AS OPÇÕES DE PASSEIOS NÁUTICOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SÃO MUITAS E INTERESSANTES, NÃO GOSTARIA DE DESTACAR UMA OU OUTRA COMO A MELHOR, VAI DEPENDER DA DISPONIBILIDADE DE TEMPO OU DE OUTROS FATORES DE CADA UM.
UM DESSES ROTEIROS É SUBIR O RIO PARAGUAÇU ATÉ O ANTIGO PORTO DE CACHOEIRA, ÚLTIMO TRECHO NAVEGÁVEL DO RIO. PARA QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ATÉ A DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX, EXISTIA UMA LINHA MARÍTIMA LIGANDO SALVADOR A CACHOEIRA.
CONJUNTO DO CARMO , CACHOEIRA
http://historiaearquitetura.blogspot.com/2011/08/cidade-historica-de-cachoeira-bahia.html
VEJA NA FOTO ABAIXO, O LONGO CAMINHO QUE O NAVIO PERCORRIA DO CAIS DA "BAHIANA" ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA, NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DA IMAGEM. DE SALVADOR NAVEGAVA ATÉ O LARGO DA CIDADE DE ITAPARICA, MARAGOGIPE, BAÍA DE IGUAPE, ADENTRAVA O "PARAGUAÇU" E FINALMENTE SEU DESTINO.
CONJUNTO DO CARMO , CACHOEIRA
http://historiaearquitetura.blogspot.com/2011/08/cidade-historica-de-cachoeira-bahia.html
VEJA NA FOTO ABAIXO, O LONGO CAMINHO QUE O NAVIO PERCORRIA DO CAIS DA "BAHIANA" ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA, NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DA IMAGEM. DE SALVADOR NAVEGAVA ATÉ O LARGO DA CIDADE DE ITAPARICA, MARAGOGIPE, BAÍA DE IGUAPE, ADENTRAVA O "PARAGUAÇU" E FINALMENTE SEU DESTINO.
BAÍA DE TODOS OS SANTOS
http://dhost.info/etno/capoeira/cld_hist_capo.htm
AS FOTOS A SEGUIR SÃO DE IMPORTANTE RELEVÂNCIA HISTÓRICA. A FOTO 1 SEGUNDO A FONTE FOI TIRADA NOS ANOS 20 DO SÉCULO XX, ERA REALMENTE UM VAPOR, AS FOTOS 2 E 3 SEGUNDO A MESMA FONTE SÃO PROVAVELMENTE DOS ANOS 40 DO SÉCULO XX, TALVEZ A PROPULSÃO JÁ NÃO FOSSE A CARVÃO OU A LENHA E SIM A ÓLEO, MAS A TRADIÇÃO DO "VAPOR DE CACHOEIRA" PREVALECIA.
FOTO - 1 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
FOTO - 2 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
FOTO - 3 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
ANTES DA PROLIFERAÇÃO DAS RODOVIAS EM TERRITÓRIO BAIANO, A CIDADE DE CACHOEIRA ERA A ENTRADA DO SERTÃO PARA OS QUE DEMANDAVAM À CAPITAL DA BAHIA. OS VIAJANTES VINHAM MONTADOS NOS LOMBOS DE ANIMAIS OU EM TRENS EMBARCANDO NOS NAVIOS DA ANTIGA “COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA”.
http://dhost.info/etno/capoeira/cld_hist_capo.htm
AS FOTOS A SEGUIR SÃO DE IMPORTANTE RELEVÂNCIA HISTÓRICA. A FOTO 1 SEGUNDO A FONTE FOI TIRADA NOS ANOS 20 DO SÉCULO XX, ERA REALMENTE UM VAPOR, AS FOTOS 2 E 3 SEGUNDO A MESMA FONTE SÃO PROVAVELMENTE DOS ANOS 40 DO SÉCULO XX, TALVEZ A PROPULSÃO JÁ NÃO FOSSE A CARVÃO OU A LENHA E SIM A ÓLEO, MAS A TRADIÇÃO DO "VAPOR DE CACHOEIRA" PREVALECIA.
FOTO - 1 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
FOTO - 2 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
FOTO - 3 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
ANTES DA PROLIFERAÇÃO DAS RODOVIAS EM TERRITÓRIO BAIANO, A CIDADE DE CACHOEIRA ERA A ENTRADA DO SERTÃO PARA OS QUE DEMANDAVAM À CAPITAL DA BAHIA. OS VIAJANTES VINHAM MONTADOS NOS LOMBOS DE ANIMAIS OU EM TRENS EMBARCANDO NOS NAVIOS DA ANTIGA “COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA”.
O RECÔNCAVO BAIANO FOI A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA E RICA DA COLÔNIA, ANTES DOS FATOS HISTÓRICOS QUE DIRECIONARAM O EIXO ECONÔMICO DA BAHIA PARA O SUDESTE, MOMENTO ESSE, EM QUE PERDEMOS O STATUS DE CAPITAL DA COLÔNIA PARA O RIO DE JANEIRO.
