segunda-feira, 16 de julho de 2012

ARTIGO SOBRE NOVOS INVESTIMENTOS REALIZADOS NO TECON SALVADOR

A REPORTAGEM, PUBLICADA NO SITE "PORTOS E NAVIOS", OFERECE UMA VISÃO OPERACIONAL BEM DETALHADA DO TECON SALVADOR APÓS ULTIMAR OS INVESTIMENTOS EM AMPLIAÇÃO DE RETROTERRA E COMPRA DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CONTÊINERES.

INFORMAÇÕES INTERESSANTES QUANTO A UTILIZAÇÃO DO ANTIGO PORTÊINER PERTENCENTE A CODEBA E COMO FOI REALIZADA A OPERAÇÃO DE MUDANÇA DO MESMO E DOS PORTÊINERES PANAMAX PARA O CAIS DE LIGAÇÃO CONSTAM DO ARTIGO.


LEIAM: 


JOSEMAR


O terminal da Wilson, Sons investe R$ 180 milhões em dragagem, ampliação do cais e na compra de equipamentos.

Novas cargas em prospecção

Tecon Salvador investe em expansão, reforços e compra de equipamentos. Terminal duplicará movimentação

Enquanto conclui sua expansão, o terminal de contêineres de Salvador (BA) segue em operação e buscando novas oportunidades de movimentação. O terminal da Wilson, Sons investe R$ 180 milhões em dragagem, ampliação do cais e na compra de equipamentos. As obras, que devem ser finalizadas até agosto, têm como objetivo melhorar a logística e tornar o terminal mais competitivo. O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior, destaca que o terminal está numa região estratégica, próxima à região de Camaçari, onde se concentram uma área industrial e um polo petroquímico. No entanto, por restrições logísticas, o Tecon Salvador deixou de movimentar em contêineres cargas cujos centros produtores estão próximos à capital baiana.

Nos últimos anos, o Tecon Salvador precisou dispensar algumas movimentações para não atrapalhar o andamento das obras ou por questões de limite de capacidade. Os principais concorrentes do Tecon Salvador são os portos de Pecém (CE), Suape (PE), Vitória (ES), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Com a expansão, o terminal poderá receber mais contêineres e navios de maior porte. A previsão é que a movimentação do terminal passe dos atuais 250 mil TEUs/ano para 530 mil TEUs/ano.

Lourenço conta que frutas plantadas no município de Juazeiro seriam naturalmente escoadas por Salvador, mas estão sendo exportadas por Pecém, que está mais distante. Atualmente, podem atracar no porto cearense navios com capacidade para até oito mil TEUs, enquanto o limite do Tecon Salvador é da ordem de quatro mil TEUs. Em abril, o terminal baiano realizou o embarque de laranja in natura. A expectativa da Wilson, Sons é que possam ser movimentados 200 contêineres/mês do produto.

A Bahia é também um dos maiores produtores de algodão no Brasil, sendo que a maior parte da produção vem do oeste do estado. Lourenço lamenta que Salvador perca essa carga para Santos, localizado a 1,95 mil quilômetros dessa zona produtora de algodão, que fica a 950 quilômetros de distância do porto baiano. O trabalho de prospecção já possibilitou que 10% do produto sejam exportados por Salvador. Segundo Lourenço, também existe a possibilidade de conteinerização de soja e milho. Além dos contêineres e da carga geral, o Tecon Salvador recebeu carga de projetos como os hélices fabricados pela Alstom para parques eólicos em construção na Bahia.

Para atender a esse aumento de movimentação, é necessário que a dragagem do calado para 15 metros seja homologada. O processo é conduzido pela Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) e está em tramitação junto à diretoria de hidrografia e navegação da Marinha. A expectativa é que ele esteja concluído até o final de junho. Lourenço explica que a homologação do calado e o segundo berço entrando em operação permitirão a chegada de navios de até 8,8 mil TEUs. “O Tecon Salvador está fazendo um trabalho de prospecção de novas cargas. Tão logo tenha homologado, não tenho dúvida que vamos estabelecer o melhor caminho logístico para carga”, acredita Lourenço.

O Tecon Salvador está concluindo a reestruturação, que compreendeu, além do aumento de calado, a compra de equipamentos de movimentação e a ampliação do cais de 210 metros para 377 metros. Segundo Lourenço, essas melhorias permitirão que o terminal atenda à demanda até 2018, considerando que o ritmo de crescimento mantenha-se na faixa de 7%. O diretor acrescenta que três armadores anunciaram serviço adicional de cabotagem no terminal: Aliança, Log-In e Maestra. A ideia é que a área do cais de ligação seja voltada para esse tipo de navegação. Em 2011, a cabotagem representou 35% da movimentação no terminal.

Ao final de 2012 o Tecon Salvador terá área total de 118 mil metros quadrados. A área destinada ao depósito de contêineres vazios (depot), com 83 mil metros quadrados, deverá ser duplicada. A produtividade do Tecon deverá atingir 55 movimentos por hora no segundo semestre de 2012, ante 37,1 mph em 2011. O Tecon Salvador ainda pode crescer com o aterramento e a extensão do cais até a área do ferry boat. Essa possibilidade está em estudo.

