segunda-feira, 22 de maio de 2023

ACELEN UM VETOR DESENVOLVIMENTISTA PARA ECONOMIA BAIANA

FOI NOTICIADO ATRAVÉS DA IMPRENSA UMA DECLARAÇÃO DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, QUE UM DOS SEUS OBJETIVOS SERIA REESTATIZAR A REFINARIA DE MATARIPE.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A REFINARIA, ANTES DE SUA PRIVATIZAÇÃO APRESENTAVA OCIOSIDADE DE 30% EM SUA OCUPAÇÃO OPERACIONAL, COM ALGUMAS UNIDADES APRESENTANDO NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOS PROCESSOS PRODUTIVOS.

HOJE DENOMINADA DE ACELEN, A REFINARIA AMPLIOU SUA CAPACIDADE DE REFINO, JUNTAMENTE AO MIX DE DERIVADOS OFERECIDOS AO MERCADO INTERNO E EXTERNO. 


https://www.acelen.com.br/?gclid=CjwKCAjwpayjBhAnEiwA-7ena8r971M3bgIdrxU20S1BO_XwmPaLWCpTZaF8Llp2qgAsb4C2cBJbdxoCaRMQAvD_BwE

HOUVE INVESTIMENTO NA ORDEM DE R$ 1.1 BI EM 11 PLANTAS DA UNIDADE, AMPLIANDO EM 22% A PRODUÇÃO. ESTÃO PROGRAMADAS NOVAS INVERSÕES, INCLUSIVE COM VERTICALIZAÇÃO NO OFERECIMENTO DE OUTROS PRODUTOS. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS A ACELEN CAMINHA  PARA SER O PRINCIPAL VETOR DE DESENVOLVIMENTO PARA ECONOMIA BAIANA.

EM RAZÃO DA AMPLIAÇÃO IMPLANTOU-SE LOGÍSTICA PARA APAZIGUAR A RESTRIÇÃO DE 12,5 M DO SEU CALADO OPERACIONAL DO TERMINAL DE MADRE DE DEUS,  TAMBÉM ADQUIRIDO DO BOJO DA VENDA, REALIZANDO OPERAÇÕES DE TRANBORDOS EM ALTO MAR, COM ALIVIAMENTO DE CARGAS DE NAVIOS QUE CHEGAM COM 15 M OU MAIS DE CALADO, COM GANHOS DE CUSTOS.

RETORNOU COM AS OPERAÇÕES DE BUNKER, ABASTECENDO NAVIOS QUE DEMANDAM A BAÍA DE TUDOS OS SANTOS, IMPLEMENTANDO RECEITAS CAMBIAIS, MAIOR DEMANDAS PARA AS ATIVIDADES LOGÍSTICAS AUXILIARES DO SETOR MARÍTIMO. PRATICAGEM, REBOCADORES, FORNECEDORES DE NAVIOS, AGÊNCIAS MARÍTIMAS.

A ECONOMIA DE ESCALA GERADA  PELO AUMENTO CRESCENTE DA PRODUÇÃO,  A ACELEN TEM EVITADO QUE OS INDICES  REPRESENTATIVOS DO PIB BAIANO SEJAM AINDA MAIS NEGATIVOS, 

EM SUMA COMO ENTENDER UMA DECLARAÇÃO TÃO DESASTROSA COMO ESTA,  PARA  UM ASSUNTO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA PARA A BAHIA, E CONSEQUENTEMENTE PARA O BRASIL. APARENTEMENTE COMO SE FOSSE UMA RETALIAÇÃO A UMA MEDIDA TOMADA PELO GOVERNO PASSADO, O QUE GERA  INSEGURANÇA JURÍDICA PARA O AMBIENTE DE NEGÓCIOS, 

OS SEGMENTOS QUE MAIS FICARAM CONTRARIADOS COM A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA BAIANA FORAM SINDICATOS LIGADOS À ATIVIDADE PETROLEIRA, INCLUSIVE IMPETRANDO AÇÕES NA JUSTIÇA, OFERECENDO IMAGEM QUE ALMEJAM CARGOS DE COTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA, NO MOMENTO EM QUE A REFINARIA VOLTASSE PARA AS MÃOS DO ESTADO. 

EM CONTRAPONTO, A FIEB - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA COMO ÓRGÃO REPRESENTATIVO DO SETOR INDUSTRIAL, DEVE SE POSICIONAR SOBRE O ASSUNTO COM VIÉS TÉCNICO E NÃO NORTEADA POR INTERESSES PARTIDÁRIOS - IDEOLÓGICOS, DEFENDENDO OS INTERESSES ECONÔMICOS E ESTRATÉGICOS DO ESTADO DA BAHIA.

SITE ACELEN -

https://www.acelen.com.br/?gclid=CjwKCAjwpayjBhAnEiwA-7enaxDpEmXJ2UyxKjJdGcjyZOdZ5xDeR5qVwx-sldjmFvpijZ45nET44BoCOgEQAvD_BwE

JOSEMAR 

CORECON 2065