segunda-feira, 3 de junho de 2024

FUNERAIS DO MAR - UMA TRADIÇÃO QUE HONRA OS MARUJOS DOS 7 MARES - FUNERALS OF THE SEA - A TRADITION THAT HONORS THE SAILORS OF THE 7 SEAS

A MORTE A BORDO EM ALTO MAR, SEJA PROVENIENTE DE COMBATE OU CAUSAS NATURAIS, DURANTE SÉCULOS, DESDE OS PRIMÓRDIOS QUE OS HOMENS SE FIZERAM AO MAR EM BUSCA DO DECONHECIDO É UM RITUAL DE HONRA NAVAL.

DOS REMOS, À VELA, AO VAPOR, ÓLEOS COMBUSTÍVEIS E POR ÚLTIMO A ENERGIA NUCLEAR, OS NAVEGADORES FORAM AMPLIANDO SEUS DESTINOS, COM ISTO OS  PRIMEIROS COMBATES ENTRE FROTAS NAVAIS ORGANIZADAS OCORRIAM A CADA DIA EM MAR ABERTO, MAIS DISTANTE DE TERRA FIRME .

ATÉ O SÉCULO XIX, ANTES DO ADVENTO DA MÁQUINA A VAPOR, OS NAVIOS NÃO TINHAM FONTE DE ENERGIA A BORDO, A PROPULSÃO ERA REALIZADA PELO VENTO. ALIMENTOS ERAM CONSERVADOS COM SAL, O CASO DE CARNES, ANIMAIS VIVOS ERAM LEVADOS PARA SEREM ABATIDOS NOS PRIMEIROS DIAS DE MAR, BISCOITOS ERAM COMUNS, PELA SUA DURABILIDADE.

ENTERRO NO MAR A BORDO DO NAVIO DE TROPAS LEONARD WOOD  DE DOIS MARINHEIROS DO USS LISCOME BAY, VÍTIMAS DO ATAQUE SUBMARINO I-175. NOVEMBRO DE 1943

https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Liscome_Bay#/media/File:Sea_burial.jpg

ÁGUA SÓ PARA BEBER, E MESMO ASSIM RACIONADA, BANHOS SÓ SE FOR DURANTE CHUVA OU QUANDO FUNDEAR OU ATRACAR EM ALGUM PORTO. BEBIDAS, PRINCIPALMENTE RUM ERAM DISTRIBUIDAS EM MAIOR QUANTIDADE PARA OS MARUJOS ACEITAREM O RIGOR DAS LONGAS TRAVESSIAS.

DIANTE DE TANTAS CARÊNCIAS, COMO CONSERVAR UM CORPO A BORDO, OU VÁRIOS QUANDO O NAVIO ENTRAVA EM COMBATE. SEM REFRIGERAÇÃO, IMPOSSÍVEL. A SOLUÇÃO ERA BAIXAR O CORPO AO MAR, COM AS HONRAS DEVIDAS, COMPATÍVEIS COM AS TRADIÇÕES DE CADA MARINHA, DE CADA CULTURA.

NOS DIAS ATUAIS, OS NAVIOS TÊM TRIPULAÇÕES REDUZIDAS EM VIRTUDES DOS APARATOS TECNOLÓGICOS QUE GERAM AUTOMATISMO. OS RECURSOS MÉDICOS SÃO IMENSAMENTE MAIORES, O RESGATE DE DOENTES OU ACIDENTADOS MAIS GRAVES PODE SER REALIZADO POR HELICÓPTERO. EM SUMA, A PERSPECTIVA DE ÓBITO Â BORDO É REDUZIDA, E SE ASSIM MESMO OCORRER, CÂMARAS FRIGORÍFICAS PODEM SER USADAS ATÉ O PORTO MAIS PRÓXIMOS.

NOS DIAS ATUAIS CERIMÔNIAS DE SEPUTALMENTO NO MAR, SÃO EXCEPCIONAIS, OCORRENDO PELA VONTADE DOS FAMILIARES, SEMPRE USANDO CAIXÕES.

