terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTUDO DE CASO: ESTALEIRO FANTÁSTICO

NESTA PARTE DA MONOGRAFIA, RELATAMOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE DOIS IRMÃOS QUE CRIARAM UMA ESTRUTURA NÁUTICA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS. GUARDAM, REFORMAM E CONSTROEM EMBARCAÇÕES, ALÉM DE TRABALHOS ARTESANAIS COM RESTOS DE ANIMAIS MARINHO. FAÇA UMA VISITA AO ESTALEIRO FANTÁSTICO, LOCALIZA-SE ADJACENTE AO CLUBE DO SAVEIRO NA RIBEIRA. E NÃO SE ESQUEÇA: COMPRE UM BARCO E CURTA O PRÓXIMO VERÃO.


JOSEMAR



Um caso emblemático do segmento náutico da Bahia é o Estaleiro Fantástico, o qual foi visitado e pesquisado. Localizado na Ribeira, próximo do Saveiro Clube, essa estrutura, nascida na informalidade há 25 anos, tem a frente de todo o processo, dois irmãos, Fanta e Tico (como eles são conhecidos) (figura 24), filhos de pescador, que transformaram um objetivo em realidade, sem contar com apoio governamental ou de outra espécie. O lugar é um misto de estaleiro e marina, contando com uma área utilizada para exposição de miniatura de embarcações e carcaça de animais marinhos encontradas em ilhas da BTS.



            
                      Fanta e Tico realizando reforma na cabine de um veleiro
                                   casco de aço (da esquerda pra direita)
                                       Fonte: Realizada pelos autores



O Estaleiro Fantástico tem espaço em piers e em seco (figuras 25 e 26) para guarda de embarcações, podendo efetuar também consertos de motores, trabalhos de carpintaria, construção em madeira e fibra de vidro, inclusive, produzir barcos em série, já utilizados em diversas colônias de pescadores na orla de Salvador.
    

                                    
                                             Estaleiro Fantástico: pier
                                        Fonte: Realizada pelos autores                 

 
O grande diferencial desse projeto, além da vontade de Fanta e Tico de levá-lo à frente, é o trabalho de inclusão social desenvolvido em sua dependência. Os jovens da área dos alagados e adjacência são treinados em diversos ofícios náuticos: carpintaria, fibra de vidro, mecânica, técnica de calafetar, dentre outras, recebendo ajuda de custo pelas tarefas executadas.


                         
Vista área do Estaleiro Fantástico e o Pier do Saveiro Clube à direita
Fonte:Google Earth
                         
                                 

Iniciativas semelhantes a do Estaleiro Fantástico devem ser apoiada tanto pelo governo estadual e municipal, como também por segmentos da sociedade que tenham interesse em preservar a cultura náutica na Bahia.



MARGARIDA E JOSEMAR







           

COURAÇADO BISMARCK, UMA LENDA DOS SETE MARES - BATTLESHIP BISMARCK, A LEGEND OF THE SEVEN SEAS

ENTRE AS INÚMERAS BATALHAS NAVAIS QUE OCORRERAM DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, DUAS SEMPRE AGUÇARAM MINHA CURIOSIDADE, POR TODA AMBIENTAÇÃO E PELOS PROTAGONISTAS ENVOLVIDOS. O BISMARCK E O GRAF SPEE. UM NO ATLÂNTICO NORTE O OUTRO NO ATLÂNTICO SUL. NESTE ARTIGO SERÁ A VEZ DE COMENTARMOS SOBRE A SAGA DO BISMARCK.

É DE CONHECIMENTO, AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS A ALEMANHA PELO TRATADO DE VERSAILES, NO CAMPO A NAVAL OS ALEMÃES SÓ PODERIAM CONSTRUIR UMA QUANTIDADE PRÉ DETERMINADA DE COURAÇADOS, CRUZADORES, ETC, ALÉM DESSE ASPECTO, HAVIA DETERMINAÇÕES QUANTO AO PORTE DOS VASOS DE GUERRA E CONSEQUENTEMENTE DO SEU PODER DE FOGO.

