Seguidores

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL X ESTALEIRO ENSEADA - A BAHIA PERDE OPORTUNIDADE - ATLÂNTICO SUL SHIPYARD X ENSEADA SHIPYARD - BAHIA LOSES OPPORTUNITY

A BAHIA SE ESPECIALIZOU EM PERDER OPORTUNIDADES ECONÔMICAS EM RELAÇÃO A OUTRAS UNIDADES FEDERATIVAS E NO CENÁRIO REGIONAL, NESTE CASO REGIÃO NORDESTE. O ESTUDO DE CASO QUE TRAREMOS A ESTE ESCRITO REFERE-SE À INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL.

LINK SOBRE OPERAÇÃO DE DOCAGEMhttps://wilsonsons.com.br/pt-br/blog/docagem-entenda-os-detalhes-para-uma-manutencao-de-navio-ideal/

APESAR DE TODAS AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS DO ESTADO DA BAHIA PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM ESTALEIROS NAVAIS, A EXEMPLO DA POSIÇÃO DE MAIOR ECONOMIA DO NORDESTE E TAMBÉM AQUI ESTÁ LOCALIZADA A MAIS EXTENSA BAÍA DO BRASIL E SEGUNDA DO MUNDO, COM PROFUNDIDADES OPERACIONAIS PARA TRÁFEGO DE GRANDES NAVIOS, A DE TODOS OS SANTOSPERNAMBUCO SAI MAIS UM VEZ NA FRENTE MANTENDO O ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL OPERACIONAL.

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL

https://sinaval.org.br/2012/11/estaleiro-atlantico-sul-lancou-ao-mar-o-petroleiro-zumbi-dos-palmares/

A OPERACIONALIDADE DO ATLÂNTICO SUL SE MANTÉM NÃO PELA CONSTRUÇÃO NAVAL, CERCEADA PELA OPERAÇÃO LAVA JATO, ONDE ENCOMENDAS SUPER FATURADAS FORAM CANCELADAS E SIM POR DOCAGEM OBRIGATÓRIAS, REGULADAS POR AUTORIDADE MARÍTIMAS E SOCIEDADES CLASSIFICADORAS. 

ESSAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO MARÍTIMAS SÃO INTENSIVAS DE MÃO DE OBRA, SEMELHANTE À CONSTRUÇÃO CIVIL, MAS, COM MAIOR QUALIFICAÇÃO TÉCNICA. A DOCAGEM TAMBÉM GERA INTENSA DEMANDA POR INSUMOS DIVERSOS RESULTANDO EM AQUECIMENTO DA ECONOMIA LOCAL..

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O ESTALEIRO PERNAMBUCO CONSTRUIU VÁRIAS EMBARCAÇÕES DE GRANDE PORTE, O ENSEADA FICOU A VER NAVIOS.

NAVIO MERCOSUL ITAJAÍ EM DOCAGEM

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.974/centery:-8.380/zoom:17

ENQUANTO O TUP -TERMINAL DE USO PRIVADO ENSEADA, ATINGIDO TAMBÉM PELA LAVA JATO, NÃO CONSEGUIU COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO ALCANÇAR ESSE FILÃO IMPORTANTE PARA SUAS ATIVIDADES. REALIZOU UMAS TRÊS MANUTENÇÕES EM PLATAFORMA OFFSHORE, APENAS ISTO. CONSEGUIU LICENÇA PARA OPERAR COMO TERMINAL PORTUÁRIO PRIVADO E RECENTEMENTE CAPTOU ENCOMENDAS PARA CONSTRUÇÃO DE BARCAÇAS.

TUP ENSEADA

https://sinaval.org.br/2023/02/enseada-recebe-autorizacao-para-operacao-integral-do-tup/

JOSEMAR 

ECONOMIA - CORECON 2065