domingo, 19 de junho de 2011

A FRAQUEZA E A CORAGEM OU A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

LEMBRO-ME DO FILME “ A SOMBRA E A ESCURIDÃO “ SOBRE DOIS LEÕES, DEVORADORES DE HOMENS, QUE ATORMENTAVAM OPERÁRIOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO NA ÍNDIA , APÓS DEVORAREM DIVERSOS TRABALHADORES, OS FELINOS FORAM MORTOS PELO CHEFE DO ACAMPAMENTO JUNTAMENTE COM UM CAÇADOR PROFISSIONAL CONTRATADO PARA AUXILIAR NA TAREFA. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE TODOS FUGIRAM DO LOCAL, DOMINADOS PELO MEDO, SÓ OS DOIS PERMANECERAM.

ESSE FILME, BASEADO EM FATO REAL, ENALTECE A CORAGEM, A ESTRATÉGIA, A INTELIGÊNCIA, VIRTUDES QUE FORAM OS FUNDAMENTOS DOS HERÓIS QUE LUTARAM PELA “CIVILIZAÇÃO BAIANA” COM DESFECHO EM 2 DE JULHO DE 1823, OS IDEAIS NACIONALISTAS DOS  BAIANOS PREVALECERAM, E, ESSAS VIRTUDES, CONTEMPORANEAMENTE FORAM TAMBÉM NORTE PARA CONQUISTAS ECONÔMICAS DA BAHIA. 


A LUTA PELA INSTALAÇÃO DO 2º PÓLO PETROQUÍMICO DO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 70, ONDE DISPUTÁVAMOS COM SÃO PAULO, QUE ALMEJAVA A DUPLICAÇÃO DA PETROQUÍMICA UNIÃO, MESMO A BAHIA SENDO POSSUIDORA DE VANTAGENS COMPARATIVAS COMO:  O PRIMEIRO PRODUTOR DE PETRÓLEO DO BRASIL, POIS A BACIA DE CAMPO NÃO ESTAVA OPERATIVA,TAMBÉM A NECESSIDADE ESTRATÉGICA DA DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS, LOCALIZADA NO SUDESTE, NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS NA ÉPOCA JUNTO A SOCIEDADE BAIANA ENFRENTARAM FORTE RESISTÊNCIA DOS SULISTAS, MAS VENCEMOS.

ASSIM FOI COM A CARAÍBAS METAIS, DENTRE OUTROS. O MAIS EMBLEMÁTICO ACONTECEU COM A FORD, QUE QUEBROU O FALSO PARADIGMA QUE A BAHIA NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA PRODUZIR BENS FINAIS COM ALTO VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO, VENCEMOS MAIS UMA VEZ E AGRADEÇO AS LIDERANÇAS DA ÉPOCA, OU DIGO MELHOR A LIDERANÇA POLÍTICA QUE ENFRENTOU TODOS OS ESTADOS SULISTAS QUE ERAM CONTRA A VINDA DESSA MONTADORA PARA A BAHIA. INICIALMENTE A FORD  ESTAVA PLANEJADA PARA SE INSTALAR NO RIO GRANDE DO SUL , MAS O GOVERNO DO SENHOR OLÍVIO DUTRA, DEIXOU ESSE INVESTIMENTO ESCAPAR  E OS GAÚCHOS NÃO PERDOARAM, E AI, O GOVERNO PETISTA PERDEU A ELEIÇÃO PELO EFEITO FORD.

ENQUANTO OS BAIANOS COMEMORARAM ESSA VITÓRIA. COMO DISSE ANTERIORMENTE, FOI SIGNIFICATIVA, LUTAMOS CONTRA TODOS OS ESTADOS SULISTAS, E PELA OMISSÃO DOS ESTADOS NORDESTINOS, ONDE ALGUNS FICARAM EM CIMA DO MURO E OUTROS A EXEMPLO DE PERNAMBUCO, TOMARAM ATITUDE CONTRA UM ESTADO DA MESMA REGIÃO, PERNAMBUCO PREFERIU FICAR AO LADO DOS SULISTAS, DIZ O DITADO QUE :  “ A PIOR CUNHA É A QUE SAI DA PRÓPRIA MADEIRA “ .

EM SUMA, NÃO QUERIAM A BAHIA COM UMA INDÚSTRIA INTENSIVA DE CAPITAL E TECNOLOGIA. MAS ESQUECERAM QUE AQUI NA BAHIA FICAVA, ATÉ O SÉCULO PASSADO  O MAIOR ARSENAL NAVAL DO HEMISFÉRIO SUL, QUE A PRIMEIRA EMBARCAÇÃO A UTILIZAR O VAPOR COMO PROPULSÃO NO BRASIL, PERTENCIA A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA ( PORMENORES SOBRE ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO LOCALIZADOS EM MONOGRAFIA DE MINHA AUTORIA INTITULADA “ ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO “ PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA ) . 