CONTUDO OS ENGENHEIROS NAVAIS GERMÂNICOS FORAM CRIATIVOS EM BURLAR ESSES OBSTÁCULOS EM CONJUNTO COM ATUAÇÕES ENGENDROSAS DA CHANCELARIA DO "TERCEIRO REICH" NEGANDO QUALQUER BURLA ÀS OBRIGAÇÕES COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL. EM DIVERSAS OCASIÕES FORAM OMITIDAS  ESPECIFICAÇÕES DOS NAVIOS PARA MENOS DA REALIDADE. NESSE MOMENTO SURGIRAM CONCEITOS COMO COURAÇADOS DE BOLSO, CRUZADORES DE BATALHAS.

OS ALEMÃES PARA CONSEGUIREM EXPANDIR A EXISTÊNCIA DO 3º REICH, PRECISARIAM TER MEIOS NAVAIS SUFICIENTES PARA ESTRANGULAR, NO PRIMEIRO MOMENTO, O SEU ADVERSÁRIO MAIS CONTUNDENTE, A GRÃ-BRETANHA, IMPEDINDO OU DIFICULTANDO O RECEBIMENTO DE SUPRIMENTOS PELAS ROTAS MARÍTIMAS, É BOM RESSALTAR QUE A INGLATERRA É UMA ILHA.

O GRANDE OBSTÁCULO PARA OS NAZISTAS ERA A SUPERIORIDADE DA MARINHA REAL SOBRE OS MARES DO PLANETA, TANTO É QUE A INGLATERRA ERA CONHECIDA COMO A RAINHA DOS MARES. O ALTO COMANDO DA “KRIEGSMARINE” , NOME DADO A MARINHA ALEMÃ DURANTE O REGIME NAZISTAS, TRABALHAVA COM DIVERSAS ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODERIAM SER SEGUIDAS TODAS SIMULTANEAMENTE, OS RECURSOS SÃO ESCASSOS,  ALÉM DA INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA SOBRE O FUHER, PROCURANDO OBTER MAIOR INFLUÊNCIA PARA SUAS CORPORAÇÕES.

EM SUMA, A ALEMANHA NÃO PODERIA ENTRAR EM CONFLITO DIRETO COM A MARINHA REAL EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, A DECISÃO  FOI PRIORIZAR A GUERRA SUBMARINA – U BOATS – E OS CORSÁRIOS QUE SERIAM OPERACIONALIZADOS POR ALGUNS NAVIOS DE LINHA E POR MERCANTES ARMADOS.
                 LANÇAMENTO DO BISMARCK EM HAMBURGO - ESTALEIRO  BLOHM & VOSS - 13 DE FEVEREIRO DE 1939         

OS CORSÁRIOS SERIAM OS PREDADORES DE ALTO MAR, ATACANDO OS COMBOIOS ALIADOS SEM DEIXAR PISTAS DE SUAS POSIÇÕES OU DA PRÓXIMA INVESTIDA. A LÓGICA RESIDE EM OS ALIADOS, PRINCIPALMENTE OS BRITÂNICOS, POIS OS ESTADOS UNIDOS NÃO TINHAM DECLARADO GUERRA DE IMEDIATO AO EIXO, TERIAM QUE DESTACAR NAVIOS PARA CAÇAR OS CORSÁRIOS PELOS MARES, DESFALCANDO OUTROS TEATROS DE OPERAÇÕES NAVAIS.

ESSA ERA A MISSÃO DO "BISMARCK", SAIR DE UM PORTO ALEMÃO, AGUARDAR EM ALGUM FIORDE NORUEGUÊS AS CONDIÇÕES METEREOLÓGICAS IDEAIS, PARA SE FAZER AO ATLÂNTICO NORTE, INICIANDO SUA CAÇADA COM ATAQUES AOS COMBOIOS ALIADOS QUE DEMANDAVAM, DOS ESTADOS UNIDOS PARA O REINO UNIDO.

