Seguidores

sexta-feira, 9 de maio de 2025

O ESTADO DA BAHIA AVANÇA RUMO A UM FUTURO TENEBROSO, ONDE A ESPERANÇA E DIGNIDADE SÃO DETALHES IRRELEVANTES - THE STATE OF BAHIA MOVES TOWARDS A DARK FUTURE, WHERE HOPE AND DIGNITY ARE IRRELEVANT DETAILS

A REPORTAGEM QUE HORAS TRANSCREVEMOS COM OS DEVIDOS CRÉDITOS, APENAS RETRATA O CENÁRIO SOCIAL E ECONÔMICO QUE O ESTADO DA BAHIA ATRAVESSA EM PRATICAMENTE 2 DÉCADAS. VIOLÊNCIA, DESEMPREGO, PRECARIEDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL, CARÊNCIAS DE ESTRUTURAS LOGÌSTICAS.

DIANTE DESTA PERSPECTIVA DELETÉRIA, O QUE NOS TEM OFERECIDO COMO NARCÓTICOS SÃO PROMESSAS ILUSÓRIAS QUE NÃO SE REALIZAM.

PORTO SUL E FIOL HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS SEM SE CONCRETIZAREM, ENQUANTO A LOGISTÍCA PORTUÁRIA DA BAHIA É ENVOLVIDA PELO GARGALO DA AUSÊNCIA DE FERROVIAS.

Triste Bahia

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

Gregório de Mattos

Do livro "História concisa da Literatura Brasileira", de Alfredo Bosi, Editora Cultrix, 1994, SP.
Enviado por: Leninha

ABAIXO, LINK COM A BIOGRAFIA DE GREGÓRIO DE MATOS


JAC MOTORS OUTRA PROMESSA, ONDE SIMBOLICAMENTE FOI ENTERRADO UM CARRO, QUE LOGO APÓS SUMIU MISTERIOSAMENTE. A FÁBRICA NUNCA SE INSTALOU, EM CONTRAPARTIDA A MONTADORA FORD ENCERROU SUAS ATIVIDADES. 

A FALÁCIA DO CARRO ENTERRADO EM CAMAÇARI - NARCÓTICO PARA OS INCAUTOS KKKKK


AGORA TEMOS O ANÚNCIO MIRABOLANTE DA INSTALÇÃO DE UMA MONTADORA CHINESA - BYD - DE CARROS ELÉTRICOS, ATÉ O MOMENTO UMA ESTACA AINDA NÃO FOI FINCADA NO CANTEIRO DE OBRAS.  O SINDICATO DAS MONTADORAS TEMEM QUE O ESPAÇO  SEJA TRANSFORMADO  EM UMA CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO. A INÉRCIA DAS AUTORIDADES É TÃO GRANDE QUE OS CARROS DESTA MONTADORA VINDOS DA CHINA, JÁ COM INCENTIVOS FISCAIS DIRECIONADOS A BAHIA SÃO DESCARREGADOS NO PORTO DE SUAPE  PERNANBUCO E OUTROS DO SUDESTE, GERANDO GANHOS LOGÍSTICOS PARA ESTES ESTADOS, TRISTE, APÁTICA BAHIA 

OUTRO ACONTECIMENTO QUE DEMONSTRA A FRAGILIDADE POLÍTICA DA BAHIA EM RELAÇÃO À ARTICULAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL, NESTES MAIS DE 18 ANOS, FOI O EPISÓDIO DA FÁBRICA DA MONTADORA FIAT QUE PRETENDIA NOS IDOS DE 2011 INSTALAR UMA FILIAL NO NORDESTE BRASILEIRO. O NOSSO ESTADO APRESENTAVA DIVERSAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS  EM RELAÇÃO A PERNAMBUCO E CEARÁ, QUE TAMBÉM LUTAVAM POR ESTE IMPORTANTE INVESTIMENTO.

TÍNHAMOS A FORD INSTALADA EM CAMAÇARI, QUE POR OSMOSE GEROU MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OS OUTROS DOIS ESTADOS NÃO ERAM DOTADOS. O PORTO MIGUEL DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO PONTA DA LAJE, PODERIA ATENDER A DEMANDA DA FIAT EM CONJUNTO COM A FORD, ATRAVÉS DE UMA JOINT VENTURE. O PORTO DE SALVADOR JÁ ESTAVA DOTADO DE UM TERMINAL DE CONTÊINERES, ENQUANTO O TECON SUAPE ENGATINHAVA, PECÉM NÃO MOVIMENTAVA ESTA CARGA HÁ ÉPOCA. O NOSSO MAIS IMPORTANTE HANDICAP ERA O CAPITAL POLÍTICO, O GOVERNADOR DA BAHIA, NO MOMENTO DESTA DISPUTA ERA FILIADO AO MESMO PARTIDO POLÍTICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ALÉM DE SER AMIGO PESSOAL DO MESMO. SABE QUEM LEVOU A FIAT, ADVINHE, PERNAMBUCO.

