sexta-feira, 3 de novembro de 2023

NAVIO IONIC PLEIONE INICIA OPERAÇÃO RECORDE COM FERTILIZANTE, ATRACADO NO CAIS DE LIGAÇÃO - PORTO SALVADOR - SHIP IONIC PLEIONE BEGINS RECORD OPERATION WITH FERTILIZER MOORED AT THE CONNECTING QUAY - PORT SALVADOR

O NAVIO PANAMAX  IONIC PLEIONE, ATRACOU NO TECON, CAIS DE LIGAÇÃO COM CALADO DE 12,5 M, NO DIA 02/11/2023 COM PREVISÃO DE FINALIZAR A FAINA DE DESCARGA DE 67.000 TON DE FERTILIZANTES  EM 18/11/2023. UM RECORDE PARA ESSE TIPO DE CARGA NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. PARTIDAS NO MESMO PATAMAR ENCONTRAMOS NOS EMBARQUES DE SOJA E FARELO NO PORTO COTEGIPE.

IONIC PLEIONE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:4727877/shipname:IONIC%20PLEIONE?order=date_uploaded

VESSEL INFORMATION

IMO: 9785354
Name: IONIC PLEIONE
Vessel Type - Generic: Cargo
Vessel Type - Detailed: Bulk Carrier
Navigational Status: Active
MMSI: 538010105
Call Sign: V7A5608
Flag: Marshall Is [MH]
Gross Tonnage: 45255
Summer DWT: 84850 t
Length Overall x Breadth Extreme: 228.9 x 35.04 m
Year Built: 2017

O TECON SALVADOR, PRINCIPALMENTE O SEU CAIS AUXILIAR, CHAMADO CAIS DE LIGAÇÃO, TEM ADQUIRIDO EXPERTISE NO MANUSEIO DE CARGAS A GRANEL, OU SEJA, NÃO ARMAZENADAS EM EMBALAGEM INDIVIDUAL. EM 2023 TIVEMOS VÁRIAS PARTIDAS OPERADAS PELO MESMO.

TECON SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/teconsalvador/infraestrutura/

O PORTO DE ARATU, HOJE ARRENDADO A INICIATIVA PRIVADA, EM SEUS PÍERES OPERAVA PRATICAMENTE A DESCARGA DE TODO FERTILIZANTE IMPORTADO PELA BAHIA, DESDE SUA INAUGURAÇÃO. EM MOMENTOS DE CONGESTIONAMENTO, PARA DIMINUIR AS FILAS DE NAVIOS, ALGUMAS PARTIDAS ERAM DESVIADAS PARA O PORTO DE SALVADOR E TERMINAL DA ANTIGA USIBA. ANTES MESMO DA VINDA DO TECON, E DA AQUISIÇÃO DO TERMINAL DA USIBA/ GERDAU PELA INTERMARÍTIMA.

PORTO DE ARATU

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/09/04/areas-do-porto-de-aratu-na-regiao-metropolitana-de-salvador-serao-leiloadas.ghtml

INFELIZMENTE NÃO TENHO INFORMAÇÕES SE A OPERAÇÃO DO IONIC PLEIONE, SERÁ DE OPORTUNIDADE OU SE TRANSFOMARÁ EM UMA VERTICALIZAÇÃO PERMANENTE DAS ATIVIDADES DO TECON, INCLUSIVE PORQUE O CAIS DE LIGAÇÃO TEM ÍNDICES DE OCIOSIDADE EM SUA OCUPAÇÃO. INICIALMENTE SERIA VOLTADO PARA ATENDER FULL CONTAINER QUE ATUAVAM NA CABOTAGEM, COM PORTAINER PANAMAX, O QUE NÃO ACONTECE.

POSSIVELMENTE A CAUSA RESIDE NA EVOLUÇÃO GEOMÉTRICA EM TERMOS DE DIMENSIONAMENTO DOS NAVIOS PARA TRANSPORTE DE CARGAS CONTEINERIZADAS, A EXEMPLO DAQUELES QUE OPERAVAM NA CABOTAGEM, ANTES DA VINDA DO TECON SALVADOR, COM COMPRIMENTO ABAIXO DE 200 M, HOJE EMBARCAÇÕES, COMO O VICENTE PIZON, QUE ATUA ENTRE PORTOS DO BRASIL, TEM COMPRIMENTO DE  254,87 M E CALADO MÁXIMO DE 12,5 M, ENQUANTO O CAIS DE LIGAÇÃO TEM EXTENSÃO DE 240 M E CALADO HOMOLOGADO DE 12 M. 

   VICENTE PIZON                      

https://www.marinetraffic.com/es/photos/of/ships/shipid:756310/shipname:VICENTE%20PINZON?order=date_uploaded

UMA OBSERVAÇÃO SE REFERE QUE NO SITE DO TECON SALVADOR O CALADO INFORMADO PARA O CAIS DE LIGAÇÃO É 12M E O IONIC PLEIONE ATRACOU COM 12.5 M CONFORME O MARINER TRAFFIC  E PROGRAMAÇÃO DO PORTO DE SALVADOR - CODEBA.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065