            BISMARCK COMISSIONADO -  ERNST LINDEMANN   DISCURSA EM 24 DE AGOSTO de 1940                        


                                         BISMARCK RECEBE SUPRIMENTOS EM 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - VERIFIQUE A TORRE GEMINADA DE 15 CM



APARENTEMENTE PARECIA UMA TÁTICA SIMPLES, MAS NÃO É BEM ASSIM. ESSA TÁTICA DE GUERRA NAVAL, EXIGIA EXAUSTIVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LOGÍSTICO PARA SE TER PROBABILIDADE DE SUCESSO. PRIMEIRO ERA NECESSÁRIO ESTABELECER PONTOS DE ENCONTROS NO OCEANO COM O NAVIO OU NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO, REFAZENDO AS RESERVAS DE COMBUSTÍVEIS, MANTIMENTOS E MUNIÇÕES, REPASSANDO PRISIONEIROS, ETC. SER HÁBIL EM DISSIMULAR SUAS ROTAS DE FUGA E ATAQUE.
                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE

                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


O BISMARCK E SEU IRMÃO TIRPITZ, ERAM MODERNÍSSIMOS COURAÇADOS, APTOS A ENTRAR EM CONFRONTO COM QUALQUER VASO DE GUERRA DE LINHA DAS PRINCIPAIS MARINHAS DA ÉPOCA DA SEGUNDA GRANDE GUERRA, A FRANÇA, ITÁLIA, INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. SUA TRIPULAÇÃO FOI EXAUSTIVAMENTE TREINADA EM CRUZEIROS PELO BÁLTICO ANTES DE ESTAR PRONTO PARA SUA FATÍDICA E ÚNICA MISSÃO.
        BISMARCK EM TREINAMENTO NO BÁLTICO EM ABRIL DE 1941- FOTO TIRADA DO CRUZADOR PESADO "PRINZ EUGEN"

                      FOTO DAS TORRES "ANTON" E "BRUNO" - CALIBRE 38 CM - BATERIA PRINCIPAL
                                       

UM DETALHE INTERESSANTE, ERA A GRANDE AUTONOMIA DE NAVEGAÇÃO DO BISMARCK, 9.280 MILHAS NÁUTICAS A 16 NÓS, EM VIRTUDE DO SEU PRINCIPAL OBJETIVO, VAGAR PELOS MARES DO MUNDO, A PROCURA DE PRESAS FÁCEIS.

O BISMARCK TEVE SUA QUILHA BATIDA EM 1 DE JULHO DE 1936, LANÇADO EM 14 DE FEVEREIRO DE 1939 E COMISSIONADO EM 24 DE AGOSTO DE 1940. APÓS REALIZAR UMA SÉRIE DE TESTES OPERACIONAIS E EXERCÍCIOS NO MAR BÁLTICO, O BISMARCK RECEBE A VISITA DO Führer”, EM 05 DE MAIO DE 1941, QUE PERMANECEU A BORDO POR 4 HORAS.
                                  ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941

                                   ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941


EM 13 DE MAIO DE 1941 REALIZA EXERCÍCIO CONJUNTO COM O CRUZADOR PESADO “PRINZ EUGEN”, EM 14 DE MAIO DE 1941  COM O CRUZADOR LEVE “LEIPZIG”,  ZARPANDO DE “GOTENHAFEM” EM 19 DE MAIO 1941, COM O PRINZ EUGEN E MAIS TRES DESTROYERS PARA INÍCIO A OPERAÇÃO  “RHEINUBUNG”.
                          CRUZADOR PESADO "PRINA EUGEN" NO BÁLTICO NA PRIMAVERA DE 1941

FOI FOTOGRAFADO POR UM “SPITFIRE” DO COMANDO DE COSTA EM 21 DE MAIO DE 1941, NUM FIORD PRÓXIMO A BERGEN. EM ALTO MAR DOIS CRUZADORES BRITÂNICOS ENTRARAM EM CONTATO COM BISMARCK, TRANSMITINDO SUA POSIÇÃO AO ALMIRANTADO, INICIANDO ASSIM A CAÇADA AO NAVIO ALEMÃO.

