguezal que ali existia. As praias dessa área, que não são propícias ao banho de mar, em virtude de seu fundo de lama, por conseqüência devem ser liberadas a manutenção de embarcações de madeiras a exemplo das escunas, pois, secularmente, esta faina (trabalho a bordo) foi realizada dessa maneira nas inúmeras praias das ilhas da BTS.

As autoridades públicas, que são definidoras do planejamento urbano, não devem perder o horizonte que a atividade náutica é capaz de alcançar, pois gera renda e emprego, e as especializações históricas de cada lugar podem ser mais observadas e potencializadas. 

A recuperação dos antigos atracadouros existentes nas diversas localidades da BTS é de vital importância para atendimento daqueles que utilizarão esses locais para seus passeios marítimos e para dar apoio ao turismo náutico, que atua de forma incipiente para o potencial de desenvolvimento que esta atividade pode ter.


MARGARIDA E JOSEMAR


MONOGRAFIA - EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO LAZER NÁUTICO NO ENTORNO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" PARTE I



A concepção do que se costuma chamar de estrutura náutica de lazer basicamente se delimita em clubes náuticos, marinas e estaleiros. No contexto da Baía de Todos os Santos, particularmente a cidade do Salvador, a exploração da atividade náutica de lazer é recente, apesar da estreita e histórica ligação dos soteropolitanos com o mar.

A primeira instituição a ser fundada com este intuito foi o Iate Clube da Bahia (ICB), em 23 de maio de 1935, no local onde funcionava a fábrica de chales Victória, na Ladeira da Barra. O ICB na concepção de seus fundadores teria que ser um local com sede social, estaleiro e guarda de embarcações (IATE CLUBE DA BAHIA 2008). Atualmente essa instituição é uma das mais representativas do universo náutico do Estado. Sua sede é capacitada para prestar serviços diversos de marinharia, com galpões onde pode ser acomoda um grande número de embarcações (anexo VIII) e com fácil acesso ao mar.  
                                     IATE CLUBE DA BAHIA
   http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/10/31/77452,yacht-clube-tem-fase-de-privatizacao.html

Mais de 26 anos após a fundação do ICB, em outubro de 1961, um outro clube náutico surgia nas águas da BTS, o Iate Clube Aratu (AIC). Este Iate tem como peculiaridade a maior presença de veleiros cabinados, também denominados de oceano, entre as demais entidades náuticas situadas na BTS.

                                               ARATU IATE CLUBE
                    http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com/2010/11/aratu-iate-clube-um-grande-clube-so-de.html

No início da década de setenta do século XX, por iniciativa de Raimundo Tourinho Dantas, foi criado o Clube do Saveiro, dando início aos primeiros movimentos direcionados à preservação dessas embarcações típicas. Nessa mesma época, o próprio Tourinho Dantas fundou a LR Turismo que adaptou inúmeros saveiros de vela de içar e escunas de carga para serem utilizadas no turismo náutico.  
 


Em 1970, Luiz Raimundo Tourinho Dantas comprou o saveiro “Estrela Dalva” para seu uso próprio e o reformou. Um barco de 14 metros que ficou bonito, requintado e bem equipado. Sua paixão o motivou tanto que não parou por ai. Reformou e construiu 10 saveiros (escunas) bem adaptados para uma empresa de turismo, a L.R Turismo, na época, de sua propriedade. Dantas foi o responsável pela fundação do Clube dos Saveiros, que apoiou todo o sistema que ressurgia (SMARCEVSKI, 1996, p. 110)


Foi o início de um novo momento para a atividade náutica na BTS, pois outros saveiros foram comprados e adaptados por particulares, além de encomendas de barcos novos. As chamadas escunas da Bahia pelo próprio desenvolvimento do turismo náutico se tornaram conhecidas no Sudeste do País e até no exterior, de onde surgiram pedidos de construção, injetando novo vigor aos diversos estaleiros de construção artesanal localizados no Litoral Baiano, que estavam em iminência de fechar pelo impacto causado pela mudança da matriz de transporte no Estado. 

