quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ELUCIDATIVA POSTAGEM DO "BLOG MERCANTE - NAVEGAR É PRECISO" - SOBRE O TEMPO EM QUE OS NAVIOS NAVEGAVAM A VAPOR - ECLACTIVE POST FROM THE "MERCANTE BLOG - SAILING IS NEEDED" - ABOUT THE TIMES WHEN SHIPS SAILED ON STEAM

NÃO DEIXEM DE ACESSAR ESTA INTERESSANTE MATÉRIA, DESSE TAMBÉM INTERESSANTE BLOG: "VIAGEM NO TEMPO - NAVIOS À CARVÃO"

NAVIO A VAPOR
O CARVÃO SUBSTITUIU A VELA COMO PROPULSORES DOS NAVIOS, DIMINUINDO O TEMPO DOS PERCURSOS MARÍTIMOS, OFERECENDO MAIOR CONFIABILIDADE E PRECISÃO NAS ENTREGAS DAS MERCADORIAS E DOS PASSAGEIROS TRANSPORTADOS.

O CLIPPER CUTTY SARK O AUGE DA NAVEGAÇÃO A VELA, ANTES DA PROPULSÃO A VAPOR
https://marsemfim.com.br/a-ultima-frota-a-vela/

RICA EM DETALHES, DE COMO FUNCIONAVA TODA A LOGÍSTICA DA NAVEGAÇÃO A VAPOR, DESDE O TRANSPORTE PARA O SUPRIMENTO DO CARVÃO NOS PORTOS, ATÉ O MAQUINÁRIO DAS EMBARCAÇÕES DESSE PERÍODO. ESSE ARTIGO E O PRÓPRIO BLOG CONSTITUEM UMA FONTE PRECISA DE ASSUNTOS RELATIVOS A HISTÓRIA NAVAL DO PLANETA.

A SEGUIR, O LINK:

Viagem no tempo – Navios à carvão! | BlogMercante - Navegar é preciso


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


CANAL DA MANCHA - O MAIOR FLUXO MARÍTIMO DO MUNDO

O POSICIONAMENTO GEOGRÁFICO DO "CANAL" ENGLOBA UMA DENSA ATIVIDADE ECONÔMICA, O QUE RESULTA EM GRANDE FLUXO DE EMBARCAÇÕES MERCANTES E DE "FERRYS", QUE TRANSPORTAM VEÍCULOS E PASSAGEIROS. É UMA DAS VIAS MARÍTIMAS MAIS MOVIMENTADAS DO MUNDO.

FOTOGRAFIA POR SATÉLITE DO CANAL DA MANCHA
WIKIPEDIA.ORG.

ELE É UMA EXTENSÃO DE ÁGUA QUE SEPARA A "GRÃ BRETANHA" DO NORTE DA "FRANÇA", UNINDO O OCEANO "ATLÂNTICO" AO "MAR DO NORTE", COM EXTENSÃO DE 563 KM (350 MILHAS). A SUA PARTE MAIS LARGA É DE 240 KM (150 MILHAS) , SEU PONTO DE MENOR LARGURA É DE 33 KM (20 MILHAS). A PROFUNDIDADE VARIA DE 120 METROS NA PORÇÃO OCIDENTAL A 45 NA ORIENTAL.

O CANAL PARA OS FRANCESES CHAMA-SE "LA MANCHE" E DO LADO INGLÊS "ENGLISH CHANNEL", REFLEXO DA RIVALIDADE SECULAR QUE ACOMPANHA ESSAS DUAS NAÇÕES.



A CIDADE DE "DOVER" NA INGLATERRA E "CALAIS" NA FRANÇA SITUADAS NA PARTE MAIS ESTREITA DO CANAL, QUE SÃO COBERTOS EM APROXIMADAMENTE 75 MINUTOS PELOS FERRYS E 45 MINUTOS POR MODERNOS CATAMARANS, TEM PORTOS E TERMINAIS DE PASSAGEIROS BEM MOVIMENTADOS, COM FLUXO DE "FERRY BOATS" INTENSO. 

CALAIS
WIKIPEDIA.ORG

DOVER
WIKIPEDIA.ORG


É BOM ACRESCENTAR QUE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS NA ZONA DO "CANAL" NEM SEMPRE SÃO COMPORTADAS, PERÍODOS DE NEBLINA, VENTOS FORTES, TEMPESTADES SEVERAS, OCORREM COM FREQUÊNCIA NO PERÍODO DE INVERNO, LEVANDO INCLUSIVE AO FECHAMENTO DOS PORTOS E PROIBIÇÃO DO TRÁFEGO MARÍTIMO.

FERRY "PRIDE OF ROTTERDAM" DA "P&O FERRIES" EMPRESA MARÍTIMA QUE OPERA NESSA ÁREA
WIKIPEDIA.ORG


FOI NA REGIÃO DO "CANAL DA MANCHA" QUE OCORREU UM DOS MOMENTOS MAIS MARCANTES DA II GRANDE GUERRA MUNDIAL, A INVASÃO DA "NORMANDIA" PELAS TROPAS ALIADAS. ESSE MESMO CANAL EM OUTRAS OCASIÕES SALVOU A INGLATERRA DAS TROPAS NAPOLEÔNICAS E NAZISTAS.

UMA TRAVESSIA A NADO MUNDIALMENTE FAMOSA OCORRE NO CANAL DA MANCHA, OU SEJA ATRAVESSÁ-LO DE UMA MARGEM A OUTRA.

HOJE COM COM O "EUROTÚNEL", CONSTRUÍDO SOBRE O LEITO DO CANAL,  INAUGURADO EM 1994, A TRAVESSIA ENTRE INGLATERRA E FRANÇA TORNOU-SE MAIS RÁPIDA E SEGURA, POR MEIO DE BALSAS, QUE TEVE SEU MOVIMENTO DIMINUÍDO.

OUTRA CARACTERÍSTICA INTERESSANTE DO CANAL É A VARIAÇÃO DE MARÉS QUE PODE CHEGAR A 8 METROS.





JOSEMAR