EM 24 DE MAIO DE 1941, TEM INÍCIO A BATALHA DO ESTREITO DA DINAMARCA, ENTRE O GRUPO DE BATALHA ALEMÃO E OS COURAÇADOS INGLESES “HOOD” E “PRINCE OF WALES”.
BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO CONTRA O "PRINCE OF WALES" - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941

                     BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941

DESSE ENFRENTAMENTO, O “HOOD” FOI A PIQUE APÓS SER ATINGIDO POR UMA SALVA DE TIROS DOS NAVIOS ALEMÃES. EXISTEM CONTROVÉRSIAS SE OS TIROS PARTIRAM DO “BISMARCK” OU DO “PRINZ EUGEN”, ALEGA-SE QUE A MUNIÇÃO ANTI AÉREA DO “HOOD” QUE ESTAVA NO CONVÉS EXPLODIU, LEVANDO A UMA REAÇÃO EM CADEIA CONTAMINANDO OS DEMAIS PAIÓIS, LEVANDO O NAVIO AO FUNDO EM MENOS DE 1 MINUTO.
APÓS O AFUNDAMENTO DO “HOOD” OS NAVIOS ALEMÃES CONCENTRAM SEU PODER DE FOGO NO “PRINCE OF WALES”, QUE TEVE SUA PONTE DE COMANDO ATINGIDA, LEVANDO O MESMO A FUGIR DO COMBATE. PORQUE O BISMARCK NÃO FOI A SEU ENCALÇO É OUTRA INTERROGAÇÃO.
LINKS INTERESSANTES SOBRE O BISMARCK;

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VEhCk4IcIXY#!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pgqJ-O_UkE8

O “BISMARCK” NÃO SAIU INCÓLUME DO COMBATE, TENDO UM DOS SEUS TANQUES DE COMBUSTÍVEL PERFURADO, MESMO ASSIM NÃO OPTOU A VOLTAR AO CONTINENTE PARA REPAROS.
A PERDA DO “HOOD”, MAIS QUE UM REVÉS BÉLICO, FOI UM ABATIMENTO MORAL PARA O POVO INGLÊS, CHURCHIL PERCEBENDO O DELICADO MOMENTO PARA SEU ESFORÇO DE GUERRA, PRONUNCIOU A FAMOSA FRASE – AFUNDEM O BISMARCK –
O COURAÇADO ALEMÃO NÃO DIMINUI SUA VELOCIDADE CONTINUANDO SUA CORRIDA PARA MAR ABERTO. NESSE ÍNTERIM GRANDE PARTE DOS PRINCIPAIS NAVIOS DA “HOME FLEET”, PRÓXIMO DO TEATRO DE OPERAÇÕES FORAM ENGAJADOS NA CAÇADA AO BISMARCK.
ATACADO POR AVIÕES TORPEDEIROS BASEADOS EM PORTA AVIÕES BRITÂNICO, UM DOS TORPEDOS ATINGE O MECANISMO DO LEME DO BISMARCK, TRAVANDO-O. O NAVIO ALEMÃO FICA SEM RUMO, FAVORECENDO A APROXIMAÇÃO DOS COURAÇADOS BRITÂNICOS, QUE DIANTE DO IMOBILISMO DO BISMARCK, O MESMO TORNOU-SE PRESA FÁCIL DOS INGLESES, INDO A PIQUE ÀS 10:39 DO DIA 27 DE MAIO DE 1941.

NESSA OPERAÇÃO O BISMARCK ERA COMANDADO POR  "ERNST LINDEMANN", TENDO COM COMANDANTE DA FROTA, QUE INCLUÍA O "PRINZ EUGEN", O  ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS", AMBOS MORRERAM A BORDO DO BISMARCK.            