            CATAMARÃO "ODARA" ATRACADO NO CLUBE DOS SAVEIROS
  Nesse mesmo período, iniciou-se a formação de uma estrutura náutica na Enseada dos Tainheiros, no Bairro da Ribeira. Além do Clube dos saveiros, surgiu o Angra dos veleiros, a Marina da Penha nas instalações da CNB. Posteriormente, a Marina dos Tainheiros, hoje denominada Píer Salvador. A Marina Píer Norte e Marina Bonfim esta situada nas instalações do antigo Estaleiro Bonfim. 

O crescimento da náutica na Bahia levou a instalação, em meados da década de noventa do século XX, da mais moderna marina do Brasil, a Bahia Marina. Com padrão internacional, este equipamento foi um divisor de águas para o desenvolvimento da atividade náutica de Lazer no Estado. A Bahia Marina esta localizada na BTS, ao pé da Avenida Contorno, no Comércio, próximo aos principais sítios históricos da Capital Baiana. É dotada de inúmeros e modernos equipamentos de lazer, a exemplo de restaurantes e lojas náuticas.


JOSEMAR E MARGARIDA

MONOGRAFIA - ABSTRACT


The work identifies some possible requires to development of the nautical activity of leisure in The State of Bahia, particularly in Bay of all Saints, on purpose to identify mechanism of income generation, job and increase of the tributary collection. It delineates the evolution and characteristic of nautical leisure as well as the competitive and comparative advantages of Bahia in relation to another competitor regions in Brazil. The presented research doesn’t speak about the preservation of nautical culture and naval art which developed along the history of Bahia and the absence of governamental planning, as factor of that damaged the increase of this sector. The absence of implement customs inspector in direction to concession of incentives to implantation of shipyards (dockyards) and industries of nautical equipments is another factor in inhibitory of that activity in the state. The complementar participation of the government of the state of Bahia in relation to Brazilian Navy in the safeguard activities in the sea-life understand oneself as a support for the navigations of the seashore of Bahia. The authors conclude according to the arguments delimited in that monograph by the existence of one accentuate out of proportion among the nautical structures. Nowadays, existing in Bay of all Saints and the exploitable potencial. This scenery can be reverted with the adoption of public politics, inducing to a growth of this sector with favorable implication in the indicators of economic and human development of the state.            

Keyword: Saveiros – Nautic – Bay of all Saints – leisure – Bahia



MARGARIDA E JOSEMAR

MONOGRAFIA - RESUMO


                                                      


O trabalho analisa alguns requisitos para o desenvolvimento da atividade náutica de lazer no Estado da Bahia, particularmente na Baía de Todos os Santos, com o objetivo de identificar mecanismos de geração de renda, emprego e ampliação da arrecadação tributária. Delineia a evolução e características do lazer náutico, bem como as vantagens competitivas e comparativas da Bahia em relação a outras regiões concorrentes no Brasil. A pesquisa apresentada denuncia a não preservação da cultura náutica e arte naval que se formou ao longo da história da Bahia e a falta de planejamento governamental como fatores que prejudicam a expansão desse setor. A ausência de instrumentos fiscais direcionados à concessão de incentivos para implantação de estaleiros e indústrias de equipamentos náuticos é outro fator inibidor desta atividade no Estado. A participação complementar do Governo da Bahia em relação à Marinha de Guerra do Brasil nas atividades de salvaguarda da vida no mar traduz-se como um suporte aos navegantes do Litoral Baiano. Os autores concluem, com base nos argumentos delineados nessa monografia, que existe uma acentuada desproporcionalidade entre as estruturas náuticas atualmente existentes na Baía de Todos os Santos e o potencial exploratório. Cenário este que pode ser revertido com a adoção de políticas públicas responsáveis, induzindo a um crescimento deste setor com implicações favoráveis nos índices de desenvolvimento econômico e humano do Estado.

Palavras-chave: Saveiros – Náutica – Baía de todos os Santos – Lazer – Bahia


JOSEMAR E MARGARIDA