A PRIMEIRA USINA HIDRÁULICA NO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NA ILHA DE ITAPARICA PELOS JESUÍTAS, QUE FOMOS O PRIMEIRO PRODUTOR DE CANA, CACAU, CAFÉ, TÍNHAMOS ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX O PORTO MAIS MOVIMENTADO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR. HOJE PERNAMBUCO QUE NÃO PRODUZ PETRÓLEO E GÁS, VAI TER UMA REFINARIA E UMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA DO NADA, INCLUSIVE TEMOS QUE TOMAR CUIDADO PORQUE QUEREM LEVAR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DO CAMPO DE MANATI PARA LÁ.

PERNAMBUCO QUE NÃO TEM NENHUMA TRADIÇÃO NAVAL, HOJE POSSUI O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, E JÁ ASSEGUROU A VINDA DE MAIS DOIS, ENQUANTO A BAHIA  COM UM DIQUE SECO – BASE NAVAL DE ARATU- , EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, NÃO CONSEGUIU NADA, SÓ PROTOCOLOS DE INTENÇÕES;  TEMOS DE LONGE A MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE, DO MODO QUE A BAHIA VEM SENDO ADMINISTRADA, EM BREVE ESTAREMOS ATRÁS DO PIAUÍ, MAS QUEM RECEBE VERBAS FEDERAIS , DESPROPORCIONALMENTE MAIOR,  PARA PORTOS É SUAPE E PECEM, PRINCIPALMENTE O PRIMEIRO.

ENQUANTO A PONTA NORTE ESTÁ NA INTENÇÃO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA E ARATU TEM A MESMA QUANTIDADE DE BERÇO QUE TINHA HÁ 20 ANOS, PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, GERDAU E DOW QUÍMICA SÃO TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS CONQUISTADOS PELA BAHIA EM ÉPOCA RECENTE QUE TÍNHAMOS FORÇA POLÍTICA E PRESTÍGIO EM BRASÍLIA.

ANTES A EMISSÃO DE VISTO PARA VIAGEM AO EXTERIOR ERA EFETUADA EM SALVADOR, QUE TEM O MAIOR FLUXO AÉREO DE PASSAGEIRO NO NORDESTE, E HOJE TEMOS QUE VIAJAR PARA RECIFE PARA REALIZAR  ESSA OPERAÇÃO,  É VERGONHOSO; TEMOS A MAIOR BALANÇA DE COMÉRCIO NA REGIÃO NORDESTE E O CÂMBIO TEM QUE SER OPERACIONALIZADO EM RECIFE, QUER MAIS, AGORA É ESPERAR QUE DIVIDAM A BAHIA EM VÁRIOS ESTADOS OU NOSSO CAPITAL SEJA TRANSFERIDA PARA RECIFE OU PORTO ALEGRE.

A ÚNICA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO QUE A BAHIA TENTOU CONSEGUIR SEM SUCESSO FOI A PRETENSÃO DE TRAZER PARA NOSSO TERRITÓRIO UMA USINA NUCLEAR, EMPREENDIMENTO QUE NINGUÉM QUER, PERNAMBUCO LEVOU.

SENHORES PARECE-ME QUE TUDO QUE VEM ACONTECENDO COM A BAHIA SEJA UMA VINGANÇA PELA FORD, FORME O QUEBRA CABEÇA E ENTENDERÁS O QUE QUERO DIZER, OU SEJA A  CONSPIRAÇÃO.

LEMBREM DO TÍTULO DESSE ESCRITO, QUAL A OPÇÃO QUE VOCÊ FAZ ? A CORAGEM REPRESENTADA PELOS DOIS HOMENS QUE VENCERAM OS FELINOS OU A FRAQUEZA VERGONHOSA. A IDENTIDADE DE SUA TERRA NATAL É A ARMA DOS VERDADEIROS CIDADÃOS.


ATÉ A VISTA



JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065

NOTA CODEBA - RESPOSTA A SAMUEL CELESTINO

A NOTA DA CODEBA REPORTANDO AO ESCRITO DO SENHOR SAMUEL CELESTINO, FUNDAMENTA COM REALISMO OS PROGRESSOS OBTIDOS PELA COMPANHIA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A AMPLIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DOS PORTOS DE ARATU E SALVADOR, BEM COMO O ADITIVO AO CONTRATO DO TECON . DIGA-SE DE PASSAGEM, QUE ESSA DIRETORIA  FOI A QUE MAIS VEM REALIZANDO AÇÕES NOS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA,  EM MAIS DE VINTE ANOS, MESMO DIANTE DA DIFICULDADE EM OBTER RECURSOS EM BRASÍLIA, ONDE A PRIORIDADE É SUAPE, PECÉM E RIO GRANDE. É CLARO, QUE OS INVESTIMENTOS TEM QUE SER CONSTANTES, O ATRASO É GRANDE, A PONTA NORTE ESPERA SER ESTRUTURADA E A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU IDEM. A BAHIA TEM QUE ESTAR  VIGILANTE EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