                                             ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS


Born: 25 May, 1889 in Wiesbaden, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 52.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Admiral.
Position (at the time of Bismarck's sinking): Chief of Fleet.
Promotions:
· 03.04.1907: Seekadett
· 21.08.1908: Fähnrich zur See
· 28.09.1910: Leutnant zur See
· 27.09.1913: Oberleutnant zur See
· 24.05.1917: Kapitänleutnant
· 01.04.1926: Korvettenkapitän
· 01.10.1931: Fregattenkapitän
· 01.07.1933: Kapitän zur See
· 01.10.1937: Konteradmiral
· 01.01.1940: Vizeadmiral
· 01.09.1940: Admiral

 CAPITÃO DE MAR E GUERRA ERNST LINDEMANN

Born: 28 March, 1894 in Altenkirchen/Westerwald, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 47.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Kapitän zur See.
Position: Ship's Commander (Kommandant).
Promotions:
· 1915 Oberleutnant zur See
· 1925 Kapitänleutnant
· 1932 Korvettenkapitän
· 1936 Fregattenkapitän
· 1938 Kapitän zur See
Additional notes: Last seen alive aboard the Bismarck in the bow area shortly before the ship capsized. Captain Lindemann was posthumously awarded the Knight's Cross (Ritterkreuz) on 27 December 1941.

                                                BISMARCK SOB FOGO DOS NAVIOS INGLESES

DA TRIPULAÇÃO DE 2.200 MARUJOS, SÓ 116 HOMENS FORAM RESGATADOS.
                                 SOBREVIVENTES DO BISMARCK - RESGATADO PELO CRUZADOR INGLÊS "DORSETSHIRE"       

 DADOS TÉCNICOS SOBRE O BISMARCK:

GENERAL CHARACTERISTICS

Battleship Bismarck

Laid down:


1 July 1936



Launched:



14 February 1939






Commissioned:




24 August 1940





Construction cost:



RM. 196.8 million




Displacement:
· Empty ship:
· Standard:
· Construction:
· Full load:
· Maximum:



40,250 metric tons
43,978 metric tons
47,870 metric tons
51,760 metric tons
53,486 metric tons


Dimensions:
· Waterline length:
· Overall length:
· Beam:
· Standard draught:
· Maximum draught:
· Freeboard amidships:
· Height of hull sides (depth):
· Waterplane area:









241.55 meters

251 meters
36 meters
9.33 meters
10.55 meters
between 4.45 - 5.67 meters
15 meters
5,740 m²








Armour Protection:
· Upper belt:
· Main belt:
· Main battery turrets:
· Secondary battery turrets:
· Upper deck:
· Third armour deck:
· Conning tower:
· Torpedo bulkhead:
· Protected length 1):
· PC/TC 2):
· Armour's weight:










145 mm

320 mm
130-360 mm
40-100 mm
50-80 mm
80-120 mm
220-350 mm
45 mm
70% (170.7 meters)
17/22
19,082 metric tons










Armament:
· Main:
· Secondary:
· Anti-aircraft:

8 x 38cm/L52

12 x 15cm/L55
16 x 10.5cm/L65
16 x 3.7cm/L83
18 x 2cm/L65




Fire control:5 x 10.5-m base rangefinders
1 x 7-m base rangefinder
2 x 6.5-m base rangefinders
4 x 4-m Type SL-8 rangefinders
2 x 3-m rangefinders









Radar Equipment:




3 x FuMO 23





Propulsion plant:12 Wagner boilers
Three Blohm & Voss turbine sets
150,170 hp (maximum obtained)










Speed:




30.12 knots (maximum obtained)





Endurance:









9,280 nautical miles at 16 knots

8,900 nautical miles at 17 knots
8,525 nautical miles at 19 knots
6,640 nautical miles at 24 knots
4,500 nautical miles at 28 knots





Fuel capacity:




8,294 metric tons





Aircraft:




4 x Arado Ar 196





Crew:




2,200+





Hull coefficients & ratios:
· Ratio length/beam:
· Ratio beam/draught:
· Ratio draught/depth:
· Ratio length/depth:
· Block coefficient:3)
· Midship coefficient:4)
· Waterplane coefficient:5)
· Prismatic coefficient:6)
· Metacentric height (GM):









6.71

3.85
0.62
16.10
0.55
0.97
0.66
0.56
4.00 meters










 

RECOMENDAMOS ACESSAR O SITE http://www.kbismarck.com/, EM NOSSA OPINIÃO O MAIS COMPLETO SOBRE O "BISMARCK", FOTOS E DADOS EXTRAÍDOS DO SITE CITADO.
 

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065