O Tecon Salvador adquiriu seis novos RTGs e três portêineres da chinesa ZPMC. Os portêineres são do tipo super post-panamax, com lanças de 60 metros de comprimento, capazes de atender a 22 fileiras de contêineres de largura. Já os seis RTGs são modelos totalmente elétricos e menos poluentes — os antigos operam com geradores a diesel.

Os dois portêineres originais foram transferidos de um lado para outro do terminal e estão passando por manutenção no cais de ligação. Esses equipamentos, também da ZPMC, atendem a navios com até 13 fileiras de contêineres de largura. Os dois equipamentos passam por inspeções, tratamento contra ferrugem, lubrificação de cabos e parte elétrica. Segundo Lourenço, eles devem voltar a operar em junho.

Os novos portêineres são mais eficientes, possuem lanças mais compridas e suportam até dois contêineres de 20 pés. Técnicos chineses trabalham junto com técnicos do terminal para adaptar os novos equipamentos aos padrões do Tecon. Também em manutenção está um portêiner herdado da Codeba no processo de arrendamento. Este equipamento, adquirido na década de 1980 e nunca utilizado, está sendo adaptado aos padrões atuais de operação.

Lourenço conta que o portêiner ficou armazenado quase 20 anos na fábrica e foi montado somente no final de 2008. A expectativa é que ele esteja operacional entre setembro e outubro. A mudança dos portêineres foi realizada por carretas que suportaram mais de 800 toneladas e funcionam como uma espécie de macaco hidráulico.

O Tecon Salvador também aposta no agendamento de gate, semelhante ao da aviação civil. O serviço permite que os clientes programem pela internet a entrega ou o recebimento de contêineres de importação. Desde maio, o sistema está disponível para importações e exportações. Lourenço ressalta que o agendamento é importante para criar janelas, permitindo que os armazéns garantam reserva de espaço para atracação de determinada quantidade de contêineres. Além disso, o agendamento aumenta a confiabilidade do porto e reduz custo do armador.

http://www.info4.com.br/ver/ver.asp?cod=814&nome=2654&cliente=2654

OS FANTASMAS E OS MISTÉRIOS QUE ASSOMBRAM OS 7 MARES - THE GHOSTS AND MYSTERIES THAT HAZARD THE 7 SEAS

O MAR NÃO REPRESENTA APENAS A BELEZA MISTERIOSA PARA AQUELES QUE O CONTEMPLAM DE TERRA E DIVAGAM COMO SERIA A VIDA DOS SEUS MARUJOS DE PORTO EM PORTO, ENFRENTANDO AS TEMPESTADES QUE SE APRESENTAM NA ROTA DE SEUS NAVIOS, TATUANDO EM SEUS CORPOS A IMAGEM DE UMA MULHER OU EPISÓDIO QUE MARCARAM SEUS DESTINOS.

NÃO É SÓ ISTO, PELOS SETES MARES VAGAM FANTASMAS E ESPECTROS QUE CARREGAM AS MALDIÇÕES RESULTANTES DE SUAS BLASFÊMIAS SOBRE O SAGRADO, TRAZENDO MAL PRESÁGIO PARA OS AFORTUNADOS MARINHEIROS QUE POR ACASO OS VIREM.

GHOST SHIP
http://www.blingcheese.com/wallpaper/view/5/ship+wallpaper.htm

UM DOS MAIS FAMOSOS ESPECTROS É O "HOLANDÊS VOADOR" - FLYING DUTCHMAN.  CONTA A LENDA, OU DIRIA AS VERSÕES, QUE UM CAPITÃO DE UM NAVIO HOLANDÊS AO PASSAR POR UMA TORMENTA NA REGIÃO DO "CABO DA BOA ESPERANÇA" ENFRENTOU UMA TEMPESTADE, PONDO EM RISCO DE NAUFRÁGIO SEU NAVIO, QUE NESSE ÍNTERIM FOI VISITADO POR "NOSSA SENHORA", TENDO O CAPITÃO BLASFEMADO OU ATACADO A IMAGEM DA SANTA, CULPANDO-A PELO INFORTÚNIO, SOFRENDO COM ISSO A MALDIÇÃO DE VAGAR ETERNAMENTE PELOS OCEANOS. 
DIVERSOS RELATOS DE MARINHEIROS AFIRMAM TEREM AVISTADO O NAVIO DO "HOLANDÊS VOADOR", SEMPRE NAVEGANDO CONTRA O VENTO, O QUE SERIA PARA ELES UM SINAL DE MÁ SORTE. 

A SÉRIE DE FILMES "PIRATAS DO CARIBE", TINHA UMA DAS SUAS PERSONAGENS INSPIRADAS NO "HOLANDÊS VOADOR", O MESMO ACONTECE EM RELAÇÃO AO DESENHO ANIMADO "BOB ESPONJA".