 
Codeba esclarece situação dos portos


A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), autoridade portuária e administradora dos portos públicos de Salvador-Aratu e Ilhéus, enviou uma nota de esclarecimento ao Bahia Notícias em resposta ao artigo A Bahia e seus portos do atraso, publicado na sexta-feira (13). A Codeba declara que, desde 1993, o Estado não realiza mais operações portuárias, as quais, na atualidade, são de responsabilidade da iniciativa privada, a quem cabe investir na melhoria da superestrutura dos portos. Em consideração a isso, nos últimos dois anos, de acordo com a administradora, foram realizados investimentos com recursos próprios e da União que já somam mais de R$ 40 milhões. Portanto, considera inverídica a informação de que apenas R$ 250 mil foram executados dos R$ 37 milhões disponíveis. A companhia também expõe que, em 2010, a movimentação de cargas aumentou em 8,7% e a empresa obteve o lucro de R$ 12,2 milhões, diferente dos resultados negativos de 2008 (R$ 59,1 milhões) e 2009 (R$ 12,1 milhões). Confira a seguir a nota na íntegra.
Salvador, 17 de maio de 2011
CE/DPR –  077/2011
ILMO. SR.
SAMUEL CELESTINO
RUA EWERTON VISCO, 324, EDF. HOLDING EMPRESARIAL, SALAS 805 A 807 - CAMINHO DAS ÁRVORES - CEP: 41820-022 - SALVADOR - BAHIA
Caro Jornalista,

Em face do artigo intitulado “A Bahia e seus portos do atraso”,  publicado no site Bahia Notícias, na última sexta-feira (13), a Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, na sua condição de Autoridade Portuária e administradora dos portos públicos de Salvador-Aratu e Ilhéus, vem requerer que sejam divulgados os esclarecimentos a seguir, que visam à correção do rumo da verdade e o desagravo quanto a alguns fatos e observações postas pelo referido escrito, de sua autoria.

Desde 1993, o Estado não mais realiza operações portuárias, as quais, na atualidade, são de responsabilidade da iniciativa privada, a quem cabe investir na melhoria da superestrutura dos portos. A despeito disso, nos últimos dois anos, realizamos investimentos com recursos próprios e da União que já somam mais de R$ 40 milhões, sendo inverídica a informação de que, dos R$ 37 milhões disponíveis, apenas foram executados R$ 250 mil. Em 2010, a movimentação de cargas dos portos registrou um aumento de 8,7% e a empresa obteve o lucro de R$ 12,2 milhões – diferentes dos resultados negativos de 2008 (R$ 59,1 milhões) e 2009 (R$ 12,1 milhões).

A receita operacional bruta no ano de 2010, oriunda de serviços de exploração e administração dos portos, somou R$ 87,1 milhões e o faturamento totalizou R$ 97,4 milhões. Nossos índices de desempenho estão sendo superados constantemente e fomos ranqueados pelo COPPEAD/UFRJ como o primeiro porto do Norte/Nordeste e o quarto do país em eficiência, enquanto Suape é o 10º. colocado. A base da pesquisa considerou os parâmetros eficiência, custo de movimentação e tempo de espera para o navio atracar. Por isso, não assimilamos a injusta pecha da incompetência.

No que se refere à dragagem de aprofundamento para 15 metros, realizada diretamente pela Secretaria de Portos da Presidência da República e não pela Codeba, diferentemente do quanto retratado por Vossa Senhoria, consumiu recursos da ordem de R$ 110 milhões para Salvador e Aratu (e não R$ 200 milhões apenas para Aratu), tendo sido executada de maneira absolutamente correta e está em fase de homologação pela Capitania dos Portos. Tão adequada e oportuna que, já no primeiro trimestre deste ano, foram sensíveis os resultados obtidos quanto ao aumento da movimentação de cargas novas, cabendo destaque que no dia 18 deste, será operado o embarque de carga no primeiro navio de contêineres que sairá da Bahia diretamente para a Ásia, sem escalas, num feito inédito, uma vez que até então não reuníamos condições para uma operação desse porte.

Também imprópria e desconexa foi a afirmação de que a Companhia convive com a corrupção. Se Vossa Senhoria é sabedor de algum fato que autorize tão grave inculpação, pedimos nos seja dado conhecimento para que se adotem as providências cabíveis em situações dessa natureza. Ou que ela se desfaça, para que um rompante imponderado não manche indevidamente, a dignidade e a reputação de pessoas probas.