O RIO PARAGUAÇU, NASCE NA REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA, COM 600 KM DE CURSO, É NAVEGÁVEL DA SUA FOZ ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX, NUM TRECHO DE 46 KM DE EXTENSÃO, PASSANDO PELA CIDADE DE MARAGOGIPE.
NAVEGAR NO PARAGUAÇU, É COMO ENTRASSEMOS NUMA MARAVILHOSA VIAGEM DE VOLTA AO TEMPO, NAS SUAS MARGENS, A CADA MILHA NAVEGADA VAI SE DESCORTINANDO INÚMERAS RELÍQUIAS ARQUITETÔNICAS, HISTÓRIAS E LENDAS DO PASSADO DO RECÔNCAVO, ENSEADAS, ILHAS E PRAIAS DE RARA BELEZA NATURAL, POVOADOS ONDE O RÍTIMO DE VIDA CAMINHA COMO SE NADA TIVESSE MUDADO NO PASSAR DO TEMPO.
RIO PARAGUAÇU
ESSE ROTEIRO EXIGE UM PLANEJAMENTO PRÉVIO, APESAR DE SER REALIZADO EM ÁGUAS ABRIGADAS DA “BAÍA DE TODOS OS SANTOS”, DEPENDE DA ESCOLHA DA MARÉ IDEAL PARA SUBIR E DESCER O RIO, EM VIRTUDE DE ASSOREAMENTO DE SEU LEITO EM ALGUNS TRECHOS, E A AUSÊNCIA DE BALIZAMENTO OU CARTA NÁUTICA PARA TODO O PERCURSO.
O GRUPO DEVE SER REDUZIDO E FORMADO DE PESSOAS CONHECIDAS, FICAR 2 DIAS SEGUIDOS A BORDO DE UMA EMBARCAÇÃO É BOM TODOS TEREM UM POUCO DE SIMILARIDADE DE COMPORTAMENTO, AFINAL, ZARPANDO DA RAMPA DO MERCADO, SÃO + OU - 32 MILHAS DE TRAJETO.
QUE EMBARCAÇÃO ALUGAR? ACONSELHARIA UMA ESCUNA COM CAPACIDADE PARA 30 A 40 PESSOAS, E QUE O GRUPO NÃO ULTRAPASSE 60% DA OCUPAÇÃO PARA QUE HAJA MAIOR CONFORTO A BORDO, O QUE SE PRETENDE NÃO É UM SIMPLES PASSEIO DE BARCO PELAS ILHAS, É UMA EXCURSÃO DE MAIOR COMPLEXIDADE EM TERMOS DE LOGÍSTICA.
LANCHA TEM CAPACIDADE DE PASSAGEIROS MENOR E O CUSTO DE ALUGUEL MAIOR, UM VELEIRO POR TER MAIOR CALADO SERIA MAIS COMPLICADO A NAVEGAÇÃO PELO RISCO DE ENCALHE, A NÃO SER UM MULTICASCO E A LOTAÇÃO TAMBÉM É MENOR. A ESCUNA É O IDEAL.
LANCHA TEM CAPACIDADE DE PASSAGEIROS MENOR E O CUSTO DE ALUGUEL MAIOR, UM VELEIRO POR TER MAIOR CALADO SERIA MAIS COMPLICADO A NAVEGAÇÃO PELO RISCO DE ENCALHE, A NÃO SER UM MULTICASCO E A LOTAÇÃO TAMBÉM É MENOR. A ESCUNA É O IDEAL.
SE FOR NUM FINAL DE SEMANA, ZARPANDO ÁS 8 HORAS DE UM SÁBADO E RETORNANDO NO DOMINGO FINAL DO DIA, TERÍAMOS DE TER UMA PREAMAR NO INÍCIO DA TARDE PARA INGRESSARMOS NO RIO PARAGUAÇU. NESSE TEMPO, ANCORARÍAMOS EM “PONTA DE NOSSA SENHORA”, NA ILHA DOS ”FRADES”, PARA BANHO DE MAR E ALMOÇO. COMO DISSEMOS ANTES, ZARPANDO A TARDE EM DIREÇÃO A CACHOEIRA.
PONTA DE NOSSA SENHORA
LOGO NA ENTRADA DO PARAGUAÇU VAMOS PASSAR PELA ILHA DE “MONTE CRISTO” E DOS “FRANCESES”, O RIO VAI SE AFUNILANDO E PODEMOS OBSERVAR DIVERSAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS, O “FORTE DE SALAMINA”, A CAPELA DE “NOSSA SENHORA DA PENHA”, AS RUÍNAS DO CONVENTO E IGREJA DA “ORDEM FRANCISCANA”, ATÉ CHEGARMOS A HISTÓRICA CIDADE DE CACHOEIRA COM SEU ACERVO ARQUITETÔNICO.