OUTRAS HISTÓRIAS DE NAVIOS FANTASMAS ESTÃO REGISTRADAS, SEM CONTUDO HAVEREM EXPLICAÇÕES PLAUSÍVEIS PARA OS MISTÉRIOS. NO ENDEREÇO A SEGUIR VOCÊ PODE CONHECER 10 DESSES NAVIOS.
http://hypescience.com/10-historias-assustadoras-de-navios-fantasmas/

TRIÂNGULO DAS BERMUDAS É MAIS UMA DAS HISTÓRIAS DE MEDO DOS 7 MARES. REGIÃO NO OCEANO ATLÂNTICO, ENTRE AS BERMUDAS, PORTO RICO, FORT LAUDERDALE (FLÓRIDA) E BAHAMAS, FOI PALCO DE MISTERIOSOS DESAPARECIMENTOS DE NAVIOS, AVIÕES E SUAS TRIPULAÇÕES E PASSAGEIROS.


DIVERSAS TEORIAS TENTAM EXPLICAR ESSES FATOS. ATAQUES EXTRATERRESTRES; CAMPOS ENERGÉTICOS QUE PROVOCAM DESEQUILÍBRIOS EM BÚSSOLAS E INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO; DIMENSÕES PARALELAS E ATÉ OS CÉTICOS QUE CREDITAM OS DESAPARECIMENTOS A FENÔMENOS NATURAIS.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Triangle-bermudes.png

NÃO VAMOS DETALHAR AS TEORIAS OU OS DESAPARECIMENTOS DAS AERONAVES E NAVIOS, POIS A WEB ESTÁ SATURADA DE SITES QUE TRATAM SOBRE O ASSUNTO, APENAS ESTAMOS TRAZENDO O TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, A TONA, PARA NOSSOS VISITANTES.

AS SEREIAS, ENTIDADES MITOLÓGICAS DO IMAGINÁRIO, OU QUEM SABE DA REALIDADE DOS HOMENS DO MAR, PARTE MULHER E PARTE PEIXE, DE BELEZA EXTRAORDINÁRIA, ENCANTAVAM  OS MARINHEIROS COM SUA MELODIA, FAZENDO-OS JOGAREM SEUS NAVIOS AO ROCHEDO. A MANEIRA DE EVITAR O CANTO DA SEREIA E NÃO NAUFRAGAR, ERA APENAS UMA, TAPAR OS OUVIDOS.


http://biraportella.blogspot.com.br/2011/04/sereias-ninfas-e-fadas.html

ATÉ AS ÁGUAS DE NOSSA BELA E QUERIDA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SEUS FANTASMAS. OS MAIS ANTIGOS MORADORES DA CIDADE BAIXA, NA ORLA DE ITAPAGIPE PASSAVAM DE PAI PARA FILHO, SOBRE UM SAVEIRO TODO BRANCO, QUE NAVEGAVA EM NOITES CLARAS SEM NINGUÉM A BORDO, SUMINDO MISTERIOSAMENTE, DO MESMO MODO QUE APARECEU.

NA ENTRADA DO RIO PARAGUAÇU, DIANTE DE UMA  DAS ILHAS DESSE PEDAÇO DE MAR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, OS ANTIGOS COMANDANTES DOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA TINHAM QUE TOCAR O APITO DOS SEUS NAVIOS, SAUDANDO UMA SANTA QUE ALI ESTAVA, POIS SE NÃO O FIZESSEM SEUS NAVIOS ENCALHARIAM NO RIO, NAS IDAS E VINDAS PARA O PORTO DA CIDADE DE CACHOEIRA.

NÃO POSSO COMENTAR POR FALTA DE ELEMENTOS, SE OS SUBMARINISTAS, A EXEMPLO DOS MARINHEIROS DA SUPERFÍCIE TAMBÉM SÃO TESTEMUNHAS DE APARIÇÕES DE ENTIDADES APAVORANTES NAS PROFUNDEZAS DOS OCEANOS.

PARA TERMINAR, OS HOMENS DO MAR, DURANTE SÉCULOS TEM PRESENCIADOS NAS NOITES, CLARAS OU TEMPESTUOSAS, MARES, APARIÇÕES SOBRENATURAIS QUE ENRIQUECIAM AS CONVERSAS EM TERRA REGADAS A MUITO RUM E VINHO. NAVEGADORES EM SOLITÁRIOS, A BORDO DOS SEUS VELEIROS, TAMBÉM SÃO TESTEMUNHAS DESSES ASSOMBROS, SE FURTANDO A CONTÁ-LOS AMPLAMENTE COM RECEIO QUE DUVIDEM DA SUA SANIDADE EMOCIONAL, ABALADA PELAS GRANDES TRAVESSIA OCEÂNICAS.

"O HOMEM DA TERRA APENAS IMAGINA A HISTÓRIA QUE O HOMEM DO MAR VIVEU"





JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

RECORDAR É VIVER

UM COLEGA ME ENVIOU UM E-MAIL COM ESSAS IMAGENS DE ARTISTAS E PERSONALIDADES DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO. ACHEI INTERESSANTE E POR ISSO ESTOU PUBLICANDO. 

JOSEMAR