Ao concluir, registramos que a presente correspondência também é um o convite formal para que Vossa Senhoria, quando assim desejar, venha nos visitar e conhecer de perto os portos públicos baianos para, assim, constatar uma realidade bem diversa e melhor que aquela que aos seus olhos (e ouvidos) foi reproduzida.

Cordialmente

José Muniz Rebouças
Diretor Presidente

PRATICAGEM - PORTO PONTA DA MADEIRA



SENHORES


ESTA MATÉRIA, É INTERESSANTE PARA OS QUE OPERAM LOGÍSTICA PORTUÁRIA, POIS RELATA O PLANEJAMENTO ENVOLVIDO PELA PRATICAGEM DO PORTO DA PONTA DA MADEIRA NO MARANHÃO, POR ONDE É ESCOADA A PRODUÇÃO DA JAZIDA DE CARAJÁS, ATRACANDO O MAIOR GRANELEIRO DO PLANETA O " VALE BRASIL ".


                                                   VALE BRASIL
                                                 

VALE BRASIL

A BAHIA LADEIRA ABAIXO, TRISTE BAHIA

SENHORES,


QUEM DIRIA, A BAHIA QUE LUTAVA,  COM BRAVURA, PELO SEU ESPAÇO ECONÔMICO ENTRE AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, HOJE DESCE A LADEIRA, É UM ESTADO COM FRACA ATUAÇÃO POLÍTICA NA BUSCA POR INVESTIMENTOS PÚBLICOS NA ESFERA FEDERAL E NÃO CONSEGUE ATRAIR GRANDES INDÚSTRIAS DE CARÁTER ESTRUTURANTE, PELO CONTRÁRIO O QUE HOJE SE OBSERVA É A FUGA DE CAPITAL PARA ESTADOS QUE OFERECEM MAIOR GAMA DE INCENTIVOS OU ATRATIVOS LOGÍSTICOS. ANTES, UTILIZAVAMOS DE MECANISMOS FISCAIS, COM EFICIÊNCIA, MAS AGORA, SOMOS SUPERADOS POR PERNAMBUCO, CEARÁ E OUTROS.O QUE TEMOS É A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE MISERÁVEIS, TANTO ASSIM QUE SOMOS CAMPEÃ DE BOLSA FAMÍLIA, TRISTE BAHIA!! VEJAM A MATÉRIA ASEGUIR.


JOSEMAR SOUZA SANTOS



 ESTADO DO CEARÁ COM RESULTADO MELHOR QUE A BAHIA



O comportamento da economia cearense no primeiro trimestre do ano, apesar de inferior ao do ano passado, destaca-se em nível regional. O crescimento do PIB local foi superior ao da Bahia, Estado que concentra grandes indústrias como automobilística e petroquímica. Lá, a economia expandiu-se 2,5%, com um decréscimo de 0,5% em seu setor secundário. A agropecuária baiana assinalou alta de 7,3%, bem inferior à taxa do Ceará
(28%), e os Serviços inflaram 3,4%, também abaixo da média local (5,4%).

"O que motivou o crescimento do Ceará acima da média baiana, primeiro, foi a expansão expressiva do setor de serviços. Como o setor do Ceará pesa relativamente mais do que na Bahia, você teve aí uma influência positiva. Na agropecuária, nós tivemos uma expansão de 26%, enquanto que na Bahia foi de 7,3%.E o terceiro componente foi a indústria. Nós tivemos uma expansão muito tímida, mas positiva, enquanto a Bahia teve uma retração. Isso mostra que o Ceará tem um crescimento superior à economia Baiana, que tem uma presença nacional muito maior que a cearense", destaca o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba.

De acordo com ele, as perspectivas para os próximos trimestres são fortes, principalmente com o nível do investimento estadual.

Aportes

Conforme Ataliba, o Ceará é o quarto estado do País que mais investe, em termos nominais, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já como proporção da Receita Corrente Líquida, o Estado é o que mais investe nacionalmente. "São investimentos públicos que vão se traduzir em privados, e em uma expansão consistente da economia", garante o diretor do Ipece.

Entretanto, o desempenho local ainda está aquém do "trator" Pernambuco. No primeiro trimestre, a economia do estado vizinho expandiu-se 7,6%, com taxas bem além da média nacional. O setor de serviços pernambucano, por exemplo, cresceu 7,8%, já a indústria assinalou incremento de 7,7% e a agropecuária, embora com desempenho inferior à taxa cearense, teve alta de 7,3%. "Nos próximos anos, vamos ter perfis de investimentos semelhantes ao estado de Pernambuco. O esforço que tem sido feito no Estado para trazer uma refinaria e a siderúrgica se justifica, porque vai mudar completamente o perfil da indústria no Estado e, consequentemente, a economia do Ceará", prevê Ataliba.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/DIEGO BORGES