ILHA DE MONTE CRISTO
PODE-SE OPTAR POR DORMIR A BORDO OU EM TERRA EM ALGUMA POUSADA. NO OUTRO DIA, PELA MANHÃ, APÓS O CAFÉ, É HORA DE ZARPAR E TOMAR O RUMO INVERSO.COM SORTE ALGUNS BOTOS PODERÃO ACOMPANHAR O BARCO. MAIS UMA PARADA PARA BANHO E ALMOÇO, TALVEZ EM PONTA DE AREIA OU ITAPARICA. A TARDE NAVEGARMOS PARA SALVADOR.
ITAPARICA
http://itaparica.olx.com.br/
ITAPARICA
http://itaparica.olx.com.br/
OBSERVAÇÃO: VERIFICAR A REGULARIDADE DA EMBARCAÇÃO COM A CAPITANIA DOS PORTOS: MATERIAL DE SALVATAGEM E SE ESTÁ CADASTRADA PARA " CHARTER".
SITES DE EMPRESAS DE ALUGUEL DE EMBARCAÇÕES EM SALVADOR:
http://www.salvadorcharters.com/
http://www.bahiacharter.com.br/portugues.htm
http://www.hotdayaventuras.com/embarcacao.html
http://www.escunassalvador.com.br/barcos/index.htm
http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html
http://www.schoonerresort.com.br/
http://www.gurucacat.com.br/album_fotos.php
http://www.barcos-lanchas-bahia-boat.com.br/barragrande.htm
ILUSTRAÇÕES DE EMBARCAÇÕES QUE PODEM SER ALUGADA;
ESCUNA ANTARES - 38 LUGARES
http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html
ESCUNA VERA LUCIA I - 45 PASSAGEIROS
http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html
CATAMARÃ GURUÇA CAT 54'
http://www.gurucacat.com.br/
INTERIOR DO GURUÇA CAT
http://www.gurucacat.com.br/
JOSEMAR
http://www.bahiacharter.com.br/portugues.htm
http://www.hotdayaventuras.com/embarcacao.html
http://www.escunassalvador.com.br/barcos/index.htm
http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html
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http://www.barcos-lanchas-bahia-boat.com.br/barragrande.htm
ILUSTRAÇÕES DE EMBARCAÇÕES QUE PODEM SER ALUGADA;
ESCUNA ANTARES - 38 LUGARES
http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html
ESCUNA VERA LUCIA I - 45 PASSAGEIROS
http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html
CATAMARÃ GURUÇA CAT 54'
http://www.gurucacat.com.br/
INTERIOR DO GURUÇA CAT
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JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Olá amigo Josemar, aqui é Sena, minha mãe me deu o endereço do seu blog, adorei, um grande abraço e se quiser conhecer meu blog o endereço é poemascarlosdesena.blogspot.com e veja a coincidência com o poema SANGUE DE MAR
ResponderExcluirbraços.
ResponderExcluirDesejo contratar alguém para subir o rio, no sentido oposto, antes da barragem da pedra do cavalo. Alessandro
ResponderExcluirQue legal moro em São Paulo mais quando irei passar Air na Bahia gostaria de viajar nas águas Baiana kkkk minha terra querida
ResponderExcluirQue legal moro em São Paulo mais quando irei passar Air na Bahia gostaria de viajar nas águas Baiana kkkk minha terra querida
ResponderExcluirO próprio texto já é um mergulho na história!
ResponderExcluirBelas fotos! Excelente viagem!
ResponderExcluirRecordar é viver. Parabéns Capitão
ResponderExcluirOi amigo Josemar, aqui é Ricardo, muito bom texto
ResponderExcluirParabéns Capitão.
ResponderExcluirJoão G. C.
Infelizmente nós brasileiros não temos cultura de preservar a historia de ter um excursão de finais de semana para esta parte histórica da Bahia que é muito rica com seus casarões, historia vida entranhada nesta baia maravilhosa de agua calmas, cristalina! agora tenho certeza absoluta que quando vão a Argentina, Chile, Peru, e por ai vai e não estou falando de Europa, Asia pagam uma fortuna em passeio deste natureza para conhecer a historia de outros povos e das brasileiro nem sabem o que isso eu pessoalmente pasmem conheço aqui na cidade do Salvador cerca de 1.000 pessoas que nunca entraram no museu de arte sacra, o MAM, convento do carmo e não conhece Cachoeira, São Feliz, Santo Amaro mais conhece, Aracaju, Maceió, Recife mais também somente as praias, bares e os carnavais fora de época um verdadeiro povo sem cultura infelizmente e morro de vergonha quando chega um estrangeiro que conheço a rica historia da Bahia e o povo nativo nem sabe o que é cultura histórica
ResponderExcluirObrigado amigo Teruake pelo seu discernimento, acrescentando riqueza de conhecimento a postagem!
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