quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS MISTÉRIOS E LENDAS DA ILHA DO MEDO - THE MYSTERIES AND LEGENDS OF THE ISLAND OF FEAR

O REPOVOAMENTO DO RECÔNCAVO BAIANO PELOS EUROPEUS E AFRICANOS - É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ANTES DE QUALQUER COISA, ESSA REGIÃO JÁ ESTAVA HABITADA POR POVOS INDÍGENAS - ALÉM DOS VETORES ECONÔMICOS, TROUXE MUITAS LENDAS E MISTÉRIOS QUE REFORÇAM O IMAGINÁRIO E ACRESCENTA MAIOR VIVACIDADE E RIQUEZA A CULTURA BAIANA.

A ILHA DO MEDO É UM DESSES LOCAIS QUE INCITA A CURIOSIDADE, LOCALIZADA A 1,8 MILHAS OU 3,3 KM DA CIDADE DE ITAPARICA, COMO UMA ÁREA DE 12.000 M², SEU TERRITÓRIO É FORMADO DE RESTINGAS E MANGUEZAIS, NÃO TEM NASCENTE DE ÁGUA DOCE, O QUE DE CERTA FORMA EXPLICA A NÃO HABITABILIDADE DO LOCAL.

                                     ÁRVORE DE MANGUEZAL - ILHA DO MEDO
                                      http://www.panoramio.com/photo/18673173

OS MISTÉRIOS SÃO INÚMEROS, PASSADOS ORALMENTE ATRAVÉS DOS TEMPOS, NÃO SEI SE ESSES FATOS FORAM MOTIVOS PARA ALGUMA  PESQUISA CIENTÍFICA, OU QUEM SABE O ILUSTRE ESCRITOR ITAPARICANO “JOÃO UBALDO” PODERIA CEDER UMAS INFORMAÇÕES A MAIS, OBTIDAS DE SUAS CONVERSAS COM OS MORADORES SOBRE ESSAS “ESTÓRIAS” ASSOMBROSAS DA “ILHA DO MEDO”.

                                                    ILHA DO MEDO
                                       http://www.panoramio.com/photo/18681423

QUANDO CRIANÇA VERANEANDO EM “AMOREIRAS”, A VISÃO AO LONGE DAQUELA PEQUENA ILHA BEM PRÓXIMA DA CIDADE ITAPARICA, AGUÇAVA A MINHA CURIOSIDADE  AINDA MAIS QUANDO OUVIA DOS NATIVOS OS RELATOS PASSADOS DE PAI PARA FILHO, DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, SOBRE OS FANTASMAS DA "ILHA DO MEDO".

                                            MANGUEZAL ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/18680586

A VERDADE SOBRE O NOME REPOUSA EM VÁRIAS HIPÓTESES:

UMA DELAS FALA SOBRE UM PADRE QUE TERIA SIDO PAGO PARA REALIZAR UMA MISSA EM ITAPARICA E NÃO O FEZ. NAUFRAGANDO DIANTE DA ILHA,  SEU ESPÍRITO AMALDIÇOADO PELA HERESIA FICOU A VAGAR, CHAMANDO EVENTUALMENTE, ÁS  NOITES, PESCADORES PARA PARTICIPAREM DO ATO RELIGIOSO, LIBERTANDO ASSIM SUA ALMA.

                                               RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/18680794

OUTROS RELATOS, DE PASSADO MAIS DISTANTE, FALAVAM DE GRITOS E UIVOS OUVIDOS À NOITE POR PESCADORES QUE PASSAVAM AO LARGO, QUE SERIAM DOS HOLANDESES INVASORES DA BAHIA E SEUS ESPÍRITOS QUE FICARAM VAGANDO NA ILHA.

                                              RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                         http://www.panoramio.com/photo/29517060

OS PORTUGUESES DURANTE ALGUM TEMPO USARAM A ILHA COMO DEPÓSITO DE PÓLVORA, FALA-SE QUE CERTA NOITE A GUARNIÇÃO FOI TESTEMUNHA DE FATOS HORRIPILANTES, LEVANDO TODOS, NO OUTRO DIA, ABANDONAREM  SEUS POSTOS SEM NUNCA RELATAREM O QUE VIRAM E OUVIRAM.

                                               RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/29517170

A EPIDEMIA DE CÓLERA QUE ASSOLOU A BAHIA EM 1855, CEIFANDO INÚMERAS VIDAS, EM ITAPARICA MUITOS DOENTES, PRINCIPALMENTE ESCRAVOS, FORAM LEVADOS PARA A ILHA, LÁ TAMBÉM FUNCIONOU UM LAZARETO, SENDO ENTERRADOS NA AREIA DA PRAIA, SEUS ESPÍRITOS FICAM À ASSOMBRAR ÀS NOITES DA "ILHA DO MEDO".

                                                 ILHA DO MEDO