OS SEPULTAMENTOS NO MAR, FORAM REALIZADOS EM GRANDE ESCALA PELA MARINHA AMERICANA, E SEM DÚVIDAS PELA MARINHA IMPERIAL JAPANESE  NAVY, DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIALEM CONSEQUÊNCIA DA DUREZA ENCONTRADA NAS BATALHAS, ONDE COMBATES, PRINCIPALMENTE ENVOLVENDO PORTA  AVIÕES, PODIAM GERAR DEZENAS DE VÍTIMAS. NÃO HAVIA ESPAÇO A BORDO PARA GUARDAR CORPOS, AS CERIMÔNIAS FÚNEBRES OCORRIAM DE FORMA RÁPIDA, COM AS DEVIDAS HONRAS MILITARES. QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA, OS VIVOS ERAM PRIORIDADE, O PRÓXIMO COMBATE PODIA ESTAR NO HORIZONTE.

SEPULTAMENTO DE MARINHEIROS DO USS INTREPID, APÓS ATAQUE KAMIKAZE EM 1944, TEATRO DO PACIFICO

               https://www.facebook.com/photo?fbid=1460533217431534&set=a.676723309145866

UM EVENTO REGISTRADO DE FUNERAL MARÍTIMO EM ÁGUAS BAIANAS, OCORREU QUANDO CHARLES DARWIN, EM SEU CRUZEIRO DE ESTUDO CIENTIFICO AO REDOR DO MUNDO, A BORDO DE HMS BEAGLE, ESTEVE NA BAHIA, APORTANDO EM SALVADOR NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 1832, POSTERIORMENTE SEGUIRAM PARA O  RIO DE JANEIRO. O CAPITÃO DO NAVIO FITZ -ROY, COM INTUITO DE AFERIR INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO TINHA PROGRAMADO RETORNO A BAHIA, NESSE INTERIM 3 MARINHEIROS DO BEAGLE ESTAVAM ADOENTADOS, POSSÍVELMENTE COM MALÁRIA, ELE ACREDITAVA QUE OS ARES DA VIAGEM FARIA BEM AOS MESMOS.

OS TRIPULANTES ERAM  O MARINHEIRO MORGAN, O BOY JONES E O JOVEM CHARLES MUSTERSMORGAN FALECEU DURANTE A VIAGEM, TENDO SEU CORPO BAIXADO AO MAR, OS OUTROS 2 FALECERAM EM SALVADOR, JONES UM DIA DEPOIS DE TER CHEGADO, MUSTERS 2 DIAS DEPOIS, EM 19 DE MAIO. FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO DOS INGLESES. NÃO LOCALIZAMOS AS LÁPIDES DOS MESMOS, NÃO EXISTEM REGISTROS DOCUMENTAIS. POSSIVELMENTE PODEM TER SIDO DESTRUÍDAS COM A OCUPAÇÃO DE PARTE DA ÁREA PELO YACHT CLUBE DA BAHIA.

AS HONRAS FÚNEBRES QUANDO REALIZADAS, SEGUIAM A RITUALÍSTICA DE CADA NAÇÃO, CULTURA, TRADIÇÕES. SEMPRE QUE POSSÍVEL O CADÁVER OU URNA SE HOUVESSE, ERAM COBERTOS OU ENVOLVIDOS PELA BANDIERA DO PAÌS.

O FUNERAL DE UM GUERREIRO VIKING SE TORNAVA UM RITUAL SIMBÓLICO MARCANTE, O CORPO ERA COLOCADO EM UM BARCO, VESTIDO COM ROUPAS TRADICIONAIS PARA O MOMENTO, COM SEU ARMAMENTO PESSOAL, A VELA ERA IÇADA, TOCHAS ACESAS PARA INCEDIAR A EMBARCAÇÃO, LEVAMDO O GUERREIRO PARA DIMENSÃO DO SEU DEUS ODIM .

FUNERAL VIKING

https://www.istockphoto.com/br/vetor/funeral-de-viking-no-mar-gm1091895080-292951818

O LINK DO VÍDEO A SEGUIR RETRATA OS PROTOCOLOS DE SEPULTAMENTO NO MAR DA MARINHA AMERICANA

https://www.youtube.com/watch?v=2leYJlvddEg


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065