NESTE MESMO CONTEXTO HISTÓRICO, PERDEMOS A FÁBRICA DE POLÍMEROS VERDE PARA O RIO GRANDE DO SUL, QUE NA ÉPOCA ERA GOVERNADO POR UM PARTIDO POLÍTICO, QUE TERMINOU PERDENDO A ELEIÇÃO POR ESTE FATO. PARECE UMA VINGANÇA IDEOLÓGICA.  CITEMOS QUE A BAHIA TINHA A VANTAGEM DE SER GRANDE PRODUTOR DE CANA DE AÇÚCAR, MATÉRIA PRIMA PARA ESTE TIPO DE INDÚSTRIA, ENQUANTO O RIO GRANDE DO SUL POR RAZÕES CLIMÁTICAS NÃO POSSUIA ESTA LAVOURA EM SEU TERRITÓRIO.

O LINK ABAIXO REFERE-SE A UMA POSTAGEM DO BLOG SOBRE APOSSIBILIDADE DA FIAT SE INSTALAR NA BAHIA.



MONTADORA FORD EM CAMAÇARI
OUTRO CASO EMBLEMÁTICO É O VLT- VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS, CUJA A DELONGA DAS OBRAS TEM TRAZIDOS TRANSTORNOS AOS MORADORES DO SUBÚRBIO, QUANDO A REVITALIZAÇÃO DOS TRENS ANTIGOS TRARIA MAIS BENEFÍCIOS SE FOSSEM QUALIFICADOS, COM MENOS SANGRIA AO ERÁRIO.

BELÍSSIMA IMAGEM DO TREM DO SUBÚRBIO - SALVADOR - BAHIA
ENCERRANDO  CITAMOS A PONTE SALVADOR/ITAPARICA, OBRA ANUNCIADA HÁ QUASE DUAS DÉCADAS, ORÇADA HOJE, SEM ADITIVOS, EM 16 BILHÕES, QUE POUCO IMPACTARÁ NA MOVIMENTAÇÃO PORTUÁRIA E ECONÔMICA DA BAHIA.

ESTA É A BAHIA FANTASIOSA, ONDE OS ÍNDICES SÃO PREDOMINANTEMENTES NEGATIVOS, A EXEMPLO DA VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAUDE E DA ECONOMIA COMO UM TODO. 

ESPERO QUE OS CIDADÃOS BAIANOS DESPERTEM DESTE TRISTE SONO DA LETARGIA, DE UMA CAMINHADA SEM ESPERANÇA.

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/304514-mais-da-metade-dos-baianos-vive-em-baixas-condicoes-de-desenvolvimento-aponta-ifdm-0-vive-em-cenario-de-alto-nivel

Bahia

Notícia

Mais da metade dos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento, aponta IFDM; 0% vive em cenário de alto nível

quinta-feira, 08/05/2025 - 17h40

Por Eduarda Pinto

ouça este conteúdo

readme

Mais da metade dos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento, aponta IFDM; 0% vive em cenário de alto nível 

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Mais da metade dos cidadãos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento. Em números absolutos, 68% da população baiana se encontra em municípios com baixo padrão de desenvolvimento. Os dados são do índice IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (08), analisa o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros em termos de Emprego & Renda, Saúde e Educação com base em dados de 2023.


Ao todo, 70,5% da população baiana vivem condições baixas ou críticas de desenvolvimento, sendo 2,5% críticas. Outros 29,5% vivem em municípios ou regiões de nível moderado de desenvolvimento e o equivalente a 0% dos baianos vive em alto nível. Os números colocam a Bahia na 24° posição de desenvolvimento em comparação com outros estados brasileiros, ficando a frente apenas do Pará, Maranhão e Amapá. 


Os números também que houve evolução no desenvolvimento dos municípios baianos. Entre 2013 e 2023, a Bahia deixou o faixa de desenvolvimento crítico, com índices entre 0,0 e 0,4 (ilustrada em vermelho) e chegou ao nível baixo de desenvolvimento, com notas de 0,4 e 0,6 (em amarelo). Atualmente, 90,4% dos municípios possuem baixo nível de desenvolvimento e 5,0% estão em situação crítica. Apenas 4,6% dos municípios baianos estão em nível moderado. 

 

A Bahia possui ainda 93 dos 500 municípios com os piores índices de desenvolvimento. Nenhuma cidade baiana está entre as 500 com maior desenvolvimento. Salvador também figurou mal entre as capitais. A capital baiana ocupou a 24° posição no ranking, com 0,6442 (de notas de 0,000 a 1,000), frente a 0,8855 conquistada por Curtiba, capital do Paraná, que está na 1° posição. 


Apesar no mal desempenho, a capital baiana evoluiu frente ao índice de 2013, com dados de dez anos antes. Na ocasião, a primeira capital do Brasil recebeu a nota 0,5217, e também ocupava a 24° posição.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

6 comentários: