terça-feira, 29 de novembro de 2011

LIMINAR RETIRA EXCLUSIVIDADE DO BB NO CONSIGNADO EM NATAL - RIO GRANDE DO NORTE


PERCEBE-SE QUE UMA DAS MAIS IMPORTANTE DOUTRINAS POLÍTICAS DE TODOS OS TEMPOS É  A "SEPARAÇÃO DOS PODERES", PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA  LIBERAL, QUE FOI CONSAGRADA PELA "DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM". IMPERA NO RIO GRANDE DO NORTE.

PARA UM LEIGO, ISSO SIGNIFICA QUE UMA DECISÃO JUDICIAL TEM QUE SER CUMPRIDA, SOB PENA DE PRISÃO. OU SEJA UM GOVERNADOR NÃO PODE PEDIR AO RESPONSÁVEL PELO O JUDICIÁRIO DE UM ESTADO, QUE TENHA PACIÊNCIA POIS NÃO PODERÁ OBEDECER A SENTENÇA JUDICIAL, EM VIRTUDE DA MESMA VIR A SER PREJUDICIAL AO ERÁRIO E O MANDATÁRIO DA JUSTIÇA IMBUÍDO DE EMOÇÃO, NÃO OBSERVANDO A VENDA QUE COBRE OS OLHOS DA JUSTIÇA, FAZER VISTAS GROSSAS AO DESCUMPRIMENTO DA SENTENÇA DEFINITIVA.

A ISSO DITO ACIMA RELATAMOS COMO UMA RELAÇÃO PROMÍSCUA  ENTRE O JUDICIÁRIO E O EXECUTIVO OU UMA VIOLAÇÃO GRAVE AO ESTADO DE DIREITO. SEJA QUEM FOR, SEJA QUAL FOR O POSTO PÚBLICO OCUPADO, SEJA QUAL FOR O PODERIO ECONÔMICO, A JUSTIÇA TEM QUE ADOTAR MEDIDAS COERCITIVAS PARA QUE SUA DECISÃO SEJA CUMPRIDA TEMPESTIVAMENTE E SOBERANAMENTE, NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA CONSTITUIÇÂO..

PARABÉNS AO MAGISTRADO AIRTON PINHEIRO, DA 4ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE NATAL,  RECONHECENDO A RETROATIVIDADE DA CIRCULAR Nº 3.522,  QUE SUA ATITUDE SIRVA DE EXEMPLO ÀS JUSTIÇAS ESTADUAIS QUE IMPUSERAM DERROTAS AOS CONTRATOS DE EXCLUSIVIDADE DO BANCO DO BRASIL MAS NÃO TOMARAM AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA  EXECUTAR SEUS DITAMES, FAZENDO COM QUE O CIDADÃO FIQUE DESCONFIADO DO IMPÉRIO DA LEI.

SERIA INTERESSANTE O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA FISCALIZAR PORQUE NÃO OBRIGAM O BANCO DO BRASIL E O ENTE ESTATAL QUE ASSINOU CONTRATO COM ELE COM EXCLUSIVIDADE PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO, NÃO OBEDEÇAM A ORDEM JUDICIAL E NADA SEJA FEITO CONTRA ELES, É MUITO ESTRANHO1



 JOSEMAR


LIMINAR TIRA EXCLUSIVIDADE NO BANCO DO BRASIL NO CONSIGNADO EM NATAL



)
Altamiro Silva Júnior, da 


O JUIZ FIXA MULTA AO BB POR CADA CONTRATO DE CRÉDITO CONSIGNADO QUE FIZER EM REGIME DE EXCLUSIVIDADE APÓS 10 DIAS DE PUBLICAÇÃO DA DECISÃO


São Paulo - O Banco do Brasil perdeu mais um contrato de exclusividade para oferecer crédito consignado. O juiz Airton Pinheiro, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, autorizou o banco BMG a fazer empréstimos com desconto em folha aos 17 mil servidores públicos do município de Natal (RN), segundo liminar concedida ao BMG.

De acordo com o juiz, o monopólio é prejudicial "na medida em que alija os servidores da oportunidade de buscar melhores taxas de crédito e financiamento no mercado, impondo-lhes odiosa restringenda".Segundo cópia da decisão do juiz, obtida pela Agência Estado, o magistrado reconhece a retroatividade da circular nº 3.522, do Banco Central, publicada no dia de 14 de janeiro deste ano e que veta contratos de exclusividade no crédito consignado.
O juiz fixa multa ao BB por cada contrato de crédito consignado que fizer em regime de exclusividade após 10 dias da publicação da decisão.
Na semana passada, o monopólio no segmento de crédito consignado também foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, que negou liminar ao Banco do Brasil para revogar decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que em agosto determinou a "suspensão imediata" dos contratos de exclusividade do BB no consignado.
O BMG obteve nos últimos meses decisão judicial favorável contra a exclusividade do BB em outros locais, como o Estado de São Paulo, Porto Velho (RO) e Guarulhos.

FIM DA EXCLUSIVIDADE PARA CONSIGNADO DEVE FAZER AS AÇÕES DO BANCO DO BRASIL CAIREM

A SENSIBILIDADE DO MERCADO DE CAPITAIS A FATOS COM REPERCUSSÕES  DE CARÁTER ECONÔMICO, ADVINDOS DE FATORES ESPECULATIVOS OU FUNDAMENTAIS É NOTÓRIA. PARA ISSO EXISTEM OS ANALISTAS DE MERCADOS, PROFISSIONAIS QUE TENTAM DEFINIR A TENDÊNCIA DE ALTA OU BAIXA DE AÇÕES DE UMA EMPRESA, OU DE EMPRESAS QUE ATUAM EM UM NICHO ESPECÍFICO.

OS FATORES ESPECULATIVOS SÃO PRODUZIDOS ARTIFICIALMENTE, INDUZINDO INFLUENCIAR OS RUMOS DO MERCADO. POR EXEMPLO, PLANTA-SE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE UMA EMPRESA  "Y" , ATUANTE NO RAMO DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, TENHA DESCOBERTO UM GRANDE E PROMISSOR POÇO PRODUTOR DE ÓLEO. É CLARO, QUE NA VERDADE, A DESCOBERTA ACONTECEU MAS SEU POTENCIAL NÃO É O QUE FOI VEICULADO.

NESSE ÍNTERIM, ALGUNS ELEMENTOS,  RECEBEM COM MUITA ANTECEDÊNCIA, A INFORMAÇÃO DE FORMA PRIVILEGIADA, COMPRANDO AÇÕES DA EMPRESA PELA COTAÇÃO ATUAL, PARA NEGOCIAR EM ALTA, ANTES DE SER ANUNCIADO QUE O POÇO É ANTI ECONÔMICO.

SE A NOTÍCIA FOR VERDADEIRA, DA MESMA FORMA, OS ESPECULADORES  GANHARÃO COM ISSO, COMPRAM POR UM PREÇO "A" E NEGOCIARÃO POR "2A", SÓ QUE NESSE CASO O FUNDAMENTO FOI REAL.

OUTRO EXEMPLO SÃO AS POLÍTICAS MONETÁRIAS, SE ALGUM INDIVÍDUO SE RELACIONA OU TEM AMIZADE COM  ELEMENTOS DA DIRETORIA DE UM BANCO CENTRAL DE UM PAÍS "X", PODERÁ DE FORMA CRIMINOSA OBTER AS DITAS "INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS"  E  ANTES DE UMA MAXI OU MINI DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL COMPRARÁ O DÓLAR NO MOMENTO CERTO E VENDERÁ COM GANHOS APÓS O ANÚNCIO DA NOVA POLÍTICA.

OS FATORES FUNDAMENTAIS QUE AFETAM O MERCADO SÃO ELEMENTOS CONCRETOS , A EXEMPLO DE: MUDANÇAS CLIMÁTICAS RADICAIS, FENÔMENOS NATURAIS - TERREMOTOS, FURACÕES, GUERRAS, CONVULSÕES SOCIAIS. 


ESSE PREÂMBULO FOI PARA OFERECER  UM SUPERFICIAL DISCERNIMENTO SOBRE O MERCADO DE CAPITAL, ANTES DE ENTRARMOS NO CERNE DA QUESTÃO DESSE ARTIGO, A DESVALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DO BANCO DO BRASIL NA BOLSA DE VALOR.

NO CASO DA EXCLUSIVIDADE BARGANHADA COM O  BANCO DO BRASIL PELO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA E POR OUTROS ENTES DA FEDERAÇÃO, QUE TEM SEU DIAS CONTADOS EM VIRTUDE DE DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL, FEDERAL E "CADE", LEVARÁ A ESTE BANCO PERDER UMA PARCELA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, POIS AGORA ELE TERÁ QUE LANÇAR MÃOS DESSA OPERAÇÃO USANDO DE EFICIÊNCIA E NÃO AMPARADO POR GUARDA CHUVA PATERNALISTA DESSES ACORDOS DE CARÁTER ESPÚRIO QUE FEREM A CONSTITUIÇÃO.

A PERDA PELO BANCO DO BRASIL, DESSA MASSA FINANCEIRA QUE REPRESENTA O CONSIGNADO,  MODALIDADE DE CRÉDITO QUE MAIS CRESCE NO PAÍS E QUE MAIS RECURSOS MOVIMENTA, PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS QUE OFERECEM JUROS MAIS ATRATIVOS E EMPRESTAM PARA SERVIDORES COM RESTRIÇÃO CADASTRAL LEVARÁ A UM ENCOLHIMENTO DAS RECEITAS DO BANCO, QUE IMPLICARÁ EM PERDA DE VALOR PARA OS ATIVOS FINANCEIROS DO BANCO NEGOCIADO EM BOLSA.


JOSEMAR

LIBERDADE DE ESCOLHA - O AUTORITARISMO DEVE SER VEEMENTEMENTE COMBATIDO



LIBERDADE DE ESCOLHA - O AUTORITARISMO DEVE SER VEEMENTEMENTE COMBATIDO
 

À EXCLUSIVIDADE OU DIRIA, PRIVILÉGIO, CONCEDIDO PELO GOVERNO DA BAHIA AO BANCO DO BRASIL PARA REALIZAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, EM MEU DISCERNIMENTO, MEDIDA ARBITRÁRIA QUE FERE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DE DIREITO DE ESCOLHA, DE IGUALDADE DO CONSUMIDOR, VIOLANDO A ORDEM ECONÔMICA. ATITUDE NÃO CONDIZENTE COM A DEMOCRACIA E SIM COM AUTORITARISMO.

É REALMENTE UMA MEDIDA MUITO "ESTRANHA" MAS COUBE A JUSTIÇA BAIANA, EM QUASE UNANIMIDADE, POR 27 VOTOS CONTRA 1 DERRUBÁ-LA, DEVENDO INCLUSIVE  SER  REALIZADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA E TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO VERIFICAÇÃO DA LEGALIDADE E VERDADEIROS INTERESSES DESSE ATO ADMINISTRATIVO E A QUEM O MESMO OBJETIVA BENEFICIAR.

NA VERDADE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DEVERIA TOMAR MEDIDAS NO SENTIDO DE PROTEGER SEUS SERVIDORES DA GANÂNCIA FINANCEIRA QUE VARRE O NOSSO PAÍS E NÃO CRIAR RESERVA DE MERCADO PARA UM BANCO, QUE A EXEMPLO DOS DEMAIS, NO BRASIL, SÃO BENEFICIADOS PELA MAIOR TAXA DE JUROS DE TODO O PLANETA, COBRANDO VALORES DE SERVIÇOS EXORBITANTES POR TUDO QUE OPERA, E COMO CONTRAPARTIDA OFERECENDO SERVIÇOS  INFERIORES A BANCOS EUROPEUS E AMERICANOS, E OLHE QUE LÁ OS JUROS SÃO + - 1%, 2% , 3% AO ANO, AQUI + - 8% AO MÊS EM ALGUMAS OPERAÇÕES.

                                              LIBERDADE ECONÔMICA


É ESTRANHO QUE O BANCO DO BRASIL, QUE APRESENTOU EM SEU ÚLTIMO RESULTADO LUCRO RECORDE, PRECISE DE MEDIDAS ECONÔMICAS ARBITRÁRIAS PARA PROTEGER  ESSA LUCRATIVIDADE, AO INVÉS DE OFERECER TAXAS DE JUROS E TARIFAS COMPETITIVAS PARA ATRAIR CORRENTISTAS, FICA A PERGUNTA: SEM A EXCLUSIVIDADE PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, SERÁ QUE NUM AMBIENTE DE LIVRE CONCORRÊNCIA, SEM ESSA AJUDA DE GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS O BANCO DO BRASIL SOBREVIVERIA?

                                  A CONSTITUIÇÃO GARANTE A LIVRE INICIATIVA


NA VERDADE UM CIDADÃO CONSCIENTE DEVE SE POSICIONAR CONTRA QUALQUER MEDIDA TOTALITÁRIA, SEJA NO CAMPO POLÍTICO OU ECONÔMICO, MAS O AGRAVANTE  DESSA EXCLUSIVIDADE SE APRESENTA QUE ANTES O SERVIDOR DO EXECUTIVO  PODERIA REALIZAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO EM QUALQUER INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, SEM A VERIFICAÇÃO DE RESTRIÇÃO A ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, POIS É UMA CATEGORIA DE OPERAÇÃO FINANCEIRA QUE NÃO OFERECE RISCO AO CONTRATADO, POR ISSO O JUROS SÃO MENORES, MAS O BANCO DO BRASIL NÃO REALIZA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO SE O SERVIDOR TIVER RESTRIÇÃO CADASTRAL.


                       ORDEM JUDICIAL É PARA SER OBEDECIDA E NÃO TOLERADA

                    http://ened2010.wordpress.com/2009/12/18/a-justica-e-cega/

A LEI NÃO RETROAGE PARA PREJUDICAR, O QUE SE VERIFICA É QUE O DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO QUE LEGISLA  SOBRE CONSIGNAÇÃO ALÉM DE CERCEAR COM A EXCLUSIVIDADE DO BANCO DO BRASIL,  FEZ O SERVIDOR DO EXECUTIVO REFÉM QUANDO MESMO NÃO EMPRESTA A QUEM TEM RESTRIÇÃO, É UM NOTÓRIO ABSURDO, QUE FERE OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DO CIDADÃO, A CONSTITUIÇÃO É A LEI MAIOR DO PAÍS E NÃO UM SIMPLES CONJUNTO DE PAPÉIS. 

RESSALTO QUE, LI EM UM JORNAL DA CAPITAL, O CORREIO DA BAHIA, EM CONSULTA AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO, SOBRE O NÃO CUMPRIMENTO DA ORDEM JUDICIAL, PELO ESTADO DA BAHIA, EM RELAÇÃO AS DEMANDAS QUE COBRAVAM O FIM DA EXCLUSIVIDADE DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL,  A ASSESSORIA DO TRIBUNAL RESPONDEU QUE "ESPERAVA" DO ESTADO O CUMPRIMENTO DA SENTENÇA, EM MEU ENTENDIMENTO A JUSTIÇA NÃO DEVE ESPERAR CUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL E SIM TOMAR AS MEDIDAS  COERCITIVAS NECESSÁRIAS AO SEU CUMPRIMENTO, POIS ASSIM É QUE DEVE FUNCIONAR UM VERDADEIRO ESTADO DE DIREITO

A  SEPARAÇÃO DOS PODERES, É A BASE DO ORDENAMENTO JURÍDICO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO, DESSE MODO, O ESTADO DA BAHIA DEVE SEM DELONGA CUMPRIR A ORDEM QUE FOI LHE DADA PELO PODER AUTÔNOMO E SOBERANO, O JUDICIÁRIO. NO QUE COMPETE A SOCIEDADE E INTERESSADOS É PROMOVER A FISCALIZAÇÃO DESSE ATO, POIS NÃO HÁ MAIOR  CONTROLE INTERNO  QUE O REALIZADO PELO CIDADÃO.



JOSEMAR